Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

O inicio na arte e outras divagações... MRV

12345
ricardosantos0731/12/2009 15:17
rsrsrsr

Marcio,

Ótimas férias para vc e sua família! Depois poste as fotos do novo sistema e nos conte se funcionou legal!

abraços!
Marlon Fontoura31/12/2009 17:28
Tomara que funcione pq se não, coitada das plantas...
ricardosantos0709/01/2010 20:05
I ai Márcio?!!!

E o resultado do sistema de irrigação????
Marcio Vargas21/01/2010 15:57
Buenas pessoal....

De volta das ferias... O sistema de irrigação foi um fracasso. No dia 08 voltei para veranopolis e estava tudo seco 😮ops: . Acabei deixando sem nada mesmo. Agora no retorno vi que não houve nada demais, a terra ate estava molhadinha ainda.

A roma e a macieira estão gigantes, espero que a macieira pare de crescer para cima e comece a botar galhos... Dos 4 vazos de tipuanas, cada um com duas ficquei somente com os dois melhores, os outros plantei na beira de um mato aqui perto. Pura falta de espaço, estavam crescendo demais.

Agora nos vazinhos tenho um com sementes de uma especie bem legal de pinheiro, peguei em um camping onde passei alguns dias nas ferias. Tenho outro com sementes de videira e 4 com sementes de dioneia e drossera, que são as "plantas carnivoras", estas meu filho insistio em comprar na net...

Agora para não perder o habito de perguntas gostaria de saber se esta é uma boa epoca para passar as tipuanas e as frutiferas para o escorredor? Estou com uma falta de espaço tremenda para novos vazos, e como vou usar a floreira da janela do apartamento como mamadeira vou ter mais vazos e espaço sobrando na sacada....
Outro ponto é que a floreira esta em uma orientação solar tal que no verão pega sol do meio dia ate o poente, sol abundante e direto, porem no inverno não pega sol, somente no poente. O que aqui na serra significa quase nunca pq esta sempre nublado... Há problema nisso?

Vou começar hoje a preparar o substrato da floreira, muito humus, esterco de galinha e o que mais eu encontar por aqui...

Abraços

Berçario

Floreira/mamadeira

Maça

Roma

Tipuanas

ricardosantos0721/01/2010 22:58
Marcio,

Não entendi, vc passou este tempo todo fora e mesmo com a terra seca as plantas não morreram?

A Macieira cresceu etc...
Marcio Vargas21/01/2010 23:21
Ricardo

Reguei dia 8 e dia 15... dias que passei em casa entre uma viajem e outra de ferias....

Por isso a terra ficou sempre molhada...

Abs
edson060522/01/2010 09:55
Marcio,
só tome cuidado porque o esterco de galhinha é mais forte que o de gado e cavalo...
Edson.
Marcio Vargas22/01/2010 16:00
Ok Edson

Ate por isso que estou preparando desde agora esta floreira, para dar tempo do esterco "curtir" bem ate a colocação dos escorredores...

A duvida ainda é se nesta epoca posso fazer este transplante e se a questão da falta de sol direto no inverno não vai prejudicar as plantas..

abs
Marcio Vargas23/01/2010 13:47
Pessoal

Para que as flores e tempers que tenho na floreira não "roubem" nutrientes das plantas que vão para o escorredor resolvi separar fisicamente a floreira. Agora sim tenho uma floreira e uma mamadeira no mesmo lugar... ehehe

Já começando a adubação...

fiz furinhos na parte de baixo do plastico para escoar a agua... Vou repousar os escorredores sobre esta superficie...

Abs
Matheus 3126/01/2010 00:58
Voltei agora de viagem

quando li sobre as semente de Dionaea e Drosera eu senti que tinha que falar isso, as plantas carnivoras vão morrer se você plantou elas na terra, tem que plantar em musgo sphagnum esterilizado ou algum substrato alternativo, nao é para enterrar as sementes
pra saber mais procura pelo google o forum plantas carnivoras br, eu cultivo a 2 anos por isso avisei vc, ah, lá ha uma sala de doaçoes, mas tem que ter certos requisitos para poder receber mas nas regras você vê mais

boa sorte
Marcio Vargas26/01/2010 07:52
Ok Matheus

Vou dar uma olhada lá sim.

Obrigado pelo toque.
Marcio Vargas27/02/2010 08:39
Atualizando:

Tipuana 01:

Tipuana 02:

Romã

Romã e Macieira:

Macieira virada (não sei virar)

Abs
Arzivenko27/02/2010 22:08
Olha só as mudinhas começando a aparecer... Sinal de que estão sendo bem cuidadas.
Marcio Vargas28/02/2010 09:37
Realmente..

