Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

O inicio na arte e outras divagações... MRV

12345
Marcio Vargas16/12/2010 20:29
Ferias chegando, é hora de conferir se tudo esta OK com a irrigação.

Após muito tempo desligado, hj fiz um teste com meu sistema de irrigação. Tá funcionando direitinho, porem a evolução é continua e já estou planejando umas melhorias, como por exemplo uma linha elevada, com pelo menos um microaspersor para que o ficus e o sarandi plantados no PVC (para alongar as raizes) recebam agua também...

Ai vai algumas fotinhas de agora, quem sabe inspira algum amigo...

Sistema funcionando, da esquerda para a direita: Pitanga na bacia, pitanga no escorredor, ficus no escorredor e sarandi na bacia, não aparece a Romã e a macieira direto na terra da megamamadeira e as estacas... Notem a lona plastica separando o que é substrato super nutritivo da mamadeira do restante da floreira...

Zoom no microaspersor e modo "camera lenta"

PETs com Gicinea e Acer, vazinhos com Acer, PVC com Sarandi e Ficus...

Penso em fazer um novo circuito com tubos de PVC verde (para agua quente) então em um ponto proximo ao inicio eu coloco um T e um pedaço de cano de PVC "subindo" ate pouco acima dos vazos de PVC com um tampão e um aspersor para regar estes vazos mais altos.

Para a ligação com a mangueira eu uso um niple com rosca externa de 20mm e coloco um engate rapido para mangueira da linha jardim tramontina...

Abs
Marcio Vargas25/12/2010 18:22
Pessoal!!!
Nesta atualização, surpresas, novidades e duvida...

Duvida!!
O que é isso nascendo em meio as raizes da Pitanga? Será um broto dela mesmo?

Surpresa!!! eu tive esta grata surpresa, julgava o meu ficus cobaia morto, porem hoje ao raspar um pouco com a unha, eis a surpresa!!! Verdinho, tanto o toco quanto a parte de cima, que foram separados no alporque.

E o toco

E a novidade!! Substitui a mangueira por um PVC verde no sistema de irrigação e adicionei um "ramal" elevado para permitir uma melhor distribuição também nos vazos altos.

Nova instalação junto a parede

Novo sistema de engate rapido para a mangueira

Novo "ramal" elevado..

Abs
Mcdonald25/12/2010 19:12
Caramba Marcio.. ta ficando perito na arte dos aspersores heim.. muito bom mesmo. facilita bastante a irrigação... To precisando também fazer um pra mim...... poderia me dar algumas dicas?
abração
Ricardo Paiva26/12/2010 00:05
Muito legal Márcio, como não terei férias neste verão espero poder instalar um sistema automático.
Se puderes me passar mais detalhes de como funciona o seu, eu agradeço.
Marcio Vargas26/12/2010 12:20
Buenas...
McDonald, Ricardo e demais amigos...

Em primeiro lugar quero dizer que sempre fui meio metido a professor pardal, então para esse sistema apenas uni o util ao agradável!!!!

Uma coisa importante a se dizer logo de inicio é que este sistema que vou descrever é o adequado para as minhas necessidades, que como vocês acompanham nas fotos, não é lá grande coisa. Porem a base para este sistema é a mesma tanto para um circuito pequeno como o meu ou para um patio enorme como o do Arz, por exemplo.

Eu mudei para o PVC verde por pura questão estetica, e por ser um circuito pequeno não encarece tanto, ele funciona exatamente da mesma maneira com as mangueiras, porem devemos sempre procurar por materiais de qualidade, este é o segredo. Hoje já encontramos na linha Tramontina Jardim curvas, niples, "T", tampões para mangueiras, coisas que antes só existiam para PVC.

Vamos ao meu projeto, depois é só adaptar a necessidade de cada um.

