Apelo por um bonsai melhor
Mário A G Leal13/10/2009 08:31
Meu caro Wilson, fui objetivo em minha postagem e saí especificamente em defesa do meu amigo Bergson e, sairia em defesa de qualquer outro. Como o conheço bastante (O Bergson) colocações com relação ao bonsai serão, como as minhas, pouquíssimas. A Paisagem de Bonsai tem fundamentos diferentes e nos permite, de forma mais simples realizar estes trabalhos e é por estes caminhos que trafego. Também fui objetivo ao falar de que ele (Bergson) com suas contagens regressivas sobre o evento me ajuda a manter este trabalho. Espero que continue!
Por outro lado, me dê o seu OK e, com prazer, o colocarei na lista de moderadores. Somar com amigos é uma das coisas que sempre fiz e sempre farei. Todos sabem disto. Pessoalmente, não faço médias mas procuro ser, como você diz objetivo.
O fato de não permitir, neste Fórum, posturas indevidas é o que faz com que ele se mantenha, como vem se mantendo, ativo. Muitos amigos poderão estar de volta pois, este espaço é livre para os amigos que, de fato, queiram participar.
Wilson Fracassi13/10/2009 08:45
Mário,
Muito obrigado por tudo, minhas postagens terminam aqui.
um forte abraço
Wilson
Mário A G Leal13/10/2009 10:39
Vou me repetir: "Ajudar, é difícil!!!"
Grande abraço
fabianoscosta13/10/2009 15:33
Era só o que faltava...
Mário A G Leal13/10/2009 16:02
A postura daquele bonsaísta que, por várias razões, pode se considerar alguém com capacidade de ajudar e que é fundamental para este Fórum deve ser a do mestre: sabe e ensina mas, ensina com didática. Se a postura for sempre assim e assim continuar, vamos elevando o nível dos comentários e, todos, se acostumando com as posturas adotadas. Embora com as minha limitações fui e serei sempre aquele que pretende ajudar a todos os interessados, iniciantes ou não a melhorar o nível do bonsai no Brasil.
Vou pedir novamente para que aqueles que se achem em condições de ajudar que me escrevam para que possa colocar aqui um bom número de moderadores o que fará com que o trabalho seja diminuído para todos.
Que ajudem a mover mensagens colocadas em seções erradas e tantas outras atividades que necessitam de mais amigos para verificações.
Entre 7 e 8 moderadores teremos sempre alguém fazendo verificações e transformando este espaço num local onde o nível do bonsai brasileiro alcançará novos patamares.
PRECISO DESTA AJUDA!
Renan Campara Braido20/10/2009 20:54
Estou tentando voltar aos foruns com mais atividade ( pela enésima vez hehehe) e não pude deixar de ler este post.
Acho que é difícil os foruns do Brasil serem comparados com os internacionais (como fez o amigo que parece ter partido) exatamente por esse tipo de atitude....
Mas o importante é tocar o barco...
Parabéns Mario pelo forum (mais uma vez)
Um abraço a todos ,
Renan
Rodrigo_Dias_RJ20/10/2009 21:29
Amigos, analisei ate aqui e espero não esquecer de nada.
Acho que o mais importante de tudo é que não devemos nos basear nos foruns internacionais, devemos nos inspirar sim! Mas não a obrigação de pensar igual a eles.
Temos total capacidade de criar uma bonsai com a cara do brasil, com nossas nativas e com nosso toque pessoal.
Se notarmos aqui no forum existe uma rotatividade muito grande de foristas, desde que eu entrei no forum vi isso varias vezes. Sabemos que a grande maioria entra no bonsai por que ganhou uma plantinha e não sabe como cuidar, por isso brigo tanto para que cada cidade tenha um ponto de encontro de bonsai, o forum é muito importante para troca de conhecimentos mas sabemos que apenas no REAL a coisa acontece!
O fato de postar e não concordar com o que os outros falam é complicado, mas o ser humano é complicado.
