Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Minha Caliandra Menina de 10 Anos (EM 30/01/2012)

123456
oamit29/03/2011 14:08
Hoje estou com tempo, vou fazer tudo até as 15 horas, mais só não entendi como fazer esse item..... tem alguma foto como exemplo?

mais uma vez agradecido.

depois te dou um presente...

😄
oamit29/03/2011 15:42
Elio está feito, só que cometi um erro en ter desfolhado o galho que você disse pra não desfolhar, será que ele volta a brotar? tomará que sim, aqui estão as fotod da desfolha, vê se faltou alguma coisa, se sim, vou ao meu estágio agora as 23 horas eu vejo e refaço se tiver faltado algo, obrigado.

essa é a copa creio eu.

mantenho a tração no galho ou removo?

No Aguardo....

Não entendi o que aramar aguardo você para esclarececimentos.

Depois te mando um presentinho 😎

Alcides Junior29/03/2011 19:55
Bela caliandra, pagou 7 reais.
Elio29/03/2011 20:08
Oamit!
Pode manter a tração no galho. Corte o galho maior que nasce nele (secundário) veja foto abaixo.
Corte o ápice, arame o galho que assinalei e posicione para cima, fazendo novo ápice para eliminar a "bolota" na copa. Veja no link a seguir a mudança de copa ( http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16803&highlight=)
Pena que desfolhou o galho que terá que se desenvolver.
Quando surgirem novas folhas, na primavera, desfolhe novamente, mas não o 2º galho.
Fotografe com a nova frente e não mais essa.

abraço

oamit30/03/2011 00:04
Elio como foi pedido esta feito, acho que vo por a caliandra no correio e mandar prai hahahaha, nesse momento ela é mais sua do que minha.....a final de contas essa foi uma super aula e tudo que foi dito foi feito, paguei mesmo pra ver porque modestia parte e sem querer puxar o saco todos falam muito bem de você aqui no Forum, obrigado pela au la professor 😂

10% do mundo poderiam ter a paciência com que teve comigo, imagina as suas plantas como não devem ser. 😂

Vamos ao que interessa, ela esta com osmocote, porém pus bem pouco, poderia por a torta de mamona e a farinha de osso?

acredito que ela vai precisar de força para se recuperar de tantas mudanças num espaço tão curto de tempo, estou certo?

abaixo vai as fotos de td feito.

a proposito já viu quantas visualizações teve esse post? 😎

EU REALMENTE NÃO SEI QUAL É A FRENTE DO BONSAI

😮ops:
oamit30/03/2011 09:27
junior/pr escreveu:
Bela caliandra, pagou 7 reais.

se você miltiplicar o 7 por 10, ainda não chega ao valor.
Alcides Junior30/03/2011 13:24
oamit"]

HEHEHE, Na boa, foi só para brincar, mas em viveiros, um exemplar deste porte varia muito de preços, digamos de 50 a 150 reais, ai se você for comprar em lojas especializadas em bonsai, ou contar ao dono da floricultura que é para bonsai, com certeza o preço aumenta. Experiência própria.
Estamos no aguardo para saber o preço desta belezura.
oamit30/03/2011 13:31
até sexta feira revelo o preço.

só pra constar vi uma dessas com 21 anos por R$ 850,00, a minha entá se encaminhando para 11 anos, dai podemos tirar um médio de valor.

fonte -> http://www.bonsaikai.com.br/BonsaiEmEstoque/VdCaliandra.htm

a minha pronta vai valer pelo menos uns R$ 400,00 mesmo porque eu não pretendo vende-lá.

até sexta divulgarei o valor.
Gustavo Ribeiro30/03/2011 13:47
Oamit,

se pagou mais de 70,00 e mais de 85,00 oque ja foi dito ..nao e uma bagatela!! 🙁 🙁 🙁 ..

estavamos chutando 10,,15,00 reais ai e barato!!!! se foi mais de 80,00 ai ja esta no preço ou acima !

ovaso custa 15,00!! me deixou triste pensei que iria acertar o preço e ganhar o bonsai!!! 😢 😢 😢

nao quero brincar mais!!!hahhahahahh..

nao pagou baratinho nao !! ta no preço de sites do meio!!

abraço vamos acompanhando !!

revela o preço ai!! 😮ops: 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Elio30/03/2011 15:05
Oamit, agradeço as palavras, mas não faço nada mais do que já recebi do pessoal deste fórum, ao longo de tantos anos convivendo com esse pessoal maravilhoso.

Então, Oamit, falta 2 coisas:

1. Podar a copa. Tirar esse emaranhado de galhos. Veja onde assinalei.
2. Virar a planta 180 graus e fotografar. Será a nova frente.

abraço
oamit30/03/2011 16:36
to procurando aonde você assinalou, não encontrei 😮

poderia postar uma imagem com as devidas imagens a serem feitas?
Marcio Vargas30/03/2011 19:37
😲 😲 😲 😲

A minha com muito Toddy chega nesse ponto!!!!

