Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

CONCURSO NACIONAL ATELIER DO BONSAI - Mário A G Leal

1234567
Vitor Martin16/12/2009 01:48
sugestões
caros amigos,

Depois de ler tudo o que veio até aqui, colocarei minhas sugestões, pelo que tenho acompanhado das conversas e também de outros consursos:

Deveriam ser 3 categorias:
* MAME
* SHOHIN
* CHUHIN

Sugiro a inclusão do mame pois nao conheço alguma premiação para os "pequenos", seria mais um ponto de democracia no concurso. Apesar da inclusão so shohin no Concurso Nacional, sou da opinião que o concurso Shohin deve continuar, pois já tem uma tradição, inclusive fora do país, sendo que este deveria ser em outra época do ano, outro semestre. E ainda o Chuhin para complementar a democracia.

Acho que deve-se incluir uma premiação, ou mesmo menção, assim como acontece em concursos internacionais para:
* MELHOR NATIVA; e
* MELHOR EXÓTICA

Acho interessante as menções para melhor disposição, como vimos no AOB 2009, muito bem elaborado.
Concordo que a quantidade de plantas seja realmente de 02(duas) por participante.

Gostaria que estivesse como categoria, uma das minhas preferidas: PENJING, porem acho que talvez nao tenhamos participação substancial nesta. Assim sendo talez uma menção para melhor penjing seja suficiente.
Quanto a ideia dos amigos de que o CNB seja executado por uma associação forte, acho que este concurso deve seguir da forma como está seguindo e que as associações que estão se formando se apressem e venham a somar esforços para concursos cada vez mais "fortes" num futuro breve. Será empolgante ver um cartaz ou propaganda do nosso CONCURSO NACIONAL DE BONSAI com apoio e/ou patrocínio de todas as associações, federações e quem sabe até confederações.
Torço muito para o sucesso deste concurso nacional.

Por hora essas sao minhas opinioes.

Abraços a todos,

Vitor Martin
Rodrigo_Dias_RJ16/12/2009 09:13
Desulpem a ignorancia!!!!

Mas como funciona a avaliação devido ao uso de PHOTOSHOP/COREL?

Estou fazendo essa pergunta porque recebi uma foto de um trabalho muito lindo a uns meses a pouco tempo tive a oportunidade de ver o trabalho AO VIVO. Parecia que eram dois trabalhos diferentes, só podia confirmar que era o mesmo por causa do dono e tinha um JIN bem característico.

Como funciona?
vhobus16/12/2009 12:08
Caro Mário....
Particularmente eu gostaria de saber pq minha planta tirou tal nota para poder melhorar ela. As informações e comentários dos juízes são de máxima importância, pois ajudam no amadurecimento dos concorrentes.
Temos q parar de nos sentir os coitadinhos que tem medo de ouvir a verdade. Se colocamos a planta pra concorrer, então pressupõe-se que estamos prontos para ser avaliados, e consequentemente, criticados.
Mas, tudo bem... nem tudo é fácil num país de pessoas com auto-estima baixa.
Por isso, sugiro que as notas e comentários dos juízes seja enviada por email aos que assim o desejarem. O que vc me diz disso? Eu faço questão de saber minha nota e qualquer comentário que possa ter sido feito sobre minhas plantas.

Outro ponto: as categorias sugeridas: mame, shohin, etc... São com certeza interessantes e válidas. Concordo com elas.
O que não concordo, como já falei antes, é separar os bonsaistas em categorias.
Se a preocupação é pelo bem estar dos participantes, como ficam aqueles que não tem seu nome incluido na lista dos "master" mesmo tendo trabalhos de excelente qualidade? podem se sentir rebaixados com isso, como é costume.....
Só porque alguém esqueceu de citar o nome deles ou pq não participam de foruns, não quer dizer que não tem capacidade de concorrer com outros mais "famosos".
Cito por ex. o Hugo de Arabutã. Faz bonsai a 20 anos, tem plantas excelentes, sendo que já ganhou concurso catarinense, e certamente tem plantas melhores que alguns mencionados na lista de "master´s (?)", mas por ser desconhecido, ficou de fora de tal lista. Tvz isso tb seja um problema, ou não? Percebe que temos dois lados a serem cuidados?

Acho q precisamos melhorar a qualidade de nossas plantas, e parar de procurar alternativas pra dar premios a quem não merece.
Se for realmente pra ser um concurso nacional, como vejo que será... então que seja O CONCURSO NACIONAL, e não mais um concurso nacional.

FAço votos que possa ser a representação do que há de melhor no nosso país.

Não quero de maneira alguma trabalhar contra... só quero que seja algo de alta qualidade.

