Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

O inicio na arte e outras divagações... MRV

12345
Marcio Vargas27/06/2010 16:30
Pessoal

A estaquinha de Acer, que eu não sei a especie, feita dia 12/06 começou a dar sinais de vida hj, 27/06. Foi bem rapido... Se alguem souber a especie favor informar.

O Yamadori feito em 29/05 ainda não deu sinal de brotação, porem a madeira esta bem verdinha. As regas ainda são feitas com Tiamina. Ache que na primavera vou ter uma agradavel surpresa com ele...

Em 09/06 comentei que iria fazer estacas de goabeira do mato (Feijoa sellowiana), pois bem, no dia seguinte eu fiz a estaca, porem não havia fotografado. Ai vai a foto:

Não apresenta sinais de brotação, porem ao arranhar com a unha da pra ver a madeira bem verdinha...

E para terminar, uma foto de uma plantinha que peguei ontem, eu havia decidido manter apenas o acer e as Rosedás, por uma questão de espaço, mas quando vi esta mudinha dando sopa ao lado de uma cerca viva não resisti...

Abs a todos
Renato Rodrigues Roehrs30/06/2010 11:16
Marcio, tá indo bem hein? hehehe! Várias espécies.

Cara, tive mais sorte com estacas grossas de acer do que estacas finas.
Mas estas tuas estão muito bem.

Abração.
erikprates30/06/2010 17:52
parabens
ola marcio
parabens pela iniciativa
muito legal suas plantinhas
sou iniciante e com a evolução das suas plantas com certeza vou aprender alguma coisa
abraços
t+
Marcio Vargas01/07/2010 15:16
Pois é Renato...

Bem que tento ficar com apenas uma ou duas, devido ao pouco espaço, mas não tem como né? Quando vejo já estou carregando mais alguma coisa para casa...

Erik,
Obrigado, sempre bom quando nossas crias ganham elogios...
Pesquise bastante, leia bastante, pergunte... Experimente. Consiga em alguma floricultura uns 2 ficus ou outra especie de facil condução e vá praticando, errando, acertando...

Não se acanhe em postar perguntas aqui...

abs
Marcio Vargas10/07/2010 19:18
PessoALL

A planta lá do inicio da pagina 4 confundio a onde de calor de semana passada com a primavera e começou a brotar. Espero que o frio que esta previsto para a segunda quinzena não prejudique ela.
Bom, vamos as fotos e as apostas sobre a especie, ainda não identifiquei ela!!!

De longe nada...

Mas de perto...

Agora umas experiencias... Como tinha este ficus que para Bonsai não servia, devido ao tronco trançado, pensei, porque não praticar um pouco...

Então praticando alporque...

Esfagno regado com tiamina todo dia..

Bom, aguardo palpites sobre a especie...
abs
Marcio Vargas24/07/2010 13:33
alguem consegue identificar???

Vale uma cerveja para quem acertar...

Abs
Marcio Vargas06/08/2010 07:56
Aos amigos que estão acompanhando...

Olhem isto aqui:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=139465#139465

Simplesmente impressionante. O pessoal das coniferas que iria gostar.
Marcio Vargas27/08/2010 22:32
Pessoal

Dando uma "namorada" em minha planta desconhecida pensei em fazer algumas mudanças...

Não sei se é a escolha certa, também não sei se é a hora certa... Coletei ela no inicio do inverno, desde então esta na bacia... Penso em fazer estas mudanças e depois esquecer ela por uns bons 2 ou 3 anos. queria fazer logo isso para ela não desenvolver demais (desnecessariamente) esta parte que quero tirar...

Olhem como esta...

Penso em manter o galho numero 1 e retirar o numero 2

Fazer o corte mais ou menos aqui.

E deslocar o galho 1 neste sentido, acompanhando a curvatura do tronco.

O galho que sobrar vai para a areia....

Depois de uns anos espero ter algum material para começar a conduzir.

Aguardo opiniões antes de passar a faca.

Abs
Marcio Vargas15/09/2010 19:11
Pessoal

Tá sendo criada a Tod, ainda não sei o que é nem o que fazer... Por enquanto vou levando, dando comida e deixando ir...

Opiniões serão muito, mas muito bem vindas...

Abs
Marcio Vargas05/10/2010 19:55
Pessoal

A um tempo atraz fiz esse alporque no meu Ficus trançado só de brincadeira, pra ir praticando...

Então hoje tirei pra ver como estava. Tinha uma cabeleira de raiz de um lado.
Limpei bem, isolei o tronquinho abaixo das raizes e coloquei novamente no alporque para tentar ver se cria raiz no outro lado, e também espichar as atuais. Com o tronco isolado espero ter raizes somente naquele ponto especifico...