A ideia basicamente desse topico foi colocar trabalhos que fazemos e como ele pode melhorar, seja no nebari, na copa, no vaso, no acabamento...
Acho que é muito importante poder aparar essas arestas e seguir em frente com o bonsai.
Essa floresta foi feita a mais ou menos 2 anos, acho que ainda falta alguma coisa, o que vcs acham????

Elio21/10/2009 14:15
Olá Rodrigo!
Como eu disse no início do tópico, nós temos que criar coragem e postar nossas plantas para que, outros olhos as vejam, analisem, opinem (mesmo que erroneamente). Os mais sábios lerão e se, as observações tiverem fundamento, aceitarão agradecidos. Caso sejam inconsistentes, deixarão passar.
Dias atrás postei uma mensagem contrária à opinião de quem postou a planta (no fórum minha planta e sua opinião). Coloquei com toda sutileza, sem ser agressivo ou rude (aliás como sempre faço). Não é que o cara emburrou!!! Nem me respondeu! Esse tipo de pessoa , acho que nem deve postar fotos para opinião de outros.
Mas, vamos lá, Rodrigo:
-Vejo que olhando a floresta pela parte alta ela apresenta uma simetria não muito natural, ou seja, a planta maior no meio e as demais descendo para cada lado. Eu trocaria a do meio pela da direita.
-a mudança brusca da aparência do torrão das plantas para o resto do substrato também não fica muito natural. Eu sobreporia ao pedrisco um substrato com mais terra.
De resto, acho que está 10!
Minha modesta opinião...........
abração
Arzivenko21/10/2009 14:41
Temos que ser humildes e aceitar as críticas, brasileiro é bicho teimoso, não gosta de aceitar as críticas. E sobre isso, eu coloco aqui a tradução de um pequeno artigo do artista Walter Pall da Alemanha, notem como se lida de uma maneira diferente sobre este assunto:
Lixo Para a Janta - Português
Este eu postei no bom e velho bonsaitalk, quando ele era o forum mais ativo do mundo. Este tópico resultou em muitos acessos e comentários.
Eu não freqüento muito os fóruns de culinária, e não sei de fato o que se passa neles. Seria provável que uma das receitas de pudim se apresentasse assim?: "Eu fui até as latas de lixo de minha cidade recentemente, e elas estavam repletas de coisas que dariam uma boa refeição. Eu convidei meu chefe e sua esposa para um jantar esta noite, e peço a você, para me dar seu melhor conselho para organiza um maravilhoso jantar com o que eu tenho. " Eu adoraria ler a resposta! Cínico? Bem, isto acontece todos os dias com bonsai. Por alguma razão algumas pessoas pensam que a arte do bonsai consiste em fazer uma obra de arte com lixo! A verdade é esta: a arte do bonsai consiste em aprender como julgar e selecionar o melhor material possível antes de tudo. Algumas vezes ele pode até vir da lata de lixo, mas ainda assim é um bom material que um mestre pode avaliar rapidamente. Se um novato tenta a sorte com lixo, ele invariavelmente irá falhar. Por que as pessoas economizam R$20,00 de comprar um bom material e então passam horas trabalhando seu patético material vindo do lixo? Se alguém tem um trabalho honesto, deveria ser possível para ele receber R$10 à R$50 ou muito mais por hora de trabalho. Quanto tempo alguém trabalha em um bonsai durante um ano? 10 horas? 100 horas? Bem, aqui está uma simples equação: pegue a quantidade de horas que você possivelmente irá trabalhar em uma peça no futuro, multiplique por seu salário/hora. O resultado é uma soma razoável para gastar em material, o qual você irá trabalhar de maneira agradável. Eu gasto a maior parte do tempo, esforço e dinheiro em adquirir o melhor tipo possível de material. O melhor possível é apenas bom suficiente. Então as pessoas me perguntam o que fazer com o que encontram na lata de lixo - e esperam uma resposta polida sobre isso!! Isto vai além da possibilidade de ser politicamente correto, para mim. Alguém tem que dizer isto a eles, e eu digo!