Abraços... e conte comigo.
vhobus16/12/2009 12:22
Sobre a questão do photoshop.
Trabalho com fotografia, minha esposa tem estúdio, e por isso tenho um pouco de noção de photoshop.
1º: mesmo com máquinas profissionais, sempre vale a pena dar uma "corrigida" nas fotos.
Por corrigir, entendo: aumentar nitidez, melhorar contraste, luz, recortar e enquadrar a foto.
Eu acho isso perfeitamente aceitável. Esse processo era feito manualmente quando se revelavam os negativos.
2º: alteração de conteúdo: Editar a foto, tirando, acrescentando ou mudando algo do objeto fotografado.
Isso não é aceitável em concurso.
Como resolver isso?
PArticipo de concursos de fotografia, onde esse mesmo problema ocorre.
A solução é simples.
Toda foto carrega uma espécie de DNA chamado EXIF (são dados armazenados pela própria máquina, tipo: modelo da maquina, tempo de exposição, modo de fotografia, etc...)
Ao passar a foto por algum programa de edição de imagens, como photoshop, por ex. fica registrado no EXIF que a foto passou por algum editor.
Sugiro que se envie uma foto para o concurso, onde podem ser feitas correções como mencionei no ponto 1. MAS se guarde a foto original, sem passar por editor, para casos de duvida.
Comparando a original com a foto enviada pro concurso, dá pra ver se as alterações foram somente de correções de luz etc, ou se a própria árvore foi alterada. Isso pq no EXIF da original não costa Photoshop.

Como ver o EXIF de sua foto?
Clique com botão direito sobre a foto, vá em propriedades, depois em resumo e por fim em avançados. Se constar Photoshop, é porque passou pelo editor.

Na hora de salvar, nunca salve "para Web", pois esse modo salva sem EXIF.

Outro ponto a ser esclarecido:
Por questão de ângulo e distorção de lente (dependendo o zoom usado) a planta realmente parece diferente do que ao vivo. Por isso muitas vezes nossas melhores plantas ficam horriveis na foto, e algumas plantas meia-boca ficam charmosas.
Concurso por fotografia infelizmente tem q lidar com isso.
Espero ter ajudado.
Sergivaldo16/12/2009 12:30
Mário A G Leal escreveu:
Sergivaldo, acredito que seja interessante mas, será trabalhoso. Imagine que, poderemos ter 150 plantas inscritas e que, um trabalho por internet, não é fácil. Apenas dê uma imaginada como é que o cidadão conseguiria pontuar todas. Poderíamos sim, ampliar para 5 plantas vencedoras. Aí já é mais fácil. Com 10 juízes votando, teremos, talvez umas 20 plantas votadas. Um pouco mais, um pouco menos. As que saem fora dos 5 primeiros lugares serão mençóes honrosas com louvor e menções honrosas.
Todas, acredito ser impossível pelo exposto acima!

Teremos também duas categorias, me parece

Até 25 cm

e

de 25 a 120 cm

Mário,

Desculpa minha insistência, se a faço é porque tenho interesse de participar desse Concurso. Mas sou bastante sincero, não me preocupo tanto com a premiação, mas gostaria muito de saber como meu trabalho é avaliado por grandes nomes do bonsai.

Com todo respeito, não creio que seja impossível dar uma nota a todos os trabalhos apresentados, a não ser que os juízes avaliem apenas superficialmente as plantas, no lote, escolhendo a grosso modo as que melhor lhes pareçam. A justificativa, tudo bem, é mais trabalhosa, mas isso poderia ser feita apenas em caso excepcionais, onde o interessado enviaria pedido diretamente ao juiz, ficando o mesmo livre para dar uma resposta ou não. É assim que funciona no Concurso da "The Art of Bonsai Awards".

Talvez a grande dificuldade seja reunir um número considerável de juízes que esteja disposto a fazer esse trabalho e, certamente, um júri com até cinco profissionais estaria, ao meu ver, muito bem representado.

Mas, isso é apenas minha opinião.

[]'s
HUMBERTO SILVA16/12/2009 17:36
SOBRE O CONCURSO NACIONAL DE BONSAI.
MÁRIO. PARABÉNS!

Excelente iniciativa, nos motiva a praticarmos, nos reunirmos e estudarmos a arte. Quanto as observações sobre o concurso tenho minha opinião que aqui a expresso:

1) (...) Um CONCURSO NACIONAL DE BONSAI, que envolverá qualquer padrão (Tamanho) será, agora, o evento que,
de fato, trará a grande maioria dos bonsaístas para participar (...) Penso que não há que se discutir sobre a divisão de categorias: mame, shorin, etc...pois por vários anos houve concurso específico para tais plantas, e se tal modalidade continuar, quem a praticava certamente sairia na frente, o que certamente desmotivara a participação dos demais.

