Becker, é uma leguminosa bem comum por aqui, se chama unha-de-gato (Acassia bonariensis). Tenho alguns prés, mais ainda não é o momento de mostrá-los.
Coisas do Meu Pátio
Bom, vamos às atualizações:

A Floresta de Pitangas perdeu umas árvores, mas ganhou em composição.

Guajuvira, toda cabeluda. Logo farei uma desfolha completa.

A piracanta crescendo livre por enquanto.

O Sarandi na pedra ganhou pote novo.

O Sarandi Shohin também está de pote novo, bem mais raso, desculpem a sujeira.

A Azaléia plena foi desaramada e perdeu alguns ramos no processo, já que é muito quebradiça. Eis-la aqui com seu novo pote.

A Floresta de Pitangas perdeu umas árvores, mas ganhou em composição.

Guajuvira, toda cabeluda. Logo farei uma desfolha completa.

A piracanta crescendo livre por enquanto.

O Sarandi na pedra ganhou pote novo.

O Sarandi Shohin também está de pote novo, bem mais raso, desculpem a sujeira.

A Azaléia plena foi desaramada e perdeu alguns ramos no processo, já que é muito quebradiça. Eis-la aqui com seu novo pote.
Arzivenko, meu irmão. Satisfação ver atualizados teus trabalhos. Estamos sentindo falta de sua maior participação por aqui. Sei dos teus envolvimentos, trabalho, magistério, etc.. Mas vamos lá apareça que é sempre bom te ver.
abraço
Elio
abraço
Elio
Elio, estou entrando em férias da faculdade, assim sobra um pouco mais de tempo. Um abraço pro amigo.
Arz
Procura um programa chamado Microsoft ICE, ele faz montagens de fotos continuas, para crias uma panoramica. Você fotografa uns 8 lados do teu patio e joga no programa, ele monta como se fosse uma unica foto, não da mesmo para perceber as "emendas"....
E o melhor é que ele é free... Tem no Baixaqui
Procura um programa chamado Microsoft ICE, ele faz montagens de fotos continuas, para crias uma panoramica. Você fotografa uns 8 lados do teu patio e joga no programa, ele monta como se fosse uma unica foto, não da mesmo para perceber as "emendas"....
E o melhor é que ele é free... Tem no Baixaqui
Sempre gostei de tirar fotos de bananeiras.
Por isso que plantei duas no meu pátio, uma das grandes e uma das de jardim, pequenas.
Algumas fotos...

Por isso que plantei duas no meu pátio, uma das grandes e uma das de jardim, pequenas.
Algumas fotos...

Rosas, tagetes e o Tigre.

A vermelha é a mais bonita.

Florestinha cabeluda.

Corredor lateral.

Gerânio pendente na varanda.

Gerânio normal e gerânio pendente. Porta da frente de casa.

Já nos fundos, o primeiro canteiro que fiz, substituindo a grama por hortaliças.

Outro canteiro aberto esta semana, declarada guerra contra a grama.

Porongo, conhecem?

Pepinos.

Fila de espera no barbeiro. Todo mundo cabeludo.

Canteiro após limpeza.

Mais gente esperando o barbeiro.

Tomate, rucula e rabanete.

Outro canteiro (serão ainda mais no futuro)

Epifitário, bromélias, orquídeas, ervas medicinais, etc..
A caixa de madeira é uma composteira de alta energia.

Bancada com algumas plantas, detalhe para a composteira semi-aberta.

Bancada com os pré-bonsai

Escritório.

O primeiro canteiro, já da para notar os pepinos.

Matrona, uma das assessoras de adubagem, recordista em tamanho de ovos.

A laje.

Maracujá

Toquinho de pitanga.

Fim do passeio.
As novidades de natal:

O Sarandi Shohin está se recuperando numa boa após o reenvase, visto que a redução de pote foi bastante grande.

Esta figueira foi feita de alporquia. Como era pobre em nebari eu tentei estimular as raízes aéreas, parece que está funcionando.

A pitanga ex-dupla foi trabalhada, estou bastante satisfeito com a evolução desde que ela foi coletada.

O Sarandi Shohin está se recuperando numa boa após o reenvase, visto que a redução de pote foi bastante grande.

Esta figueira foi feita de alporquia. Como era pobre em nebari eu tentei estimular as raízes aéreas, parece que está funcionando.