Walter Pall
Traduzido para o Português por João Pedro Arzivenko Gesing
Elio21/10/2009 14:59
Parte final do texto de Walter Pall:....Então as pessoas me perguntam o que fazer com o que encontram na lata de lixo - e esperam uma resposta polida sobre isso!! Isto vai além da possibilidade de ser politicamente correto, para mim. Alguém tem que dizer isto a eles, e eu digo!
Walter Pall
Traduzido para o Português por João Pedro Arzivenko Gesing
..........................................................................................................
Concordo com tudo que o Walter colocou, menos com a parte acima. Podemos/devemos aconselhar com responsabilidade mas, NUNCA, sem ser polido ou politicamente correto.
Não temos porque ser rudes, grossos, antipáticos, com as pessoas!
abraço
Mário A G Leal21/10/2009 15:10
Provavelmente, Walter Pall, tenha usado este texto em um momento de desabafo. Não sabemos!
Outro detalhe e que ele desconhece as condições financeiras da grande maioria brasileira pois, como a grande maioria começaria se não fosse com pequenas mudas??? Quantos tem condição de comprar uma boa muda com as características necessárias sem ter que dividir o pagamento, usar cartão, sei lá! Seria, se isto fosse definitivo e norma geral, um desmotivador.
Acredito que o texto é perfeito como orientador: "Procure começar certo, será mais fácil"
Vamos nos apegar nesta questão.
Rodrigo_Dias_RJ21/10/2009 15:37
Elio escreveu:
Mas, vamos lá, Rodrigo:
-Vejo que olhando a floresta pela parte alta ela apresenta uma simetria não muito natural, ou seja, a planta maior no meio e as demais descendo para cada lado. Eu trocaria a do meio pela da direita.
-a mudança brusca da aparência do torrão das plantas para o resto do substrato também não fica muito natural. Eu sobreporia ao pedrisco um substrato com mais terra.
De resto, acho que está 10!
Minha modesta opinião...........
abração
Elio , como tem poucas plantas sera que a triangulação ficaria legal mudando a arvore principal de lugar?
A questão do torrão e do substrato ja foi resolvida!
Mário A G Leal escreveu:
Outro detalhe e que ele desconhece as condições financeiras da grande maioria brasileira pois, como a grande maioria começaria se não fosse com pequenas mudas??? Quantos tem condição de comprar uma boa muda com as características necessárias sem ter que dividir o pagamento, usar cartão, sei lá! Seria, se isto fosse definitivo e norma geral, um desmotivador.
Acredito que o texto é perfeito como orientador: "Procure começar certo, será mais fácil"
Vamos nos apegar nesta questão.
Mario, concordo totalmente!
Há 20 anos podemos dizer que surgiam 10 bonsaistas por mes, ha 15 anos podemos dizer que surgiam 30 bonsaistas por mes, ha 10 anos podemos dizer que surgiam 100 bonsaistas por mes... hoje em dia podemos dizer que surgem 1000 bonsaistas por mes. Varios fatores contribuiram pra isso (internet, antigos bonsaistas, midia...), eu mesmo fui inspirado no inicio por dois bonsaistas e acredito que coloquei o bonsai na cabeça de algumas dezenas de pessoas (CORRENTE DO BEM).
Essa é a nossa função, abrir os horizontes para os novatos
Elio21/10/2009 19:52
Palmas para o Mário!
Rodrigo, concordo plenamente contigo: nossa função (não mais como iniciantes; mas eternos aprendizes) é fomentar a arte!
Quanto à floresta, na questão da triangulação, no meu entendimento, todo bonsai deverá aparentar uma triangulação; mas no caso de florestas, não creio que isso seja desejável, visto que na natureza isso não acontece.
Posso estar enganado, já que não sou um expert em florestas. Vamos aguardar quem tem mais conhecimento, para opinar.
abração
Elio21/10/2009 19:57
me ocorreu uma coisa, agora:
A postagem da floresta do Rodrigo.
