Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Buscando o equilibrio de um bonsai

1234
suhzks10/01/2008 21:54
Olá sou nova por aqui e também na arte de Bonsai. Qual a finalidade de se deixar a planta neste recipiente que para mim parece mais um utensílio de cozinha, sem querer ofender. Obrigada
vhobus10/01/2008 22:50
Olá...
Não só parece como é um utensílio de cozinha. É um escorredor de massas.
A finalidade é acelerar o crescimento da planta, aumentando e engrossando as ramificações para que ela adquira aspecto de arvore antiga.
No vaso de bonsai o crescimento é muito restrito, e demora muito tempo.
Já nesse escorredor, por ter mais espaço pras raízes e uma drenagem maior, a planta se desenvolve melhor.
Ela permanece nesse escorredor por um ou dois anos, e depois volta para um vaso de bonsai adequado.
joellagunasc10/01/2008 23:31
vhobus escreveu:

Outra coisa importante é olhar muuuuuiiiitttaaaa foto de bonsai, e observar os detalhes.
Ah... e nunca parar de experimentar... se não deu certo dessa forma, deve ter outra.... e assim segue...

Concordo em genero , numero e grau com as palavra do Valdir , temos que treinar nosso olho , e ver o bonsai por traz da planta ainda rustica ,

E é logico . . . tentar sempre

Abraços

Joel
Alexandre S. Coelho11/01/2008 12:25
Valdir, pessoal,

quanto aos desenhos eu deveria ter comentado que não preocupava-se inicialmente com as cores, pois sabemos que muitas podem ser as combinações 😉

Algumas questões a serem observadas:
A árvore tem forma bastante masculina, e por ter poucas curvas, aparenta robustês e solidez. A partir disso temos q penasr em qual vaso se adapta melhor. Não podemos contrastar essas carcaterísticas com um vaso leve com linhas suaves...
Por ser uma perenifólia, precisamos levar em conta que ela não tem nenhum ponto de atração (flores coloriidas, jin ou shari). Sua coloração é bastante monótona, e por isso, um vaso muito chamativo desviaria a atenção do bonsai.

Concordo contigo e acho que os vasos dos projetos 1(ovalado e rústico), 2(retangular levemente arredondado 🙄 ) e 4(orgânico) podem ser usados, dependendo da interpletação do artista 😲
suhzks11/01/2008 13:35
Olá Vhobus!

Eu posso utilizar esse processo do escorredor com qualquer planta independente da idade? Como é a preparação do substrato e ela deve ou não ser replantada após um ano?
Obrigada
Alberto Alves11/01/2008 15:48
Essa escolha do vaso está dificil um mais bonito que o outro.

Amei a quarta projeção,mas se fosse pra escolher mesmo, ficaria com o numero 3 🙄

Nabase também me questiono se algum dia vou conseguir olhar para um planta e ver todo seu potencial, mas como o Valdir disse isso vem com o tempo, começei a fazer uns "rabiscos" agora ontem anoite mesmo fiz uns 6 desenhos, e todo dia observo minhas plantas, a meu ver de 0 á 100, já estou em 5% 😄

Quero frizar também a questão de ver fotos de bonsai, isso também me ajuda muito, ajuda principalmente a identificar aas particularidades de cada estilo.

Valdir os livros do Naka são em espanhol né?
Adquiriu pela internet?

Abração
vhobus11/01/2008 18:35
Caro Alberto...
Bom saber que vc está rabiscando... vc vai ver como isso ajuda a evoluir!
Os livros que tenho de Naka são em inglês. Comprei de um grande amigo e irmão: Pedro Stumm. Gerpe mandou 2 exemplares pra ele na época em que estava lá. Meu Vol.I é autografado... heheh Minha relíquia!
Na niponbonsai tem os 2 pra vender, se naõ me engano. Em ingles.
Em espanhol só existe o Vl. I por enquanto.
Ah... ainda sobre os desenhos...
É importante sempre procurar estudar o estilo da planta no desenho e respeitar o que a planta oferece. Não adianta fazer um desenho com um galho que não existe na planta, por ex. Mas tb não adianta apenas retratar o q está ali, pois isso uma maquina fotográfica faz melhor. 😉