2) Quanto a divisão em Master e iniciante, PENSO SER O MAIS JUSTO E SENSATO, primoroso tal ideia. Explico _ Em todas as categorias de competição que conheço, são elas divididas pela experiência, capacidade ou qualificação do competidor, Não se coloca um, faixa branca para competir com um faixa preta; Não se coloca no mesmo concurso condidatos de curso superior com condidato do ginásio. Colocar em um concurso TRAMUJAS, ROBERTO GERPE, SERGIVALDO, REGINA SUZUKI e tantos outros para concorrer com o Sr. xydasilva que começou a praticar a 8 meses....com certeza seria desmotivante.(certamente ele não participaria e muita gente não...e como a intenão é divulgar...seria um tiro no pé).

3) Se algum candidato que se considera MASTER e não foi incluido nesta categoria e se ele por acaso se sintir preterido....bem! ele que se manifeste como MASTER! mandando e-mail, como alardamente esta sendo solicitado no FORÚM ou do contrário correra o "risco" de concorrer com um iniciante.

4) A DIVISÃO EM MASTER E INICIANTE É JUSTA E MOTIVADORA, quem ganhar na iniciante passa pra MASTER.

vhobus16/12/2009 18:32
Humberto...
Alguém com 8 meses não seria mais sensato estar estudando, em vez de competindo?
Só penso que cada coisa tem seu tempo.
E, pros menos experientes, concursos locais seriam mais indicado pra começar, não é?
Sou favorável a niveis diferentes terem concursos diferentes. Apenas penso que o concurso nacional deveria ser o ápice de um conjunto de concursos menores. Deveria ser o ponto alto, onde todos os concorrentes de outros concursos podem se encontrar de igual pra igual.

Mário, pq não fazer um concurso para os iniciantes/amadores e usar os "master" do Brasil como jurados? Será que não funcionaria?
Acho q desafogaria um pouco pros juizes internacionais, dando mais espaço e tempo pra julgar um concurso com plantas dos concorrentes master.
Quem sabe até poderia ser assim: quem se classifica entre os 5 (ou 10...?) no concurso iniciante/amador poderia ser indicado a participar do nacional/master no proximo ano. Uma espécie de pré-classificação.
São ideia que me surgem... espero que podemos discur isso e quem sabe até aprimorar.

Na verdade não muda muito a proposta original de criar categorias. Mas não tiraria do concurso nacional o status de qualidade como representação do que há de melhor no país.

Espero ter colaborado. Concordar e discordar por gosto ou opção pessoal, qualquer um pode.... mas e as ideias? pq não sugerem algo tb?
Vejo muita gente discutindo sem ter nada a oferecer de concreto pra ajudar a construir esse concurso. no que for possivel, estou pronto a ajudar (mesmo que nem sempre concordo com tudo).
Sergivaldo16/12/2009 19:05
Humberto,

Entendo tua preocupação, mas dividir as categorias de acordo com o nível dos participantes seria promover o bonsaísta e não o bonsai. O próprio Mário já admitiu que seria um equívoco proceder dessa maneira, tanto é que travou a enquete para dicidir sobre tal.

Apesar de meu nome figurar numa lista de Masters não me considero como tal, pois sei que tenho muito que aprender e para ser sincero, me sinto até mal com isto. Não me preocupo se ganharei ou não ou troféu ou outro prêmio, como disse anteriormente, meu foco é outro: evoluir. Para isto acho importante que meu trabalho seja avaliado por grandes nomes do bonsai mundial.

Participei apenas duas vezes concursos internacionais. Nunca ganhei nenhum prêmio, mas num deles (Art Of Bonsai Awards) recebi notas de três grandes bonsaístas (7, 6 e 2). Eu sabia que dificilmente iria ganhar algum prêmio competindo com Walter Pall, Min Hsuan Lo, Robert Steven entre outros. Talvez numa chegue ao nível deles mas eu aprendi que preciso continuar estudando.

Mas cada um tem uma forma de pensar e eu respeito todos.

[]'s
Mário A G Leal16/12/2009 20:38
Caro Valdir, vira e mexe estou colocando o link onde estou fazendo as alterações e pedindo que leiam pois fica mais fácil acompanhar, com certeza você não leu pois já está la um alteração que pode ser interessante. Por favor Leia!

http://www.atelierdobonsai.com.br/concursonacional.html

vhobus escreveu:
Humberto...
Alguém com 8 meses não seria mais sensato estar estudando, em vez de competindo?
Só penso que cada coisa tem seu tempo.
E, pros menos experientes, concursos locais seriam mais indicado pra começar, não é?
Sou favorável a niveis diferentes terem concursos diferentes. Apenas penso que o concurso nacional deveria ser o ápice de um conjunto de concursos menores. Deveria ser o ponto alto, onde todos os concorrentes de outros concursos podem se encontrar de igual pra igual.