2 Un - Engate Rapido Macho para Mangueira
2 Un - Engate Rapido Femea para Mangueira
6 Mt - Mangueira para Jardin
4 Mt - Tubo de PVC para agua quente 20mm (verde)
1 Un - Joelho PVC verde
1 Un - Curva 45° PVC verde
1 Un - T PVC verde
2 Un - Caps PVC verde
4 Un - Microaspersor "bailarina"
1 Un - Timer mecanico Tramontina

Furadeira
Broca 4mm
Lixa
Dois filhos
Polar
Cola PVC

Bueno.

Como o meu circuito fica na floreira de uma janela do AP (megamamadeira) o formato dele vai ser um "L" de 1,80 mts por 30cm. Em uma das pontas vai um CAP encerrando o circuito e na outra vai o engate rapido macho, iniciando o circuito.

O que fiz foi simplesmente ir colando os canos e curvas ate formar o L nas medidas necessarias, na parte de 30cm eu coloque um T e um "ramal" para cima, afim e ter um aspersor acima dos vazos altos.
Depois eu coloquei no lugar e assinalei o melhor local para os aspersores com base na posição dos escorredores, bacias e plantas direto no solo.
Furei com a furadeira, broca um pouco menos que a rosca dos aspersores, depois é só parafusar os aspersores...

Por outro lado, dentro do balcão do meu banheiro eu instalei uma torneira (gambiarra) e de lá sai a mangueira que tem um engate rapido na ponta. No dia a dia eu só conecto a mangueira no circuito e abro a torneira, deixo uns 10 minutos...
quando eu viajo eu coloco o timer mecanico da tramontina na torneira, e programo para 15 minutos ao final do dia (é o tempo minimo)...

Bem simples.

Vamos as imagens, que explicam melhor.

Inicio do circuito, com o T e o engate rapido

Engate rapido

T

Joelho

Aspersor "bailarina" parafusado no furo do CAP.

Detalhe do CAP

Final do circuito, ele é fixado ao solo com estaquinhas de barraca

Detalhe da gambiarra dentro do armario, e o engate rapido na ponta da mangueira

Final da linha elevada

Detalhe da bailarina dançando, ainda no sistema velho... Molha muito bem.

Abs a todos
Mcdonald04/01/2011 00:48
Valeu véi... hehehe.. copiei tudo... vou ter um trabalhinho no próximo feriadão.....
abrass
Marcio Vargas05/02/2011 10:35
Pessoal
Ontem sai com meu filho em um mato aqui próximo para pegar umas minhocas, para o minhocario dele...
Na trilha encontrei algumas pequenas arvores cortadas, provavelmente alguem que passou ali com uma foice ou facão e deu uma "limpada" na trilha... Algo muito duvidoso por sinal, já que havia algumas arvores do calibre de uma lata de cerveja cortadas.

Bueno, como eu estava com a enxada para pegar as minhocas, acabei pegando uma planta, destas cortadas, que estava bem no meio da trilha. Provavelmente seria pisada em breve.

Peguei com o maior torrão que consegui preservar, coloquei em uma bacia para ela se recuperar, preenchi o espaço que sobrou na bacia com areia de construção. Estou regando com tiamina. Ela encontra-se no mesmo estado em que coletei.

Alguem sabe o que é???

Abs a todos!!!!!!
Marcio Vargas13/02/2011 20:36
Pessoal

Mais uma aquisição. Minha primeira Caliandra.

Fiz a coleta em frente a casa do meu sogro. A concessionária de energia elétrica estava substituindo um poste velho, e na escavação para o novo poste esta mudinha seria arrancada...
Fui mais rápido que eles!!!! ahahah

Diminui a altura de todos os ramos e fiz uma limpeza próximo ao Nebari, de onde saiam varios brotos inúteis para o propósito.

O interessante é que esta planta parece na verdade ser duas, porem em algum ponto elas se encostaram e fundiram-se. Vou esperar a sua recuperação para separa-la.

