Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

CONCURSO NACIONAL ATELIER DO BONSAI - Mário A G Leal

1234567
Mário A G Leal17/12/2009 09:23
Arzivenko, meu amigo, leia o texto da págian abaixo e verá que estou conseguindo uma solução boa para todos. Escolhendo o bonsai e não o bonsaísta e, mais que isto, permitindo que todos participem.

http://www.atelierdobonsai.com.br/concursonacional.html
HUMBERTO SILVA17/12/2009 10:34
CONCURSO NACIONAL DE BONSAI
Amigo Arzivenko!

Foi um prazer ler seu comentário, o qual nos ilumina com altivez e singeleza, um equilíbrio que almejo. Parabéns, com toda certeza você esta no caminho certo do bonsai. Gostaria de conhecer seus trabalhos.

Feliz Natal a você e sua familia.

meu e-mail: humbertogoiania@bol.com.br

😄
marcio celestino17/12/2009 11:27
Sou iniciante, e acho que não deve haver divisão de categorias, a gente tem que melhorar sempre como disse nosso amigo Arzivenko o concurso é para premiar o melhor bonsai, e não o melhor bonsaista, portanto, o foco é motivar os iniciantes lhes mostrando as plantas magníficas que serão premiadas, e não premiar as suas plantas razoáveis. Existe uma diferença clara aí, pois se estamos evidenciando O BONSAI, então teríamos que criar uma categoria "pré-bonsai" ou "bonsai em treinamento", ao contrário de "iniciante" (que se refere ao bonsaista, e não ao bonsai). Obviamente que tais classificações seriam ridículas em um concurso nacional, pois o mesmo tem repercussão internacional, e queremos mostrar nossos melhores BONSAI, não bonsaístas, ou pré-bonsai, ou bonsai em treinamento. é minha opinião também, abraço.
Mário A G Leal17/12/2009 11:42
Márcio, vou pedir a você também que leia o texto que esta sendo resumido das moderações acontecidas aqui:

Zezao17/12/2009 11:50
Caros Amigos,

Faço minhas as palavras do Arzivenko, e principalmente as do Valdir.

"Como dito anteriormente por vários colegas, o concurso é para premiar o melhor bonsai, e não o melhor bonsaista, portanto, o foco é motivar os iniciantes lhes mostrando as plantas magníficas que serão premiadas, e não premiar as suas plantas razoáveis. Existe uma diferença clara aí, pois se estamos evidenciando O BONSAI, então teríamos que criar uma categoria "pré-bonsai" ou "bonsai em treinamento", ao contrário de "iniciante" (que se refere ao bonsaista, e não ao bonsai). Obviamente que tais classificações seriam ridículas em um concurso nacional, pois o mesmo tem repercussão internacional, e queremos mostrar nossos melhores BONSAI, não bonsaístas, ou pré-bonsai, ou bonsai em treinamento.

Portanto, creio que o participante deve ter muito discernimento na hora da inscrição, deve ter consciência do nível de seu bonsai, e creio que os juízes deveriam sim, dar nota, para todas plantas concorrentes. Se é um concurso Nacional, então deve ser levado a sério, até mesmo pelos árbitros, mesmo que alguém envie para concorrer plantas não tão boas, se sua nota for ruim, a planta mereceu, e o participante sabia que sua planta estava lá para ser avaliada.

Os avaliadores internacionais estão acostumados com isto, e não se sentem constrangidos em dar notas ruins para plantas ruins. A classificação de todas as plantas é muito boa para todos, mesmo para quem recebeu notas ruins, pois saberá que deve melhorar, e também para qualquer outro que ao ver aquela planta saberá que ela não mereceu uma classificação melhor, pois ao lado dela existem plantas que mereceram suas notas altas."

