Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

REPRODUÇÃO DE JABUTICABEIRAS POR ESTACAS DE GALHOS

123456789
GERALDO INOCÊNCIO26/10/2008 20:38
Lucas,

Após o enraizamento e a formação dos galhos, vai depender da espécie utilizada. As jabuticabas híbridas frutificam bem mais rápido e as comuns levam mais tempo. Estipular um tempo é difícil pois vai depender do desenvolvimento da planta. Se a estaca escolhida vem de um galho que já deu frutos, com certeza vai frutificar bem rápido.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Vitor Martin15/11/2008 01:59
luz
Caro Geraldo,

dando sequencia a sabatina..hehehe
Qual o melhor local para se fazer as técnicas A e B, em relação a luminosidade? sol pleno, meia-sombra ou sombra ? se é que isso influencia no processo...
Obrigado, e parabens pelas matérias

SDS,

Vitor Martin
GERALDO INOCÊNCIO17/11/2008 20:57
Vitor Martin,

A técnica da estaca apontada e fincada depende do que se pretende. Se você quer uma planta para pomar deve plantá-la em local definitivo no sol. Se o objetivo for bonsai plante na sombra. Quanto a lata, melhor deixar à sombra até o enraizamento.

lubisomem0127/12/2008 12:12
Marcos Castilho escreveu:
Geraldo mais uma coisinha 😮ops: 😮ops: 😮ops: 😮ops: Eu li no site da bonsai Milenar em Portugal que os galhos mais velhos e bem grossos estão mais propensos ao enraizamento do que galhos mais novos pois o mesmo já tem raízes pré formdas. Diz assim o tópico: A presença de lenho velho na lingueta favorece o enraizamento, por possuir raízes pré-formadas. É verdade??? Sabe dizer??? Olha amigo sou APAIXONADO por Jabuticabeiras, por isso tanto interesse em conseguir uma já frutificando. Você acredita que tenho tanto interessse em conseguir uma planta já frutificando que fiz sete estacas com a técnica do galho descascado na lata, 27 estacas na estufa PET e vou faer a técnica da marreta ainda amigo.

Salve Marcos, como vão as estacas de jabuticaba ????
GERALDO INOCÊNCIO27/12/2008 19:27
lubisomem01,

Olha amigo é possível que os galhos mais velhos da jabuticabeira enraizem com mais facilidade, mas isto é variável de planta para planta. A tecomaria capensis, por exemplo, enraiza com os raminhos mais tenros aqueles novinhos mesmo. Eu também adoro jabuticabeiras. Ganhei uma mudinha de jabuticabeira daquelas gigantes que custam a caber na boca. Estou educando-a desde pequenininha para ser bonsai. O tronquinho já está pronto com boas curvas. Agora estou formando a copa e está ficando muito bonita, mas vai levar bons anos para frutificar. Estou também cultivando algumas mudas para tentar a enxertia se conseguir sucesso coloco os resultados no fórum. Consegui fazer um bonsai de araticum do brejo (annona glabra) por alporquia. Levou quase um ano para enraizar mas valeu a pena. Veja o resultado em CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA.

RIDDHA - JOSE JORGE28/12/2008 19:45
Cleriston escreveu:
Me diga o q vc acha

Cleriston eu acho que aos poucos está evoluíndo para um alporque ! 🙂
abraços, Riddha
lubisomem0129/12/2008 07:41
GERALDO INOCÊNCIO escreveu:
lubisomem01,

Olha amigo é possível que os galhos mais velhos da jabuticabeira enraizem com mais facilidade, mas isto é variável de planta para planta. A tecomaria capensis, por exemplo, enraiza com os raminhos mais tenros aqueles novinhos mesmo. Eu também adoro jabuticabeiras. Ganhei uma mudinha de jabuticabeira daquelas gigantes que custam a caber na boca. Estou educando-a desde pequenininha para ser bonsai. O tronquinho já está pronto com boas curvas. Agora estou formando a copa e está ficando muito bonita, mas vai levar bons anos para frutificar. Estou também cultivando algumas mudas para tentar a enxertia se conseguir sucesso coloco os resultados no fórum. Consegui fazer um bonsai de araticum do brejo (annona glabra) por alporquia. Levou quase um ano para enraizar mas valeu a pena. Veja o resultado em CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA.