Aos amigos conhecedores da espécie. Favor identificar a sub-espécie, para assim eu poder estuda-la mais a fundo. (Edit: Pode ser a Calliandra brevipes?)

Detalhe da limpeza e da "emenda" das duas plantas.

Emenda

Limpando, este substrato é o próprio torrão, estava chovendo no momento da coleta. Completei com areia.

Escala...

Folha fechada.

No outro dia, folha aberta

Planta Irma.

Aguardo ajuda.
Abs
Anderson Murilo14/02/2011 02:31
vai dar um belo bonsai esta caliandra, é minha planta preferida, tom com algumas mudinhas, quando achar uma legal por ai vou fazer um alporque.
te sugiro dar uma olhada nas caliandras do ricardo paiva, (ricardopaiva.wordpress.com) quem sabe tira alguma idéia de la

um abraço
Elio14/02/2011 14:44
Márcio, é a Calliandra brevipes, sim. O ideal seria podá-la bem baixinha.

abraço
Marcio Vargas14/02/2011 16:25
Opa!!!

Anderson. Tô dando uma devorada básica no blog do Ricardo, e por aqui tb... eheheh

Grande Elio...

Ela era bem mais alta, cortei uns 2 terços. Não quis cortar mais com medo de perder ela. Preferi esperar a recuperação para depois dar mais uma poda. Com certeza da maneira que está, não vai ficar...!!!!!!

Abs
Anderson Murilo14/02/2011 21:17
é isso ai !!! quando eu tiver algo parecido com a caliandra 4 do ricardo já vou estar bem contente, essa planta tem uma beleza ímpar, sem contar a sensibilidade de fechar sua folhas a noite e abri-lás pela manhã.
faz um favor pra gente vai colocando as fotos conforme a evolução dessa caliandra para acompanharmos e aprender um pouco mais.

um abraço
Marcio Vargas15/02/2011 08:32
Vou abrir um tópico para ela....

Abs
Marcio Vargas19/02/2011 21:32
Horario de Verão acabado, março, abril chegando... E junto com eles o Minuano, que quando bate do Sul congela tudo por aqui...

Tenho que trazer as plantas que estavam fora para dentro, porem a patroa, que é quem manda por aqui, não estava muito feliz com bacias, escorredores, canos e vazos novamente espalhados por toda sacada, em cima da mesa, em cima da lava roupas...

Então aproveitando o horario de almoço na usina, e utilizando a oficina que tem lá na manutenção fiz esse balcãozinho... As coisas ficam em ordem e pegam sol das 10:00 ate o anoitecer, protegidas do frio, geada e vento pelos vidros da sacada. Lá na outra janela era frente Sul, nesta é frente Norte. Lá fora ficou só a Roma que esta plantada no solo e desenvolvendo muito, não quis mexer nela, quando a geada chegar cubro com sombrite.

Abs
Marcio Vargas07/03/2011 19:57
Pessoal

Hoje a tarde coletei uma Azaléia em frente a casa do meu sogro. No canteiro central há diversas arvores e flores. O pessoal não cuida muito, essa azaléia estava uma moita enorme, para chegar ate a base dela foi precisa uma ajudinha do facão. O tronco principal deve ter uns 20 anos, e ao redor dele existem varios brotos. Acredito que de sementes que cairam ou outro modo de propagação natural. Peguei um destes "secudarios".

Já em casa:

O substrato é uns 40% do torrão original peneirado e 60% de caco de telha, aqui em processo de "moagem".

Já podada:

Bem mais limpa, há duas plantas...

Separadas, a da esquerda foi para um vazo, e a da direita para o escorredor.

Já no escorredor...

Sem o galho seco lateral.

Abs
Marcio Vargas28/03/2011 16:51
Amigos,

Já não era hora da caliandra ter colocado brotações, tendo em vista sua boa capacidade de recuperação?

Nem sinal ainda, esta como que morta. O que denuncia a vida é o verde sob a casca.

Estou aguardando os primeiros brotos para abrir um topico só dela.

