Viveiro - Oficina Bonsai
bergson05/03/2005 06:48
Viveiro - Oficina Bonsai
A carência de plantas para bonsai no Nordeste é muito grande, e em especial em minha cidade Maceió. Devido a essa dificuldade é que resolvi iniciar o plantio delas, no entanto os obstáculos são muitos (despesas contínuas, substrato ideal a cada planta, desenvolvimento, etc), apesar de tudo isso acredito que após 08 anos começo a ter um pequeno resultado.Resolvi postar essas fotos de meu viveiro, para que possamos provar a nós mesmos que somos capazes de fazer uma arte bonsai, fico feliz em poder dividir com todos esse pequeno início.
Agradeço a ajuda de todos.
[]s
Bergson
Foto 01 - Vista geral das Bancadas
Foto 02 - Sementeiras
Foto 03 - Produção de jaboticabas
Foto 04 - Jaboticaba com 03 anos
Foto 05 - Produção de serrissa
Foto 06 - Serrissa com 1 ano e sete meses
Foto 07 - Produção de junipero procumbens nana
Foto 08 - Planta com 02 anos e 07 meses

Sergivaldo05/03/2005 10:56
Grande Bergson!!!!! 😂 😂 😂 😂 😂 😂
Meu amigo,... é simplesmente fantástico esse seu viveiro. PARABÉNS!!!!!
Tenho absoluta certeza que, em poucos anos, não haverá mais carência de matéria prima para bonsai.
Gostei muito da forma como você dispõe suas prateleiras. Me serviu de inspiração. 😂 😂
Um abração,
Sergivaldo
bergson05/03/2005 11:15
Caro Sergivaldo,
Agradeço o elogio. Minha intenção é estimular aos bonsaístas a produzirem também, só baixando o custo é que poderemos difundir com mais facilidade nossa arte.
É difícil mostrar o que estamos fazendo,talvez seja pelo receio da crítica. Mas temos a obrigação de ajudar a quem principia e a reduzir nossas deficiências.
[]s
Bergson
Felipe Frango Zappala05/03/2005 13:14
Parabéns Bergson!
Isso acaba um pouco com aquela regionalização de determinadas plantas e auxilia propagação... Excelente iniciativa.
Abração
Baduuuu05/03/2005 13:14
O que é isso Bergson...
É bem humilde esse viveiro heim...
Tem quantas mudas aproximadamente ae?
Meus Parabens amigo, quem dera eu tivesse a metade disso! 😛
Abraços
bergson05/03/2005 15:40
Felipe,
Na realidade venho tentando produzir na intenção de manter minha paixão pela arte bonsai.
[]s
bergson
bergson05/03/2005 15:45
Antonio,
A simplicidade em produzir é minha linha de trabalho, é preciso muitas plantas para resultar em poucas boas, algumas médias e muitas fracas.
Devo ter aproximadamente 400 plantas em vasos e 1000 nas sementeiras.
[]s
Bergson
Antonio Castro05/03/2005 18:06
Oi Bergson,
Parabens, tem um espaço quase tão grande como o meu...hé,hé 😄 😄
Fora de brincadeiras, uma maravilha.
Para além do problema dos obstaculos a ultrapassar, manter isso tudo tambem deve ser uma obra danada, mas pelos vistos bem conseguido.
Continuação desse excelente trabalho, que é sem duvida um bom exemplo...e agora tambem deu para entender a necessidade de se criar os próprios vasos 😄. 😄
[ ]s
Castro
Alexandre S. Coelho05/03/2005 19:04
Grande Bergson !!!
Parabéns pelo viveiro... lindo !!! Desejo que vc semple possa dibrar todos os obstáculos que apareçam, e que cada vez cresça mais ainda. Um espaço como esse aqui no nordeste é de grande importäncia no crescimento de nossa arte ! Espero um dia poder fazer uma vizitinha ao amigo e me ''perder'' no meio dessas plantas 😂 😂 😂
um abraço a todos!!!
gago05/03/2005 19:16
Meus parabens Bergson, seu viveiro esta maravilhoso mesmo e certamente é um grande incentivo para iniciantes assim como eu, mais uma vez meus parabens !!!
bergson06/03/2005 05:51
Agradeço sinceramente o incentivo de todos, posso notar que apesar das deficiências que devem ser superadas devo continuar seguindo este caminho.
