Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

REPRODUÇÃO DE JABUTICABEIRAS POR ESTACAS DE GALHOS

123456789
ALEXNOCERA13/07/2009 13:33
Não obtive sucesso
Olá Pessoal,
Não obtive sucesso com esta técnica, após mais de 1 ano tentando.
Os galhos da jabuticaba até chegaram a brotar e florecer, mas nunca criaram raizes. E com a chegada do inverno elas acabam secando.
Tentei 5 vezes, sem obter o resultado esperado.
Acho mais viavel comprar mudas enchertadas de boa procedencia já produzindo, que o resultado será bem mais satisfatório, e poderá tentar alguns alporques para cultivo de bonsai.

Sds
Alex.
ALEXNOCERA13/07/2009 13:44
Uma pequena correção, quiz dizer mudas com mais de 10 anos já produzindo, e não necessariamente 'enchertadas', porque maioria das mudas de jabu produzidas comercialmente não são através deste metodo, acredito quie sejam atraves de alporques.
GuilaTeipel03/09/2009 16:54
eu estou com algumas estacas, fiz dos tres metodos

estao com brotos, hoje, agosto, passado o inverno ..começo de primavera, nao tenho como saber se esta lançando raizes....

mas quantidade de broto esta boa..
LEAO21/02/2010 19:28
Jaboticaba
Oi Geraldo, você tem estacas para vender ou não, como posso adquirir, achei muito interessante seu método, Tenho um Jaboticaba com 3 anos, vai levar muitos anos para dar fruto e engrossr o Tronco.
Andre Antoniazzi18/04/2010 19:01
Dica
Ola amigo ja havia lido esta materia e achei interessante a da garrafa pet estoi tentando com jabuticaba e acerola.Grato
LEAO18/04/2010 19:53
Re: Jabuticaba
LEAO escreveu:
Oi Geraldo, você tem estacas para vender ou não, como posso adquirir, achei muito interessante seu método, Tenho um Jabuticaba com 3 anos, vai levar muitos anos para dar fruto e engrossr o Tronco.
goliveira19/04/2010 22:30
pode parecer incrivel, mas ainda tenho duvidas no metodo com garrafa pet

nas fotos do Geraldo parece ser 1 garrafa inteira + 1 parte inferior da garrafa, esta furada

ja na foto do Cleriston parece 2 partes inferiores da garrafa, entao, alguem tem outra ilustração?

Obrigado
LEAO20/04/2010 12:07
Re: Jabuticaba
LEAO"]
Laudir20/04/2010 12:13
para contactar o sr. geraldo:
http://www.bonsaimorrinhos.com.br
goliveira20/04/2010 12:58
Laudir, permita-me corrigir o site

www.bonsaimorrinhos.com

sem BR

abraços
Mcdonald28/08/2010 02:23
Pessoal.. sei q estão falando de estacas mas tenho uma dúvida...
A jabuticaba pega bem por sementes? como devo proceder? se puderem me ajudar com mais informações eu agradeçeria e muito pois adoro essa árvore.
Laudir28/08/2010 09:19
goliveira escreveu:
Laudir, permita-me corrigir o site

www.bonsaimorrinhos.com

sem BR

abraços

Permitido! kkkkkkkk

Obrigado pelo alerta... não vou corrigir meu link pra constar q eu errei mesmo 😄
Laudir28/08/2010 09:20
Mcdonald escreveu:
Pessoal.. sei q estão falando de estacas mas tenho uma dúvida...
A jabuticaba pega bem por sementes? como devo proceder? se puderem me ajudar com mais informações eu agradeçeria e muito pois adoro essa árvore.

Germina sim. Só é necessário realizar pesquisas sobre a germinação dela, se é necessário algum cuidado especial com as sementes.
Marcio Garcia29/08/2010 19:05
E ai, alguem teve sucesso com esta tecnica, quem tiver resultados , pode postar aqui pra gente, estou curioso.
lubisomem0106/09/2010 14:41
Tentei varias vezes com varias estacas e não obtive sucesso não, teve estacas que ficaram verdes por mais de 1 ano mas não soltaram raiz ..
Darci12/11/2010 18:52
Estou fazendo testes para aprender essa técnica.Vamos ver se consigo algum resultado.
ALEXNOCERA13/11/2010 14:26
Estou curioso para saber se alguém já teve resultado com estas técnicas, ou qualquer outra, para reproduzir jabuticabas através de estacas de galhos.
Tentei algumas vezes, e elas sempre brotaram. Se manter a umidade constante, as estacas nunca secam, porém também nunca enraizam.
Joguei várias fora, depois de quase um ano molhando e nada.
Desisti, e adquiri mudas já formadas e produzindo, e fiz a poda radical no inicio da primavera. Aí é só aguardar as novas brotações e começar a formar o seu futuro bonsai. Muito mais simples e mais rápido e não perde tempo.
Mas também não duvido que alguém, algum dia já tenha conseguido, ou até mesmo o Geraldo, criador deste tópico. Se ele pudesse nos exclarecer como foram as suas experiencias, e como estão as suas plantas produzidas por este método, seria uma boa dica.