Mário, pq não fazer um concurso para os iniciantes/amadores e usar os "master" do Brasil como jurados? Será que não funcionaria?
Acho q desafogaria um pouco pros juizes internacionais, dando mais espaço e tempo pra julgar um concurso com plantas dos concorrentes master.
Quem sabe até poderia ser assim: quem se classifica entre os 5 (ou 10...?) no concurso iniciante/amador poderia ser indicado a participar do nacional/master no proximo ano. Uma espécie de pré-classificação.
São ideia que me surgem... espero que podemos discur isso e quem sabe até aprimorar.

Na verdade não muda muito a proposta original de criar categorias. Mas não tiraria do concurso nacional o status de qualidade como representação do que há de melhor no país.

Espero ter colaborado. Concordar e discordar por gosto ou opção pessoal, qualquer um pode.... mas e as ideias? pq não sugerem algo tb?
Vejo muita gente discutindo sem ter nada a oferecer de concreto pra ajudar a construir esse concurso. no que for possivel, estou pronto a ajudar (mesmo que nem sempre concordo com tudo).
Mário A G Leal16/12/2009 20:45
Re: SOBRE O CONCURSO NACIONAL DE BONSAI.
Caro Humberto, a idéia de separar MASTER e PRINCIPIANTES não é minha. Atendendo a algumas solicitações e querendo ser o mais democrático possível coloquei em discussão na enquete que, por sinal, travei em empate.
Se tivesse este tipo de pensamento teria feito isto com o SHOHIN BONSAI. É visível que não foi necessário e, claro, tinhamos plantas excelentes e bastante fracas.
Se você ler o link onde estou alivanhando todas as idéias que estão enviando, em cima do padrã que já havia criado, verá que estou dando solução de continuidade no assunto de forma diferente.

http://www.atelierdobonsai.com.br/concursonacional.html

HUMBERTO SILVA escreveu:
MÁRIO. PARABÉNS!

Excelente iniciativa, nos motiva a praticarmos, nos reunirmos e estudarmos a arte. Quanto as observações sobre o concurso tenho minha opinião que aqui a expresso:

1) (...) Um CONCURSO NACIONAL DE BONSAI, que envolverá qualquer padrão (Tamanho) será, agora, o evento que,
de fato, trará a grande maioria dos bonsaístas para participar (...) Penso que não há que se discutir sobre a divisão de categorias: mame, shorin, etc...pois por vários anos houve concurso específico para tais plantas, e se tal modalidade continuar, quem a praticava certamente sairia na frente, o que certamente desmotivara a participação dos demais.

2) Quanto a divisão em Master e iniciante, PENSO SER O MAIS JUSTO E SENSATO, primoroso tal ideia. Explico _ Em todas as categorias de competição que conheço, são elas divididas pela experiência, capacidade ou qualificação do competidor, Não se coloca um, faixa branca para competir com um faixa preta; Não se coloca no mesmo concurso condidatos de curso superior com condidato do ginásio. Colocar em um concurso TRAMUJAS, ROBERTO GERPE, SERGIVALDO, REGINA SUZUKI e tantos outros para concorrer com o Sr. xydasilva que começou a praticar a 8 meses....com certeza seria desmotivante.(certamente ele não participaria e muita gente não...e como a intenão é divulgar...seria um tiro no pé).

3) Se algum candidato que se considera MASTER e não foi incluido nesta categoria e se ele por acaso se sintir preterido....bem! ele que se manifeste como MASTER! mandando e-mail, como alardamente esta sendo solicitado no FORÚM ou do contrário correra o "risco" de concorrer com um iniciante.

4) A DIVISÃO EM MASTER E INICIANTE É JUSTA E MOTIVADORA, quem ganhar na iniciante passa pra MASTER.

vhobus16/12/2009 21:03
Caro Mário...
Não sou de responder coisas q não leio. Já li e reli a pagina várias vezes. Por isso, evite falar "com certeza".
O que escrevi foi em resposta a perguntas a mim dirigidas anteriormente.
O fato de ter endereçado a vc é pq considero vc o mediador desse debate, e por isso tb é quem deve tomar as decisões.
O que acontece é que o tópico permanece aberto e essas questões continuam a surgir. Afinal, é um forum de debates.
Pode até ter sido alterado na pagina, mas nao quer dizer que está resolvido pra todos. Creio que muitos ainda estão em dúvida e querem mais informações. Só isso.
Sinto que minhas opiniões encomodam.
Tvz o exercício de pensar não seja bem vindo. Desculpe.
A partir de agora vou concordar com tudo... deve ser mais construtivo, ou pelo menos, agrada a MAIORIA. (Pane et circus)
Abraços
Mário A G Leal16/12/2009 21:29
Meu caro Valdir, não tive esta intenção e não faz o meu feitio. Brigo por aquilo que seja interessante para todos. Jamais tomo a atitude: 'Ah! você fez isto comigo, não aquilo!" Coisinha infantil!
Estou acima disto meu amigo.
Suas opiniões não incomodam, não a mim, tanto, que se você observar coloquei na página em questão o assunto do photoshop, que foi sua, e que está lá. Suas opiniões, são importantes com a de tantos outros.
Pare com esta mania de achar que estão te ofendendo. Para quê eu faria isto? Para quê! Sai deste "bunker" meu amigo.
Se você perceber ou melhor observar e, lendo a página que estou costurando, estou atendendo o pedido de um e de outro claro, quando é compatível com o que pretendo e, acredito todos pretendemos: um Concurso de alto nível.
Deixe desta mania de vou sair!! Você já cresceu. Você sabe o que é e, me parece que é você que não gosta de ser contrariado pois estará se repetindo com este...estou saindo, não participo mais. ME AJUDA MEU AMIGO !!!
Conto com você!