Não sabem vocês a alegria que tenho ao ver algumas plantas se desenvolvendo, só devo ficar com as espécies que progridem e se adaptam ao nosso clima satisfatoriamente.
Além dessas das fotos tenho testado: o ficus nerifolia, buxinho harlandi (é assim que se escreve?), shimpako(u), era(ficus pumila), ptecolobium, bananeiras, palmeiras, e os ficus benjamina e boni. Além de algumas espécies nativas. Amplio os tipos das plantas para analisar as que são mais viáveis. É um processo lento porém bastante prazeiroso.
Alexandre a porta está sempre aberta para visita dos amigos, basta avisar que estarei esperando. O convite é extensivo.
Um abraço sincero em todos.
Por favor enviem suas críticas e sugestões;
Bergson
Sergivaldo06/03/2005 22:18
bergson escreveu:
Antonio,
A simplicidade em produzir é minha linha de trabalho, é preciso muitas plantas para resultar em poucas boas, algumas médias e muitas fracas.
Devo ter aproximadamente 400 plantas em vasos e 1000 nas sementeiras.
[]s
Bergson
Pôxa, Bergson... 1000 nas sementeiras!???? 🙄 🙄 🙄
linhas...... x ..... colunas..... = 100000000000
Um abração,
Sergivaldo
bergson07/03/2005 06:15
Caro Amigo Sergivaldo,
Você sabe que para podermos ter algumas poucas plantas de boa qualidade é necessario plantar muito, pois embora possamos dar o mesmo tratamento a todas, somente 5% a 10% (sendo otimista) resultará em plantas adequadas.
O caminho é longo, pois dependemos do tempo, e esse temos sem nos custar nada. Além do mais sempre lembro das regras sobre bonsai que me foi ensinado pelo Mário Alberto, 1ª Paciência, 2ªPaciência e 3ª quando faltar paciência voltar para a 1ª.
[]s
Bergson
ps.: Estou ansioso para ir a Fortaleza!!!
jackson07/03/2005 06:38
Bergson,
Belo trabalho, seu viveiro está ótimo, parabéns pela sua dedicação.
Observei que seus vasos são de cimento, assim como alguns que fiz, no meu caso usei formas de madeira. Eu utilizei impermeabilizante pelo lado externo, para não haver evaporação através do cimento, e só utilizei depois de uma semana p. não correr o risco de afetar as plantas. Até hoje nunca atrapalhou o desenvolvimento delas. Vc. já pensou nisso?
[]s
Jackson
bergson07/03/2005 06:54
jackson,
Quando tiro o vaso da forma deixo imerso na água por 72 horas pelo menos, ocorre então uma pequena vitificação do cimento. Mesmo ocorrendo evaporação não me trás problemas pois devido ao calor constante que tenho aqui, as plantas são molhadas 3 a 4 vezes por dia.
Nunca tive problemas com eles. As plantas tem um desenvolvimento bom.
[]s
Bergson
Charles07/03/2005 09:00
Oi Bergson...
Maravilhoso seu viveiro!...
Aliás, por todos os temas que voce posta aqui no fórum, fica evidente sua paixão e dedicação à arte bonsai!!!
Voce é um grande exemplo para todos os praticantes, não apenas pelos seu belos trabalhos, mas ainda mais, pelo empenho na divulgação desta arte!
Voce mostra, com soluções simples e criativas, que todos os recursos necessários estão acessíveis a todos.
Parabéns,
Charles
bergson07/03/2005 10:15
Caro Charles,
O que tenho discutido ao longo do tempo, é o hábito de alguns de tornar complicado e difícil a prática da arte bonsai. Surgem fórmulas mirabolantes de substratos, técnicas, proporções, etc. Esquecem muitos, que a grande maioria que busca esta prática, a exemplo de quase todos nós, não dispoem de dinheiro fácil, e que estão nesta arte por amor a causa, pelo prazer em ser um pouco criador, pela sensação de amizade, carinho, solidariedade que nos torna sempre uma grande família.