Cuidados diarios, e nesta faze muita adubação!!!

Precisei optar por apenas duas por questão de espaço, as outras plantei na beira de um mato aqui perto, seguido vou ate lá ver como estão...

Realmente, neste negocio de Bonsai a paciencia é ate mais importante que a propria planta...

abraços a todos...
Marcio Vargas06/03/2010 18:54
PessoALL

Estava na sacada lendo a Zero quando comecei a olhar para minhas Tipuanas, duas delas me fizeram "viajar" muito no que poderei fazer daqui a um tempo, principalmente com as raizes e o tronco de uma delas...

Olhem e me digam se tenho razão em me empolgar, tem futuro mesmo?

Era isso...
Abs e aguardo pitacos...
Marcio Vargas26/05/2010 19:42
PessoALL

Como já comentei por aqui, trabalho em um complexo de 3 usinas hidroeletricas na serra Gaucha, no depto de compras e contratos.
Pois bem, hoje caio na minha mesa um processo para a compra de um milhão e meio de mudas de essencias nativas, é a parte final do projeto basico ambiental que preve dentre centenas de açoes a recuperação vegetal das areas sob influencia dos reservatorios. Pois bem, fechamos um convenio com o governo do estado, não plantaremos estas mudas, nós iremos fazer doações a municipios que demonstrarem interesse e responsabilidade em plantar e cuidar delas.

Mas o objetivo de comentar isso por aqui é que destas 1.500.000 mudas, pelo menos uns 10 milheiros ficarão conosco na usina. Se alguem quiser alguma coisa é só avisar.

Assim que eu der inicio no processo de compra eu posto aqui a lista de especies. Mas para adiantar, se algum colega souber quais são as nativas da "encosta superior do nordeste" gaucho...

Abs
Andre Antoniazzi26/05/2010 21:57
Ola Marcio
Ola Marcio mais um para dividir este vicio que é o bonsai estou passando por aqui somente pra mandar meu salve e contar um pouco de minha experiencia.A um ano e meio iniciei a arte e li um bilhao de coisas comecei e plantar e achei que estava com tudo sobre controle ate participar do forum aqui ja fiz grande amigos e as dicas sao exelentes até que no sabado passado fui a uma reuniao da assossiação de bonsaisistas aqui de porto alegree deu vontade de chegar em casa e colocar td no lixo ,hehehehehehe.La vi coisas fantasticas o que me ajudou muito,mas vamos aprendendo e metendo a mao pois estamos na chuva pra se molhar.Abraços
Marcio Vargas27/05/2010 07:42
Andre

Minha historia é mais ou menos como a sua. Eu já "mexia" com Bonsai a algum tempo, porem apos conhecer o Forum e ler muito aqui eu percebi que não entendia NADA... eheheh

Todos aqui são extremamente prestativos, dispostos a ajudar e dividir experiencias...

Abs!!!
Arzivenko27/05/2010 08:32
Marcio, pra captação desse recurso (mudas) o que é necessário? encaminhar pedido formal? projeto?

Fale mais a respeito, como trabalho na prefeitura de Ijuí teria interesse em conseguir alguma coisa pra plantar aqui.
Marcio Vargas27/05/2010 09:21
Arz.

Você deve entrar em contato com a secretaria de meio ambiente do esta em Porto Alegre, pedir pelo setor de compensação financeira/ambiental.
Então você deve mencionar que seu municipio tem interesse em receber as mudas doadas ao estado pela Ceran. Então eles vão te orientar sobre os procedimentos. Ou ainda, o que é mais facil, procurar as entidades paras as quais o estado repassou as mudas, estas entidades que são as responsaveis pela distribuição. São elas:

AMZOP Associação dos Municipios da Zona da Produção http://www.amzop.org.br/ - Recebe mudas desde março.
AMJA Associação dos Municipios do Alto Jacui - Vai receber a partir de julho.
AMAU Associação dos Municipios do Alto Uruguai - Recebe desde março.

Todas você encontra no google.

A minha parte neste processo termina no momento em que o estado assina o protocolo de recebimento. Pelo PBA original nós teriamos que plantar essas mudas, porem para isso nosso custo unitario seria de 1,90 (incluindo muda, mão de obra, adubos etc) com a doação, em que o estado fica responssavel pelo plantio, responssabilidade esta que ele repassa as associações que por sua vez repassa aos municipios, nosso custo fica em 0,90 a 0,98 por muda.