vhobus escreveu:
Caro Mário...
Não sou de responder coisas q não leio. Já li e reli a pagina várias vezes. Por isso, evite falar "com certeza".
O que escrevi foi em resposta a perguntas a mim dirigidas anteriormente.
O fato de ter endereçado a vc é pq considero vc o mediador desse debate, e por isso tb é quem deve tomar as decisões.
O que acontece é que o tópico permanece aberto e essas questões continuam a surgir. Afinal, é um forum de debates.
Pode até ter sido alterado na pagina, mas nao quer dizer que está resolvido pra todos. Creio que muitos ainda estão em dúvida e querem mais informações. Só isso.
Sinto que minhas opiniões encomodam.
Tvz o exercício de pensar não seja bem vindo. Desculpe.
A partir de agora vou concordar com tudo... deve ser mais construtivo, ou pelo menos, agrada a MAIORIA. (Pane et circus)
Abraços
Sergivaldo16/12/2009 21:46
Resumindo, temos o seguinte:

- Três categorias: Mamê (até 10cm), Shohin (acima de 15cm, até 25cm) e Kifu/Chuhin (acima de 25cm até 120cm);

- 02 (duas) plantas (fotos) por participante;

- Apuração, duas opções (Enquete??)

a) Cada juiz escolhe apenas três plantas:
- 10 pontos para a que considerar 1º lugar;
- 07 pontos para a que considerar 2º lugar;
- 05 pontos para a que considerar 3º lugar.
O somatório de todas as notas concedidas pelos juízes irá determinar os três primeiros classificados.

b) Cada juiz atribuirá uma nota (escore), de 1 a 10 a todas as plantas inscritas:
- O somatório das notas atribuídas pelos juízes determinará a classificação final.

- Haverá uma pré-seleção das plantas que irão estar submetidas ao julgamento dos juízes internacionais. Essa pré-seleção ficará a cargo de uma comissão formada por juízes nacionais.

Ao meu ver, falta apenas definir a questão da pontuação e da pré-seleção.

[]'s
vhobus16/12/2009 21:53
Grande Mário...
Em momento algum falei que iria sair. Não é minha intenção.
Apensa não sei se ainda vale a pena postar alguma opinião, sendo que na maioria das vezes parece que encomoda.
Por que digo isso? Não sou mais uma criança. Sei o que quero e o que penso. E não é A ou B quem vai me dizer o que fazer ou pensar.
Luto por um bonsai de maior qualidade. Não me preocupo se a maioria quer outra coisa. Não me interessa a maioria, e sim o bonsai.
Por isso, minha opinião gera discussão, encomoda, tira as pessoas do lugar de conforto em que são colocadas por não se dignarem a pensar de modo critico.
O que percebo é que com a intenção de tornar esse espeço democrático, minha atitude "não passiva" gera desconforto.

Mário, acho q vc deveria dar mais espaço pros foristas debaterem, discutirem, e até brigarem. Isso gera crescimento. Não é apaziguando e acalentando os ânimos que o bonsai vai crescer.

As Arvores mais bonitas e impactantes passaram por muitas tempestades.
Não podemos criar uma redoma de vidro ao redor dos bonsaistas para que não se frustrem. Isso faz parte da caminhada, do amadurecimento.

O que quero não é sair do forum, pelo contrário, quero permanecer. Mas quero ter a liberdade de ser uma voz critica, que mexe, que questiona, que evolui.

Se essa minha atitude não for bem vinda por prejudicar o bom andamento do forum, continuarei participando, mas sem expressar minha opinião. Vou postar minhas plantas e esperar que alguém diga: "que bonito".

Mário, vc é um formador de opinião. Tuas palavras são seguidas e aceitas por muitos. Eu sou apensa um entusiasta que tem mente critica.
Vamos juntar forças por um bonsai melhor!!!!