Sucks: sobre substrato e mamadeira: Não existe um padrão de substrato, cada um tem q fazer suas experiências. MAs dá uma olhada no que costumo usar:
1. A terra dentro do escorredor: 50% de pedrisco (tijolo quebrado ou cascalho ou arreia grossa peneirada, ou pedrisco de aquario). 40% de terra granulada (terra de jardim normal. passa numa peneira e ocupa somente o grosso). 10% carvão moído.

2. A terra da bacia (mamadeira): 70% de esterco de vaca curtido. 20% terra de jardim peneirada. 10% arreia grossa.

3. Como fazer o replantio: Com uma faca ou espétula, solta as bordas do torrão do vaso. Retira a planta com toda a terra antiga, sem desmanchar o torrão. Cobre 1/3 do escorredor com a nova terra, poe a planta na inclinação desejada, e completa o espaço com o substrato preparado.
4. a mamadeira: Use uma bacia maior que o escorredor, com furos. Complete 3/4 dela com a terra pra mamadeira, e coloque o escorredor no centro da bacia, enterrando 1/4 do escorredor apenas.
5. Regue abundantemente, e deixo na sombra por 1 semana.

Replantar somente quando estiver no tamanho desejado, que pode variar de 1 a 4anos, ou mais.
ARQPATRIK11/01/2008 19:14
Suhzks
Neste link vc vai saber como funciona a técnica do escorredor.

http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html

De uma navegada pelo site também tem muita, matéria de técnicas interessantes.
Sergivaldo11/01/2008 20:53
Valdir,

Apenas para completar tua informação, já existe os dois volumes do Naka em espanhol. Os meus adquiri através da Ilza Romagnole. Quem quiser, pode também fazer o pedido diretamente à Mistral, na Espanha.

Um grande abraço,

Sergivaldo
vhobus12/01/2008 09:30
Opa... Finalmente!!!!
Obrigado Sergivaldo!
Alberto Alves12/01/2008 20:20
Valdir meu amigo autografado? 😲
Que reliquiaaaa 😄

Sergivaldo valeu pela informação o primeiro volume eu sabia que tinha em espanhol,que bom que chegou o volume 2 também.
Quero adquirir os dois,voçes me recomendam mais algum?
Peter Adams?

Abração
duprat13/01/2008 01:09
Valdir, meu mais entusiasmados parabéns por sua exposição, reflexão e sensibilidade estética.

A arvore nós ganhamos muito. E este é foco que justamente me parece a pedra de toque para darmos um grande salto de qualidade, como seu exemplo demonstrou na prática. Se pensarmos no todo do grupo aqui do forum percebemos que tecnicamente temos uma boa base, cada qual contribuindo com sua experiência e conhecimento. A parte estética entretanto parece abandonada rapido demais, grosso modo indicações gerais deste ou daquele estilo, retirada deste ou daquele galho. A "sintonia fina" acaba sempre sendo considerada particular e não citada.

e o pior é que depois a gente fica no vazio imaginando qual terá sido o encaminhamento (você não vai fazer isso com a gente não é?).

Pois então...
bem , quanto ao vaso sou um tanto quanto tradicionalista devido ao estilo da árvore (ou antes ao caráter desta arvore especifica). Goster do segundo vaso. Concordo entretanto com o Nickyfuy no que diz respeito a cor. A arvore está ainda sem folhas mas elas são de um verde bem vivo.
um vaso azul ou mesmo verde seria bom para que as copas não vibrassem demais. Eu pensaria assim: um vaso cuja intensidade cromatica (proporção + intensidade de saturação) fosse um pouco menos que a da massa de verdes da copa.

Mas e as copas? o que pensou para elas? vais ter de usar tecnicas de redução das folhas certo?