Minha opinião,
depois, o argumento do Rodrigo,
depois, meu contra-argumento...............
Tudo isso é válido e acho que é assim que funciona...................só que estamos no fórum errado, Rodrigo....................rsrsrs!
Isso só serviu de exemplo, já que deveria estar no fórum "minha planta e sua opinião"
Rodrigo, para continuar o tópico sobre a floresta seria interessante postar novamente no fórum certo, senão o Arzivenko pode nos multar..................rsrsrsrs!
abraço
Rodrigo_Dias_RJ21/10/2009 20:02
Antonio Castro21/10/2009 20:22
Olá Arzivenko
Antes de mais os meus parabéns por esses tópicos do Sr. Walter Pall este do "Lixo" e “o cego de um olho”
São sem sombra de dúvidas enriquecedores e considero inclusive como já referi pessoalmente a um colega recentemente, uma autêntica bomba para alguns indivíduos.
Afinal o dito senhor é altamente selectivo naquilo que faz, o seu naturalistic não é tão natural como à primeira vista nos transparece, ou alguns pensavam....existe por trás um enorme cálculo mental aonde até o preço hora pelos vistos está em jogo....é perfeitamente natural que assim seja! Prima pela perfeição aonde por vezes o foque principal é precisamente a perfeição da imperfeição, por isso não é de estranhar...que exista um enorme trabalho e "saber" por trás.
Basta olharmos para a sua galeria para percebermos que cada uma das que ali se vêem, foi ou terá sido uma eleita entre tantas; a selecção da que tem mais potencial entre tantas...cujos yamadoris que porventura terá feito, não o terá sido apenas porque era dia de os fazer e ao passar pelo local se retirou uma pescoçuda só para não vir de mãos vazias, ou porque alguém lhe a encomendou.
“Como regra, as árvores que são mostradas a mim não deveriam entrar de modo algum no concurso, porque existem padrões mínimos para entrar, e ganhar o concurso é algo completamente fora de questão.”
Caramba...pelo que li de alguns dos seus seguidores (entendidos, daqui) não haviam regras...era tudo "ao natural"!
Afinal existem padrões mínimos para entrar, dele e das restantes instituições de Bonsai ( Federações etc...) e como se deve compreender os padrões mínimos de que ele fala porventura devem ser os nossos de excelência....não é preocupante quando se pratica bonsai a pensar que tudo é possível e tudo vale, fora de fronteiras as coisas não sejam bem assim??? As Federações têm regras rígidas e a qualidade exige-se. 😲...e estas não brincam às Associações, as que não estão devidamente legalizadas pura e simplesmente estão fora, não têm qualquer voto na matéria no que ao Bonsai diz respeito, estas não se compadecem com as dificuldades internas de terceiros, para elas, ou se está dentro ou não se está, e senão se está...nenhum dos seus membros se pode candidatar a uma qualquer Exposição Internacional que esteja sobre a Alçada de uma, salvo raras excepções de individuos que já atingiram determinado protagonismo/reconhecimento internacional e porventura sejam "convidados especiais" das mesmas... o que também costuma acontecer.
“Bonsai é uma escultura tridimensional, e geralmente parece tão bela devido a sua transparência e profundidade de composição. Uma fotografia é bi-dimensional por natureza, e o impacto da tri-dimensionalidade e profundidade é perdida.”
Sendo escultura, também é técnica, sendo composição existe e exige cálculo mental...portanto existe regra! embora não necessáriamente as mesmas que as outras.
E existe no caso do respectivo Senhor, creio, a preocupação de o simular para não evidenciar em momento algum “o trabalho do homem”... tendência inclusive que está voltar novamente como por exemplo nos sharis e nos jins a não utilização de maquinaria alguma, por o resultado final facilmente o denunciar e dificil de contornar...recorrendo estes mais uma vez a alicates e descarnando passo a passo para seguir o veio natural da madeira...
