Viveiro - Oficina Bonsai
EBREO15/03/2007 07:39
dica
BERGSON, Esta dica sobre estacas de NERIFOLIA, e interessante! Vou tentar, porque eu so obtenho atraves de raizes. ATT. LUCIANO.
nickyfury16/03/2007 09:04
bonsai
Luciano, voce obtem as mudas de nerifolia através da estaquia das raízes? 😲
bergson09/04/2007 09:46
Amigos,
Apenas mais uma vista do viveiro com a mata. Seguindo a tendência bonsai de melancia a direita da foto na parte inferior. 😂 😂 😂

Ferreira09/04/2007 12:52
Bonsai de melancia
Caro Bergson
Caso deseje aumentar seu cultivo de bonsai de melancia, aproveito para indicar a variedade com frutos pequenos, mais condizentes com a arte. O problema será o de sempre: acho que eles não reduziram o tamanho das folhas!
Um abraço,
bergson09/04/2007 13:51
Caro Ferreira,
Seus conselhos são sempre valiosos, no entanto as melancias mames não são as mais doces e saborosas, esta espécie que utilizo é excelente principalmente nas podas radicais, pois não sobra um único pedaço dela.
Aproveito e passo aos amigos algumas propriedades desta fruta (Cucurbita citrullus):
A melancia é considerada hidratante por sua quantidade de água, possui vitaminas do Complexo B e C, sais minerais como cálcio, fósforo e ferro; licopeno e glutationa. Cada 100 gramas possui 31 calorias.
É recomendada para quem tem pressão alta, reumatismo ou gota. Seu suco provoca eliminação de ácido úrico e contribui para limpeza do estômago e o intestino. Também é indicada para tratar acidez estomacal, obesidade, bronquites crônicas, problemas de boca e garganta, e ainda rotege contra o câncer e oxidação celular.
Ou seja, se não servir para Bonsai ao menos podemos fazer um banquete!!!ha,ha,ha...
nickyfury09/04/2007 21:46
bonsai
Bergsom, fico olhando essas bancadas individuais, e imaginando como ficarão pequenas quando essas plantas e vasos crescerem e ocuparem todo o espaço delas. 😄
Tenho que agendar uma próxima visita a seu sítio (ou chácara?), em uma oportunidade qualquer dessas em que retornar a sua cidade maravilhosa, para estar apreciando devidamente essas frutas maravilhosas que ora cultivas à sombra dessa academia de bonsai alagoana. 😄
Parabens pelo belo espaço, amigo velho. A cada dia fica mais e mais lindo e interessante. 😄
bergson09/04/2007 21:57
Caro Nicky,
Suas palavras servem sempre como um grande incentivo, pois nós é que sabemos quantas pedras são retiradas do caminho, embora por vezes tenha um saborosa melancia para compensar o trabalho.
Devagar e sempre em frente!
Ansioso pelo BONSAI 2007!
PS. Marque a visita que estarei aguardando....
nickyfury10/04/2007 07:51
bonsai
Bergsom, dificil é marcar, pois sei que tanto sua agenda como a minha está sempre sobrecarregada. 🙁 Mas deixe estar!!! 😄
Com certeza, hei de encontrar uma brechazinha nesse cipoal, e inserir uma visita ao nobre amigo, nem que seja apenas para desfrutar das delicias de seu recanto paradisiaco. 😂 😂
Maio está próximo, garoto. Teremos tempo de nos assuntarmos sobre as coisas que realmente importam nessa grande vida. 😂
Um abraço caloroso e lembranças à familia!! 😄
Angela Fernandes10/04/2007 13:28
Alô crianças!!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂
Amigo Bergson,linda a foto postada....esta mata é deslumbrante.......
Os bonsai estão belamente posicionados......estou cada vez mais impressionada com sua organização......
Agora.....fala sério.......mel de abelha, água de côco e melancia.......isso é tudo de bom que um ser humano pode gostar e depois descansar numa bela rede ouvindo o cantar dos pássaros e eu trancada num gabinete.
