Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

CONCURSO NACIONAL ATELIER DO BONSAI - Mário A G Leal

1234567
Mário A G Leal02/12/2009 21:49
CONCURSO NACIONAL ATELIER DO BONSAI - Mário A G Leal
CONCURSO NACIONAL
ATELIER DO BONSAI - Mário A G Leal

Veja o link abaixo:

http://www.atelierdobonsai.com.br/concursonacional.html
Espero a sua sugestão.

Grande abraço
Illex02/12/2009 21:52
Re: CONCURSO NACIONAL DE BONSAI
O link não funciona.
Mário A G Leal02/12/2009 21:57
Tente de novo!
ARQPATRIK03/12/2009 09:48
Queria sugerir o Renan C. Braido como Master.
ARQPATRIK03/12/2009 09:50
Quanto ao concurso, achei uma ótima idéia!
Mário A G Leal03/12/2009 19:01
Patrik, já acrescentei o nome do Renan.
Astolpho Coelho Bicalho03/12/2009 22:56
Olá Mário, excelente iniciativa, ai podemos apreciar ainda mais a arte,

quero indicar o VALDIR HOBUS como marter.

agrande abraço
Mário A G Leal03/12/2009 23:02
Valdir, já eatá na lista.

Astolpho Coelho Bicalho escreveu:
Olá Mário, excelente iniciativa, ai podemos apreciar ainda mais a arte,

quero indicar o VALDIR HOBUS como marter.

agrande abraço
marcio celestino04/12/2009 12:41
Exelente iniciativa, pois dara chance a mais pessoas de mostrar seus trabalhos, parabens mesmo, abraço.
Illex04/12/2009 12:44
Mário,

Gostaria de indicar:

Helenir Cândido
Ednilson Martiniano
Ricardo Alexandre Mendes
Luis Fernando

Acredito serem pertinentes também. Agradeço.

Abraços:

Illex
marcio celestino04/12/2009 13:00
Tambem acho que o Helenir Cândido pode sim ser incluido na lista de masters, abraço.
Alexandre S. Coelho04/12/2009 13:07
Oi Mário e pessoal...

Realmente é uma grande idéia que já vem sendo necessária em nosso País: Tirando a temática da disputa, serve principalmente para incentivar a evolução da arte bonsai no Brasil!

Mas, gostaria de sugerir que o amigo não acabasse com o também Concurso Shohin Bonsai... que já está bem conhecido no meio!
Acredito que ficariam dois concursos em épocas diferentes, sendo este novo para plantas acima dos 25cm.

Outra coisa, qual o critério adotado para definir quem é master ou intermediário???

Favor comentem...!!!???
Felipe04/12/2009 19:59
Mário,

Gostaria de opinar também. Muitos dos Masters utilizam suas esposas para entrar no concurso também, então o legal é identificar isso.

abraço.
Mário A G Leal04/12/2009 22:50
-----------------------------------------------------------------------
Mário A G Leal04/12/2009 22:54
Caro Alexandre, Master foi uma expressão que usei para identificar e separar duas categorias. Poderia ser Avançados e Intermediários.
O critério que usei na minha promeira listagem foi o de colocar os nomes que são realmente conhecidos e, que por esta razão, se sobrepoem aos outros.
Outros nomes indicados por apresentarem trabalhos diferenciados serão acrescidos nesta relação é só me enviarem os nomes como já fizeram.

quote="Alexandre S. Coelho"]Oi Mário e pessoal...

Realmente é uma grande idéia que já vem sendo necessária em nosso País: Tirando a temática da disputa, serve principalmente para incentivar a evolução da arte bonsai no Brasil!

Mas, gostaria de sugerir que o amigo não acabasse com o também Concurso Shohin Bonsai... que já está bem conhecido no meio!
Acredito que ficariam dois concursos em épocas diferentes, sendo este novo para plantas acima dos 25cm.

Outra coisa, qual o critério adotado para definir quem é master ou intermediário???

Favor comentem...!!!???
Illex05/12/2009 15:50
Mário,

Ele mesmo.

Illex
Ricardo Paiva07/12/2009 00:12
Mário, excelente iniciativa. Acredito que seja a evolução do Concurso de SHOIN Bonsai.
Qunato a idéia do Alexandre de manter o curso de Shoin, acredito que se ste novo concurso as plantas forem, dentro de cada categoria (master e intermediário), os bonsai fossem divididos por tamanho, substituiria o concurso Shoin.
Sei que ficaria um concurso bem maior, mas acredito que ficaria mais rico onde poderíamos inclusive incluir a "categoria" penjing.
O que vocês acham?
Rodrigo_Dias_RJ07/12/2009 11:18
Show de mais!!!!!!!!!!!!

Acho que poderia fazer a categoria iniciante!