Ótimas perspectivas Elio, é exatamente esta "visão de futuro" que tu tens que eu procuro desenvolver... Porem assim como o substrato, essa historia de passar a faca geral ainda não penetrou nesta cabeça dura... 😈 😈 😛 😛

Abs e vamos acompanhando...
oamit30/03/2011 23:04
ela esta com osmocote, porém pus bem pouco, poderia por a torta de mamona e a farinha de osso?

FOTOS DA FRENTE SEGUNDO O PROFº Elio 😄

soldado voltando da guerra cheia de curativos, hahahaha. coitada da caliandra.

PLANTA TODA.

COPA.

é isso mesmo Elio? espero que dessa vez eu tenha acertado a frente dela.

😉
Elio31/03/2011 00:13
Oamit!

Está com a frente correta.
Deixe só com osmocote
Veja na última foto que postei que tem o local da poda da copa. Assinalei: Corte na linha vermelha, arame o galho lateral o posicione-o ára cima, pois será a nova copa. Tem que tirar essa copa cheia de ramos.

OK?

abraço
Elio31/03/2011 00:17
Marcio! A questão não é ser cabeça dura (também sou!), mas sim ter paciência e examinar a planta sob todos os ângulos e, principalmente, "visualisando" como ficaria após a intervenção. Melhor ainda, é desenhar.

abraço
oamit31/03/2011 06:58
Elio a foto está muito escura, poderia por gentileza marcar os galhos que tenho que retirar aqui ?

➡️

um por 1 com pontos em vermelho, pois ela já ta com pasta cicatrizante demais e seria muito frustrante pra mim errar, por isso estou tomando todo esse cuidado.

Desculpe e Obrigado.
Elio31/03/2011 15:06
Oamit, veja abaixo. Corte radical!

Não se preocupe, pois é assim mesmo que se refaz uma copa.

abraço

oamit31/03/2011 15:15
Puts rapaz, vai ficar só aquele "S" ? caramba que dô que dá, corto inclusive o galho que você mandou aramar? tem certeza?

Agora fiquei triste, desanimei geral, sério mesmo, mais já que cheguei até aqui, caramba essa copa só vai sair daqui a uns 3 anos.

né isso?

flores nem tão cedo?

Você vai deixar uma senhora de 70 anos triste se ela demorar a florescer.

😢

POSSO CORTAR AQUI?
Elio31/03/2011 15:33
Oamit, Calliandra se refaz rapidamente. Ou vc tira os defeitos ou ela será eternamente um bonsai com defeito.. Aquele "S" em e a profusão de galhos ficam muito mal posicionados. O crescimento da calliandra é apical ou seja, toda a energia se voltará para o ápice. Além do defeito, se deixar assim, aquele galhinho ( o 2º que não era para desfolhar) nunca se recuperará.
1,5 ano ela estará cheia de folhas e florindo.
Eu cultivo calliandra (minha espécie preferida) há 7 anos.
Veja no link a seguir o desenvolvimento de uma cascata em apenas 5 meses.

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17589&highlight=

Não corte onde vc marcou com "X". Corte onde marquei com linha vermelha.

Bom, creio que a decisão é sua.

Se fizer como sugeri..............eu garanto um belo bonsai!

abraço
oamit31/03/2011 15:37
Vou cortar, sou um bom aluno, porém a dor no coração persiste 🙁

Fazer o que cheguei até aqui, não vou ficar pela metade né, vou cortar a noite, vou atras de um serrinha ou algo mais afiado porque a minha tesoura não corta essa grossura.

alguma sugestão com que eu posso cortar?

Sol? Sim ou Não?

Continua o Osmocote?

Algo para ela se recuperar mais rápido pode ser feito em prol da mesma?

😉
Elio31/03/2011 17:06
Oamit, o ideal para cortar é um alicate côncavo. Se não tiver, serve serrinha mesmo. Passe selante.

Depois, sol (preferencialmente sol pela manhã) e osmocote.

A propósito, vc sabe a composição do teu osmocote? É porque só tem uma composição que tem micronutrientes, que é 15-9-12.
Se não souber, pergunte para quem te vendeu. É importante, pois se não tiver micronutrientes teremos que achar outro adubo complementar.

abraço
oamit31/03/2011 17:47
então, não sei a composição não Elio, mais ele é verdinho, coloquei ele na minha jabuticabeira que estava desfolhada, e ta brotando muito rápido, poderia colocar a torta de mamona e a farinha de osso junto não?

a noitinha estarei cortando ela, estou com dificuldade de arrumar ferramenta.

Elio eu sugiro por a farinha de osso junto com a torta de mamona que eu tenho aqui, porque eu coloquei somwente uma colher de sopa de osmocote nela, muito pouco.

o que você acha?
Elio31/03/2011 17:53
OK, Oamit, então manda ver na TM + FO.

abraço
oamit31/03/2011 18:26
Manda vê, vo matar ela assim, qual a medida certa?

quanto eu coloco?
Marcio Vargas31/03/2011 19:09
Interessantíssimo...

O Sr. Mario deveria criar um sub-forum chamado tutorial e colocar esse topico lá.

Estou acompanhando com muita atenção.

Abs
123456