ARG!!!!! ARG !!!!!! ARG !!!!!!!!!!!!!!!
Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
bergson10/04/2007 17:51
Querida Ângela,
Imagine que esta mata que você está vendo era uma plantação de cana e capim unicamente, e que ao longo dos últimos anos estamos conseguindo recuperar e devolver a flora e fauna natural. É satisfatório ver a natureza reagir e agradecer a ajuda que podemos dar.
Na realidade não sou tão organizado assim, é lógico que só fotografo nas melhores posições e ângulos! 😂 😂 😂
O sítio é um belo sonho que tenho constantemente tentado concretizar, a tarefa tem se demonstrado árdua e contínua, não é fácil manter tudo com recursos limitados, todos que são assalariados sabem bem a realidade.
Não é apenas mel de abelha, água de côco e melancia, você esqueceu dos sapotis, siriguela, jabuticaba, caju, jambo, manga rosa e espada, acerola, pitanga, banana, abacate, fruta pão, milho verde, abóbora, macaxeira, e outras delícias a mais.
Concordo que isso é tudo de bom que um ser humano pode gostar e realmente tenho uma bela e boa rede para descansar ouvindo com certeza o canto dos pássaros, porém nem sempre posso curtir tudo isso, um gabinete também sempre me aguarda, hoje por exemplo estou desde às 6:00 horas da manhã trabalhando no computador (quase 12 horas seguidas), são os ossos do ofício.
Mas sempre penso nas plantas e nas abelhas e vejo que apesar de todos os nossos sacrifícios o resultado tem valido a pena.
Angela Fernandes10/04/2007 20:02
Alô crianças !!!!!!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂
Amigo Bergson, vamos combinar o seguinte:
Embala numa caixa uma fruta de cada citada por você para eu poder fazer uma bela salada de frutas.
Aproveita a mesma caixa e manda por favor a abóbora para eu fazer com carne seca, alguns milhos para preparar uma boa pamonha e algumas macaxeiras para eu comer com manteiga de garrafa....
Combinado ??????
Deixemos de brincadeiras.......
Deve ser divino passar uns bons dias neste local.....claro que nem sempre podemos fazer tudo sendo assalariados...mas fazer o quê ????
Legal você estar trabalhando pela recuperação da mata...se cada um fizesse um pouco seríamos mais felizes.
PARABÉNS
Angela Fernandes
bergson10/04/2007 22:31
Cara Ângela,
Vamos fazendo o que dá, e vivendo passo a passo!
BONSAI 2007 está chegando. 😂
bergson29/04/2007 23:13
Amigos,
Apenas postando duas plantas de meu viveiro:
Foto 01 - Shimpaku
Foto 02 - Ficus Nerifólia

Angela Fernandes30/04/2007 00:13
Alô crianças !!!!!!!!!! 😂 😂 😂
Bergson, meu amigo, FALA SÉRIO !!!!!!!!!!!!!! 😄 😄
PELAMORDOGUARDA !!!!!!!!!!!! 😄 😄
TÔ SEM FÔLEGO !!!!!!!!!!!!!!!! 😮 😮 😮
PRECISO DE OXIGÊNIO !!!!!!!!!!!!!!!!!!! 😢 😢 😢
Angela Fernandes
bergson30/04/2007 09:47
Querida Ângela,
Que seria de mim, sem o incentivo dos amigos!
Alexandre S. Coelho02/05/2007 22:40
Grande bergson...
muuuuiiiito bom ver essas maravilhas com todo vigor nas bandas de nosso nordestão 😉 ❗ 😂
abraços
andre08/05/2007 21:09
Seguindo as dicas de estaquia do nosso amigo bergson ja consegui algumas mudas de nerifolia, que antes obtinha por estaquia de raiz, consegui tbm reproduzir zelkova deste mesmo modo, achei que ela respondeu melhor que o proprio ficus.
Leo09/05/2007 01:39
Bergson e André Monteiro (há quanto tempo amigão),gostaria de saber se nessa imersão das estacas em agua vcs usam enraizante?