A pitanga ex-dupla foi trabalhada, estou bastante satisfeito com a evolução desde que ela foi coletada.
Arzivenko !!
PARABÉNS !!! MUITA HARMONIA ENTRE OS ESPAÇOS E ENTRE AS PLANTAS!!!
Admiro o cultivo de hortaliças em conjunto com plantas ornamentais.... muito muito bonito tudo !!
Grande abraço,
Pedro
PARABÉNS !!! MUITA HARMONIA ENTRE OS ESPAÇOS E ENTRE AS PLANTAS!!!
Admiro o cultivo de hortaliças em conjunto com plantas ornamentais.... muito muito bonito tudo !!
Grande abraço,
Pedro
Parabéns, ótimo espaço....
Terça feira vou estar de passagem por Ijuí, estou indo de Cerro Largo a Ajuricaba passar final de ano com a familia da Noiva...
Gostaria de saber de você, em Ijuí, alguma loja onde possa encontrar bons materiais para Bonsai...
A cidade aqui é beeeem precária neste quesito.
Parabéns novamente...
Terça feira vou estar de passagem por Ijuí, estou indo de Cerro Largo a Ajuricaba passar final de ano com a familia da Noiva...
Gostaria de saber de você, em Ijuí, alguma loja onde possa encontrar bons materiais para Bonsai...
A cidade aqui é beeeem precária neste quesito.
Parabéns novamente...
Antonio, te aconselho poupar o dinheiro e ir no próximo encontro das associações em Novo Hamburgo. Aqui não tem nada, e o que tem é o olho da cara.
Obrigado pela dica... Quando é este próximo encontro???
Sou de Caxias do Sul, é um pulo ir pra NH...Quem sabe não aproveito e levo a noiva visitar os sogros dela.. auauhuahauh
Sou de Caxias do Sul, é um pulo ir pra NH...Quem sabe não aproveito e levo a noiva visitar os sogros dela.. auauhuahauh
Opa!!
Um Conterrâneo!!!
Bem vindo ao Forum Antonio.
Um Conterrâneo!!!
Bem vindo ao Forum Antonio.
antoniobeux escreveu:Obrigado pela dica... Quando é este próximo encontro???
Antonio, o 2º Encontro de Bonsai das Associações e Clubes de Bonsai do Rio Grande do Sul, acontecerá nos dias 30/04 e 1º/05/2011 (sábado e domingo), e será realizado na sua cidade, Caxias do Sul. O 1º Encontro foi realizado em Novo Hamburgo, mas o evento é itinerante, a cada ano será realizado em uma cidade que tenha um Clube ou Associação de Bonsai. Ao final do Encontro de Novo Hamburgo, Caxias candidatou-se a sediar o evento que será realizado na Casa do Bonsai onde o Caxias Bonsai Clube se reune. Vá se preparando que em breve iremos divulgar toda a programação do evento que promete ser mais um sucesso, a exemplo do que foi em Novo Hamburgo.
Luis A., Obrigado, é bom saber a data e o local, assim já vou me organizando.
Obrigado também Marcio Vargas...
Obrigado também Marcio Vargas...
Novidades do dia:

Maracujá e porongo.

Logo este corredor terá um telhado verde, e se tudo der certo, frutas !

Esboço de canteiro

Agora com um pouco mais de refinamento

O canteiro de pepinos logo que germinaram.

Agora com estrado e um nítido desenvolvimento.

Mais pepinos, cada cantinho deve ser utilizado.

Novos canteiros, repolho e almeirão.

Detalhe pra quebrar a monotonia do gramado, pedras, tansagem e uma phisalis em desenvolvimento.

A fonte virou composteira, e a grama... vai virando horta.

Novos baldes velhos, meu sogro conseguiu em um lote de bens inservíveis. Bom, pra mim servem, excelentes pra tirar a agua dos tonéis que uso como sisternas.

Maracujá e porongo.

Logo este corredor terá um telhado verde, e se tudo der certo, frutas !

Esboço de canteiro

Agora com um pouco mais de refinamento

O canteiro de pepinos logo que germinaram.

Agora com estrado e um nítido desenvolvimento.

Mais pepinos, cada cantinho deve ser utilizado.

Novos canteiros, repolho e almeirão.

Detalhe pra quebrar a monotonia do gramado, pedras, tansagem e uma phisalis em desenvolvimento.

A fonte virou composteira, e a grama... vai virando horta.

Novos baldes velhos, meu sogro conseguiu em um lote de bens inservíveis. Bom, pra mim servem, excelentes pra tirar a agua dos tonéis que uso como sisternas.
Ah, que espetáculo. Você tem o paraíso dentro de casa.
É uma bouganvillea perto do pé de pepino, "aproveitar todos os cantinhos"?
É uma bouganvillea perto do pé de pepino, "aproveitar todos os cantinhos"?
eita parece que gosta muito de pepino 😂 😂 um monte de pé.
eu tambem to montando uma hortinha aqui... couve, pimenta, salsa, cebolinha, mandioca, milho
eu tambem to montando uma hortinha aqui... couve, pimenta, salsa, cebolinha, mandioca, milho
Meu amigo Porazzi emprestou um garfo (Garden Fork) de quatro dentes, perfeito para virar composto. A antiga fonte parou de funcionar por causa da Dengue, virou composteira. Pro futuro existem novas idéias, aguardem.