Até mais,
Alex.
Darci13/11/2010 18:53
ALEXNOCERA escreveu:
Estou curioso para saber se alguém já teve resultado com estas técnicas, ou qualquer outra, para reproduzir jabuticabas através de estacas de galhos.
Tentei algumas vezes, e elas sempre brotaram. Se manter a umidade constante, as estacas nunca secam, porém também nunca enraizam.
Joguei várias fora, depois de quase um ano molhando e nada.
Desisti, e adquiri mudas já formadas e produzindo, e fiz a poda radical no inicio da primavera. Aí é só aguardar as novas brotações e começar a formar o seu futuro bonsai. Muito mais simples e mais rápido e não perde tempo.
Mas também não duvido que alguém, algum dia já tenha conseguido, ou até mesmo o Geraldo, criador deste tópico. Se ele pudesse nos exclarecer como foram as suas experiencias, e como estão as suas plantas produzidas por este método, seria uma boa dica.

Até mais,
Alex.

Alex,
Eu estou fazendo testes para aprender essas tecnicas e com 15 dias tenho bastante brotaçao mas vc tá me desanimando.Acho que deve ter uma maneira de produzir essas mudas por estaca ou alporquia ou outro metodo qualquer porque pelo menos aqui em SP é muito facil comprar mudas de porte em vaso e já frutificando por 70 reais.Se a Jabuticaba tem crescimento tao lento,como é possivel tanta muda grande no mercado? Sao duvidas que tenho e espero descobrir.
andrebervig13/11/2010 20:30
No horto aqui perto de casa eles doam mudas de varias especies, as mudas de jaboticaba sabara são todas de estacas, eu tenho uma estaca com uns 3cm de tronco, a estaca foi feita no inverno, hoje esta estaca tem varias brotações mas não sei se tem raiz. esta foi feita da seguinte forma. cortada a estaca, teve 5cm de casca cortada em toda a base este local foi passado banha e foi envolvido por lã de ovelha e colocado na terra.

estou aguardando para ver se vinga.
Faugustobr16/11/2010 10:20
Fiz uma estaquia já faz 6 meses com uma estaca pequena de 5cm de altura e 2cm de diâmetro ela tem brotado, porém não sei se enraizou, mas estou aguardando. Qualquer novidade, posto aqui.

Fábio
lorencini10/03/2011 09:35
esse fds estarei indo a roça e vou pegar um galho de jabuticabeira para fazer a estaca e ver no que vai dar!! kkkkkk
SMART209/05/2011 14:52
tenho 1 duvida, eu fiz algumas mudas com essa tecnica, embora modificada, tipo eu cortei 1 litro de refrigerante desses de 2 litros, e virei a parte de cima dentro da parte de baixo, a parte q foi virada eu enchi de terra e a parte descascada fico vazando dentro do buraco da tampa e dentro da agua da parte do fundo. mais ou menos igual a imagem a seguir.

essa imagem não ta passando a parte de baixo pq ja e muda com raiz, so o quero mostra o modelo da vasilha.

o problema veio agora, em 2 mudas de acerola e pitanga as mudas depois de nacerem brotos viçosos comessaram a muxar tipo como se tivessem sendo queimadas, achei q seria o sol, mais aparentemente não é.
a duvida e se tenho q molhar com frequencia a parte de cima, ja q plantei com areia, ou devo deixa-la seca mesmo, ou regar muito poko. acho q o cale de 1 delas esta apodrecendo. a de amora ta com raiz saindo em baixo ja plantado no mesmo dia. eu estava regando todos os dias ate pra repor a agua de baixo eu colocava em cima.
Lrgullo09/05/2011 15:33
Opa! eu fiz uma estaquia em casa, mas parece q ela ta ficando bem fraquinha... só q fiz de um jeito q não da para ver se tem agua no recipiente, então todo dia eu coloco, esta ideia da garrafa pet parece ser mais eficiente, quanto a ver a agua, e bem mais pratica..
ALEXANDRE SUZIGAN02/08/2011 18:34
Consigo por esse método fazer com estaca de pitanga?
Aguardo uma posição.
Otoniel Santos02/08/2011 23:12
Re: REPRODUÇÃO DE JABUTICABEIRAS POR ESTACAS DE GALHOS
muito legal!!!
123456789