Entra em contato com alguma destas associações que eles te orientam bem melhor do que eu sobre estes procedimentos. Já foram 700.000 mudas, ainda faltam 1.000.000.

Umas 700.000 já foram
Marcio Vargas29/05/2010 18:50
PessoALL

Ontem Voltando da Usina vi que uns agricultores estavam lavrando um pedaço de terra com algumas arvores.
Hoje pela manha voltei lá com meu filho em busca de eventuais "vitimas" do arado.

Eis o que encontrei e o que fiz...

Sem o Torrão

Outra

De molho na Tiamina

Areia + Terra + Caco de Telha

Bom, não sei que especies são. Fica claro observando que são de especies diferentes.
Espero ter sucesso com elas, assim que começar a brotar coloca as fotos.
Abs
Marcio Vargas01/06/2010 10:39
Olhando bem para ela ontem a noite resolvi fazer o seguinte:

Vou esperar uns 20 dias para ela se recuperar do replantio e vou cortar a parte de cima e tambem tentar criar um novo nebari, já que o dela não é dos mais perfeitos. Vou colocar um arame bem apertado, descascas ao redor um pouco acima, envolver com esfagno embebido com Tiamina...

Atualizo após o serviço.
Diego Santana01/06/2010 11:18
Agora nao é hora do procedimento do nebari, deixe ai pelo menos 2 anos, só depois faça alguma coisa...
Marcio Vargas09/06/2010 08:43
Pessoal
Sempre de olho vivo buscando possiveis plantas comecei a reparar em uma frutifera na rua, em frente a casa do meu sogro. Estava reparando em uma planta que fez parte de minha infancia, porem nunca havia olhado para ela com olhos de "futuro bonsaista".

Trata-se de uma goabeira do mato (Feijoa sellowiana) muito abundante aqui na Serra Gaucha. Quando criança no interior de Caxias do Sul, nas terras de meu avô, eu e meus primos devoravamos toneladas desta fruta.

Pois bem, todo dia quando vou buscar meus filhos na casa de meu sogro eu fico olhando para ela, namorando... Agora resolvi fazer duas coisas:

- Um alporque
- Uma estaca

Aqui no forum encontrei apenas duas referencias a Feijoa sellowiana, e ambas tratam de um Xaxim "sellowiana". Na internet não encontrei nada de muito util, pelo menos ao no meu entendimento. As folhas, o tronco, a disposição natural dos galhos e Nebari, pelo menos ao meu ver tornam ela uma candidata perfeita.

Segue umas imagens que consegui da especie:

Neste link tb há algo - http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-29452001000300055&script=sci_arttext

O Engenheiro Florestal aqui da usina relatou que quando ele estava fazendo trabalho de campo na região dos aparados da serra para o Doutorado dele lá pelos anos 90, um grupo de japoneses aportou na região, recolheu amostras, sementes, mudas e levou para o Japão (pirataria). Hoje o japão, após melhorias geneticas cultiva e comercializa a fruta a U$ 10,00/Kg. É riquissima em vitamina "C"

Bom, por hora era isso. Se alguem tiver alguma informação a mais, alguma contribuição. Assim que eu começar com a estaca ou com o Alporque coloco fotos aqui.

EDIT: O Dr. sandro, o engenheiro florestal passou aqui aqora e me corrigio. O Nome cientifico mudou, não sabe porque, para "acca sellowiana"
Marcio Vargas12/06/2010 13:29
Dando continuidade na formação de meu "plantel" colhi a ultima especie que faltava, pelo menos nas minhas pretenções de hoje...

Admiro muito as cores outonais, e aqui na serra gaucha elas se manifestam de maneira muito intença. Por este motivo que resolvi focar em especies de regiões frias, especies que adquirem os tons outonais que tanto admiro.

Então estou focando meus esforços e meu pequeno espaço disponivel para elas, vide as Rosedás. Das minhas primeiras tentativas vou ficar apenas com a macieira e a Romã, mais por uma questão sentimental.

O foco vão ser as Rosedás e o Acer.
O Acer que utilizarei será uma estaca com o diametro aproximado de uma lata de coca cola, já falei com um morador aqui da cidade, quando ele for realizar a poda no final do inverno ele vai me ceder a amostra que eu achar mais adequada. Por hora peguei um ramo e fiz algumas estaquinas.

Apesar das maravilhosas dicas do amigo NickFury no topico "tipos de acer" - http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=135559#135559 - eu ainda estou em duvida sobre a especie.

Ai vai as fotos das estaquinas que fiz ontem a noite.

De molho na Tiamina

Abs
12345