Já com o novo "alporque"

Só pra continuar a brincadeira, e ir treinando, praticando em uma planta que sei que é resistente, e que não pretendo muita coisa dela...

Isto ai é só pra praticar... Não tenho um objetivo especifico.
Utilizei cordão veda rosca para amarrar, ele é um pouco flexível e bem "molinho", não machuca nem marca as plantas.

Bueno, por hora era isso. Posto aqui estas "divagações Bonsaisticas" para dividir com os outros novatos como eu estas experiencias. Pode ser que seja de utilidade para alguem 😮ops:

Quanto a planta sem identificação, ainda espero pitacos...
Elio05/10/2010 20:22
Olá Márcio, me parece que vc escarificou, rapou a parte onde não tinha criado raízes. Isso é o certo. Mais certo ainda é, além disso, cortar as pontas das raízes que nasceram.
É o mesmo princípio que usamos quando queremos ramificar um galho, cortamos a ponteira.

abraço
Marcio Vargas06/10/2010 08:55
Grande Elio

Pois é... Quando fiz a primeira vez eu já tinha "descascado" a area acima do anel. Agora, como em um lado não nasceu raiz, eu dei mais uma raspada...

Não cheguei a cortar as pontas das raizes...

O que estou fazendo para estimular é regar todo dia somente no esfagno, e 3 vezes por semana com tiamina. O substrato mesmo eu rego bem pouco. Acredito que assim a planta "se obriga" a botar raizes se quiser nutrientes...

E quanto a outra planta ali que não identifiquei ainda;;; Algum pitaco?

Abs
Arzivenko06/10/2010 11:47
A planta desconhecida é uma pitangueira.
Marcio Vargas06/10/2010 12:33
Bah, que simples eim...

Cara, ela é bem diferente de outra que tenho e supostamente é uma pitangueira...

Pitangueira

"Nova Pitangueira"

Quanto a esta nova pitangueira, o que acha que posso fazer com ela Arz?

Abs!!!
Marcio Vargas09/10/2010 20:39
Buenas!!!

Hoje de tarde passei a faca na planta desconhecida, ou melhor, ex-desconhecida. O Arz identificou como Pitangueira.

A ideia de passar a faca já venho remoendo a um bom tempo, tem ate uns posts ali atraz sobre isso...

O Toquinho que saio foi para a areia pra ver se enrraiza.

Esta é a folha de uma planta que ganhei como pitangueira.

Esta é a folha da que o Arz identificou como pitangueira.

As duas folhas tem mais ou menos a mesma "idade", são brotações desta primavera.
Estou um pouco perdido quanto as especies...

abs
Marcio Vargas18/10/2010 19:14
Seguindo valiosos conselhos recebidos de colegas do forum, a turma mudou de casa...

Estacas foram para fora de casa onde pegam sol direto das 16:00 em diante...

Acer ao fundo e o toco da pitangueira a frente

No vazinho pequeno, diversas sobras de podas, vai que brota né? No maior uma glicinea roxa, toda feiona, mas pelo menos tá enraizando.

As duas pitangueiras tb ganharam um solzinho

Romã fazendo compania, e macieira voltou pra megamamadeira pra ganhar massa...

A floreira é frente oeste, esta foto foi tirada apontando pra Sudoeste.

Arzivenko's mode.

Abs
Marcio Vargas20/10/2010 20:08
Eu realmente não consigo deixar este Ficus quieto por mais de 30 dias...

A ultima foi mais um Alporque nele.

Desculpem a precariedade dos traços, foram feitos no Paint.

Penso em passar a faca acima da linha vermelha, a parte de cima coloco neste mesmo vaso e a de baixo vai para o escorredor. Lembrando que ali embaixo tem mais um Alporque para me livrar da parte trançada. Então eu ficaria com a planta que restar deste "entre-alporques"

Eis o de hoje.

Então o toco que sair do alporque de cima penso em plantar neste mesmo vazo e devolver a planta para a esposa.
O Toco que restar do alporque de baixo, penso em plantar no PVC por um ano mais ou menos para espichar as raizes e no ano que vem tentar algo com pedra...

Bom, se eu não matar o ficus é o que pretendo, lembrando que esta planta serve para minhas experiencias e praticas, tentativas e erros, não é uma planta que eu pretenda algo de "serio", o que vier é lucro. E enquanto isso vou adquirindo pratica e sensibilidade para então mexer nas outras...

O que os colegas acham destas ideias para o Ficus?

Abs a todos e muito obrigado pelas experiencias compartilhadas..
Elio22/10/2010 14:55
Olá Márcio!
Uma pequena correção no alporque.
O anel de Malphigi ou o torniquete tem a função de não deixar a seiva elaborada descer pelo floema, assim, usando torniquete, é mister colocá-lo onde sairão as raízes e não embaixo do anel.
Acaba sendo até uma redundância já que vc, normalmente usa, uma ou outra técnica, muito embora, usar as duas técnicas simultâneamente, não faz nenhyum mal.

abraço
Marcio Vargas22/10/2010 16:16
Grande Elio!!!

