Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

REPRODUÇÃO DE JABUTICABEIRAS POR ESTACAS DE GALHOS

123456789
Marcos Paulo Duarte26/06/2008 22:26
Oi Geraldo

nessa da garafa PET, lá no começo voce cita que usando silicone pa vedar não é bom, o que se pode usar? durepoxi?

na água dentro do frasco, põe hrmônio enraizador?

abraço
GERALDO INOCÊNCIO26/06/2008 22:49
Marcos,

Em meus experimentos com silicone verifiquei que ele não faz bem às plantas talvez por possuir ácido acético. A vedação é para não entrar terra dentro da lata e acho que pode ser feita com durepóxi, massa de vidraceiro ou outra qualquer. O s dois processos agora estão bem ilustrados com fotos detalhadas.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Marcos Castilho04/07/2008 15:51
Geraldo mais uma dúvida. Como tantas outras dúvidas minhas. No início do processo para ser feito num vaso grande o substrato que vai acima da lata pode ser 70% areia grossa e 30% de terra vegetal??? Tá bom essa mistura???
GERALDO INOCÊNCIO04/07/2008 21:21
Marcos,

Acredito que é um bom substrato. A areia fará com que fique bem aerado o que é importante para as raízes. A terra vegetal pura não seria aconselhável, pois é muito fina e ficaria compactado.

Marcos Castilho07/07/2008 16:28
Geraldo conversei com muitos colegas do fórum e muitos disseram não ter exito no processo do enraizamento do galho na lata. Porém eu percebi que muitos não esperaram um bom tempo para retirar o galho da lata, pois no início da matéria você comenta que a Jabuticabeira pode levar de oito meses a um ano para enraizar.

Então penso eu amigo Geraldo que o certo é aguardar no mínimo oito meses para verificar se o galho enraizou ou esperar até um ano.
Conversei com um amigo meu no sítio do meu sogro e ele relatou que fez um alporque num galho já frutificando e teve que esperar um ano e dois meses para retirar o alporque sem utilizar hormônio enraizador nenhum.

Então Geraldo o correto é agaudar até um ano para ver se o tronco enraizou ou não. Estou certo amigo???
GERALDO INOCÊNCIO08/07/2008 08:10
É isto aí marcos,

O que se tem que ter em mente é que se você obtiver resultado ela já vai frutificar no segundo ano e o ganho de tempo é enorme, por isso vale a pena esperar. O bonsaista tem que lembrar sempre que o tempo é um fator fundamental em bonsai. Temos então antes de tudo de ter paciência.

Marcos Castilho09/07/2008 08:50
Geraldo mais uma coisinha 😮ops: 😮ops: 😮ops: 😮ops: Eu li no site da bonsai Milenar em Portugal que os galhos mais velhos e bem grossos estão mais propensos ao enraizamento do que galhos mais novos pois o mesmo já tem raízes pré formdas. Diz assim o tópico: A presença de lenho velho na lingueta favorece o enraizamento, por possuir raízes pré-formadas. É verdade??? Sabe dizer??? Olha amigo sou APAIXONADO por Jabuticabeiras, por isso tanto interesse em conseguir uma já frutificando. Você acredita que tenho tanto interessse em conseguir uma planta já frutificando que fiz sete estacas com a técnica do galho descascado na lata, 27 estacas na estufa PET e vou faer a técnica da marreta ainda amigo.
GERALDO INOCÊNCIO09/07/2008 21:17
Marcos,

Com relação ao enraizamento não posso te informar, mas para a frutificação com certeza galhos mais velhos irão frutificar com mais intensidade. Esta questão de enraizamento de galhos novos ou velhos, é variável de planta para planta. A tecomaria por exemplo, enraiza de pontinhas de galhos bem novinhos já outras plantas tem que ser galhos lenhosos. Quanto à jabuticabeira ainda não sei ao certo mas se tivesse de optar eu escolheria os galhos mais velhos.

