Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Buscando o equilibrio de um bonsai

1234
vhobus07/01/2008 18:23
Buscando o equilibrio de um bonsai
Olá amigos...
Quero compartilhar com vocês uma planta que está comigo a um bom tempo, e que sempre me incomodou um pouco.
Trata-se de um ficus retusa que eu já mostrei aqui em outra ocasião.
Na primeira foto vemos ele com folhas. Observem que a copa está monótona e muito simétrica. Quase não se percebe diferença entre o galho da esquerda e o da direita.

Já napróxima foto, sem folhas, aparecem alguns problemas na estrutura.

Observem o gráfico da 3ª foto (abaixo):
1. O tronco aparenta ter apenas uma curva, sendo que o tashiagari (primeiro terço do tronco) sai em um ângulo de 90º do solo, e somente depois se movimenta para a direita. Isso causa uma sensação de desequilibrio, dando a impressão de que a planta está querendo "fugir" do vaso. (linha vermelha)
2. Este fator é ainda mais aparente porque o ápice está fora do eixo do nebari (linha azul).
3. Os galhos igualmente não estão com a angulação igual. O 2º galho está dentro da curva. Falta galho de fundo.
4. Tem um vão entre a raíz da esquerda e o tronco. Causa a impressão de instabilidade na planta.
5. A triangulação está muito acentuada. Árvores mais antigas tendem a ser levemente aredondadas.

Na próxima foto vemos o gráfico da planta alterada:
1. Mudando levemente a frente da planta para a esquerda, e aramando o 2º galho para tráz, resolvemos o problema da falta de fundo, do galho dentro da curva e da raíz exposta.
2. Inclinando a planta para a esquerda ganhamos mais movimento (linha vermelha), e o ápice passa a ficar perpendicular com o nebari (linha azul).
Com alhumas podas e aramação de ramos secundários, aredondamos a silhueta do bonsai (linha verde).

Observem o trabalho final:
Uma planta mais harmonica, equilibrada e estável. Apresenta um movimento que a deixa interessante sem tirar-lhe o aspecto de idade avançada.

Aguardo comentários, criticas, sugestões e perguntas.
Creio que podemos melhorar ainda mais este trabalho com a cooperação de todos!
O objetivo deste tópico é despertar uma discução a respeito da estilização de um bonsai... por isso, todos os comentários são importantes!
Diego Santana07/01/2008 18:55
Que aula hem muito legal suas projeções, meus parabens..................
Marcos Castilho07/01/2008 20:24
Ficus
Olá Valdir quantos anos tem esse Ficus????

Marcos.
Alberto Alves07/01/2008 20:42
Primeiramente está uma matéria que poderia ir para a revista Como Cultivar Bonsai 😉

Segundo Valdir show de bola,que aula e de gratis 😎
Interessante essa dica da copa levemente arrendondada,vou passar a observar mais isso.

Agora vamos a pergunta:

Voçe não chegou a retirar a raíz que tinha o vão né,só cobriu o nebari?
vhobus07/01/2008 20:59
Olá amigos...
MArcos: Esse ficus deve ter uns 10 anos aprox.
Alberto: Obrigado pelas palavras...
A Raíz não foi tirada... coma inclinação do tronco ela ficou mais enterrada, e com a nova frente ele não deixa transparecer o vasio, pois o buraco fica na frente do tronco.
Agora vou estimular novas raízes para conseguir um nebari mais radial.
vhobus07/01/2008 21:02
Aqui dá pra ver melhor a inclinação... porém, depois ainda acabei diminuindo um pouco essa inclinação.
cascao08/01/2008 10:06
palmas para o professor..
😲

qe aula em?
acho qe depois dessa aula vou rever como minhas plantas estaum..

parabens vhobus
Alberto Alves08/01/2008 17:11
Valeu Valdir com a novo foto percebi melhor.

Esse ficus ficou 10! 😄

No caso como voçe vai estimular mais raízes?
Usando enraizador?
Via alporquia?

Ps:Abriu pra perguntas lá vai eu... 😎
nickyfury08/01/2008 17:26
bonsai
Certamente, após essa demonstração do Valdir, muitos foristas terão vezo em tentar reverter o quadro de suas plantas, corrigindo defeitos ou imprimentando mais seus trabalhos, com vistas a angariar beleza e correção a seus ficus. 😲
vhobus08/01/2008 18:00
Alberto...
Eu faço furos na base, e cubro o tronco com esfagno molhado em enraizante e fecho com um plástico (tipo alporquia).
Alberto Alves08/01/2008 18:11
Valeu pela dica Valdir 😄
Sergivaldo08/01/2008 21:06
Valdir,

Excelente demonstração!! Nota 1000!!!

Não tenho dúvidas que postagens dessa magnitude elevam (e muito!) o nível das discussões. Carecemos, de fato, de ensinamentos práticos que nos ajudem a compreender a estética no bonsai. Parabéns pela iniciativa.

