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APOIO |
CHARLES CERONIO - ÁFRICA DO SUL | |
MARITA GURRUCHAGA - ARGENTINA |
Osamu Hidaka - Atibaia-SP Regina Suzuki - Atibaia-SP Renato Z. Bocabello - São Paulo-SP Charles R Ferrante Jr - Barretos-SP David Yamamoto - Brasília-DF Apresentando Valdir Hobus - Cunha Porã-SC |
ARIGATÔ |
Como é que se pode esquecer os amigos que me ajudaram? Todos os amigos do Fórum foram, sem dúvida, os grandes incentivadores para a realização deste Evento BONSAI 2006. Obrigado! Ao P.T. (Paulo Tarcisio), meu irmão, pelo despreendimento, pela ajuda sem a qual ficaria bastante atrapalhado. P.T., foi receber Charles Ceronio em Guarulhos, ficou aqui em Ribeirão Preto me ajudando, por 10 dias, e foi deixar nosso amigo no dia 02 de Junho no mesmo aeroporto. Obrigado a Marilze, minha cunhada, que entendeu o meu aperto naquele momento. Meu carinho a vocês! Aos alunos e amigos, que me ajudaram a preparar meu viveiro: Anderson Vinturini - Um obrigado especial a você meu amigo Aos amigos que doaram brindes: Sami Aos amigos que trouxeram presentes: Bergson Aos amigos que prestigiaram trazendo materiais diversos para os participantes: Vicente Romagnole Aos amigos que trouxeram plantas para exposição: Renato Bocabello Aos amigos que trouxeram plantas para trabalhar: Charlinho Aos amigos, filho e irmãos que vieram abrilhantar nosso Evento: Grupo Segunda-feira Instituto Niten Ribeirão Preto Ao Joaquim Victor - São Paulo-SP - como tradutor da palestra do Charles Ceronio Aos amigos da Pousada Alegria Alegria: Obrigado ao meu "pessoalzinho: Aos participantes e visitantes Aos amigos que a minha memória teima em não lembrar. DEUS LHES PAGUE! |
Neste momento, 07:40hs, comecei a entregar os crachás para nossos amigos. Na foto ao lado, Dircenéa, de Ubatuba-SP, eu, Cristiano, de Florianópolis-SC, Beto, meu filho e Elio Nowacki, de Curitiba-PR |
Charles Ceronio, Elio Nowacki, Curitiba-PR, Vicente Romagnole, e Reanto Bocabello | |
A Rede Band deu cobertura ao Evento | A Rede Band entrevistando Charles Ceronio | |
Vicente Romagnole, estruturando uma das árvores que trouxe. | Valdir Hobus, trabalhando o buxinho do Cláudio José Eusébio, de Holambra | |
Resultado do trabalho. Fico feliz por ter convidado este amigo para sua primeira demonstração | ||
Enquanto ensina, sorri! | ||
Charles Ceronio, Arno, de Chapecó-SC e eu | Arno e Mestre Hidaka | |
Leandro Spagiari, de Guaíba-RS, escondido atrás da própria mão; Luiz Fernando, Brasília-DF, o responsável pela retirada da primavera e Sergivaldo, de João Pessoa-PB. - Sai da frente Luiz |
Foto tirada do Illex, de Uberaba-MG, quando os amigos tentaram jogá-lo na piscina à noite. | |
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Evento de bonsai com direito a creche. Josemara, esposa do nosso amigo Cristiano, de Florianópolis-SC, e sua filhinha Beatris a frente e, sentados atrás, meus dois netos: Frederico e Davi. Coisa boa! |
Atrás do quadro, Cristiano, de Florianópolis-SC e a seguir Sergivaldo, de João Pessoa-PB | Thierri, Leandro Salata e Anderson Vinturini de Ribeirão Preto-SP, de costas Illex | |
Renato Bocabello, Fernando Horta, de Brasília-DF; David Yamamoto,; escondido atrás Anderson Vinturini, de Ribeirão Preto-SP e de azul ,ao lado, o Illex, de Uberaba-MG | Minha filha Andréa e o Davi | |
Francine, minha norinha | ||
Beto, meu filho e P.T., meu irmão | Renato Bocabello, de São Paulo-SP; Valdir Hobus, de Cunha Porã-SC e Charles Ceronio | |