Eu quero ainda fazer enxertia em jabuticabeira, estou cultivando umas mudinhs ainda novinhas com esta finalidade.

Um amigo me deu de presente uma mudinha de jabuticaba olho de boi (aquela enorme que você mal consegue por na boca). E eu estou educando ela desde pequeninha e esta ficando muito bonita. Mais para frente eu posto para os amigos verem.

Marcos Castilho10/07/2008 16:43
Geraldo sou eu de novo amigo. Já até perdi a vergonha. Olha só vou fazer a técnica B da marretadas no tronco no chão. Tem como fazer em galhos de 12, 13 15 cm de diâmetro ou tem que ser menor??? Falei com meu conhecido meu aqui da cidade e ele relatou que essa técnica é quase infalível. Só não soube me dizer a tamanho do tronco. Amanhã dia 11/07/2008 vou cedinho buscar 10 troncos para fazer o teste 😮ops: 😮ops: Se um pegar ficarei feliz. Sabe dizer o diâmetro???
Evaldo Salustiano14/07/2008 19:47
Caro Geraldo
Tenho em casa um pé de pitanga ja grande, mais ou menos com 1,70 de altura, e com um tronco ja razoavelmente grosso, mas que ainda nao frutificou.
Pretendo futuramente extrair do chao essa planta para tentar fazer um bonsai com ele.
Porem vejo que ele tem galhos ja relativamente grossos e vendo essa matéria pensei em fazer a mesma tecnica com essas pitangas.
Assim tenho umas perguntinhas a fazer, caso puder me responder:
1 - A pitangueira gosta de agua como a jabuticabeira?
2 - Caso sim, qual a melhor época para ser feita essa tecnica nela.
3 - Caso nao, qual o procedimento mais eficaz com as pitangueiras e a melhor epoca para adota-lo.
GERALDO INOCÊNCIO14/07/2008 21:30
Evaldo,

Acho que o melhor procedimento para você fazer com sua pitanga é o seguinte:

A) Primeiro faça uma alporquia no galho principal;

b) Faça uma sangria na base da planta (cave um sulco em volta do tronco e encha com matéria orgânica misturada com areia) e espere a alporquia enraizar.

Neste prazo, a planta já soltou novas raízes na área da sangria o que vai permitir que você arranque a planta do chão sem correr o risco de perdê-la, o que não raro acontece com as pitangas quando têm raízes já grossas.

do amigo Geraldo Inocêncio
Evaldo Salustiano15/07/2008 19:27
Caro Geraldo
Mais umas perguntinhas...rs 😮ops:
Essa sangria que voce diz , nao é um corte como na alporquia, seria apenas cavar em volta do pitanga e colocar o substrato?
E em quanto tempo voce acha que demora para enraizar? Ja que pretendo fazer isso agora e extrair na primavera.
Dara tempo de enraizar?

Desde ja, muito obrigado
GERALDO INOCÊNCIO15/07/2008 21:32
Evaldo,

A técnica conhecida como sangria consiste em cavar um sulco em volta do tronco e colocar matéria orgânica misturada com areia. Este substrato vai fazer a planta emitir um grande número de pequenas raízes o que possibilitará um arranquio com menor risco de morte da planta. A emissão das raízes na primavera ocorrerá com maior intensidade, mas pode levar uns três meses para possibilitar o arranquio. É só cavar um pouquinho no sulco e você poderá verificar se há um bom enraizamento.

Marcos Castilho16/07/2008 10:39
Geraldo vi você comentando no tópico acima sobre enxerto e li no seu site uma matéria muito interessante sobre enxertia. Você já tentou reproduzir Jabuticabeira por enxerto???
GERALDO INOCÊNCIO16/07/2008 20:25
Marcos,

Estou preparando umas mudas de jabuticaba visando uma futura enxertia. Ainda não fiz nenhuma enxertia em jabuticaba, mas se der certo vai ser muito interessante fazer uma planta menor e com uma frutificação precoce. Quando fizer os enxertos vou postar os resultados.