Já te falei, e repito, conta comigo.

Abraços, sem ressentimentos.
Mário A G Leal16/12/2009 22:00
Sergivaldo, o SHOHIN seria de 10 a 25 cm. Me parece que é o convencional.
Quanto ao Kifu/Chuhin, não sei se a nomenclatura está correta. Seria bom verificar.
A questão da apuração envolve o fator de trabalho aos juízes mas, podemos perguntar. Como haverá uma pré-seleção o número de plantas diminuirá. Não acredito que tanto mas...
A Pré-Seleção será, da mesma forma, feita pelos juízes brasileiros. Poderá ser sem nota apenas no visual apresentado. Justificativas ao proprietário da planta poderão ser dadas pelo juiz que eliminou a planta referida.
Poderíamos, continuando a forma de incentivo, separar todas as plantas que foram eliminadas na PRÁ-SELEÇÃO e, com os juízes brasileiros elegermos 3. O que acham?

Sergivaldo escreveu:
Resumindo, temos o seguinte:

- Três categorias: Mamê (até 10cm), Shohin (acima de 15cm, até 25cm) e Kifu/Chuhin (acima de 25cm até 120cm);

- 02 (duas) plantas (fotos) por participante;

- Apuração, duas opções (Enquete??)

a) Cada juiz escolhe apenas três plantas:
- 10 pontos para a que considerar 1º lugar;
- 07 pontos para a que considerar 2º lugar;
- 05 pontos para a que considerar 3º lugar.
O somatório de todas as notas concedidas pelos juízes irá determinar os três primeiros classificados.

b) Cada juiz atribuirá uma nota (escore), de 1 a 10 a todas as plantas inscritas:
- O somatório das notas atribuídas pelos juízes determinará a classificação final.

- Haverá uma pré-seleção das plantas que irão estar submetidas ao julgamento dos juízes internacionais. Essa pré-seleção ficará a cargo de uma comissão formada por juízes nacionais.

Ao meu ver, falta apenas definir a questão da pontuação e da pré-seleção.

[]'s
Mário A G Leal16/12/2009 22:11
Valdir, jamais serei contra a opinião de ninguém. Já disse ha muito tempo em um texto que esta em MATÉRIAS, trecho abaixo de 23 de Abril de 2006 no meu "PENSANDO SOBR A A RTE BONSAI":

Todos poderão pensar, pelas minhas colocações, que estou sendo radical para o outro lado, da criação livre mas, se observarem um pouco mais verão da minha admiração por aquele que tem em seus trabalhos os princípios das regras aplicadas. Fato: meu convite para o Valdir Hobus, para ser demonstrador em meu Evento, foi feito baseado na minha observação dos seus trabalhos: técnicos. Valorizo, de forma extrema, o bonsaísta que consegue mostrar em seu trabalho as informações técnicas desta Arte Bonsai assim como, valorizo o esforço dos que começam a caminhar. Minha medida de valor, nos dois casos, é a mesma.

e, citando você portanto, fique tranquilo que não sou contra as críticas construtivas que, no entanto, devem ser feitas dentro de uma razoável postagem. Digamos didática. É possível falar com tranquilidade e amizade a verdade para qualquer pessoa e mais, não ofendê-la. É a maneira de dizer. Quando uma questão tem fundamento e é suficientemente justificada não tem como contrariá-la. Isto, pode ser feito com doçura. (Che Guevara poderia ter dito isto!)
Grande abraço
vhobus16/12/2009 22:20
Obrigado Mário por compreender.
Por isso é bom discutir com pessoas como vc.
Sergivaldo16/12/2009 22:29
Mário A G Leal escreveu:
Sergivaldo, o SHOHIN seria de 10 a 25 cm. Me parece que é o convencional.

Exatamente, Mário. Foi um erro meu. Obrigado pela correção.

[]'s
Mário A G Leal16/12/2009 22:49
Sergivaldo, gostaria de saber se a outra nomenclatura está certa? A última!
Alguém pode ajudar?
Vitor Martin16/12/2009 23:37
segundo bibliografia
Caros amigos,

Segundo o livro Técnicas Bonsai I de John Yoshio Naka, na página 121:
-bonsai de tamanho pequeno - KOMONO BONSAI - uma árvore de 12 até 18 centímetros
-bonsai que se levanta com uma mão - KATADE-MOCHI BONSAI - árvore com tamanho de 20 a 40 centímetros
-bonsai de tamanho mediano - CHUMONO BONSAI - de 45 a 90 centímetros
-bonsai grandes - (Obs.: no livroestá escrito BonsaiS grandes, o meu é em espanhol...) OMONO BONSAI - até 130 centímetros de altura. Se tiver mais de 130 cm se chama HACHI-UYE.
Já na página 122:
- bonsai do tamanho da palma da mão - MAME BONSAI - deve caber em uma mão.