Acerca da questão monetária, como é normal ele não se estaria a referir a ninguém em concreto....mas por vezes basta algum calculo mental como o que ele referiu em R$ x numero horas gastas, se contabilizarmos isso aliado a excessivo numero de arvores que muitos praticantes com certeza terão, provavelmente as coisas mudam de figura.
Para quem pensa em termos de selecção e potencial, segundo o ponto de vista de bonsaistas “não-amadores”, é preferível ter duas ou três árvores com bom potencial que possam ser trabalhadas como deve ser, que duzentos ou trezentas exemplares sem futuro nenhum ou quase nenhum (fraco)...coisa que julgo ser normal em muitos praticantes/aficcionados de Bonsai, isto sem contar nos custos que acarreta só a manutenção dessas mesmas quantidades: água; adubos; fitossanitários etc...
Como referi noutro tópico, em conversa com um Bonsaista recentemente aquando de um workshop, após os comentários de avaliação do mesmo no decorrer do evento, ainda que de uma forma cordial (quanto baste) foi dito de forma curta e grossa para quem quis ouvir...de maneira a perceber que basicamente tudo o que tenho em termos de bonsai, é lixo, mesmo reconhecendo que ainda são jovens... também aqui não fugido à regra, grande parte das vezes por “estar cego de um olho” e as ver constantemente como jovens e que lá para a frente a coisa muda! mera ilusão de iniciante.
Fiquei chateado?? Não...fiquei foi grato, porque tal me levou a reflectir e me deu/dá hipótese de não perder mais tempo com algo que não vale a pena, só é preciso é arranjar coragem para o “desapego” e substituir por algo mais consistente e interessante...
Cptos.
Castro
Arzivenko21/10/2009 22:05
Amigo Antônio Castro, que bom que gostaste dos artigos, pois saiba que já estou preparando mais um bem completo, que volta a falar sobre estes mesmos assuntos, e mete o dedo na ferida, aguarde, e enquanto isto, um fraterno abraço!
Arzivenko22/10/2009 08:39
Os artigos aqui citados se encontram no forum de Matérias, caso alguém tenha interesse.
vhobus22/10/2009 23:43
Bom pessoal, ótimo tópico.
Arzivenko, obrigado pelas traduções.
Quando Walter esteve aqui no Brasil, tive a honra de ser seu tradutor, e acima de tudo, tivemos muitas conversas "particulares" já que falo alemão.
O que posso dizer é que o contexto no qual ele escreve seus textos é muito diferente do nosso. Muitas vezes pegamos parte do que ele escreve, e sem saber o contexto, o crussificamos ou o adoramos.
Me marcou muito quando ele contou que deixou o trabalho dele (administrava uma empresa) para fazer bonsai, mesmo que para isso seu ganho ($$$) caiu pela metade. Ele abriu mão do estress do seu antigo trabalho para uma vida mais tranquila (mesmo ganhando menos) com bonsai.
Ele falou que muitos julgam que ele tenha muito dinheiro, pois compra plantas de alto nível. Mas, segundo ele, o que ele faz é comprar menos e melhor.
Temos a mania de comprar tudo o que é porcaria que vemos na frente. Saimos pro mato, e voltamos com 10,15,20 plantas, e na maioria ruins, pois saimos coletando tudo que é coisa na qual tropeçamos.
Tenho me proposto a sair para coletar plantas e não trazer mais do que 2 platas por vez. Ando, procuro, marco, seleciono, e no final, repasso as que escolhi para selecionar apenas 2 que valham a pena. O mesmo faço em viveiros.
Aliás, não saio para comprar plantas. Se, por ventura, andando por algum viveiro, encontrar algo que valha a pena, eu compro. mas na grande maioria das vezes (para infelicidade do dono do viveiro) saio de mãos vazias.
Prefiro deixar de comprar 10 plantas +ou- para economizar e comprar 1 planta boa pelo preço das 10.
Então não é questão de ter mais ou menos dinheiro, mas sim de ser mais seletivo e menos compulsivo nas nossas compras.
