Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Viveiro - Oficina Bonsai

123456
quarte09/03/2005 13:06
Olá,

Só queria acrescentar com a opinião de um novato.
O que o Bergson falou sobre a criação de "dificuldades" com a obtenção de substratos perfeitos, vasos apropriados, etc, foi quase um empecilho para mim. Sofro de dois males, a falta de espaço e a falta de grana. O conhecimento se adquiri com estudo e prática. Mas não existe prática sem plantas, sem substrato, sem vasos ...
Usando técnicas ensinadas aqui no forum, além de outras coisas que aprendi em outros sites, estou gastando o menos possível para poder ter plantas que um dia se tornarão bonsais.
Aqui no Rio temos uma fartura de espécies que podem ser facilmente encontradas na rua ou nos terrenos desocupados (vítimas para estacas). Além disso, tenho contado com a colaboração de amigos que conseguem mudas com jardineiros particulares e porteiros de prédio. Já estou estudando a possibilidade de fazer vasos de argila ou cimento, mas aí esbarro no problema do espaço.
Descobri, há pouco, que o Jardim Botânico do Rio comercializa mudas por preços com apenas um dígito. Essa é outra forma barata de obter material e dicas de cultivação.
Apesar de novato no lance de bonsais, já descobri que o prazer, pelo menos pra mim, está nesse processo todo de criação. Criação da muda, da estufa improvisada, do substrato com pedrisco e areia da obra da vizinha, do vaso feito de garrafa de refrigerante, etc ..
Fico feliz de ter encontrado esse fórum aonde tenho o privilégido de ler opiniões e experiências de pessoas que vivem com o bonsai, e não somente de bonsais.

Daniel
Felipe Frango Zappala09/03/2005 14:33
É isso aí Daniel.
Continue nessa jornada e depois você vai ver o quanto vale.
Abração
Olavo09/03/2005 23:16
Passagem????

Só de IDA Begson!!!!

O povo aqui na minha cidade ta todo ficando maluco 😈

Pra não me estressar com o povo xingando qq coisa no trânsito comecei a prestar atenção nos motoristas ao lado no farol...

É gente falando sozinha, batendo no volante, olhando espelho retrovisor(todos os 3) alucinado e xingando o cara do carro de trás... rsrsrs

Morro de rir com estas coisas... (fazer o que???)

Cheguei a conclusão que: Se td paulistano tivesse um Bonsai pra cuidar e admirar iam economizar dinheiro (com o médico) e usar a criatividade pra coisas mais construtivas!!!

AINDA BEM QUE EU TENHO AS MINHAS PRATELEIRAS!!! hehehehehe

Mais uma vez parabéns pela organização e sucesso!

Essa tua iniciativa vai realmente fornecer um bom material pro pessoal da tua região!!!

Quarte...

Pro bonsaista, espaço realmente é uma coisa que vai ficando escasso com o tempo. Como vc disse só usando a criatividade!

Falando em economia e criatividade...

Consegui a madeira desta minha nova prateleira em uma demolição. Não me custou nda.
É peroba e tem 3 m de comprimento e 5 cm e espessura, está envelhecida, tem uns veios muito bonito que ficaram aparente depois de raspada e vai durar um bom tempo.

Fica aí uma dica. 😉
Felipe Frango Zappala10/03/2005 04:24
Cara, peroba gratuita??
Vai juntar fila nessa obra... 😂 😂 😂

Realmente é uma boa dica.
bergson10/03/2005 05:52
A idéia é essa, reaproveitar e reutilizar o que for possível. É uma dupla satisfação, buscando soluções e dando continuidade a arte bonsai. Conseguir desenvolver as plantas com nosso esforço, é simplesmente compensador.

[]s

Bergson
Durval C Gasparetti12/03/2005 16:25
Bergson

Meus cumprimentos !

A apresentação do seu viveiro é espetacular ! Até pelas fotos transmite a paz do lugar.

[ ]s

Durval
bergson12/03/2005 19:22
Caro Durval,

Procuro deixar os problemas fora de meu sítio, quando estou lá me concentro em minhas plantas, em muita água de coco e em minhas abelhas nativas.
O tempo tem sido bastante benevolente, consigo domar parcialmente minha ansiedade. Ver as plantas crescerem em seu próprio ritmo tem sido um grande aprendizado, nem antes e nem depois, mas na hora certa.

Agradeço a atenção.

[]s

Bergson
sergioturbo1024/01/2006 14:50
Comecei a a levar o Bonsai a serio em novembro passado, e ja tenho quase 30 plantas, umas 20 estacas brotando, 15 mudas de yamadori em recuperação. Sei como é essa paixão...acho que você com tudo que tem ainda acha pouco he he he. Fala serio se tivesse mais espaço com certeza ia produzir mais, correto?
Isso é quase uma religião.

Eu já consegui um lugar para produzir mais plantas.
esqueci dos Ipes tenho uns 30 de sementes.