Aqui o buxus que seria trabalhado pelo Valdir | Obrigado a Zoraide, por ter vindo me ajudar a receber o Charles Ceronio e ainda cuidar dos netos | |
P.T, eu e Rejane, de Recife-PE |
Charles, falando sobre o seu estilo Baobá | Charles Ceronio durante demonstração | |
Hidaka, ensinando as técnicas do pinheiro-negro aos nossos amigos. | O Renato Bocabello comenta sobre o crescente interesse pelas plantas nativas brasileiras no cultivo do bonsai e apresenta um exemplar da sua coleção: IPÊ, por sinal com o início de floração | |
Regina Suzuki | ||
Charlinho trabalhando o "juniperus horizontalis" e sendo observado pelo Leandro Spagiari, de Porto Alegre-RS | ||
David Yamamot, durante sua demonstração | Valdir Hobus, observando humildemente os desenhos que acabara de fazer e que seriam aplicados em um Junípero Jacaré, estilo Kengai. |
Pronta para ser retirada |
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Luis Fernando, aparando o desnecessário sendo observado atentamente por Sergivaldo, de João Pessoa-PB e por Thierri, de Ribeirão Preto. Ao fundo Cláudio José Eusébio, de Holambra-SP | Leandro Salata, de Ribeirão Preto e Luiz Fernando, preparando a caixa | ||
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Luiz Fernando completando de terra o caixote | ||
Valdir Hobus, de Cunhã Porã-SC e Leandro Spagiari, apreciando a primeira rega. |
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Tempos depois, complementei:
Editei a imagem hoje, 15.03.2006, para uma possibilidade futura |
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Os lutadores se preparando para iniciar as demonstrações | Os participantes fazem um reverência ao público presente no BONSAI 2006 |
Charles Ceronio, atento gravando imagens do Evento. | Todos os amigos assistiram as lutas |
Demonstração | Demonstração |
Demonstração | Demonstração |
Do meu lado direito o Coordenador do Instituto Niten, Camillo Del Cistia Andrade. Após a demonstração, os samurais me permitiram um grito de "guerra" em conjunto. OBRIGADO! |
Conhecendo o belo mundo dos Bonsais Dia 27/05 o Niten de Ribeirão Preto foi convidado pelo dono do “Atelier do Bonsai” (Local onde se cuida e dá curso sobre Bonsai), Sr. Mário A G Leal, a fazer uma demonstração de Kobudo as pessoas a quem ele dava um curso sobre Bonsai. Domo Arigatou Gozamashitá Sensei |
SAIBA UM POUCO MAIS... Por volta do ano 1000 da era cristã, há a formação de uma elite guerreira no Japão medieval composta pelos SAMURAIS. LEALDADE, BENEVOLÊNCIA, RESPEITO, JUSTIÇA, HONRA, SINCERIDADE e CORAGEM, eis os sete princípios norteadores da conduta SAMURAI. São estes os valores que hoje, a todo custo, nossa sociedade busca resgatar e transmitir aos mais jovens nas mais variadas instituições, de maneira que estes possam lutar em pról de uma sociedade mais justa e humana. IAIJUTSU O iaijutsu consiste em desembainhar a espada com rapidez. Originalmente, era uma prática essencial da qual podia depender a vida de um samurai. JOJUTSU A história nos fala de MUSO GONNOSUKE, um grande samurai que adestrado e embasado pelo deuses do TENSHIN KATORI SHINTO RYU, iniciou seus estudos com um único objetivo: vencer o não menos adestrado e famoso MIYAMOTO MUSASHI. Após noites e dias em claro, dúvidas e fracassos, GONNOSUKE tem a sua perseverança e retidão de caráter reconhecida pelos deuses. Através de um sonho, encontra a resposta para seu grande enigma: “Como vencer MUSASHI?” KENJUTSU O kenjutsu é a arte de empunhar a espada samurai. Antigamente, no Japão feudal, existiam mais de 200 estilos diferentes de manejar a espada. Esta