Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Viveiro - Oficina Bonsai

123456
quarte09/03/2005 13:06
Olá,

Só queria acrescentar com a opinião de um novato.
O que o Bergson falou sobre a criação de "dificuldades" com a obtenção de substratos perfeitos, vasos apropriados, etc, foi quase um empecilho para mim. Sofro de dois males, a falta de espaço e a falta de grana. O conhecimento se adquiri com estudo e prática. Mas não existe prática sem plantas, sem substrato, sem vasos ...
Usando técnicas ensinadas aqui no forum, além de outras coisas que aprendi em outros sites, estou gastando o menos possível para poder ter plantas que um dia se tornarão bonsais.
Aqui no Rio temos uma fartura de espécies que podem ser facilmente encontradas na rua ou nos terrenos desocupados (vítimas para estacas). Além disso, tenho contado com a colaboração de amigos que conseguem mudas com jardineiros particulares e porteiros de prédio. Já estou estudando a possibilidade de fazer vasos de argila ou cimento, mas aí esbarro no problema do espaço.
Descobri, há pouco, que o Jardim Botânico do Rio comercializa mudas por preços com apenas um dígito. Essa é outra forma barata de obter material e dicas de cultivação.
Apesar de novato no lance de bonsais, já descobri que o prazer, pelo menos pra mim, está nesse processo todo de criação. Criação da muda, da estufa improvisada, do substrato com pedrisco e areia da obra da vizinha, do vaso feito de garrafa de refrigerante, etc ..
Fico feliz de ter encontrado esse fórum aonde tenho o privilégido de ler opiniões e experiências de pessoas que vivem com o bonsai, e não somente de bonsais.

Daniel
Felipe Frango Zappala09/03/2005 14:33
É isso aí Daniel.
Continue nessa jornada e depois você vai ver o quanto vale.
Abração
Olavo09/03/2005 23:16
Passagem????

Só de IDA Begson!!!!

O povo aqui na minha cidade ta todo ficando maluco 😈

Pra não me estressar com o povo xingando qq coisa no trânsito comecei a prestar atenção nos motoristas ao lado no farol...