Abraços meu irmão, muito bonito seu viveiro
bergson25/01/2006 09:39
Caro Sergio,

Venho tentando aumentar o viveiro, a cada dia mais mudas de sementes e estacas. Nós sabemos que dentre muitas poucas se tornarão completos bonsai.
Quando iniciei fiz uma escolha por aprender com meus erros e acertos e não comprar plantas prontas, tenho muitas plantas as encaminhado para ser bonsai.
A luta é contínua, os erros muitos, as escolhas nem sempre certas.
Mas a cada passo é um pequeno sucesso que conseguimos.
Hoje estou trabalhando com as seguintes espécies: Serissa, ficus nerifolia e retusa, buxinho arlandi, jabuticaba, procumbens nana, azevinho, caboim, basicamente isto.

[]s

Bergson
Cláudio C. Ratto25/01/2006 09:51
Oi Bergson !

Tá sumido cara !
Tudo bem contigo ?
Me responda por favor uma coisa, foi da onde que você conseguiu as mudas de neriifolia ?
Teria como você colocar imagens aqui, para que a gente possa ver como estão ?
Agradeço desde já e mais uma vez parabéns pelo seu empenho. Seu viveiro está muito bom !

Grande abraço,
Angela Fernandes25/01/2006 10:41
Amigo Bergson !!! 😂 😂 😂

Quanto tempo, heim !!!!!! 😂 😂 😂

Sinto falta das suas opiniões.....

Sempre que sobra um tempinho, coisa rara, visito seu site e admiro tudo...... que lá está.

Ter um sítio ou chácara deve ser algo sublime para quem gosta de mexer com plantas e terra.

Sonhar é preciso !!!!

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:

P.S. A mesa que você me presenteou continua sendo o maior sucesso...
bergson25/01/2006 18:51
Claudio,

O tempo tem sido pouco para tantas coisas, por exemplo: sou da fiscalização do tribunal de contas, bonsai (cultivando e tentando produzir), palmeiras, abelhas nativas (cosultoria pelo SEBRAE - estive em Tocantins em dezembro, uma experiência fantástica), miniaturas e para completar estou fazendo uma pós-graduação em Controle Externo (Auditoria).
Como vê procuro ocupar bem o meu tempo.
Consegui três pequenas mudas em Góias com o Maninho e consegui por estaca fazer mais 40, estão pequenas mas com um desenvolvimento satisfatório, vou colocar algumas fotos e você analisa e opina.

[]s

Bergson
bergson25/01/2006 19:03
Cara amiga Ângela,

Como disse a Claudio o tempo é curto, mas tenho conseguido cumprir com meus prazeres e obrigações.

Como forma de baratear os custos tenho fabricado vasos de cimento, composto orgânico e suporte e caixas para minhas abelhas. Só assim com pouco fazemos muito.

Fico feliz que a mesa giratória a ajude, sua mesinha para bonsai está embrulhada e esperando que eu a envie.

Hoje vejo como a vida nos reserva surpresas, nunca desejei ter sítio, cultivar plantas e nem criar abelhas, tinha hábitos urbanos, embora minha família seja do interior. No entanto um certo dia descobri a maravilha que é a cumplicidade da natureza, e então certas portas foram abertas e consegui enxergar com mais lucidez e alegria o que é realmente bom em viver. Hoje não vejo minha vida sem meu pequeno paraíso, sei que precisa fazer ainda muitas coisas, mas é sempre prazeroso atingir nosso objetivos.

Um grande abraço

Bergson
Felipe Frango Zappala25/01/2006 22:10
Grande Bergson.
Esse é mais um exemplo de que na maioria das vezes é a vida que nos dirige, e não o contrário...

Abração
luiz Fernando25/01/2006 23:23
VIVEIRO
Oiii
Bergson..

Maravilha o seu VIVEIRO nota 1000...

Continue assim .

UM ABRAÇO

Luiz Fernando
Felipe Frango Zappala25/01/2006 23:43
Esse tópico é interessante, foi legal ele ter subido novamente para o pessoal mais novo aqui poder ver também.
Vez por outra seria legal ressucitar alguns tópicos que ficaram lá embaixo e muita gente quando chega não procura...

Abração
Leandro Salata26/01/2006 08:11
Olá Bergson,
realmente, como já tinha dito uma vez, seu viveiro é maravilhoso. Um paraíso pra quem gosta de bonsai e da natureza. Meus parabens!
Não poderia deixar de falar tb, da area de seu sitio q está sendo reflorestada. Isso é um grande exemplo para todos e raro achar nos dias de hj!
Grande abraço amigo!
darkaso28/01/2006 16:03
Bergson,

já vi seu site e assim como seu viveiro é muito bom.você compartilha informações boas e práticas no site. parabéns por este desprendimento em favor da arte e dos outros praticantes. no seu viveiro você também faz experiências com plantas nativas ou só está plantando aquelas mais clássicas? seria possível você relacionar algumas plantas com fotos nativas do nordeste?
Angela Fernandes28/01/2006 18:38
Amigo Bergson !!!! 😂 😂 😂

Existe um ditado chinês que diz:
QUANDO A GENTE QUER, DÁ-SE UM JEITO, QUANDO NÃO QUER.... ARRANJA UMA DESCULPA...........