"Com relação as medidas, existem muitas divergências, especialmente nos livros. Cada autor usa a medida que mais lhe agrada. Os norte-americanos usam uma medida, os japoneses usam outra, e assim vai.
Creio que a maioria dos que participam de concursos locais e nacionais tem por objetivo participar tb de concursos fora do país mais tarde.
Sendo assim, eu penso que deveriamos seguir alguma medida usada em concursos internacionais, e não as medidas usadas por livros, etc.
Podemos usar alguma medida já praticada internacionalmente, e assim tb facilitar nosso ingresso posterio nesses concursos.
Por ex.: A maioria das federações européias usam shohin = 20cm sem contar o vaso. PAra esses concursos, precisa enviar: altira da planta, largura da copa, largura do nebari, medidas do vaso.
Nossas plantas de 25cm não podem concorrer em concursos europeus de shohin por estarem fora das medidas. Já concursos americanos usam 25cm.
Fica a dúvida. Mas acho que uma consulta aos Juízes poderia ser válida.
Poderiamos perguntar qual medida é mais usada internacionalmente.

Atualmente, a Europa é o continente mais expressivo e com maior crescimento no bonsai. Associações, federações, eventos, concursos estão cada vez mais fortes lá.
Muitos dos trabalhos de lá são proximos dos nossos, Não são TÃO japoneses nem TÃO chineses. É um meio termo.
Tb lembro que temos muitos demonstradores europeus vindo pro Brasil, e com isso, abrem-se portas importantes para nós.

Sendo assim, penso que poderiamos adotar alguma tabela de medidas usada oficialmente em grandes concursos, para que no futuro, tenhamos condições de participar tb. E não tentar criar uma tabela nossa, que não se adequa com as demais."
Zezao17/12/2009 11:52
Ah, não podia deixar de comentar,

Kifu-Dai, soa muito, muito mal... 😂 😂 😂
Alexandre S. Coelho17/12/2009 12:18
Mário, pessoal

Concordo com as últimas modificações e comentários sobre o Concurso, porém DISCORDO em pré-selecionar as fotos recebidas... Ainda mais sendo por uma comissão que também participará com suas fotos no mesmo Concurso, não seria "politicamente correto" 😉 FALO ISTO PELA FORMA DA DISPUTA, E NÃO PELA COMPETÊNCIA DESSES ÁRBITROS, A QUEM ADMIRO MUITO!!!
Agora, se esta pré-seleção fosse feita também pelos juízes internacionais ou mesmo por "nosso pessoal" desde que estes não participem com trabalhos seus no certame... Aí sim, não deixaríamos respaldo para posterior discordância.

Pensando que a maioria de participantes irão inscrever seus bonsai, pagando por isto, deve ao menos estar ciente das regras e da sua capacidade de trabalho... Independente se é master ou iniciante: O que será julgado é o bonsai, A ARTE! Como já foi bem dito!
Sergivaldo17/12/2009 12:18
Parabéns Arzivenko, pela clareza e sensibilidade.

Você conseguiu, com simplicidade, traduzir o que queremos. Que bom seria que todos pudessem dominar as palavras assim como dominam as técnicas do bonsai.

Em relação às medidas, concordo com o Valdir: nada mais sensato que perguntar aos juízes internacionais. Aí sim, poderemos adotar um padrão de medidas para nossos bonsai.

Alexandre, eu estava escrevendo quando você postou, daí resolvi editar a mensagem para dizer que concordo contigo em relação à pré-seleção. Já havia dito anteriormente que achava mais constrangedor para um iniciante saber que sua planta foi sequer aceita numa disputa. A idéia de se colocar notas de 1 a 10 seria justamente para classificar todos os bonsai inscritos, independente de ser de um inciiante ou de um veterano. Aos iniciantes, pediria que se inspirassem nas palavras do Arzivenko.

[]'s
Zezao17/12/2009 12:22
Concordo com o Sergivaldo,
Regras Internacionalmente aceitas
por Federações consagradas.

Isso acabaria com a discussão e
com o novo Reino da Fantasia
que estão querendo criar.

E também com o Alexandre,
Sem pré seleção.

