Coisas do Meu Pátio
Arzivenko28/08/2009 11:49
Dando continuidade ao desenvolvimento sustentável no meu pátio, mais plantas, mais prateleiras...
A primeira que ficou pronta:
Algumas das plantas na prateleira mais antiga:
Meu velho em frente a mais nova:
Bromélias, Orquídeas e estacas de Acer:

daniel pipolo28/08/2009 13:16
que lugar em ... muito bonito...
estou curioso a respeito de seu toquinho de pitanga... iae ele brotou?????
nos mantenha imformado sobre ele.
valeuuu
dp
Arzivenko28/08/2009 13:21
Daniel, está brotando sim! mas brotação bem pontual, não é em toda a planta, de qualquer forma, assim que tivermos as primeiras folhas eu atualizo aqui !
mortykus28/08/2009 14:12
Que inveja! 😮ops:
Arzivenko11/11/2009 22:24
Atualizando as fotos do meu cantinho, um ano depois de entrar no bonsai:
Primeiro quatro panorâmicas, uma feita de cada canto, desculpem a montagem tosca:
Prateleira Sul:
Meu modesto atelier:
Prateleira Oeste, mamadeiras em cima, escorredores em baixo:
Bromélias, orquídeas e suculentas:
Outra prateleira sul:
Peso pesado:
Sob a sombra da unha-de-gato:
Toquinho de pitanga:

Angela Fernandes12/11/2009 09:53
Olá Arzivenko !!!!!!!!!!!!!
Estou a admirar seu espaço.
Belo por sinal e tem muita planta boa para ser trabalhada, continue nos mostrando o crescimento do espaço e a evolução das plantas.
EZEQUIEL JUNIOR12/11/2009 10:12
É meu amigo, que bela evolução heim?
Parabéns pela dedicação
abraços
GuilaTeipel12/11/2009 11:59
muito bonito hein.. mas estou vendo, que pelo andar da coisa toda, logo logo vai te faltar espaço..hehehehe
duas duvidas contigo:
eu sou de tres passos, vizinho.., eu estava imaginando que vc tivesse alguma relaçao com a loja de bonsai e aquarismo proximo da rodoviária, estou enganado? faz algum tempinho que não vou pra ijui...
e a casinha do cachorro.. nao vi.. tu nao tem um cusquinho ai nesse baita pátio não...?? hehehe, brincadeira.. só lembrei q o meu aqui faria festa com essas plantas proximas do chão..
abraço.. parabéns pelo capricho.. muito espaço e muito bem cuidado..
Arzivenko12/11/2009 12:15
Guilateipel, não tenho nenhuma relação com a referida floricultura, conheço o dono, mas não simpatizo com o estilo de bonsai que ele produz e vende, "stick in a pot" com preços altíssimos.
Quanto ao cachorro, minha cadela morreu, era uma fox, agora preferi ficar sem, as plantas agradecem.
Sobre encher o pátio, é justamente o que estou evitando, faz um ano que comecei com bonsai, e a primeira regra que estabeleci é que as plantas não podem invadir a grama, isso me força a fazer prateleiras, organizar e reorganizar os potes, e me desfazer do que não tem futuro. É o tal desenvolvimento sustentável...
GuilaTeipel12/11/2009 12:29
é verdade.. eu reparei nisso quando visitei a loja dele anos atras...
outra coisa..
eu aqui nao tenho muitas plantas, umas 20 no maximo... até vou lá contar depois... e quando o tempo fica feio eu coloco elas pra baixo do quiosque da churrasqueira...
como é que tu vai fazer ( ou faz ) pra aguentar esses temporais..?? tipo o de terça dessa semana.. é chuva forte demais...além de pedras cada pouco...
a chuva literalmente lava o substrato...
Arzivenko12/11/2009 12:49
Bom, como o muro é bastante alto, isto já resolve o problema do vento, por conta do granizo, tenho sombrite em parte das prateleiras, como podes ver. Além disto, deixo a natureza seguir seu caminho, perdi várias plantas com a geada neste inverno, mas de que me adianta ter plantas que não estão adaptadas ao nosso clima? Sobre o substrato, quando vejo que lavou com a chuva, simplesmente acrescento um pouco mais.