O enxerto em pitangas funciona muito bem. As plantas apresentam uma frutificação muito mais intensa que as não enxertadas.

lubisomem0131/07/2008 16:55
Geraldo qual o tipo de enxerto vc faz nas pitangas ?
Alex Fabiano31/07/2008 17:22
rssss
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!!

Vcs vão sufocar o Geraldo com essa sabatina, à proposito minhas estacas de Pitanga cultivadas em estufas de garafa pet ( 3 tiradas do mesmo galho que dividi em 3 partes ) tem 2 que estão com várias brotações, tem 1 em especial ( a mais grossa ) que está show, brotações de cima a baixo até no topo da estaca estão formando galhinhos....tem 2 meses, ainda não apareceu nenhuma raiz......

o pessoal em outro tópico fui unanime em afirmar que depois de uns 4 meses secam....então vou aguardar e ver o resultado, espero que pelo menos 1 pegue....

Ademais, boa sorte a todos em suas experiências....
GERALDO INOCÊNCIO01/08/2008 06:40
lubisomem01,

O enxerto usado em pitangas é por GARFAGEM, veja no tópico O BONSAI do atelier, matéria passo a passo de minha autoria sobre o enxerto.

Alex,

As jabuticabeiras, pela demora em frutificar, compensa conseguir enraizar mudas, mas as pitangas crescem rapidamente e se forem enxertadas dão frutos rapidinho. Faça as mudas de semente, eduque os tronquinhos com boas curvas, aguarde atingir até o diâmetro da metade de um lápis e já pode enxertar. As enxertadas dão frutos precocemente e com excelente frutificação.

Cleriston07/08/2008 10:08
Geraldo eu tenho pensado em outro jeito de aplicar essa técnica e gostaria da sua opinião.
Pensei assim:
- Pegar 2 pets (A e B) iguais.
- Em uma pet (A) cortar-se ao meio aproveitando a parte inferior. Esta parte será a o "vaso" onde enraizará a jabuticabeira.
-Fazer um furo (na A) no fundo do "vaso" onde passará a estaca
-Na outra pet (B) cortar na parte superior onde o diâmetro é maior.
-Enche a B com agua e encaixa a A na B.

Se precisar colocar mais agua na B, você tira a A, repõe a agua e encaixa a A novamente.
Eu fiz um teste encaixe com garrafa de H2OH... Encaixa um pouco (nao muito), entra os pés da garrafa.
O que você acha?

Pensei em fazer com garrafas de 600 ml para estacas menores. Será se o espaço (menor) prejudica o enraizamento.

O que você acha?

Para outros amigos q utilizaram a técnica do Geraldo, alguém arrumou outro jeito de vedar o buraco?
Marcos Castilho07/08/2008 19:30
Cleriston eu vedei o buraco com fita crepe. Tem uns dois meses e deu certo não está fazando água. Pode explicar essa sua possível técnica novamente??? Não entendi direito.
Cleriston08/08/2008 08:34
Me diga o q vc acha

Marcos Castilho08/08/2008 13:24
Agora entendi Cleriston. Você pode vedar a parte de cima com fita crepe para não cair terra na água. Pode dar certo. O que acha???
Cleriston08/08/2008 13:33
creio q dê certo sim, pois o princípio é o mesmo. A estaca continuará recebendo agua. Será se garrafa de 600 ml é apertada pra ela enraizar?

Unico problema eh q elas nao se encaixam muito, mas são mais faceis de achar e mais facil de pôr agua...
GERALDO INOCÊNCIO08/08/2008 19:09
Cleriston,

A idéia é boa e todos os experimentos são válidos. Você vai acabar achando uma garrafa que encaixe bem. O resto é ter paciência e dar tempo ao tempo. Vá postando os resultados para os amigos acompanharem.

Lucas.Wallace26/10/2008 01:57
Me difa uma coisa... Estaca de jabuticaba leva quando tempo para produzir frutos!?
123456789