2 plantas por categoria?
Renan Campara Braido17/12/2009 12:38
Concordo com o rumo que estamos seguindo agora....
Mário A G Leal17/12/2009 13:00
Regra de Fantasia é porque você nao faz nada Zezão. Você não está nem aí! É a minha opinião.

Em relação ao negrito vermelho do seu texto abaixo, posso dizer:

Ninguém estão nada Zezão, eu estou tentando criar alguma coisa como criei o SHOHIN BONSAI e deu certo assim: " Tipo SHOHIN BONSAI "Ilha da Fantasia"
Ah! Zezão me ajuda ou pelo menos não atrapalha.

Zezao escreveu:
Concordo com o Sergivaldo,
Regras Internacionalmente aceitas
por Federações consagradas.

E também com o Alexandre,
Sem pré seleção.

2 plantas por categoria?
Zezao17/12/2009 13:15
Querido Mário,

Em primeiro lugar,
acho que voce deveria se acalmar,
e ler direito o que eu escrevi.

Reino da Fantasia,
porque vão criar regras que provavelmente,
só existirão por aqui, impossibilitando qualquer comparação
com o resto do mundo.

Em segundo, não faço nada como?
Não entendi.
Assim como não tenho entendido
essa má vontade que voce anda comigo?

Será que é porque não vou ao seu evento?

Ora Caro Mário, já te expliquei,
Eu pago para estudar Bonsai,
seja na escola do Rock ou
fazendo algum curso fora,
essas coisas não saem de graça,
além disso, seu evento sempre foi repleto
de gente da melhor qualidade, com certeza
absoluta, não faço falta.

Então, peço que se acalme, respire fundo,
e me diga o que é que te incomoda tanto?

Quem sabe, então eu possa "fazer alguma coisa" e te ajudar...
Mário A G Leal17/12/2009 13:17
Caro Alexandre, é bom observar que estamos caminhando e chegando a um termo comum entre todos que, é o que pretendi ao iniciar este tópico e ao desejo de criar MAIS OPORTUNIDADES PARA TODOS com este CONCURSO NACIONAL DE BONSAI.
Separar por bonsaístas foi uma tentiva minha de atender alguns que achavam que seria difícil concorrer com um MASTER (Por favor, leia, alguém com mais tempo na Arte Bonsai). Pessoalmente não é a minha idéia tanto que o SHOHIM BONSAI foi para todos os que quisessem participar.
Estou tentando permitir que todos participem com uma pré-seleção com juízes brasileiros abrindo um novo painel para estes BONSAIS (NÃO OS BONSÍSTAS, por favor leiam: " Para aqueles bonsai que, por diversas razões não deveriam ser apresentados dentro da seleção principal para julgamento de juízes internacionais." Estaríamos oferecendo as melhores plantas para os juízes internacionais (LEIA-SE as melhores plantas pois ninguém sabe de quem serão e, ali poderão estar INICIANTES (LEIA-SE, aquele que tem menos tempo no manejo com a Arte Bonsai mas que, por seu talento ali se encontra.)
Ao mesmo tempo dentro de pré-seleção que estaria em outro painel, daria a oportunidade de premiar alguns trabalhos.

Será que melhorou ou esclareceu mais alguma dúvida.

Peço que, não citem valor pois, este será cobrado ( O ABSURDO de R$5,00 por planta). Quando não havia valor NINGUÉM fez a colocação, isto deve dar trabalho ou isto deveria ter uma inscrição para pagar o trabalho de alguém

Nada pessoal Alexandre é apenas o REAL, O QUE ACONTECE!!

Alexandre S. Coelho escreveu:
Mário, pessoal

Concordo com as últimas modificações e comentários sobre o Concurso, porém DISCORDO em pré-selecionar as fotos recebidas... Ainda mais sendo por uma comissão que também participará com suas fotos no mesmo Concurso, não seria "politicamente correto" 😉 FALO ISTO PELA FORMA DA DISPUTA, E NÃO PELA COMPETÊNCIA DESSES ÁRBITROS, A QUEM ADMIRO MUITO!!!
Agora, se esta pré-seleção fosse feita também pelos juízes internacionais ou mesmo por "nosso pessoal" desde que estes não participem com trabalhos seus no certame... Aí sim, não deixaríamos respaldo para posterior discordância.