Provavelmente tenhamos outras denominações...chinesa, japonesa..sei lá... Pelo "livrinho" do NAKA, que fala por si só, está como transcrito acima.

Espero ter ajudado.

Grande abraço.

Vitor Martin
HUMBERTO SILVA17/12/2009 00:19
CONCURSO NACIONAL DE BONSAI
VALDIR....
Apesar de debruçar-me em suas idéias não entendi....como pode se afirmar que "...cada coisa a seu tempo..." e idealizar um concurso com MASTER E INICIANTES JUNTOS????? (tal premissa me parece paradoxal...para não dizer antagônica). O Máster muito provavelmente esta a mais "TEMPO" inserido no Universo do Bonsai...ou não?

Também não entendi..."Sou favorável a níveis diferentes terem concursos diferentes"...É exatamente o que penso....Um concurso Máster..e um Iniciante...!!!!???? (porque não um iniciante a nível nacional?????em que prejudicaria o Bonsai????)

Porque um concurso nacional somente poderia estar voltado a congraçar "vencedores" de concursos menores....e as pessoas que não participam de concursos menores....como o seu amigo que foi mencionado com 20 anos de Bonsai....ficaria excluído?

MARIO...continuo pensando que o concurso Nacional MASTER E INICIANTE, seria uma excelente opção. A categoria Máster ou o Bonsai não seriam aviltados com essa iniciativa....Penso que seria louvável um concurso nacional para iniciantes, pois em várias regiões não existe clubes ou oportunidades iguais a esta para participar. E ainda, se algum juiz internacional se sentir "sobrecarregado" (o que acho difícil) convocaria-se um Máster, pois eu também gostaria de uma opinião de um Juiz internacional sobre minhas plantas...

Penso que idéias originais iguais as suas também são validas, e é preciso desta democratização, principalmente em uma prática que é vista tão elitizadamente por nossa sociedade. O bonsai carece de divulgação, democratização, menos elitização, menos vaidade...(Mesmo ciente de que apesar de não concordar com tudo ...não é minha opinião que deverá prevalecer).
Sergivaldo17/12/2009 00:21
Mário,

Não existe um consenso em relação à classificação do bonsai segundo o tamanho. Mas poderíamos utilizar algo assim:

Mame - bonsai minúsculo: até 10 cm de altura;

Shohin - bonsai pequeno: entre 10 e 25 cm de altura;

Kifu - bonsai médio porte: entre 25 e 60 cm;

Dai - bonsai de grande porte: acima de 60cm até 120cm.

O "Chuhin", na verdade, é uma subdivisão do Kifu-bonsai (de 40 a 60 cm de altura).

Então, creio que o Concurso poderia ser para MAMÊ, SHOHIN e KIFU-DAI.

Há ainda a classificação segundo o número de mãos necessárias para transportar o bonsai, que é a citada pelo colega Vítor Martin.

[]'s
Mário A G Leal17/12/2009 01:02
Re: CONCURSO NACIONAL DE BONSAI
Caro Humberto, me parece que esta idéia de Master e Iniciantes partiu de mim que ouvi algumas reclamações da dificuldade de se enfrentar bonsaístas com mais tempo, Parece que não foi o Valdir.
Devo te dizer que, de certa forma, estou preparando a montagem deste evento que acabará permitindo uma disputa em 2º turno. Pode-se dizer assim.
Dê uma lida no texto da página que estou anotando nas mensagens.
Veja lá. Depois me diga o que acha.

HUMBERTO SILVA escreveu:
VALDIR....
Apesar de debruçar-me em suas idéias não entendi....como pode se afirmar que "...cada coisa a seu tempo..." e idealizar um concurso com MASTER E INICIANTES JUNTOS????? (tal premissa me parece paradoxal...para não dizer antagônica). O Máster muito provavelmente esta a mais "TEMPO" inserido no Universo do Bonsai...ou não?

Também não entendi..."Sou favorável a níveis diferentes terem concursos diferentes"...É exatamente o que penso....Um concurso Máster..e um Iniciante...!!!!???? (porque não um iniciante a nível nacional?????em que prejudicaria o Bonsai????)

Porque um concurso nacional somente poderia estar voltado a congraçar "vencedores" de concursos menores....e as pessoas que não participam de concursos menores....como o seu amigo que foi mencionado com 20 anos de Bonsai....ficaria excluído?

MARIO...continuo pensando que o concurso Nacional MASTER E INICIANTE, seria uma excelente opção. A categoria Máster ou o Bonsai não seriam aviltados com essa iniciativa....Penso que seria louvável um concurso nacional para iniciantes, pois em várias regiões não existe clubes ou oportunidades iguais a esta para participar. E ainda, se algum juiz internacional se sentir "sobrecarregado" (o que acho difícil) convocaria-se um Máster, pois eu também gostaria de uma opinião de um Juiz internacional sobre minhas plantas...