Abs
somricardo28/03/2011 18:18
amigo estive lendo todo o seu tópico, parabéns pelos exemplares, e queria saber como está o Acer, e se descobriu de qual das variedades ele é... e caso consiga sementes, tenho interesse em troca, consegui agora a pouco, sementes de flamboyant laranja e vermelho...
Marcio Vargas29/03/2011 09:22
Ricardo.

Obrigado, notou que lá na primeira pagina eu nem tinha noção do que falava?
Na arte do Bonsai aprendi que ouvir (no caso do forum, ler) é a melhor forma de compreender a arte.

Quanto ao Acer, tem um topico para ele jornalismo@veranense.am.br<jornalismo>

as estacas não vingaram, acho que por fazer em epoca pouco propicia. Estou no aguardo da proxima primavera para fazer mais umas estacas, alporque e furto... eheheh Da uma lida lá.

Abs
Marcio Vargas30/03/2011 09:22
Senhores.
Vou divagar um pouco sobre substrato e tenho certeza que muita gente vai se identificar, principalmente aqueles que estão começando a trilhar esse caminho.

Sempre recebi dicas, conselhos sobre o substrato no sentido de que ele deve ser em geral o mais inerte possível, porem na cabeça deste "virgem" na arte não entrava isso. Por mais que Bonsaistas do naipe do Nicky, Arz, Elio, Ricardo e tantos outros insistissem comigo de que o substrato deveria ser drenante, aerado e com pouca materia organica, isso não "entrava".

Sempre utilizava o substrato com terra preta pura. Com o tempo, com a observação, com as perdas de plantas, foi caindo a ficha de que aquele substrato que eu utilizava encharcava demais, compactava demais. Em um escorredor de tamanho normal eu colocava quase dois litros de agua, ate ela começar a sair por baixo.

Comecei então a misturar areia grossa de construção. A drenagem melhorou um pouco, porem continuava compacto demais o solo. Por outro lado eu ainda não aceitava a ideia de ter um substrato sem terra.

O proximo passo foi acrescentar os famosos cacos cerâmicos. Passei um bom tempo assim... Visivelmente o substrato continuava compacto e encharcando.

O Fator determinante para a minha mudança de pensamento foi quando, não sei porque, cavei na borda da uma bacia que tinha um ma planta a uns 15 meses. Não encontrei raizes, fui cavando em direção ao tronco e não encontrava raizes... Fui encontra-las em uma pequena area proximo ao tronco.

A planta estava saudavel, porem não desenvolvia. Cheguei a conclusão de que isso ocorria por dois motivos:

- A pouquíssima quantidade de raizes, o que me leva ao segundo motivo;
- Porque a planta vai emitir raizes se ela encontra tudo que precisa ali mesmo???

Diante disso resolvi ir contra meus preceitos (e ir de encontro ao que todos falavam); Peguei uma bacia grande, coloquei 40% de areia de construção, 30% de pedrisco de rio (esses de aguario) com tamanho entre 2 e 4mm, 20% de caco cerâmico e apenas 10% de terra.

Retirei 90% do substrado de todos os escorredores e bacias, deixei apenas o pequeno torrão com as poucas raizes que haviam, preenchi com este novo substrato.

Isso já fazem uns 15 dias. As plantas não demonstraram terem sentido a mudança. Ontem ao observa-las notei na pitangueira umas raizes saindo pela parte de baixo do escorredor.

Agora uns 200ml de agua por escorredor são suficientes para aagua sair por baixo. O substrato está bem aerado...

Levei mais de um ano para essa mudança de pensamento, agradeço aos amigos que não desistiram de insistir.

Espero que este textinho também contribua para iluminar um pouco o caminho de quem ainda esta no inicio da jornada.

