Viveiro - Oficina Bonsai
bergson25/02/2007 10:53
Amigos,
Fotos atuais da escola:

Angela Fernandes25/02/2007 12:30
Alô crianças !!!!!! 😂 😂 😂
Amigo Bergson, sua escola está ficando divina, espetacular e a exposição dos bonsai ficou muito bonita......como sempre visito este tópico...mais uma vez parabéns cheia de calor escaldante, mais de 40 graus e
Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
EBREO25/02/2007 12:59
tabus
BERGSON AMIGO, Alem da organizaçao , voce quebra varios tabus! SHINPAKU, em MACEIO! Muito belo, porem deve dar um trabalho dadnado manter tudo isto podado , aramado,limpo. PARABENS!! ATT. LUCIANO.
Claudio Rodrigues25/02/2007 13:10
Realmente Um estimulo !
Obrigado pelo bom exemplo!
alvaro de castro sousa25/02/2007 14:11
re
parabens Bergson,
maravilha de viveiro e realmente como o amigo Luciano disse e uma quebra de tabu nem só shimpaku, + coniferas 😲 .
ta tudo muito legal, as serisas uma grasinha e ja vo ocumpando um lugar na fila q só tem a crescer 😉
abraço
Alexandre S. Coelho25/02/2007 22:09
Amigo Bergson
qualquer dia deste iremos provar desta água de côco 😈 😉 😂 😂 😂
abraços
Leo26/02/2007 00:26
Bergson,
Que coisa maravilhosa,estou babando, realmente preciso te visitar urgentemente.Não se esqueça de me avisar qdo estiver expotando mudas.Uma perguntinha:O ficus Nerifolia vc está obtendo por estaca ou semente?
Um grande abraço,
Leo
bergson26/02/2007 08:16
Cara Ângela,
Sempre com palvaras carinhosas.
Ainda é preciso alguns detalhes, como sabe tudo demanda investimento, e só podemos fazer gradativamente. Acredito que em algum tempo posso iniciar os cursos.
bergson26/02/2007 08:20
Caro Luciano,
Por vezes bate um desespero, mas com paciência vamos cuidando de tudo.
Em outra ocasião me informaram que não conseguiria fazer estacas de casuarina, mas insisti e felizmente consegui, é preciso tão somente não se acomodar.
bergson26/02/2007 08:23
Claudio,
Nem sempre são flores, as dificuldades são contínuas e muitas, não sabe quantos olham o que se faz e sempre acham pouco. Só nós sabemos o quanto custa em sacrifícios e dedicação montar e manter essas plantas.
Mas quando alguém ver e ficar feliz e animado, todo o estímulo é renovado.
bergson26/02/2007 08:25
Caro Alvaro,
Agradeço o incentivo, aos poucos vamos conseguindo ir adiante.
Luciano bem sabe como é difícil abraçar esta empreitada.
bergson26/02/2007 08:26
Alexandre,
É preciso ainda um certo tempo para organizar melhor essa visita, mas este ano com certeza sairá.
bergson26/02/2007 08:29
Léo,
O Ficus nerifolia faço por estaca, como aqui devido ao calor ocorre problema de perda de umidade, coloco as estacas na água durante 10 dias (só a parte de baixo) e quando começa a lançar raízes as planto, com isso aproveito uma boa quantidade de plantas.
Preciso ainda de algum tempo, mas em breve terei um bom lote de plantas, o avisarei.
Leo27/02/2007 22:19
Valeu a dica Bergson.É que tenho aqui dois exemplares que me foram enviados pelo Claudio Ratto há uns dois anos e vou ver se próxima poda de galhos consigo aproveitar alguma coisa.
Leo
nickyfury28/02/2007 08:37
^bonsai
Bergsom, meu amigo, até eu gostei dessa dica, de deixar as estacas imersas por dez dias ou até que lancem raízes. 😲
Minha última tentativa de estaquear nerifolia, infelizmente, não rendeu. Se tivesse tido essa dica antes, talvez hoje tivesse com meu plantel em melhores condições. Mas, como dizem, antes tarde do que nunca, não é? 😄
bergson28/02/2007 11:29
Nicky,
Você irá observar que em aproximadamente 10 dias aparecerão pontos relativamente brancos nas estacas, são raízes sendo desenvolvidas, então é a hora de plantar em substrato.
Comecei a fazer isto aproximadamente 08 anos, e por um bom tempo esqueci este método, por isso a importância de sermos sempre principiantes, rever continuamente nossos conceitos e o que precisamos apender.
Angela Fernandes28/02/2007 11:35
Alô crianças !!!!!!! 😂 😂 😂
Amigo Bergson, só uma coisinha.....quando as estacas estiverem apontando raízes podem ser colocadas somente em areia ou tem que ser substrato?????
Pergunta de eterna aprendiz e
Angela Fernandes
bergson28/02/2007 11:42
Cara Ângela,
Eu uso sempre substrato por comodidade, e porque para mim tem um resultado bom, mas pode sim utilizar areia, que é como a maioria tem feito.
PS.: Chegou agora pela manhâ o DVD, simplesmente maravilhoso, uma oportunidade que não possui preço para a propagação da Arte Bonsai. Obrigado pelo presente.
nickyfury28/02/2007 15:28
bonsai
Bergsom, sob a ótica de que sou um principiante na arte, estou sempre ávido em aprender, mesmo conceitos simples e primários, que a outros, mais "mestres" talvez não tenham o mesmo interesse em absorver. Para mim, meu aprendizado é sempre crescente, e sempre haverá espaço para mais, e mais informação, principalmente uteis como essa que voce, gentilmente, cedeu. 😄
Alex Di Martella Orsi28/02/2007 16:03
Oi Bergson, estou longe e em falta, fui transferido para Penedo quando voltei de férias, estou tentando voltar.
Fico bastante feliz de ver as plantas em bom estado, "só não vejo as minhas"!!!!
um Abração.
bergson28/02/2007 20:27
Caro Nicky,
Felizmente mantemos a intensidade de ser sempre principiante. 😂
bergson28/02/2007 20:31
Caro Alex,
Tenho realmente tentado falar com você dezenas de vezes, porém sem sucesso, agora sei a razão.
Com certeza retornará logo para Maceió.
Você perguntou por suas plantas e o que posso dizer é que curiosamente só morrem as plantas dos outros, mas fazer o que?
PS.: Só brincadeira, estão todas boas, vou desfolhar pois estão precisando reduzir o tamanho das folhas.
Angela Fernandes28/02/2007 20:40
Alô crianças !!!!!!! 😂 😂 😂
Obrigada pela resposta amigo Bergson !!!!!
Que bom que você recebeu o DVD...não é uma "brastemp" mas dá para ver "legalzinho".... e
Angela Fernandes
Charles14/03/2007 22:21
Grande Bergson...
Fazia tempo que nao via fotos atualizadas do seu viveiro e centro de bonsai!... 🙄
Não receio afirmar que, com seu capricho e persisitência, seu espaço estará se tornando, rapidamente, numa referência nacional em bonsai... 😉
Continue sempre com seu espírito empreendedor e investigativo!... 😉
Parabéns e um abraço,
Charles
bergson15/03/2007 06:40
Meu caro amigo Charles,
Como havia dito, por vezes olho as plantas e penso se tudo não passa de uma grande loucura, mas quem sabe no futuro posso passar de louco a visionário, isso se tudo estiver andando bem e redendo bons reultados.