Deixa ver se entendi.

Se eu faço o anel não precisa torniquete, e se fizer torniquete não precisa do anel...

Eu acreditava que deveríamos fazer o anel, para as raízes surgirem, e o torniquete para "cortar" a alimentação da planta daquele ponto para cima, assim forçando a emissão de raízes...

Como não faz mal algum, neste vou deixar, nos próximos faço de maneira mais correta...

Obrigado pelo alerta.
Elio24/10/2010 14:45
É isso aí, Márcio.

A seiva bruta sobre pelo Xilema , mais internamente. Não podemos cortar essa ligação senão a planta morre. Depois ela desce pelo floema e, pela interrupção causada pelo torniquete ou anel, começa a largar raízes.

Abraço

D 😄 😄 😄 😄 😄 😄
Marcio Vargas03/11/2010 19:26
Amigos...

Diante da já notória falta de espaço na sacada do AP, por maior que ela seja ela não comporta tudo aquilo que eu gostaria, e diante também da intimação que recebi para desocupar o "vazo grande" para uma planta que a patroa ganhou da mãe dela, me vi obrigado a adiantar em alguns meses o corte do Ficus...

Boas raizes...

Quando tirei a proteção... Um Maracuja!!!

Retirei um dos troncos que estava secando...

Novas raizes

No escorredor

Toco

Diminuição de 70% da massa verde e alguns galhos cruzados para compesar a diminuição da "boca".

Boas curvas

Cabeleira do Toco

Cabeleira tosquiada

Para espichar as raizes para um futuro trabalho com pedras plantei neste PVC decorado por meu filho. O primeiro terço é só esfagno, logo abaixo entra a areia, as pontas das raizes (mais ou menos 3 cm) estão na areia, lá embaixo a uma camada de terra vegetal bem adubada. Espero com isso, que quando as primeiras pontas chegarem na terra elas "forcem, chamem" as raizes para baixo.

Agora sombra e agua fresca (e um pouco de tiamina) ate dar sinais de recuperação, depois vai pra fora, pra megamamadeira.
Abs
Marcio Vargas09/11/2010 20:01
amigos

Um mes apos o corte do apice, dia 09/10, ela começa emitir novas brotações, sinal de que aguentou bem o trabalho. As folhas velhas ainda estavam em cima, um pouco secas, e com uma ventania hoje a tarde cairam.

As brotações.

Abs
Marcio Vargas13/12/2010 10:52
Consegui matar meu Ficus.... 😈 😈 😲 😲 😕

Mas também, eu pedi né?

Bueno, tocamos em frente, tudo o que o Ficus me proporcionou em aprendizado, atravez de observações e tentativas, com certeza contribuiu muito para o entendimento da arte e principamente para o entendimento do "funcionamento" das plantas...

Agora, enquanto as outras plantas ficam na mamadeira esperando o tempo passar, enquato as estacas ficam na area ouvindo minhas preces para brotarem, minha atenção se volta totalmente para uma "gardênia jasminoide" que adquiri a uma semana. Tenho uma ligação afetiva muito grande com esta especie, na casa da minha mãe havia uma quando eu era criança, então o "cheirinho" desta flor traz antigas e boas lembranças...

Em breve fotos dela e as ideias que tenho para o seu Futuro.

Abs a todos
Marcio Vargas13/12/2010 20:21
Ai esta minha mais nova criança.... gardênia jasminoide

O aroma é muito melhor que a imagem...

Não sei se vai dar para "encolher" estas folhas...

Com escala

Assim que terminar a floração eu vou podar, uma pode de leve, só para ir direcionando e tendo uma ideia de futuro, pelo que pesquisei da especie ela é boa de estacas, então com o produto da limpeza terei muitas estacas...

Mais para o proximo ano terei uma visão melhor de que caminho seguir..

Abs
Marcio Vargas16/12/2010 11:33
Pessoal!!!!

Esta planta é uma beberrona!!!!

Costumo molhar minhas plantas sempre quando chego em casa no final do dia... No caso deste Jasmim quando chego para molhar ele esta bem murcho, as flores caidas, os botões caidos...

Rego com 2 litros de agua (garrafa de coca com a tampa furadinha com agulha) o substrato fica BEM molhado, porem não chega a sair por baixo. Comecei a encher também o pratinho apos a rega, vai mais um litro e meio no pratinho. Pela manha quando saio para trabalhar o pratinho já esta vazio e as flores em pé, vistosas...

Nunca tinha visto uma planta consumir tanta agua...!!!
12345