Pensando que a maioria de participantes irão inscrever seus bonsai, pagando por isto, deve ao menos estar ciente das regras e da sua capacidade de trabalho... Independente se é master ou iniciante: O que será julgado é o bonsai, A ARTE! Como já foi bem dito!
Mário A G Leal17/12/2009 13:43
Querido Mário,

Em primeiro lugar,
acho que voce deveria se acalmar,
e ler direito o que eu escrevi.

Reino da Fantasia,
porque vão criar regras que provavelmente,
só existirão por aqui, impossibilitando qualquer comparação
com o resto do mundo.

Você escreveu o que está abaixo:

Como sou eu que estou querendo criar este CONCURSO NACIONAL DE BONSAI, como você pode ver no tópico inicial, você está se dirigindo a mim. E, se isto é um Reino da Fantasia, tô saindo fora pois só me dá trabalho.

Em segundo, não faço nada como?
Não entendi.
Assim como não tenho entendido
essa má vontade que voce anda comigo?

Será que é porque não vou ao seu evento?

Não ter vindo ao meu Evento, para o qual te convidei sempre, realmente, não tem importância. Sei das suas dificuldades financeiras, como você explica abaixo. Só tem um detalhe, você era convidado como Professor e não pagaria Inscrição e nem refeição que é o máximo que consigo, na maioria das vezes, devido a quantidade de amigos que convido.

Ora Caro Mário, já te expliquei,
Eu pago para estudar Bonsai,
seja na escola do Rock ou
fazendo algum curso fora,
essas coisas não saem de graça,
além disso, seu evento sempre foi repleto
de gente da melhor qualidade, com certeza
absoluta, não faço falta.

Então, peço que se acalme, respire fundo,
e me diga o que é que te incomoda tanto?

Quem sabe, então eu possa "fazer alguma coisa" e te ajudar...[/quote

Pode sim Zezão, não atrapalhe!
Fora isto, é como você pode sempre sentir de minha parte uma amizade fraterna e verdadeira.
Zezao17/12/2009 18:22
Querido Mário,

Desculpe se o termo, Reino da Fantasia
o ofendeu, eu poderia ter usado,
Universo Paralelo, ou Realidade Alternativa,
não importa, mas o que eu estou tentando dizer é que,
este, como sendo um concurso Nacional,
deveria servir de parametro, para que se compare
o nivel de desenvolvimento do Bonsai no Brasil atualmente
com outros paises que nos sirvam de referência.
Perder essa oportunidade seria um retrocesso ou
no minimo a estagnação.

Mas, você é o dono da bola, do campo, do juiz, do técnico...

Mário, se expressar minha opinião é atrapalhar,
me desculpe, mas vou continuar atrapalhando.

Até por que, dos seus concursos,
eu acho que entendo alguma coisa né? 😉

Você mencionou algo sobre dificuldades financeiras, etc...

Na realidade, meu querido, é que eu deixei
de ser burro e pagar para trabalhar para os outros.
Tenho muito trabalho em casa para fazer.
E sei que voce paga a passagem ou
as despesas de viagem de muita gente.

Agora, você ainda nao respondeu sobre o "não faz nada"
e o "não está nem aí!"

Duvido que, alguem leve ou levasse,
seu concurso mais a sério do que eu,
sempre estimulei as pessoas a participarem,
e fiz também o melhor que pude .

Se você está pensando em sair fora porque
só te dá trabalho, só posso dizer que é uma pena,
mas é isso que geralmente acontece quando se
tenta agradar a todos, só não venha descontar
em mim seus problemas e frustrações, porque
isso não vai te levar a nada.

Então, por favor me responda,
porque essa sua má vontade comigo?

Abraços igualmente fraternos e verdadeiros!!!