Você é o maior exemplo deste ditado.... sempre arranja uma forma de "fazer sua cabeça", quer com bonsai, quer com as abelhas, quer fazendo as miniaturas...

Parabéns e não se esquenta com minha mesinha, sou super paciente.

Beijos

bergson02/02/2006 20:20
Cara amiga Angela, e amigos: darkaso, Leandro Salata, Felipe Zappala, Luiz Fernando,

Desculpem a demora em responder. O tempo anda bastante curto para tantas ocupações, porém não reclamo, são afazeres que escolhi e são extremamente prazeirosos.

Hoje percebo que muitas das nossas opções são trazidas pela vida, que nos mostra nossos caminhos e nos sopra em nossos ouvidos a hora em que devemos fazer.

O trabalho no viveiro é contínuo, a cada dia mais e mais plantas, procuro ser bastante objetivo, se tem um boa resposta e desenvolvimento rápido a planta passa a ser propagada, caso contrário, descarto.

Sei que apesar dos 10 anos em que estou nesta arte, vejo o quanto tenho a aprender, a cada dia as plantas nos mostram uma outra nuance, um detalhe que havia passado sem perceber. Isto é a mágica em lidar com a natureza, seremos sempre eternos aprendizes, devemos ter capacidade de assumir nossos erros e ajudar outros com nossos acertos.

[]s em todos
😄
Bergson
nickyfury04/02/2006 18:50
viveiro do Bergsom
Bergsom, meu bom amigo, como vais? e Dona Carla e as crianças? Temos saudades de voces.
Seguindo seu exemplo, resolvi reformular meu viveiro. Eis uma pequena mostra de como ficou a nova disposição. Falta apenas inserir canalização, com sistema automático de irrigação por microaspersão, que esse negócio de ficar esguichando agua com mangueira toma um tempo danado e o tempo é pouco para tanta coisa, como voce mesmo sabe.

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=2862347&size=3

Com essa nova reformulação, ganhei um espaço extra, onde pretendo erguer um galpão para acomodar meus terens de trabalho. Estufa, aqui em Brasília, é algo dispensável. As novas mudas, sejam de estacas ou sementes, espalho sob as prateleiras e sob as arvores frondosas. Sombrite? só para mini bonsai ou bonsai sobre pedra. O resto é no sol quente mesmo.
Um abraço, meu amigo. Manterei contato em breve para confirmar o envio do material que fiquei de mandar para voce.
bergson04/02/2006 22:48
Meu caro amigo Fernando,

Aqui graças a Deus tudo em paz! Como sempre muito e muito trabalho.

Parabéns pela iniciativa do viveiro, gostei demais!

Aproveite e coloque em um tópico Viveiro Nicky Fury, todos gostarão de ver suas plantas e como as produz.

Gente fina usa sistema automático de irrigação por microaspersão, aqui desenvolvi a tecnologia de irrigação molecular, mando o moleque lá para molhar as plantas.

Me ligue, pois não tenho conseguido falar como você, consegui viabilizar as formas, fiz duas e as tenho testado, espero sua resposta.

[]s

Bergson
Angela Fernandes04/02/2006 23:24
Oi Bergson !!!!! 😂 😂 😂

Mais um amigo visista seu espaço e se inspira !!!! Que legal !!!!

Não se esqueça de que estou na fila para quando começar a comercializar suas mudas.

Abraços amigo querido !!!!

bergson04/02/2006 23:40
Cara Amiga Angela,

Nunca esqueço os amigos! Mas ainda levará alguma tempo, preciso ainda aumentar a quantidade de minhas plantas, pois quando iniciar devemos suprir uma demanda crescente.

[]s

Bergson
bergson25/02/2007 10:26
Amigos,

Como tem muitas fotos de meu viveiro espalhadas no fórum, resolvi então organizar e centralizar neste tópico que já existe. Fica então mais fácil para visualizar.

Estas plantas possuem entre 01 ano e 3 anos e 06 meses, são apenas pré-bonsais, ainda é necessário um longo caminho...

Foto 01 - Ficus Nerifolia

Foto 02 - Bancada

Foto 03 - Serissa

Foto 04 - Serissa

Foto 05 - Bancada

Foto 06 - Alfeneiro/Ligustrum

Foto 07 - Bancada

Foto 08 - Cambuim

Foto 09 - Bancada

Foto 10 - Jabuticabas

Foto 11 - Bancada

Foto 12 - Shimpaku

Foto 13 - Os 06 primeiros vieram do Kojima

Foto 14 - Pithecolobium Tortum

Foto 15 - Bancada

Foto 16 - Ficus

Foto 17 - Bancada

Foto 18 - Procumbens Nana

Foto 19 - Bancada

Foto 20 - Jacaré

Foto 21 - Bancada

Foto 22 - Pinheiro Negro e unidade de medida (Côco verde)

Foto 23 - Heliagnus (Origem: São Paulo)

Foto 24 - Cereja Silvestre (Origem: Mandaguari)

Foto 25- Scheflera (Origem: Alagoas)

123456