arte, tem em MIYAMOTO MUSASHI um de seus maiores mestres. É ele o criador do estilo NITEN ICHI, onde o praticante faz uso de duas espadas simultâneamente. O INSTITUTO NITEN é o único representante do estilo de na América Latina. Os Treinos ocorrem aos sábados e as quartas-feira, onde são realizadas as aulas de: IAIJUTSU, das 08:00 às 10:00HrsKENJUTSU, das 10:00 até as 12:00Hrs JOJUTSU, das 15:00 ás 17:00. Às quartas: KENJUTSU, das 20:00 às 22:00Hrs O nosso endereço é: Academia RT Rua Luis Antônio Musa Julião, 21 Jardim Sumaré Riobeirão Preto-SP Altura do Supermercado Gimenes da Avenida Caramurú ) |
Sami e Onodera de acordo com a programação, fizeram no Sábado, às 17:30hs, a palestra:
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Todos estava atentos aos palestrantes |
Sami Khozan
Questões como:
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Sergio Onodera
Você já pensou em dar o primeiro passo para analisar a qualidade e estilo da cerâmica que influenciam, sem dúvida, o equilíbrio e a harmonia de seu bonsai? Minha dica é muito simples, comece por Tokoname, em Aichi-ken, no Japão. É um pouco longe mas, navegue pela internet, por este mundo globalizado e conheça a cidade que possui o mais antigo e maior forno para a queima da cerâmica do Japão. Tokoname é uma cidade famosa pelas suas cerâmicas. Ela faz parte do chamado Rokkoyo, os seis distritos mais antigos que produzem cerâmica. As outras são: Shigaraki(Shiga-ken), Tanba (Hyogo-ken), Echizen (Fukui-ken), Bizen (Okayama-ken) e Seto (também em Aichi-ken). Para visitar a região onde as cerâmicas são produzidas e comercializadas, basta seguir o chamado "Yakimono Sanpomichi" (a trilha da cerâmica). Ao longo do caminho é possível apreciar as tubulações cerâmicas para saneamento e esgoto que pavimentam as ruas, e potes enormes que são utilizados na produção de shoyu. Chaminés antigas feitas de tijolos de barro enfeitam a cidade e, é claro, falando de bonsai, você encontrará em Tokoname a maior concentração de ceramistas especializados na arte de criar e produzir vasos para este fim. Os artesãos descobriram um nicho de mercado muito interessante para canalizar sua arte e aproveitaram para criar uma marca forte, não apenas de um único ceramista, mas a união de todos os ceramistas da região – A cerâmica Tokoname. O sonho de consumo de qualquer bonsaista ao redor do mundo. Já no Brasil, a arte de vasos para bonsai não está difundida e são poucos os ceramistas que migram para o desenvolvimento desta arte. Por outro lado, os próprios bonsaistas começaram a se interessar mais pelos vasos gerando uma nova demanda e terminaram por descobrir que o mesmo é tão importante para seu projeto quanto a própria árvore. Mas como entender a cerâmica? ARGILAS, QUEIMAS E ESMALTES - Argilas em tons de creme ou marfim são mais claras e, com a esmaltação, se obtém vasos em tons de azul, verde e marrom. Ideais para árvores frutíferas ou com flores. - Argilas terracota com porcentagens de óxido de ferro (em torno de 2%) são usadas para vasos em tons de marrom fosco. Estes vasos são mais utilizados para árvores coníferas. - Vasos mais claros com esmaltes brilhantes são produzidos com queimas em fornos elétricos e temperaturas que variam de 1220 a 1300ºC. - Vasos sem esmaltes e mais escuros e foscos são queimados em fornos a gás ou a lenha em temperaturas que variam de 1220 a 1300ºC. Para que você possa conhecer melhor o trabalho de um ceramista, dividi o processo de queima em alta temperatura (1220 a 1300ºC) em dez