.
vhobus17/12/2009 18:28
Pessoal...
Não entendo pq tanta confusão.
Até agora o Zé foi o único dos "master" que deram a cara a tapa aqui. os demais nem aparecem.
Creio que ele tem experiencia fora do Brasil e pode colaborar.
O problema é que a maioria vem aqui e enfeita muito e não diz nada.

Mário... seria bom se mais dos "masters" opinassem. Vamos tentar juntar esse povo.
Zezao17/12/2009 18:51
Valdir,

Agradeço, mas não aceito esse título de forma alguma.

Somos todos iguais.
Mário A G Leal17/12/2009 22:28
É fácil entender que sem uma base de sustentação não conseguiremos erguer um bom edíficio. Sempre observei isto em relação ao bonsai.
Se não tivermos pessoas interessadas em bonsai por este Brasil afora para que Concurso. Será que estes que estão começando e que não tem uma Associação por perto, não tem um clube de amigos por perto DEVEM PERDER A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR?
Os profissionais fora do Brasil, de fato, não vão se preocupar com isto mas, alguém precisa pensar sobre o assunto. Há muitos anos que batalho para mostrar a Arte Bonsai para um número bastante grande de pessoas. Tenho feito isto!
A Pré-Seleção, dentro do CONCURSO NACIONAL DE BONSAI, será um divisor que, permitirá que aqueles que tem menos tempo possam paticipar dentro de suas limitações. A prova feita para o segundo grau não pode ser apresentada para os que estão no primário mas, os que estão no primário TEM QUE TER A SUA PROVA aliás, tem este direito.

E não me digam que farão um Concurso para principiantes pois aí todos estarão contrariando o que está sendo bastante repetido, estaremos separando o bonsaísta quando o que interessa é a planta.
OBSERVEM: a seleção deverá existir pelas plantas e NÃO PELO BONSAÍSTA pois não sabemos quem é mas, ele, o desconhecido, estará participando (A sua planta) dentro do padrão em que sua planta se encaixa. E neste painel NACIONAL, só serão apresntados os vencedores, usando o mesmo princípio que adotei no SHOHIN BONSAI.
No painel INTERNACIONAL serão dadas notas a todas as plantas como é a sugestão geral.

É tão simples, é tão mais fãcil que criar um outro concurso QUE NÃO SERÁ CRIADO, é tão mais democrático e, OS NÍVEIS DAS PLANTAS ESTARÃO DENTRO DOS SEUS PATAMARES. Das plantas, meus amigos, não dos bonsaístas.

Desta maneira poderemos continuar chamando este provável concurso de CONCURSO NACIONAL DE BONSAI. -> Para todos!

Talvez eu não saiba me explicar. Faz parte das minha limitações.

NÃO VOU PERDER O MEU TEMPO SE NÃO FOR PARA INFORMAÇÕES QUE COMPLEMENTEM E POSSAM FECHAR OS ASSUNTOS NECESSÁRIO PARA ESTE EVENTO.

Continuem acompanhando o link:

Sergivaldo17/12/2009 23:25
Mário,

Antes de dar nova opinião sobre a questão da pré-seleção e não falar bobagens, gostaria, se possível, que me tirasse algumas dúvidas:

- Quais critérios seriam utilizados na pré-seleção?

- Haveria alguma espécie de premiação?

- Qual o real objetivo da mesma?

[]'s
Mário A G Leal18/12/2009 00:08
Sergivaldo escreveu:
Mário,

Antes de dar nova opinião sobre a questão da pré-seleção e não falar bobagens, gostaria, se possível, que me tirasse algumas dúvidas:

- Quais critérios seriam utilizados na pré-seleção?

Serão utilizados os critério mais básicos, de formação, estrutura, apresentação.

- Haveria alguma espécie de premiação?

Tanto para o nível Internacional como para o NACIONAL serão emitidos certificado de colocação

- Qual o real objetivo da mesma?