Beleza Geraldo vou olhar sim, e continuo tentando ........
grande abraço pro amigo e um feliz ano novo...
Paulo Ramos29/12/2008 08:39
Quem já obteve sucesso na técnica A????
Gostaria de saber qual a função do esfagno que é colocado na parte superior da estaca, no caso da técnica B.
Também gostaria de saber relatos de alguém, com exceção do Geraldo, que já conseguiu realizar com sucesso a técnica A, de colocar a estaca na lata.. etc..., mas que a planta tenha sobrevivido por mais de 1 ano, com brotos, folhas vistosas.. etc... Pois sei que até seis meses a planta resiste bem e quem a tem pensa que já deu certo, que já pegou... e na verdade, ela está sobrevivendo apenas da água da lata, no final ela não enraiza e morre.
Caro Geraldo, eu disse com exceção de você porque você é o mestre. Apenas isso. hehehe
Abraços!
Marcos Castilho03/01/2009 19:03
Lubisomen meu amigo vi sim algumas raízes mais na técnica da estufa na da lata não enraizou todas morreram. E a sua???
f.dimas12/01/2009 03:07
uso em yamadori
caro geraldo
quero coletar uma primavera, de +- 20 cm de diâmetro,que foi arrancada em uma construção. Apesar de haver um pouco de terra em cima dela, já deve ter alguns dias que ela foi arrancada. Será que se eu cortar os galhos um pouco maior, descascar um pedaço na ponta e amarrar algo para mantêr a umidade nesses galhos ajudaria?
Paulo Ramos20/01/2009 22:59
Caro Marcos Castilho, das suas experiências plantando jabuticaba na lata, me diga uma coisa, por acaso ocorreram brotações?? Ou as plantas mantiveram apenas as folhas já existentes nos galhos???
Abraço!
Marcos Castilho22/01/2009 12:45
Fala Paulinho. É amigo elas emitem sim brotações e fortes mais não enraizaram.
lubisomem0124/01/2009 14:42
Lubisomen meu amigo vi sim algumas raízes mais na técnica da estufa na da lata não enraizou todas morreram. E a sua???

Marcos as minhas continuam na mesma situação inclusive teve uma que colocou um inicio de flor rapaz quando vi não acrditei não pensei que ela fosse dar uma fruta mas a flor não chegou a abrir não, elas continnuam praticamente do mesmo geito das fotos que lhe mandei à tempos atraz, lembra ? só que agora coloquei elas no sol direto, agora ou vai ou racha ....
lubisomem0109/02/2009 13:16

Desculpe a demora para responder é que estava de ferias, Marcos as minhas continuam da mesma forma, lembra das fotos que lhe enviei ? pois bem estão iquais porem ainda com os troncos verdes..e olha que já vai mais de ano... estou com umas fotos pra revelar assim que tiver revelado mando-as pra voce....
EZEQUIEL JUNIOR03/03/2009 09:58
Amigos

Alguém já conseguiu obter mudas por este método que possa nos relatar sua experiência? Principalmente com relação à época e ao tempo de enraizamento?

abraço a todos
Eliseu Santos05/03/2009 21:05
rega a terra ou não
Geraldo entendi ben a tecnica mas eu posso regar a terra ou so coloco agua pela mangueira ?
GERALDO INOCÊNCIO21/03/2009 06:54
Eliseu,

A água da lata é para manter o galho hidratado. O enraizamento ocorre na parte que está acima da lata (com casca), que deve ser mantida enterrada e úmida para que as raízes se desenvolvam.

Eliseu Santos21/03/2009 16:51
GERALDO INOCÊNCIO escreveu:
Eliseu,

A água da lata é para manter o galho hidratado. O enraizamento ocorre na parte que está acima da lata (com casca), que deve ser mantida enterrada e úmida para que as raízes se desenvolvam.

Obrigado pela atenção, quando for ate morrinhos farei uma visita a vc se não for incomdo e claro.
GERALDO INOCÊNCIO26/03/2009 19:43
Eliseu,

Será um prazer receber a sua visita.

Grande abraço do amigo Geraldo Inocêncio
WALTER LUIZ JAQUINTO06/05/2009 13:39
Re: REPRODUÇÃO DE JABUTICABEIRAS POR ESTACAS DE GALHOS
Boa tarde Geraldo, voce conhece outras espécies que se dão bem com esse método de reprodução, tipo : resedá, acerola...

obrigado
GERALDO INOCÊNCIO06/05/2009 20:13
Walter,

Resedá e acerola enraizam muito bem por alporquia que é um método bem mais fácil de ser executado.

Grande abraço
WALTER LUIZ JAQUINTO07/05/2009 07:20
Obrigado Geraldo pela atenção,

abraços
WALTER LUIZ JAQUINTO07/05/2009 07:22
Obrigado Geraldo pela atenção,

abraços
Juan Gabriel14/05/2009 12:57
eu fiz umas 2 estacas de jabuticaba faz umas duas semanas atrais e ja esta comecando a sair folhas muito bem 😄 😄
mas o que eu nao persevi e que ja estamos quase no inverno.. sera que a jabuticaba vai aguentar o inverno??
ricardoangelo16/05/2009 12:14
ESTA TECNICA PODE SER USADA EM QUAIS OUTRAS VARIEDADES?
123456789