Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

REPRODUÇÃO DE JABUTICABEIRAS POR ESTACAS DE GALHOS

123456789
Ivanil Pimentel Vieira25/04/2007 18:36
Caro Fabiano,

Desculpe, acho que eu é que te confundi.Voce fez todos os procedimentos
e colocou a estaca ou galho no vaso, acho que também vai fucnionar.
Antes de ser postado as dicas pelos amigos do Tópico, eu coloquei
4 estacas em hormônio totalmente cobertas por 1 hora e as coloquei
em substrato, duas pegaram, estão com boa brotação, mas ainda não veri
fiquei se enraizaram bem, o que farei lá por setembro ou outubro.
As estacas que me referi são estacas de outras plantas como a serissa, desfolhadas com pequenos galhinhos por uma hora em substrato e ai
são colocadas no susbtrato.
Ref. estacas de jaboticabeiras a divuldada pelos amigos já foi testada com
ótimos resultados.Outras espécies é só manter o susbtrato bem umido que dará certo.

Um grande abraço,

Ivanil
farmsid29/04/2007 22:36
Geraldo e amigos,

será que melhoraria o desenvolvimento da muda realizássemos os seguintes procedimentos:

quando cortar o galho mergulhá-lo em uma solução de hormônio enraizante.
depois descascar a base como foi explicado.
mergulhar a ponta do galho na lata e dentro desta colocar hormônio.

Será que melhoraria?
GERALDO INOCÊNCIO30/04/2007 07:13
farmsid,

Eu acredito que o uso do hormônio sem dúvida pode ser benéfico. A dúvida é se o hormônio colocado dentro da lata ficando em contato com a muda por muito tempo não seria prejudicial. Vale a pena experimentar, poderia acelerar o processo.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Ivanil Pimentel Vieira30/04/2007 19:14
Amigos,

a gente sabe pouco sobre reprodução de jaboticabeiras, mas colocar a
parte descascada e a parte que ficará enterrada pelo tempo estipulado
pelo fabricante do hormônio, sem dúvidas deverá acelerar o enraizamento
Também poderia se colocar de tempos em tempos um pouco de hormônio
devidamente diluido junto da futura muda ou pequeno tronco.

Ivanil
EBREO02/05/2007 13:11
aprendizado
Esta parte do forum , eu navego de maneira prazerosa! Aqui se aprende muito! ATT. LUCIANO.
Minotauro09/06/2007 15:18
Será q esta técnica dá certo com petco???
fabianoscosta09/06/2007 16:46
MINOTAURO

Não vou lhe dar certeza pq não tenho ptecos, mas como aprendi, eles não são tão fãs assim de água, deixe quem tem mais experiência com essa planta lhe aconselhar...embora eu ache que ninguém tenha feito esta experiência, mas......

Abraço
Fabiano
fabianoscosta09/06/2007 16:53
O pessoal mais de cima do país...

Abraço
Fabiano
ARQPATRIK17/07/2007 09:54
Geraldo usei a técnica com garrafa pet, já vai fazer 1 mês e quinze dias, e deu certo, minha pergunta é:
Quando devo tirar a parte de cima da pet, ou seja abrir a estufa?, ela começou a brotar faz uma semana.
lbmaker17/07/2007 20:05
Eu fiz uma experiência tbm e cara nunca vi uma brotação tão intensa, axo que nem uma jabuticaba totalmente enraizada brota desta forma, gostaria de saber tambem se devo retirar a parte de cima ou deixar até ver as raizes pelas laterais.

Até mais.....
Vladson20/07/2007 22:51
bem pessoal aqui vai minha dúvida:

qual o mês ideal para se efetuar tal procedimento? já que o clima aqui em Fortaleza - Ce é queeeente...

sobre o homônio enraizador, seria recomendado por ele na lata ou na terra ao redor do futuro bonsai? (ou em ambos) com que frequência??

antecipadamente um abraço a todos.....
edson060531/07/2007 11:43
jabuticaba
Algum dos amigos sabe se esta técnica também funciona nas pitangueiras?
Tenho um pé de jabuticaba e outro de pitanga plantadas no quintal de casa. Como as duas já dão frutos, gostaria de fazer muda das duas...
Abraços.
GERALDO INOCÊNCIO09/08/2007 08:32
edson0605,

