Pessoal
Sempre de olho vivo buscando possiveis plantas comecei a reparar em uma frutifera na rua, em frente a casa do meu sogro. Estava reparando em uma planta que fez parte de minha infancia, porem nunca havia olhado para ela com olhos de "futuro bonsaista".
Trata-se de uma goabeira do mato (Feijoa sellowiana) muito abundante aqui na Serra Gaucha. Quando criança no interior de Caxias do Sul, nas terras de meu avô, eu e meus primos devoravamos toneladas desta fruta.
Pois bem, todo dia quando vou buscar meus filhos na casa de meu sogro eu fico olhando para ela, namorando... Agora resolvi fazer duas coisas:
- Um alporque
- Uma estaca
Aqui no forum encontrei apenas duas referencias a Feijoa sellowiana, e ambas tratam de um Xaxim "sellowiana". Na internet não encontrei nada de muito util, pelo menos ao no meu entendimento. As folhas, o tronco, a disposição natural dos galhos e Nebari, pelo menos ao meu ver tornam ela uma candidata perfeita.
Segue umas imagens que consegui da especie:
Neste link tb há algo -
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-29452001000300055&script=sci_arttext
O Engenheiro Florestal aqui da usina relatou que quando ele estava fazendo trabalho de campo na região dos aparados da serra para o Doutorado dele lá pelos anos 90, um grupo de japoneses aportou na região, recolheu amostras, sementes, mudas e levou para o Japão (pirataria). Hoje o japão, após melhorias geneticas cultiva e comercializa a fruta a U$ 10,00/Kg. É riquissima em vitamina "C"
Bom, por hora era isso. Se alguem tiver alguma informação a mais, alguma contribuição. Assim que eu começar com a estaca ou com o Alporque coloco fotos aqui.
EDIT: O Dr. sandro, o engenheiro florestal passou aqui aqora e me corrigio. O Nome cientifico mudou, não sabe porque, para "acca sellowiana"