Puxa fiquei entusiasmado com este trabalho, não deixe de postar o desenvolvimento ok.
suhzks13/01/2008 11:23
Obrigada Patrik pela dica.
Abraços
Sueli
vhobus15/01/2008 08:11
Tem razão Duprat...
Precisamos nos dedicar mais a um refinamento mais aprimorado.
Creio que o futuro do bonsai no Brasil não está em inventar novos estilos e regras, mas sim em darmos mais um passo. Estamos apenas criando pequenas plantas em vasos... está na hora de avançarmos em direção de qualidade.
Roberto Gerpe sempre me dizia: "Bonsai é Compactação". Isso nos falta.
Compactar a planta, para que ela fique proporcional.
Sergivaldo15/01/2008 09:07
Amigos,

Este é o tipo de tópico que deve ser explorado ao extremo. Eu gosto muito de dizer que para fazer bonsai percorremos um longo caminho. Em cada estágio "vemos" a planta de uma maneira diferente. Há o momento em que buscamos as espécies, depois como transformá-las em bonsai - se de semente, alporquia ou yamadori - como recuperá-las, qual o primeiro passo a seguir, como aramar, podar, adubar e mantê-las viva. Depois, percebemos que ainda falta algo, aí descobrimos que o mais difícil ainda está por vir: o refinamento, a aramação dos galhos secundários, terciários, etc e algo que complemente tudo isto: a harmonia. Acredito que estamos nessa fase, buscando subsídios que nos ajudem na compreensão e realização de um bom projeto.

Trabalhos explicados ao nível deste em tela, sem sombra de dúvidas, nos ajudam (e muito!!!) a minimizar nossas deficiências, o que me faz acreditar que estamos no caminho certo.

Assim sendo, que tal começarmos um estudo envolvendo a estética no bonsai (linha, espaço vazio, forma, luz e cor, textura, equilíbrio, proporção, ritmo)?

Um grande abraço,

Sergivaldo
vhobus15/01/2008 09:40
Grande Segivaldo!
Esse é o caminho.
Boa idéia a sua...
Penso que poderiamos fazer assim:
Alguém posta uma foto de um bonsai no forum central sob o título: "Bonsai e Estética". A partir dessa planta vamos analizar essas questões. Que tal?
fabianoscosta15/01/2008 11:07
excelente idéia!
Gui Lopes Soares15/01/2008 11:53
Primeiramente parabéns Valdir e também à todos que coloboraram com as idéias propostas neste tópico execelente!

Muito boa a idéia de analizar questões de Estética em geral dos Bonsais de todos!

Mas não seria melhor ao invés de postar algo com o Título de "Bonsai e Estética" criar um Fórum lá no Índice com este mesmo nome? Assim na minha sincera opinião, ficaria mais organizado e mais fácil de separar os tópicos direcionados diretamente para essa finalidade.

Assim como a maioria dos amigos usam e visualizam o Fórum MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO para aprender com todos, acho que seria bacana ter um item no Índice com o nome BONSAI E ESTÉTICA para buscarmos diretamente aqueles amigos que queiram analizar e receber a opinião e ajuda dos amigos mais experientes, em relação direta e exclusiva à Estética em geral (triangulação, ápice, vasos, copa, nebari), já que MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO é direcionado à toda e qualquer opinião referente à árvores dos amigos, sendo ela bonsai ou pré-bonsai, estilo ou espécie, praga ou doenças, sol ou sombra, etc.

O que vocês acham? Não seria show!?
vhobus15/01/2008 12:15
Bom, isso quem vai decidir é o Mário.
Mas a proposta não é a de analisar as arvores de todo mundo, e sim usar uma arvore como modelo a partir da qual desencadearemos a discussão.
Na verdade isso já tá acontecendo nesse tópico, e talvez nem seja necessário outro.
Alberto Alves15/01/2008 12:20
Eu fico um dia sem entrar aqui e já tem essa monte de ideia que beleza 😄