Edson, se a técnica não funcionar na pitanga, faça mudas por enxertia. As pitangas pegam fácil o enxerto por garfagem e dão lindos pezinhos pequenos carregadas de frutas. Acerolas também pegam bem enxerto por garfagem.
(Veja a matéria enxertia no site do atelierdobonsai.com.br em O BONSAI-
tem a técnica de enxerto por garfagem passo a passo. )

schwam10/08/2007 10:45
Jabuticaba em garrafa pet
Qual o substrato usado? Deve ficar a meia sombra? Quanto tempo em média deve fic ar nesta estufa?
GERALDO INOCÊNCIO10/08/2007 22:01
schwam,

Qual o procedimento que você quer executar? Enxertia ou mudas por estaquia? Aguardo sua resposta para esclarecer a dúvida.

flavio bonsai16/08/2007 19:26
materia 10 vou fzer valeu geraldo

flavio henrique.
lubisomem0103/09/2007 17:30
Geraldo show de bola esta tecnica estou com 2 mudas já uns 3 meses e ambas estão lindas com um brotação espetacuar a minha duvida é a sequinte: quanto tempo em media demora para criar raizes ? A tecnica usada é a de colocar um pedaço descascado dentro da agua e o resto do tronco na areia.
GERALDO INOCÊNCIO05/09/2007 20:53
lubisomem01,

O tempo de enraizamento pode variar de acordo com as condições de clima, substrato e outros. O melhor é de vez em quando cavar com cuidado a areia e verificar se já houve enraizamento. Se a planta não enraizar provavelmente definhará com o tempo.

ARQPATRIK06/09/2007 11:21
As minhas demoraram 3 meses para enraizar, mas acho que foi por causa dá epoca agora no inverno.
Mas deram super certo, estou com dois pés de jabuticaba com uma brotação intensa.
E venho agradecer ao colega Geraldo por passar a técnica da garrafa pet.
Muito obrigado!!!
lubisomem0106/09/2007 14:23
As minhas tb estão com uma brotação muito forte porem não dá pra ver se já tem raizes ai é que mora a minha duvida, a primeira que fiz já tem + ou - menos uns 3 meses 1/2 o substrato foi areia pura.
Mirian Valadão06/09/2007 17:50
Geraldo estou com algumas dúvidas com a técnica de B.

Pretendo fazer as duas técnicas este final de semana, meu interesse é para fazer bonsai. Tenho um pé de jabuticaba no quintal e quero aproveitar agora que é mais fresco aqui na minha região.

Num ramo de mais ou menos cinquenta centimetros, quanto deve ser enterrado?

Qual o tamanho do ramo que deve ficar sobre a terra?

Mirian
GERALDO INOCÊNCIO08/09/2007 07:08
Mirian,

Eu acredito que uns 40 cm seriam suficientes para uma boa pega. Lembre-se que a técnica 2 o galho deve ser ficancado a marretadas e de preferência num chão mais duro. Após fincá-lo, mantenha a rega constante do galho e não se esqueça de colocar a trouxinha sobre o galho.

calao09/09/2007 21:45
Época de plantar jaboticaba
Olá para todos,estava lendo este assunto sobre como plantar uma galho de jaboticaba, tenho uma dúvida, na casa de minha mãe tem dois pés de jaboticaba e estão todas com frutinhos, posso cortar algum galho nesta época p/ fazer este processo de plantio ou devo esperar acabar as frutas? E sobre o tamanho do galho se eu cortar um pequeno de uns 20 a 30 cm fino posso enterrar direto na terra? este sistema dá certo? Obrigado.
GERALDO INOCÊNCIO09/09/2007 21:55
calao,

Quanto aos procedimentos é o seguinte:

Galhos mais finos deve se utilizar o primeiro procedimento (plantar com a base dentro dágua).

O segundo procedimento só pode ser feito com galhos mais grossos, plantados (enficados) diretamente na terra, seguindo as instruções.

calao10/09/2007 11:07
Dúvida
Olá Geraldo, entendi más sobre os galhos estarem todos com as frutinhas tem algum problema? posso fazer este processo de imediato?
Obrigado por mais uma orientação.
Luiz Carlos - Calao
123456789