Para dar mais animo a quem esta começando!
vhobus08/12/2009 11:28
Mário,
Excelente iniciativa, como já haviamos conversado por tel.
Quanto as categorias, acho q as duas escolhidas já é um bom começo.
Penso que no futuro poderia ser apenas uma categoria, como no caso do Certré, do WBC, entre outros.
Quem tá iniciando, deveria procurar cursos, estudar, pesquisar, e aprender o máximo que pudesse.
A preocupação precoce com concursos não é saudável.
Cada coisa tem sua hora.
Num concurso são avaliadas as plantas com critérios que muitas vezes ainda nem fazem parte do imaginário de quem tá começando.
Pode até ser um estimulo, mas tb pode ser uma frustração.
Por ex. o comentário feito por um iniciante frente a uma planta que ganhou um concurso: "por que ela ganhou? tá toda sem folhas, parece morta." (esse comentário recebi de um iniciante no ano em que minha piracanta ganhou o concurso nacional).
Mostra que algumas coisas ainda nem são conhecidas, e as pessoas já querem participar em concursos.

Mário!
Mais uma vez... parabéns pela iniciativa.
Meu voto é que esse concurso seja para premiar os melhores trabalhos em nosso país, e não para massagear ego de ninguém.

Abraços
Rodrigo_Dias_RJ08/12/2009 12:57
Valdir, pensando por esse ponto concordo com vc!
Mário A G Leal08/12/2009 15:43
Muitas vezes, ouvi os pedidos de um Concurso de Bonsai onde se pudessem colocar todas as árvores.
A divisão MASTER (Leia-se, alguém que por ter mais conhecimento entrará em uma disputa em condições superiores.) e INTERMEDIÁRIOS.

Fica difícil, em princípio, barrarmos quem quer que seja. Não seria democrático!!!
Sei que é bastante complicada esta questão. Acredito que deveríamos, antes do fechamento (Antes da votação) fazermos uma depuração? Como não existem nomes, somente códigos, ninguém ficaria ofendido. Isto seria explicitado como regra. Poderia ser mais ou menos assim:

"Todas as árvores na seção de INTERMEDIÁRIOS será analisada e, as que não tiverem um mínimo de requisito para uma votação serão retiradas."
Esta seleção seria feita pelos bonsaístas abaixo:
1 - Charles White
2 - Carlos Tramujas
3 - Valdir Hobus
4 - Roque Junior
5 - Fernando Magalhães
6 - Sergivaldo

e, quem mais acharem interessante. É importante uma quantidade de juízes pois no momnento da votação poderemos não encontrar alguns. Uso a mesma razão para os juízes internacionais.

----------------------------

QUAL SERIA O MELHOR PERÍODO PARA ESTE CONCURSO. Levar em consideração o período do ano em que melhor se possa apresentar as árvores?

-----------------------------

Considerar outros bonsaístas que devam estar na relação de MASTERS?

-----------------------------
vhobus08/12/2009 16:08
Mário... não é questão de barrar alguém.
O concurso deve ser aberto a todos.
O que quero falar, é não fazer categorias diferenciadas. Bonsai é bonsai.
se vai pra concurso, tem q estar ciente de que serão usados criterios rigorosos de avaliação.
No certré tem plantas excelentes e plantas de baixíssimo nivel. Não adianta ficar fazendo categorias para aqueles q se sentem menos capazes, só pra ele terem chances de ganhar alguma coisa.
Daqui uns tempos tem até concurso pra bonsai mais feio, pois os que tem bonsai feio tb querem ganhar concurso.... 😂 😂

Não dá pra ter um bonsai com nível elevado no país se nivelamos nossos bonsaistas por baixo.

Sou da opinião que se meu bonsai não tem como concorrer com plantas de nível elevado, então ainda não tá na hora de ir pra concurso. Tá sim na hora de estudar e melhorar.
Mário A G Leal08/12/2009 16:38
Valdir, sua forma de pensar não foge a minha pois, veja que o concurso do SHOHIN BONSAI nunca teve separação. Foi em razão de algumas observações ( De terceiros ) que estava pretendendo fazer esta alteração.
Honestamente, neste momento, em nosso País, não deixa de ser coerente mas, prefiro optar pela maioria sempre que possível.

Deixo a decisão com vocês.
Elio09/12/2009 10:45
Diante do status do bonsai no Brasil, concordo com a divisão: Master e Intermediário.

Master, para aqueles que já praticam a arte há muito tempo e/ou tiveram um crescimento muito grande, dado a aplicação com que o indivíduo se lançou na prática e estudo da arte do Bonsai.

Intermediário, para aquele que já detém uma boa parte de conhecimento sobre a arte, até como uma forma de fomentar e incentivar o crescimento.

Para Iniciante, não vejo também com bons olhos pois, uma planta nesse nível, classificada, não poderá ser objeto de modelo, o que poderá conduzir a uma regressão na evolução da arte do Brasil.

Sempre é bom lembrarmos que isso tudo está sendo avaliado pelo amigo Mário, tendo em mente que o bonsaísta TRABALHOU a planta posta em concurso, certo Mário?
Caso contrário não haveria necessidade de divisão.

abraço
Renan Campara Braido09/12/2009 12:23
Concordo com o Valdir...

Imaginem um cara que tenha 30 anos de experiência, excelentes plantas e MUITO talento, mas que não participa de foruns, encontros e etc...

Como ninguem o conhece, seria intermediario ou iniciante... Ou, pior, teria que se apresentar para "conseguir" participar do "Master"....

Acho que cabe a cada bonsaista decidir se sua planta pode ou não ir para um concurso...

E acho muito válida a atitude do Mario de deixar todos opinarem!

Assim, minha opinião, é que seja Concurso de Bonsai e pronto....

Abraço,

Renan
1234567