Estou entendendo que você fala sobre a pré-seleção. Esta resposta esta no meu texto acima mas vou colocar um pequeno trecho abaixo:
"A Pré-Seleção, dentro do CONCURSO NACIONAL DE BONSAI, será um divisor que, permitirá que aqueles que tem menos tempo possam paticipar dentro de suas limitações. A prova feita para o segundo grau não pode ser apresentada para os que estão no primário mas, os que estão no primário TEM QUE TER A SUA PROVA aliás, tem este direito."
Importante: estou falando de bonsai e não de bonsaísta.

[]'s
Sergivaldo18/12/2009 00:48
Obrigado pela resposta, Mário.

Estou entendendo da seguinte forma:

Primeiramente, todas as plantas inscritas serão submetidas à apreciação de um júri formado de dez bonsaístas brasileiros, que podem ou não ter plantas inscritas.

Caberá a esses juízes, obedecendo os critérios básicos de formação, estrutura e apresentação da arte bonsai, selecionar as plantas que considerarem aptas a participarem da segunda etapa;

As plantas selecionadas pelos juízes nacionais receberão um segundo julgamento, a cargo de uma comissão formada por grandes nomes do bonsai internacional, com notas individuais.

Das plantas que não forem selecionadas escolher-se-ão as três "melhores", que receberão certificados de colocação.
. Em outras palavras, seriam escolhidas "x" plantas menos ruins, já que o critério de seleção seria a eliminação das plantas que não atendessem aos critérios acima citados.

Sinceramente, eu acho que é justamente com uma pré-seleção que estaremos impedindo que todos possam participar de um Concurso Nacional de Bonsai, sem discriminar ninguém.

Imagina se uma pessoa inscreve sua planta e espera poder contar com uma análise crítica de um mestre internacional e, de repente, ele vê que a mesma foi eliminada da segunda etapa pelo júri nacional.

No Concurso de Shohin não havia essa pré-seleção e não foi por isso que as pessoas deixavam de participar. Eu por, exemplo, comecei a cultivar shohin justamente incentivado por esse concurso e continuo trabalhando para que, num futuro próximo, tenha alguma coisa que possa ser apresentável.

[]'s
Mário A G Leal18/12/2009 11:42
Sergivaldo escreveu:
Obrigado pela resposta, Mário.

Estou entendendo da seguinte forma:

Primeiramente, todas as plantas inscritas serão submetidas à apreciação de um júri formado de dez bonsaístas brasileiros, que podem ou não ter plantas inscritas.

Correto

Caberá a esses juízes, obedecendo os critérios básicos de formação, estrutura e apresentação da arte bonsai, selecionar as plantas que considerarem aptas a participarem da segunda etapa;

Correto. Estas plantas passarão para o painel NACIONAL

As plantas selecionadas pelos juízes nacionais receberão um segundo julgamento, a cargo de uma comissão formada por grandes nomes do bonsai internacional, com notas individuais.

Não! As plantas que ficarem no painel INTERNACIONAL serão julgadas pelos juízes internacionais. Apresentaremos para estes juízes as melhores plantas. Independente de quem seja o bonsaísta. Veja que poderá ser um principiante pois não saberemos até que seja votada.Assim como, no painel NACIONAL poderão estar plantas de bonsaístas conhecidos, só sabermos depois. Pode acontecer de um juiz da área NACIONAL entender que uma planta "x" deve ir para o painel NACIONAL e, esta planta será de um dos juízes. Verique: estamos votando em plantas não em juízes.

Das plantas que não forem selecionadas escolher-se-ão as três "melhores", que receberão certificados de colocação.
. Em outras palavras, seriam escolhidas "x" plantas menos ruins, já que o critério de seleção seria a eliminação das plantas que não atendessem aos critérios acima citados.

Sergivaldo, como estou trabalhando buscando a melhor opção, poderia apenas citar, sem certificados, plantas que tivessem por seu trabalho mostrando uma indicação de que o participante, que, com certeza será um principiante ou precisando aprender, um INCENTIVO.
Vou repetir, não estou separando por bonsaísta, o juiz não sabe quem é o dono do CÓDIGO. O padrã internacional estará representado por plantas neste nível, o padrão NACIONAL, na busca de novos valores. É para todos mas com bom senso, meu amigo.