Adorei a ideia de discutir a estetica do Bonsai...
Agora e postar a foto que se habilita?
duprat15/01/2008 22:39
Caro alberto é verdade , eu tb sinto assim.
E por vezes até perdemos muito papo bom.
Tambem dou meu apoio a ideia do sergivaldo, seja em forum separado ou disperso mesmo aqui e ali acho que trará grandes contribuições para todos.
pedrotv15/01/2008 23:14
FANTÁSTICA a idéia. Apóio e acho que é o caminho! Vamos chegar lá! Com dedicação e muito trabalho, sementes de toda arte!
Sergivaldo15/01/2008 23:36
Amigos,

Gostei da idéia do Gui Lopes, mas como o Valdir não se incomoda, podemos começar por aqui mesmo, já que esse tópico possui um título bem abrangente. Dependendo da aceitação e participação do pessoal, veremos se há necessidade da criação de fórum específico e então fazemos o pedido oficial ao D. Mário.

Bem, o que eu pensei foi começarmos com uma análise da LINHA do tronco, que é, de fato, a primeira decisão que devemos tomar quando vamos iniciar um bonsai. A LINHA, como sabemos, é quem define o estilo ou movimento da planta.

O objetivo é receber sugestões fundamentadas na estética, motivo pelo qual achei mais conveniente começar analisando uma planta que foi coletada e ainda não recebeu nenhum treinamento além da poda drástica realizada no campo.

Dá para se extrair algum bonsai desse bloco de pedra, ou melhor, desse monte de galhos aparentemente secos??

Vista "A"

Vista "B"

Abraços,

Sergivaldo
pedrotv15/01/2008 23:47
Agora eu gostei! Volto com uma projeção amanhã... Muito vinho na cabeça, desculpem... 😮ops:
duprat16/01/2008 04:18
Amigo Sergivaldo,
Não sei se este encaminhamento não se confundirá com o do “minha arvore sua opinião”. ...
De todo modo, temos de tentar um enfoque um pouco diferente, por pequeno que seja, para depois voltarmos para a árvore real encontrando nela as melhores soluções. A sinuosidade inicial da linha do tronco sugere um moyogi para mim. Neste sentido pensando, a princípio na linha do tronco, vale esclarecer o que esteticamente está em causa. Pão pão queijo queijo mas vale ser exposto para não ficar nas entrelinhas.

Temos três possibilidades:

Esta sinuosidade da linha principal diminui gradativamente seu ritmo (1), se mantém constante (2) ou aumenta a medida que se eleva (3).
A primeira alternativa me parece mais bonita. O movimento se projeta para cima ganhando uma dimensão de continuidade. A segunda é mais monótona e a tercerira... bem, lembrando do texto do Pedro sobre a gestalt poderíamos até esclarecer este princípio que diz respeito a linha em si mesma.

Na linha “A” o olhar flui por ela sem impedimento, ela é toda continuidade. A linha “B” é muito mai lenta, o olhar tende a permanecer ali por muito mais tempo. Os pintores usam muito isso para concentrar a atenção em determinados pontos do contorno...de uma figura por exemplo.
Bem voltando ao nosso caso, isso pode ate ser aproveitado, mas fluir e parar no ápice como no terceiro tronco além de particularmente não me parecer natural, talvez por preconceito mesmo hehehe, como também não parece adiantar, pois ali a copa vai esconder isso de qualquer maneira.

O segundo aspecto é ate meio redundante para a maioria. Os ramos saindo dentro das curvas ficam estranhos. O motivo? Bem a gestalt também ajuda. E sabendo os motivos tudo fica mais claro, a regra se transforma em compreensão, e esta pode ser aproveitada nas mais diversas circunstâncias.

Em uma linha sinuosa além das dinâmicas que nos levam a percorre-la, atuam as chamadas forças de campo (as setas). A saída dos galhos na parte externa é mais natural pois visualmente temos uma força que se projeta nesta direção. Os ramos parecem mais integrados a dinâmica do tronco continuando um impulso sugerido por ele. No outro caso os ramos parecem independentes do tronco, agregados e separados.

Agora é ver como aproveitar isso na árvore em questão.
1234