Abs

PS: Nicky, depois de tudo pronto lembrei do carvão 🙁 ; Vai ficar para o ano que vem.
Leandro Ferraz30/03/2011 11:00
É bem complicado mesmo entender que so com pedriscos e areia, que não tem nada para a planta alimentar, ela vai crescer...
Ninguém de imediato acredita nisso, mais da certo...
Acredito que a maioria dos iniciastes tem esse problema...
Hoje comigo depois de mais de um ano e meio tentando, sofrendo... Acho que cheguei num substrato ate legal, retém umidade, mais drena muito bem...
Como aqui onde moro é quente eu jogo água sempre no final da tarde, o substrato já esta praticamente seco....

Mais reparei que cada espécie tem suas particularidades, tipo umas gosta de um pouco mais encharcado outras já ficam melhor no mais seco...
Sergio Batalini30/03/2011 12:38
Valeu Marcio , por compartilhar conosco sua evolução ... Só experimentando e "ouvindo" os mais tarimbados conseguimos avançar ....

Qual de nós não passou por duvidas ou demorou a entender que teria que fazer assim ou assado para dar certo ???

Comigo foi exatamente igual ... mas .. quando os "cliks" acontecem , quando finalmente entendemos o principio da coisa .. a satisfação é enorme , e os resultados por agir da maneira correta são gratificantes...

Substrato... aramagem ou aramação .. podas .. desfolhas ... adubação .. controle de pragas ... saber o que cada especie espera de nós para poder se desenvolver na sua totalidade ... tudo isso exige muito estudo e experimentação ...

Conhecimento é a palavra.

Parabens e sucesso com seu novo substrato ... 😄
Carlos Guilherme30/03/2011 14:44
Muito bom o texto Marcio, parece q vc tirou esse texto da minha cabeça, comigo foi a mesma coisa rsrsrs

Me diz uma coisa! Comprou os aceres? Esses dias liguei num garden center aqui, e eles estavam pedindo 115 reais por um acer palmatum de quase 2 m, é o mesmo preço que vc viu por ai?

Abraço.
Elio30/03/2011 15:14
Márcio, é assim mesmo. A gente acaba aprendendo no couro.............rsrsrsrs!

E, complementando o teu excelente raciocínio:

Se as raízes não crescem; tronco, galhos e folhas não crescem também!!!

abraço
Marcio Vargas30/03/2011 15:21
Senhores

Obrigado pelas palavras... A arte imita a vida, é tentando, errando e acertando que seguimos em frente, não é mesmo?

Leandro,
Agora eu acredito, mas demorou

Sergio,
É um alento saber que pessoas como você, que hoje cultivam grandes plantas, também passaram por estas duvidas.

Carlos,
Ainda não consegui ir a Bento Gonçalves, eles ainda estão lá me esperando a R$ 26,00 cada um. O Palmatun e o Atroporpureon... Eles tem 1,5mts. Assim que eu buscar, coloco fotos lá no post deles.

Grande Elio,
Tens me ajudado muito com teus textos e respostas, mesmo em outros topicos... Procuro assimilar e tento compreender cada tecnica, cada condução. Mas te digo, não é facil... Acho que em grande parte pela cabeça dura deste que vos escreve. Quanto ao teu complemento, foi exatamente este meu "estalo". Eu via as plantas saudaveis porem estagnadas...

Abs

Edit: O visitante numero 10.000 ganha uma Polar. Mas tem que vir no RS tomar, pq a Polar não passa o Mampituba... 😈 😈
Marcio Vargas01/04/2011 20:08
Bueno,
Logo depois de mexer no substrato eu fiz a receitinha de TM+FO no potinho (http://ricardosanbonsai.blogspot.com/2010/01/adubando-com-torta-de-mamona-farinha-de.html)

Como não achei TM e FO por aqui, acabei comprando dessas misturas já prontas. Adicionei uns 5% de NPK 15-11-11 na mistura.

Imagens...

Apetrechos...

Mistura

Pronto...

Na pitangueira

Subsolo

Feijões e Maracuja do meu piá...

Abs
12345