Desde que iniciei vi que, ou procurava soluções práticas e baratas, ou então não conseguiria seguir e nem desenvolver esta arte.
Se fosse analisar o que tenho tentado fazer unicamente pela razão, teria que reduzir meu ritmo, os números nunca negam, por vezes o que tenho que fazer é mais do que deveria ou poderia.
Minha tônica é reaproveitar. As madeiras que uso e as bancadas são restos de demolição, transformar é um princípio que se tornou básico. Se não tenho pedriscos nos tamanhos perfeitos (cascalho, tijolos triturados, etc), adubos químicos, torta de mamona , ou outros materiais específicos; uso terra preta, esterco e areia lavada. Passei a fazer meus vasos simplesmente por dois motivos: custo, economia de espaço e padronização ( um dos meus defeitos é ser extremamente exigente).
Sei que o caminho a ser alcançado é longo e contínuo, mas desistir não faz parte de meu vocabulário.
Agradeço o incentivo que tenho recebido, o estímulo em continuar.
Obrigado pelo elogio.
[]s
Bergson
Lando07/03/2005 12:40
É isso aí, Bergson!
Seu viveiro é mesmo fantástico... Você pretende comercializar, certo?
Parabéns pelo trabalho e dedicação. Continue assim; você vai longe!
Um abraço,
Orlando (Lando)
Cissa07/03/2005 14:56
Olá Bergson,
meus parabéns, fiquei babando aqui!!!!!!
Pena que voce esteja tão longe, pois meu passeio preferido é visitar viveiros.
Abração
Cecilia
bergson07/03/2005 22:42
Orlando,
Minha primeira intensão foi ter material para poder praticar, no entanto vi a possibilidade de conseguir ao menos manter sem grandes custos minha paixão pelo bonsai.
[]s
Bergson
bergson07/03/2005 22:46
Cecília,
Ao menos você tem a possibilidade de ir a vários viveiros, em meu caso tive que tentar criar um para estar nele. Aqui é difícil e caro ter plantas boas, improvisar de uma forma barata tem sido uma regra, creio eu que em alguns anos terei um bom material para ajudar a difundir nossa arte bonsai.
[]s
Bergson
Lúcio Manoel Picanço07/03/2005 22:47
Bergson,
Parabéns. Muito lindo o seu viveiro. Eu pensava que ai não ia pra frente um cultivo de plantas tão delicadas como o bonsai.
Tão delicadas porque exige uma série de fatores climáticos.
Mais uma vez parabéns.
Lúcio
Olavo09/03/2005 02:26
Lúcio...
Quando vc puder dá uma olhada tb no Site do Sergivaldo Costa...
O pessoal do NE detona em qualidade e criatividade meu caro!
Que show heim Bergsom?!?!?!
Eu acabo de montar outra prateleira pra organizar melhor as coisas por aqui... E não tem mais espaço pra nda.
Vc não quer me arrendar uma terrinha tua aí não? Mas tem que vir ao menos com uma mudas junto!!! kekekeke
Muito legal meu velho!
bergson09/03/2005 12:13
Lúcio,
Algumas plantas realmente não sobrevivem aqui, ginko e acer são exemplos disso. O que faço é cultivar as demais a partir de semente ou pequenas estacas, para que desde o princípio possam estar expostas ao nosso clima e suas alternâncias.
Obrigado pelo apoio.
[]s
Bergson
bergson09/03/2005 12:19
Caro Olavo,
Quando o dinheiro é curto e o acesso a informações e materiais é difícil, improvisar é a regra a ser sempre utilizada. Temos que improvisar, reutilizar, criar boas e baratas soluções, pelo menos estamos conseguindo fazer prosseguir nossa vontade pela arte bonsai.
Arrendar a terra com as mudas é fácil e barato, o caro vai ser a passagem para você toda semana visitar e cuidar das plantas!!!
[]s
Bergson