Penso que idéias originais iguais as suas também são validas, e é preciso desta democratização, principalmente em uma prática que é vista tão elitizadamente por nossa sociedade. O bonsai carece de divulgação, democratização, menos elitização, menos vaidade...(Mesmo ciente de que apesar de não concordar com tudo ...não é minha opinião que deverá prevalecer).
vhobus17/12/2009 08:52
Grande Mário,
Com relação as medidas, existem muitas divergências, especialmente nos livros. Cada autor usa a medida que mais lhe agrada. Os norte-americanos usam uma medida, os japoneses usam outra, e assim vai.
Creio que a maioria dos que participam de concursos locais e nacionais tem por objetivo participar tb de concursos fora do país mais tarde.
Sendo assim, eu penso que deveriamos seguir alguma medida usada em concursos internacionais, e não as medidas usadas por livros, etc.
Podemos usar alguma medida já praticada internacionalmente, e assim tb facilitar nosso ingresso posterio nesses concursos.
Por ex.: A maioria das federações européias usam shohin = 20cm sem contar o vaso. PAra esses concursos, precisa enviar: altira da planta, largura da copa, largura do nebari, medidas do vaso.
Nossas plantas de 25cm não podem concorrer em concursos europeus de shohin por estarem fora das medidas. Já concursos americanos usam 25cm.
Fica a dúvida. Mas acho que uma consulta aos Juízes poderia ser válida.
Poderiamos perguntar qual medida é mais usada internacionalmente.

Atualmente, a Europa é o continente mais expressivo e com maior crescimento no bonsai. Associações, federações, eventos, concursos estão cada vez mais fortes lá.
Muitos dos trabalhos de lá são proximos dos nossos, Não são TÃO japoneses nem TÃO chineses. É um meio termo.
Tb lembro que temos muitos demonstradores europeus vindo pro Brasil, e com isso, abrem-se portas importantes para nós.

Sendo assim, penso que poderiamos adotar alguma tabela de medidas usada oficialmente em grandes concursos, para que no futuro, tenhamos condições de participar tb. E não tentar criar uma tabela nossa, que não se adequa com as demais.

Quem sabe até os próprios juízes poderiam sugerir algo?

Só pra lembrar: Entre as medidas de autores de livros e as medidas de federações, eu opto pela segunda opção.

Que tal?
Arzivenko17/12/2009 09:14
Eu não tenho comentado neste tópico, mas tenho acompanhado ele com cuidado. Obviamente que não pretendo participar deste concurso, pois nenhuma de minhas plantas estaria pronta para isto. Creio que um concurso nacional é para mostrar ao mundo o que temos de melhor, e não o que teremos de melhor.

Como dito anteriormente por vários colegas, o concurso é para premiar o melhor bonsai, e não o melhor bonsaista, portanto, o foco é motivar os iniciantes lhes mostrando as plantas magníficas que serão premiadas, e não premiar as suas plantas razoáveis. Existe uma diferença clara aí, pois se estamos evidenciando O BONSAI, então teríamos que criar uma categoria "pré-bonsai" ou "bonsai em treinamento", ao contrário de "iniciante" (que se refere ao bonsaista, e não ao bonsai). Obviamente que tais classificações seriam ridículas em um concurso nacional, pois o mesmo tem repercussão internacional, e queremos mostrar nossos melhores BONSAI, não bonsaístas, ou pré-bonsai, ou bonsai em treinamento.

Portanto, creio que o participante deve ter muito discernimento na hora da inscrição, deve ter consciência do nível de seu bonsai, e creio que os juízes deveriam sim, dar nota, para todas plantas concorrentes. Se é um concurso Nacional, então deve ser levado a sério, até mesmo pelos árbitros, mesmo que alguém envie para concorrer plantas não tão boas, se sua nota for ruim, a planta mereceu, e o participante sabia que sua planta estava lá para ser avaliada.

Os avaliadores internacionais estão acostumados com isto, e não se sentem constrangidos em dar notas ruins para plantas ruins. A classificação de todas as plantas é muito boa para todos, mesmo para quem recebeu notas ruins, pois saberá que deve melhorar, e também para qualquer outro que ao ver aquela planta saberá que ela não mereceu uma classificação melhor, pois ao lado dela existem plantas que mereceram suas notas altas.

Espero que este concurso seja um sucesso, parabenizo todos que estão lutando para que ele se torne realidade, creio que todos os comentários devem ser lidos e discutidos. Espero que daqui cinco ou dez anos, quando eu tiver alguma planta digna, eu possa participar ao lado de nomes que hoje admiro.
1234567