Me arisco apenas a sugerir que o nebari seja estimulado a partir daqueles dois nódulos, provavelmente de galhos ou raízes podadas, seria algo assim:

Um grande abraço,

Sergivaldo
vhobus08/01/2008 21:18
Grande Sergivaldo!
Fico feliz em ler tua resposta! Fico honrado com tua postagem!
Muito boa mesmo a tua dica... coisa de mestre! Como é importante outras visões do nosso trabalho!
Vou fazer uma alporquia logo!

Domo arigato!!!

Ele está com 26cm desde a borda... mas com folhas deve chegar a 28. Com uma alporquia consigo classificar ele como shohim!!!

Ah... vc tem flickr.... te adicionei!!!
Léo ( Pépe )08/01/2008 21:22
Ficus
Ola amigos sou novo no Forum mas não podia deixar de expressar- me ainda mais sendo um apreciador desta especie!! Me maravilhei com as dicas !!!
Muito bom mesmo!!!

Abraço a todos!!
vhobus09/01/2008 08:49
Ok, seja bem vindo ao forum...
Se alguém tiver sugestões de vasos... podem mandar!
Alexandre S. Coelho09/01/2008 11:36
Oi valdir,

parabéns pela postagem ❗ Serei seguramente repetitivo mas os elogios são necessários frente ao didático tópico ❗ ❗ ❗
Alexandre S. Coelho09/01/2008 11:42
Como bem lembrado, o vaso anterior também não estaria combinando...

Se me permite, fiz estes projetos para possível escolha e comentários:

O tópico poderá ficar comprido, porém muito prestativo ❗
nickyfury09/01/2008 13:55
bonsai
Alexandre, como sempre arrebentando nas projeções!!! 😂 😂

Embora tenha gostado muitissimo do vaso 4, creio que um outro vaso, mais arredondado, colorido (azul, p.ex.), granjearia harmonia e beleza ao trabalho arrojado do Valdir. 😄

Nesse contexto, creio que qualquer desses vasos ficará igualmente ótimo. 😉
vhobus09/01/2008 14:58
Alexandre...
Muito boas as projeções...
Eu quero ver o pessoal escolher agora... hehehe
ALgumas questões a serem observadas:
O bonsai tem forma bastante masculina, e por ter poucas curvas, aparenta robustês e solidez. A partir disso temos q penasr em qual vaso se adapta melhor.
Não´podemos contrastar essas carcaterísticas com um vaso leve com linhas suaves...
Por ser uma perenifólia, precisamos levar em conta que ela não tem nenhum ponto de atração (flores coloriidas, jin ou shari). Sua coloração é bastante monótona, e por isso, um vaso muito chamativo desviaria a atenção do bonsai.
As cores usadas nas projeções a meu ver são muito adequadas...
Aguardo a opinião dos demais...
flavio bonsai09/01/2008 17:16
caro valdir como sempre nos surpreende com suas belas plantas.
e obrigado pelas dicas.
nabase09/01/2008 23:04
Excelente texto, muito didático. Fico me questionando se um dia serei capaz de bater os olhos em uma planta e conseguir visualizar todo o seu potencial, suas projeções,
Admiro aqueles que tem esta capacidade.
vhobus10/01/2008 09:18
Caro amigo nabase,
obrigado pelas palavras....
Quanto ao que vc falou, certamente vc coseguirá sim. Isso vem com o tempo, e com o treino. Roberto Gerpe me falou um dia, quando ele ainda morava nos EUA, que um bonsaista não poderia ficar nem um dia sem mecher num bonsai. Pelo menos desenhar um bonsai no papel precisa ser feito diáriamente. E é verdade... quanto mais a gente trabalha e mexe nas plantas, mais nosso olhar fica treinado.
Outra coisa importante é olhar muuuuuiiiitttaaaa foto de bonsai, e observar os detalhes. Já perdi a conta de quantas vezes li os 2 vol de Naka e as revistas Bonsai Passion.
Ah... e nunca parar de experimentar... se não deu certo dessa forma, deve ter outra.... e assim segue...
nabase10/01/2008 13:58
Valdir, sou eu quem agradece pela orientação e incentivo recebido por você, por meio destas matérias / dicas que são colocadas no fórum.
Muito obrigado.

Natalino Sampaio
nickyfury10/01/2008 19:33
bonsai
Valdir, a cor do vaso que sugeri (azul) para o ficus, não se enquadra no contexto "chamativo", nem iria desviar a atenção da planta. Ao contrário, iria relevar ainda mais o trabalho. Observe alguns exemplares:

Veja, como voce tambem costumo folhear a internet a cata de aprendizado visual. Não é incomum vermos ficus plantado em vaso esmaltado de cor azul, pelo contrário, é bem comum. 😲

Observe que há até mesmo um ficus plantado em vaso nessa cor que é capa de um livro, dedicado a essa espécie. 😄

Claro, a planta é sua, e certamente sua opinião quanto ao vaso e a cor é que irão prevalecer ao final. Apenas quis mostrar que não há nada de errado em se usar um vaso colorido para plantar uma perenifólia. 😄
vhobus10/01/2008 19:38
Grande Nicky...
Belos exemplos... Dá pra pensar... né?
Eu tenho esse livro... muito bom!
1234