fases: 1. A argila é modelada no torno, em placas ou em blocos. DESAFIOS Depois de diversas experiências e produções, meu trabalho se destaca pelas peças com até 45 centímetros de largura. Minha escolha se deve principalmente pela limitação imposta pelos fornos onde faço as minhas queimas. Mas, para nós ceramistas, as limitações representam desafios e a descoberta de novos materiais. Por isso, tenho trabalhado na pesquisa de novas argilas para produção de peças maiores. Aumentar o tamanho de um vaso parece ser muito simples, mas, pelo contrário, representa o desenvolvimento de novas técnicas que mantenham a estabilidade do fundo da peça que, durante o processo de produção, sofre ondulações quando submetida a queimas de alta temperatura. A produção de um vaso é uma mistura de aprendizados – física, química, artes plásticas e outras técnicas. É uma pesquisa incansável na busca do equilíbrio e da perfeição. Não é um trabalho de apenas um ceramista. É um esforço conjunto dos ceramistas envolvidos com a produção da arte que completa o bonsai. Hoje, no Brasil, devemos replicar as técnicas, o engajamento, o compromisso e a união dos ceramistas de Tokoname. Devemos incentivar a produção artesanal de novos artistas e bonsaistas. Valorizar o “vaso” como parte integrante da composição e estética do bonsai é fortalecer nossa arte e agregar valor ao nosso desenvolvimento. |
Beto, meu filho, ao violão e Ricardo Gonçalves, nosso percussionista | Vidal, meu irmão, ao violão e eu com a guitarra |
SEGUNDA-FEIRA, nosso grupo. O nome do Grupo vem em função de que nos ensaiamos todas as segundas-feiras. |
Foram momentos de descontração, nosso amigo Léo, de Salvador-BA, mostrou que sabe cantar. |
Nobuo, do Rio de Janeira-RJ, deu uma canja com minha guitarra. | |
Charles Ceronio, antes de sair cantou duas canções folclóricas do seu País. Todos aplaudiram! |
Você não veio ao BONSAI 2006? Quer ouvir um choro, um samba ou um tema de jazz? Aguarde um pouco pois são arquivos com 2 ou 3 MB. SAMBA - JAZZ ATENÇÃO Você e Eu - Carlos Lira e Vinicius de Moraes Atirei um Pau no Gato - Domínio Público - Arranjo de Mário A G Leal Junior |
CHARLES CERONIO - AFRICA DO SUL | OSAMU HIDAKA - ATIBAIA-SP |
REGINA SUZUKI - ATIBAIA-SP | RENATO Z. BOCABELLO - SÃO PAULO-SP |
CHARLES FERRANTE JR - BARRETOS-SP | VALDIR HOBUS - CUNHA PORÃ-SC |
19 - Fábio Antakly - São João da Boa Vista-SP 20 - Fernanda - Ribeirão Preto-SP 21 - Fernando Horta - Brasília-DF 22 - Rodrigo Araújo Bassi - Ribeirão Preto-SP 23 - Humberto - Goiânia-GO 24 - Illex - Uberaba-MG 25 - João Cândido - São José do Rio Preto-SP 26 - João Carlos - Cascavel-PR 27 - Joaquim Victor - São Paulo-SP 28 - Jorge Leocádio "Léo" - Salvador-BA 29 - Josemara - Florianópolis-SC 30 - Leandro Salata - Ribeirão Preto-SP 31 - Leandro Spagiari - Guaíba-RS 32 - Luiz Fernando Martins - Brasília-DF 33 - Luiz Fernando Finotti - Pirassununga-SP 34 - Luis Galvão - Igarassu-PE 35 - Necy Galvão - Igarassu-PE 36 - Noboru Mizukawa - Presidente Prudente-SP 37 - Nobuo - Rio de Janeiro-RJ 38 - Olga - Atibaia-SP 39 - Orlando Junior - Cosmópolis-SP 40 - Osamu Hidaka - Atibaia-SP 41 - Rejane Liberal - Recife-PE 42 - Regina Batistela - Cosmópolis-SP 43 - Regina Suzuki - Atibaia-SP 44 - Renato Bocabello - São Paulo-SP 45 - Rodrigo Araújo Bassi 46 - Rogério - Belo Horizonte-MG 47 - Sami - Niterói-RJ 48 - Sérgio Onodera - São Paulo-SP 49 - Sergivaldo - João Pessoa-PB 50 - Thierri - Ribeirão Preto-SP 51 - Valdir Hobus - Cunha Porã-SC 52 - Vicente Romagnole - Mandaguarí-PR |