Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

O inicio na arte e outras divagações... MRV

12345
Marcio Vargas03/04/2011 18:34
Caliandra recuperando-se, e aguardando o momento de ir para a faca...

Especie desconhecida, indo muito bem...

Pedro Catarin03/04/2011 18:59
Valeu pelo passo-a-passo do potinho Marcio!!! Vou fazer aqui em casa!

Só me diz umas coisinhas:

- Quanto tempo dura essa mistura?
- Como funciona? É só regar por cima dos furos ou rega em volta dos copos?
- A porcentagem é 50% de cada adubo?
- Qual a época?

Abraços!!!
Marcio Vargas03/04/2011 19:09
Pedro!!!

É bem simples, é só fazer uma "pasta" e colocar nos potinhos bem perfurados. Te aconselho a perfurar a lateral também para melhorar a entrada de agua. A porcentagem indicada é 70% de Torta de Mamona e 30% de Farinha de Osso, usei 50/50 por não ter disponivel os ingredientes separados. Coloquei um pouco de NPK também, um expediente comum para quem faz este tipo de preparo é usar micronutrientes liquido na mistura.

- Quanto tempo dura essa mistura?
Vai depender da tua frequencia de rega, ai no Sudeste vc provavelmente vai regar muito mais do que eu aqui na serra gaucha. Dura em media uns 20 a 30 dias, vais ter que ter "felling" para perceber quando estiver só o bagaço.

- Como funciona? É só regar por cima dos furos ou rega em volta dos copos?
Você rega normalmente, a agua vai entrar pelos furos, passar pelo preparado e levar os nutrientes para o solo.

- A porcentagem é 50% de cada adubo?
70% de TM e 30% de FO + micronutrientes

- Qual a época?
Bueno, esta pergunta vou deixar para os universitarios, porem acredito que se sua planta está estabilizada você pode usar em qualquer epoca.

Abs
Pedro Catarin03/04/2011 19:18
Massa!!!

- Se eu regar uma vez sim e outra não (por cima dos copos), acho que a mistura durará mais.
Você quer dizer o que com "ficar só o bagaço"?

-Então devo regar por cima dos copinhos para a água escorrer junto com os nutrientes.

Abraços!
Marcio Vargas12/04/2011 11:21
Pedro

Desculpe a demora em responder.

Olha, se quiser que dure mais, então use um copo maior. A intenção deste procedimento é suprir a planta dos nutrientes fornecidos pela TM + FO.

Se você regar dia sim/dia não, com certeza irá durar mais, mas não vale a pena.

As regas devem ser feitas sempre que a sua planta necessitar. Aqui no inverno da serra gaúcha com temperaturas próximas a zero durante uns 4 meses eu rego de 3 em 3 dias, porem isso não é para poupar e sim porque o consumo de agua e evaporação são quase nulos.

Você deve regar por cima dos copinhos, para que a agua passe pelo abudo e leve os nutrientes ate as raizes...

Ahhh, e o troço fede muito. Eu me obriguei a deixar apenas um copinho por vazo. Estava infetando a casa.
Rafael Pontes12/04/2011 13:58
Márcio, li aqui seu post sobre o substrato e realmente me identifiquei hehehehehe
Passei pelos mesmos problemas, inclusive da plantam saudavel mas sem raizes!!!
Depois de passar a usar substrato com mais pedriscos e caco de telha, minhas plantas começaram a desenvolver muuuuuito mais rapido!
Minha acerolazinha de quase 1 ano que nao tinha mudado praticamente nada desde que retirei a mudinha do chão deu uma esticada impressionante!

Vou fazer aqui essa receita de TM+FO, eu ja fiz os pellets que ensinaram aqui, mas os potinhos provavelmente são mais faceis de lidar!!!

Muito bom esse post hehehehe campeão de respostas hhauahuahauahu
Vou acompanhar sempre!
Eduardo Valmórbida12/04/2011 22:23
Cara, as suas supostas pitangas se vc não sabe ainda se é ou não tire uma folha quebre ela e cheire.
A pitanga tem um cheiro bem característico.
Não sei se ajudei! 😕
Abraço !
Pedro Catarin13/04/2011 20:14
Ixi... a mistura e a utilidade são ótimos, porém o fedo que você disse não deve ser muito bom mesmo...
Marcio Vargas19/04/2011 12:44
Pedro.
Os benefícios são indiscutiveis, a TM+FO faz muito bem para as plantas, só que o cheiro é muito forte. No meu caso que resido em apartamento é praticamente proibitivo. Continuo com um potinho por vaso/escorredor só de teimoso.

Eduardo!
Aquela que eu não sabia a especie, e que se não me engano o Arz cantou a pedra da pitanga, morreu. Não resistiu a uma poda bem mal feita... Tenho outra pitanga, essa porem eu peguei uma muda aqui do reflorestamento da usina. http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=163170#163170

Rafael.
Pra ti ver que esse negocio do substrato é bem comum com quem está começando. É realmente muito dificil de entrar na cabeça que uma "terra sem terra" vá manter e desenvolver uma planta. Com o tempo, as experimentações, os acertos e erros nós vamos aprendendo. Podres dos amigos experientes que repetem, repetem e repetem e nada de nós seguirmos seus conselhos... 😈 😈 😈

Abs a todos
Marcio Vargas26/06/2011 19:59
Amigos!!!

Não sei no restante do RS, mas aqui na serra desde quinta feira a tarde não vemos a cor do sol. Ontem e hoje as lampadas das ruas acessas o dia todo, tamanha a escuridão.

E para finalizar o feriado perfeito para as caducifolias, olhem só a situação dos termômetros...

Abs
12345