Laudir12/11/2009 13:05
E eu aqui chorando por ainda morar em casa de aluguel, pátio todo calçado e ter de comprar terra de viveiro.
o pior é q o viveiro nao tem mais terra para vender. assumiu um compromisso de realizar um trabalho de paisagismo com a prefeitura e está direcionando toda a terra para este trabalho.
Deixa queto... meu terreno está quase no jeito.
minha vingança sará maligrina
rsrsrs
Parabéns Arzivenko. Tens um ótimo quintal.
calao13/11/2009 22:28
Boa noite a todos, que maravilha você tem muito espaço p/ as sua plantas, de vagar vai-se ajeitando tudo no lugar, faz 13 anos mais ou menos que estou nesta arte do Bonsai e agora que construi minha casa que estou conseguindo arrumar meu viveiro com mais ou menos umas 300 mudas, meus parabéns Arzivenco o seu cantinho e as plantas ficaram muitos bonitos.
GuilaTeipel13/11/2009 22:33
mais ou menos umas 300 mudas....hhehehehe ...que beleza...
Marcio Vargas17/11/2009 13:08
Opa!!
Cara, tu não pensa em fazer um aproveitamento da agua das chuvas? Reparei que tem dois canos de calha atraz do teu atelier...
Aqui em Veranopolis na casa do meu sogro ele enterrou uma sisterna de 10.000 litros no patio para coletar a agua das chuvas, tem uma motobomba que leva essa agua ate uma sisterna de 1.000 em cima da casa, de lá ela segue para algumas torneiras no patio e para os vazos sanitarios. Tem um sensor que aciona a bomba quendo baixa o nivel da caixa menor, e outro que impede a que a bomba entre em ação quando não há agua na maior...
O mais legal é que ele enterrou bem fundo, então em cima tem grama e varias plantas, nem da pra perceber...
Ai no teu viveiro seria util para regares as plantas...
Parabéns pelo patio... Muito legal...
Arzivenko17/11/2009 20:54
Sim Márcio, uma das minhas metas é fazer uma cisterna, e outra é fazer um sistema de irrigação para as plantas...
Marcio Vargas18/11/2009 08:05
Legal....
Eu fiz um sistema de irrigação automatico para minha horta e agora tb para os projetos de Bonsai... Bem simples, com uma valvula de maquina de lavar e um timer....
Se quiseres o progeto te mando por mail...
Arzivenko18/11/2009 08:34
Opa, quero sim, estou te mandando o email por MP.
Laudir18/11/2009 10:50
Como a quantidade de plantas aqui ainda é bem baixa, eu utilizo o esquema ASPERPET:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12688nabase25/11/2009 21:11
Simplesmente fantástico este teu pátio. O meu é bem menor e ainda não consegui colocar ordem nele.
Parabéns pelo belo trabalho.
Um abraço.
Marcio Vargas20/10/2010 16:33
Bah...
Não me canso de ver fotos assim... Que maravilha...
Assim que eu for morar em uma casa, abandonas o AP, a segunda coisa que vou providenciar é um viveirinho pras minhas plantas!!!!!
Cara, aquele monte de estacas de Acer que tem ali na pagina 2, que fim levou?
abs
Renato Rodrigues Roehrs21/10/2010 10:19
Estacas de Acer... interessado também!
Arzi, estás de parabéns pelo viveiro!
Abraços.
Arzivenko21/10/2010 10:42
Olá pessoal, vou trabalhar o final de semana inteiro, mas semana que vem eu prometo atualizar as fotos. As estacas de Acer estão individualizadas, crescendo bastante, porém sem intervenções.
Arzivenko02/11/2010 11:25
Becker02/11/2010 15:23
😄 Parabéns Arzivenko ! tens um belo patio ,isso serve de inspiração pra quem é iniciante na arte bonsai,mas só por curiosidade que espécie é esta que eu marquei na foto. 🙄
Abraço....... 😉