Sinceramente, eu acho que é justamente com uma pré-seleção que estaremos impedindo que todos possam participar de um Concurso Nacional de Bonsai, sem discriminar ninguém.

Sergivaldo, este CONCURSO NACIONAL DE BONSAI é abrangente. Para todos. Mas, vamos ser um pouco mais exigentes no material apresentado na área internacional. É o mínimo que podemos fazer em respeito aos juízes internacionais. Não estaremos descriminando mas, atendendo a regras básicas.

Imagina se uma pessoa inscreve sua planta e espera poder contar com uma análise crítica de um mestre internacional e, de repente, ele vê que a mesma foi eliminada da segunda etapa pelo júri nacional.

Meu amigo, você não está acreditando que os juízes irão fazer comentários sobre todas as plantas, ou está? Pela quantidade de plantas, que acredito teremos, será exigir demais destes profissionais. Não sei se você consegue visualizar. Experimente!
Você é um juiz internacional e tem, digamos 200 plantas, por foto, via internet, e tem que classificar todas. Visualizou ou melhor, você se imaginou fazendo isto?!

No Concurso de Shohin não havia essa pré-seleção e não foi por isso que as pessoas deixavam de participar. Eu por, exemplo, comecei a cultivar shohin justamente incentivado por esse concurso e continuo trabalhando para que, num futuro próximo, tenha alguma coisa que possa ser apresentável.

Estou vendo que é difícil a percpção de quantidade e dificuldade. Mesmo no SHOHIN BONSAI se tívesse pedido aos juízes para darem notas a todas as plantas e veja que tivemos 84 no ano passado. Honestamente, não sei com quantos juízes contaríamos.

COMO ÚLTIMA OPÇÃO QUE VEJO SER VIÁVEL E PRÁTICA. PEDIRIA A ALGUNS JUÍZES INTERNACIONAIS QUE MARCASSEM QUAIS PLANTAS PODERIAM ESTAR PARTICIPANDO DE UM CONCURSO NACIONAL DE BONSAI.
ACREDITO SER A SOLUÇÃO.
AS QUE NÃO FOREM ESCOLHIDAS PASSARÃO PARA O JULGAMENTO NACIONAL, COM JUÍZES NACIONAIS E CERTIFICADOS PARA AS TRES PRIMEIRAS COLOCADAS.
UFA!

[]'s
Sergivaldo18/12/2009 12:14
Mário,

Sei que é cansativo ter que estar respondendo repetidamente tanta coisa, perdoe-me a insistência, mas o tópico iniciou com um pedido seu para que enviássemos opiniões.

"Correto. Estas plantas passarão para o painel NACIONAL"

"Não! As plantas que ficarem no painel INTERNACIONAL serão julgadas pelos juízes internacionais. Apresentaremos para estes juízes as melhores plantas. Independente de quem seja o bonsaísta."

É só uma forma de enxergar as coisas, na minha ótica os juízes nacionais estariam selecionando as melhores plantas, aquelas que farão parte do painel Internacional e que, obviamente, serão julgadas por juízes Internacionais. As plantas que não forem consideradas aptas ao painel Internacional farão parte de um painel Nacional, sendo novamente julgadas , desta vez entre si, para ver quais as menos ruins. É só minha opinião.

Independente de quais critérios a serem adotados, com pré-seleção ou não, estarei presente neste Concurso. Pediria apenas que não me incluísse no júri, vez que estarei participando do certame, além de discordar dessa modalidade de julgamento.

[]'s
Mário A G Leal18/12/2009 12:28
Sem problema Sergivaldo mas, parece que você não leu o último paragrafo.
Sergivaldo18/12/2009 12:52
Claro que li, Mário.

Serão dois Concursos.e caberia ao júri nacional escolher o melhor entre as consideradas piores pelos juízes internacionais.

Obrigado pela atenção.

[]'s
1234567