No mes passado fiz esse procedimento com estacas de Piracanta deixando-as submersasem agua com Biofert raiz e o resultado não foi bom.
Luciano falou:
"BERGSON, Esta dica sobre estacas de NERIFOLIA, e interessante! Vou tentar, porque eu so obtenho atraves de raizes. ATT. LUCIANO."
Luciano,como é que vc obtem mudas à partir de raiz?
um grande abraço,
Leo
bergson09/05/2007 05:25
Leo,
Quando faço as estacas com ficus em geral coloco na água (as estacas em pé, submersa apenas a base)por em média 10 dias, após esse tempo irá observar que começam a ser lançadas raízes (pequeno pontos brancos), quando então as planto em substrato. Com isso tenho obtido sucesso.
nickyfury09/05/2007 19:10
bonsai
Leo,
Respondendo sua questão quanto às mudas feitas a partir de raiz, no link do site do Brasilia Bonsai Clube, há uma matéria a respeito, que poderá ser lida por voce e onde encontrará o que procura, creio eu.
Posso adiantar, que em se tratando de estaqueamento visando produz mudas, as de raiz geralmente são bem mais vantajosas, com retorno maior, que as feitas a partir de seguimentos, seja de galhos ou de caules. 😄
Em qualquer dos casos, imergir as estacas em solução contendo hormonio enraizante, garante uma maior "pega" por parte da estaca, que usar agua pura, ou agua de coco como faz o Bergsom e outros. 😄
Leo12/05/2007 13:43
Bergson,
Obrigado.
Nick,
Grande Matéria,pena que algumas fotos não aparecem mais.
EBREO,
Obrigado pela MP.Quando vc fala levantar é só pegar uma parte da raiz cotada e colocar pra foara do substrato?
André Monteiro,Cadê você?
Amigos, obrigado a todos vcs.Aprendi mais uma(É por isso que me amarro nesse forum).À partir de agora que vou recomeçar com os reenvasamentos vou tentar reproduzir algumas plantas por raizes.
Um grande abraço a todos,
Leo
andre12/05/2007 14:36
Grande Leo,
quando vc vem pras bandas de Pernambuco?? por falar nisso estou morando na Paraiba, mais todas minhas plantas estão em pernambuco na casa de meus pais, mais a grande maioria plantei no chão la no sitio, estou apenas com alguns exemplares ou muito novos ou então algumas especies mais dificeis de conseguir.
Quanto a estaquia começei a testar em tudo que tinha por aqui, e em algumas consegui bons resultados, (ficus nerifolia, ulmus, ulmus corticiosa, zelkova)
Quando vier por aqui de noticias...
Leo13/05/2007 09:49
Oi André,
Este ano estou pretendendo ir ao Encontro Nordestino e espero nos vermos por lá.
Eu tb estou com minha criação meio dividida.Me mudei para uma casa mas não trouxe todas as plantas.Mantenho por aqui só as envasadas(algumas precocememte) e algumas mais difíceis de encontrar,de clima mais frio e que precisam uma observação mais diária.É que aqui não tenho um quintal e portanto fico sem espaço para as bacias e mamadeiras que ficam na casa de veraneio,no litoral norte onde tenho mais espaço e posso manter o meu mini viveiro.
Um grande abraço,
Leo
bergson15/06/2007 19:31
Amigos,
Fico feliz em ver que as plantas gradativamente estão progredindo, no entanto serão ainda necessários muitos anos.
Quando lembro o início de tudo vejo que tem valido a pena a dedicação e os investimentos, ao menos hoje tenho algum material para me divertir com a arte bonsai.
Juniperus Procumbens Nana
Ptecolobium Tortum
Tenho desenvolvido as plantas em vasos e muitas diretamente no chão, os resultados tem sido satisfatórios.
Angela Fernandes15/06/2007 23:37
Alô crianças !!!!!!!!!!!!!! 😄 😄 😄
PELAMORDEDEUS !!!!!!!!!!!!!!!
Fico cada vez mais enlouquecida e sem fôlego...me dêm oxigênio por favor
e