Quanto ao ponto do naturalistic ser sem regras.... heehehehehe, só quem viu o homem explicando o trabalho dele naquele buxus centenário pra saber.........
Ilusão pensar que qualquer coisa em um pote é naturalistic. A maioria das plantas no site dele são, como ele mesmo disse quando esteve aqui, "trabalho pra mais 20 anos".
Precisamos sim zelar por um bonsai de mais qualidade, mas isso nao significa que bonsai é coisa pra quem tem dinheiro. Eu não tenho grana sobrando, por isso, acho mais sábio usar bem o pouco que tenho, e não desperdiçar com "qualquer coisa" que achamos por aí.
Abraços, e desculem pelo tamanho do texto.
marco_avelar23/10/2009 01:27
Valdir eu concordo com você. A coisa mais importante no bonsai é aprender a adquirir bom material. Em 95% das vezes que eu entro em lojas para ver as plantas saio de mãos vazias. É comum as pessoas se iniciarem no bonsai comprando mudas em bandejinhas de plástico (eu me incluo nisso), mas depois de algum tempo tem que aprender a distinguir o que é um bom material. Eu, atualmente, compro plantas a cada 6 meses na exposição do jardim botânico de SP. Lá se reúnem alguns dos melhores produtores do Estado e mesmo assim eu ainda seleciono muito o que vou levar. Ao invés de comprar uma mudinha por R$20 em algum supermercado eu compro por R$40 plantas como o acer tridente que eu atualizei o tópico recentemente no fórum minha "árvore e a sua opinião". Não é tão caro quanto as pessoas imaginam adquirir materiais de qualidade razoável, mas requer pesquisa e capacidade de discernimento.
Arzivenko23/10/2009 10:46
Como o próprio Walter disse, "a melhor planta possível de se adquirir é apenas boa o suficiente".
Rodrigo_Dias_RJ23/10/2009 11:02
Valdir gostei muito do seu texto.
Agora a pergunta que não quer calar: Como convencer os mais novos a consigam plantas melhores?
Vou te dar dois exemplos:
1- um amigo trabalhou em uma loja de plantas, sempre que alguem escolhia uma planta ele indicava uma planta melhor/mais cara, com isso o dono da planta perdeu algumas vendas e eles acabaram brigando.
2- um conhecido tem uma loja, o lance dele é vender de qualquer jeito, nem que seja um galho em um pote de plastico, ele ja disse que o negocio dele é vender e acabou.
Sera que o lance deve acontecer com os iniciantes ou com a gente tentando mudar um pouco a cabeça dos mais antigos?
Arzivenko23/10/2009 17:56
Rodrigo, a palavra certa é entusiasta, quem compra um graveto em um pote e se conta feliz com isto não vai nunca na vida ler este tópico, ou qualquer outro. Porém aquele que se interessa, que vai atrás da informação, deve também correr atrás das melhores plantas, uma coisa leva a outra, invariavelmente.
Antonio Castro23/10/2009 19:17
Olá Rodrigo
Nós não devemos convencer ninguém a fazer coisa alguma, ...mas como indivíduos que caminhamos à um pouco mais tempo nesta arte, temos ou devíamos ter sempre em linha conta que sempre que possível, podemos ajudar os mais novos a melhorar, não só acerca dos sucessos, mas sobretudo a não cair em erros que por ventura nos aconteceram....e ainda hoje acontecem.😉
Acerca dos exemplos apontados, creio que o seu amigo age de forma correcta ainda que vá contra/colida com alguns princípios da entidade patronal,... isso lhe pode trazer-lhe problemas, mas acredito que sejam temporários, já que ele se o fizer porque lhe estar marcado no ADN, irá fazê-lo ao longo da vida seja aonde for e em que área estiver....mais tarde com certeza tirará dividendos disso...pode entretanto ser despedido, mas dado o quadro que apresenta, também creio ser um fim inevitável dado que o respectivo patrão ao agir dessa forma está a dar um tiro no próprio pé, pode enganar um cliente um vez; duas mas não o engana a vida toda....nem tão pouco aos amigos de um cliente lesado....é sempre mais difícil ser-se reconhecido por fazer o bem do que por fazer o mal...agindo de má fé, a coisa é como um rastilho de "cordão rápido" e depois não vale de nada "publicitar-se que se é bom/de bem"....