Recrutei meu primo mais novo, B. para me ajudar na guerra contra o gramado. Duas novas camas instaladas, mais algumas por vir...
Tá com outra cara hein Arzi...
Lutzenberger que se cuide...
O Rincão Gaia vai te recrutar logo, logo... hehehe!
Abraços.
Lutzenberger que se cuide...
O Rincão Gaia vai te recrutar logo, logo... hehehe!
Abraços.
bonsai
Arzi, exploração de trabalho de menor é contra a lei, cuidado!!!! 😂 😂 😂 😂
Nada como colher os frutos de uma lavoura no jardim de casa. Os legumes e hortaliças tem outro sabor, parecem até que mais nutritivos são eles. 😄 😄
Eu usaria o interior da fonte para formar novas plantas, via sementeira. É ótima, assim redonda, para esse tipo de atividade. 😄
Nada como colher os frutos de uma lavoura no jardim de casa. Os legumes e hortaliças tem outro sabor, parecem até que mais nutritivos são eles. 😄 😄
Eu usaria o interior da fonte para formar novas plantas, via sementeira. É ótima, assim redonda, para esse tipo de atividade. 😄
Nickfury Seria exploração se eu tivesse ficado sentado e ele tivesse feito tudo. O guri só juntava a terra que eu cavava, nada mais... hehehhe.
Bom, sei lá se alguém está acompanhando, mas vou atualizando assim mesmo.

Todo processo começa com a matéria prima.
Tábuas de eucalipto, com 1,5m de comprimento.

A peça comprida (150cm) é furada.
Então coloca-se o parafuso que é inserido na peça menor (50cm) com a furadeira. Este processo é necessário porque a madeira de eucalipto tente a rachar e quebrar quando se usam pregos. Já com os parafusos isto não ocorre.

Processo de montagem. Assim ficam os parafusos fixados com a furadeira.

Eis a cama do canteiro pronta.

Projeto pronto, ainda faltam 3 para colocar no lugar.
Cavar é que cansa.
Bom, sei lá se alguém está acompanhando, mas vou atualizando assim mesmo.

Todo processo começa com a matéria prima.
Tábuas de eucalipto, com 1,5m de comprimento.

A peça comprida (150cm) é furada.
Então coloca-se o parafuso que é inserido na peça menor (50cm) com a furadeira. Este processo é necessário porque a madeira de eucalipto tente a rachar e quebrar quando se usam pregos. Já com os parafusos isto não ocorre.

Processo de montagem. Assim ficam os parafusos fixados com a furadeira.

Eis a cama do canteiro pronta.

Projeto pronto, ainda faltam 3 para colocar no lugar.
Cavar é que cansa.
Amigo Arzivenko !!!
Admiro muito seu trabalho e a utilização do espaço que tem.
Pena que moro em APERTamento, senão, teria uma hortinha também mas, as janelas daqui de casa servem para os bonsai de pequeno porte.
E as guajuviras ????
Posso neste mês desfolhar ???
Me ajude por favor, tenho amor pela minha guajuvira, só tenho ela.....
Admiro muito seu trabalho e a utilização do espaço que tem.
Pena que moro em APERTamento, senão, teria uma hortinha também mas, as janelas daqui de casa servem para os bonsai de pequeno porte.
E as guajuviras ????
Posso neste mês desfolhar ???
Me ajude por favor, tenho amor pela minha guajuvira, só tenho ela.....
Olá João Pedro.
Imagina se o pessoal não esta acompanhando.
Mas agora sim, arrumou mais serviço pra ti. Cuidar da horta. Agora que não sobra tempo mesmo pra vir pra São Miguel.
Oi Angela. Eu estou desfolhando as minhas guajuviras, costumo desfolhar no mês de janeiro e coloco-as a pleno sol, pras folhas novas não crescerem muito.
Pelo que vi na foto o João Pedro já desfolhou também algumas guajuviras.
Um abraço
Afonso
Imagina se o pessoal não esta acompanhando.
Mas agora sim, arrumou mais serviço pra ti. Cuidar da horta. Agora que não sobra tempo mesmo pra vir pra São Miguel.
Oi Angela. Eu estou desfolhando as minhas guajuviras, costumo desfolhar no mês de janeiro e coloco-as a pleno sol, pras folhas novas não crescerem muito.
Pelo que vi na foto o João Pedro já desfolhou também algumas guajuviras.
Um abraço
Afonso