Convenhamos que um tipo que vende “um galho num pote de plástico” não é para ser levado a sério (pelo menos por cá), ele pode até alegar que a culpa é do funcionário, mas se pensarmos bem, será que é??? Eu se entrar num local e o funcionário me induzir a comprar algo que seja bom ainda que mais caro, não fico aborrecido! afinal ele está ali para aconselhar o cliente e faz o melhor pode e sabe...não está a desvaloriza-lo como estaria se o induzisse mal ou o tomasse por alguém "menos inteligente"....
Afinal a ultima palavra é minha/nossa....e penso que assim seja com todos os casos, quem decide se compramos ou não, somos nós!
Se o negócio acabar será porque os clientes viram nele (patrão), uma pessoa em que não podem confiar, que não tem a mínima preocupação; iniciativa ou dinamismo no sentido de os valorizar como clientes, coisa que devia ser o seu único objectivo (deixar sempre o cliente satisfeito) e não como alguém que apenas os pretende enganar....e isso mais tarde ou mais cedo vai acontecer, não será o excesso de zelo do funcionário, seguramente.
Pelo menos pela parte que me toca, jamais alguém me vende uma árvore (como em quase tudo o resto)....eu é que compro, é uma coisa diferente... em bonsai cada vez mais estou como diz o Amigo Valdir, são mais as vezes que saio de mãos vazias e agora ainda pior, por pretender elevar um pouco mais a fasquia da qualidade!...e isso pode ser dito aos mais novos sem problemas nenhuns! Quem vende “galhos em potes de plástico” que fique com eles, porque o negócio deles não é vender Bonsai ou Potensai, mas sim enganar o próximo....
Tambem concordo com João Pedro, se isso fizer alguém feliz, já cá não está quem falou, mas quem apanha a febre do Bonsai jamais se fica por ai e rápidamente muda de direcção, nem que seja porque um amigo em determinado momento lhe deu uma dica que ainda não se encontrava no seu horizonte...😄😄
Para ajudar os mais novos a conseguirem plantas melhores, é incentivar ao estudo...apenas isso! em Bonsai as coisas não aparecem, interage-se e constrói-se e ao longos dos tempos, e no entretanto, estuda-se....
Cptos.
Castro
Elio23/10/2009 21:02
Eu ainda acho que não devemos queimar etapas nessa caminhada, senão, vejamos:
- Quem inicia-se na arte fazendo um curso para iniciantes (eu já ministrei uns 12), tem uma aula téorica, acompanha uma demonstração e faz o workshop com que? Uma serissa ou, quando muito, um pequeno shimpaku.
- Vocês acham que ele saírá dali, irá num viveiro e comprará um toco com 8 cm de base, ou uma muda com 3 metros e irá mandar podar a 15 cm?
-Não! Pra começar ele acaba levando as estaquinhas que sobraram da poda do workshop que ele fez, até porque ele acabou de aprender como se faz estacas.
- Será que dali ele sairá para comprar um pré de Acer palmatum ou um Pinheiro Negro, de porte, e pagar 150, 200 reais? Duvido!
- Será que eles estão errados?
-Será que eu e você não começamos assim?
-Como coloquei neste tópico, logo no início, devemos sim ser criteriosos em nossas compras; nossos yamadori (como bem disse o Valdir), mas.................não podemos queimar etapas!!
-Ninguém começa a escola de ensino fundamental e já passa para um ensino superior (salvo alguns com QI 200)
-Alguns, estudarão, lerão este tópico, discutirão, botarão a mão na massa, evoluirão!
-Muitos ficarão nas estaquinhas, paciência!
abraço