Temos que agradecer ao Elio pela dica. Muito útil, vou testar agora na primavera.
Oamit, está ficando muito bela sua caliandra.
Oamit, está ficando muito bela sua caliandra.
Elio"]
ELIO , gostaria de saber se essa pratica pode ser feita em qualquer planta ?! ou se só pega nas calliandras ???
por exemplo em jabuticabeira pegaria ?! Vivian, nas Calliandra sei que funciona. Jabuticabeira nunca fiz.
Normalmente isso pode acontecer nas espécies que têm brotação no tronco, onde aparecem pequenos galhinhos, vez ou outra.
Por exemplo: Calliandra, Pingo-de-Ouro, Bougainvíllea, Azaléia.
Já o Resedá, por exemplo, não acontece.
abraço Oamit, é chegada a hora da menina ir ao cabelereiro.
Desfolha completa!!
Posta fotos para o pessoal examinar e ver o que fica e o que sai.
Depois de tirar o que deve sair, é podar mais curto os ramos que ficarem, aramá-los e posicioná-los.
Fiz isso em seis Calliandras, semana passada.
Pensa que é moleza?????????
abraço acompanhando. no aguardo das fotos. Amanhã começarei os trabalhos mesmo com o dedo luxado ( jogando Basquete), da pra fazer amanhã após o almoço.
posto fotos assim que feito.
😎 Trabalho efetuado, porem deixei na ponta de cada galho como localização para os amigos uma folhinha sendo assim não está totalmente pelada, achei que a evolução foi 500% benefica, sem duvida é outra planta agora encurtei os galhos em 30% do que estavam e creio que o Proº elio mandará encurtar mais, bom to postando o resultado depois de 2 meses de plena brotação e sol constante ai está ela.
creio eu que ainda a muitos galhos para retirar visto que tem alguns que estão se cruzando, espero que fique perto do projeto planejado por nós.
no aguardo e um abraço a todos. Amigo Oamit, como e que vc adivinhou eu eu pediria para tirar mais.....!!!!
Agora que os ramos principais estao bem posicionados, precisa induzir a planta a brotaçao de ramos secundarios e terciarios, na altura correta. Assim, sugiro fazer as podas onde indiquei em vermelho.
Depois poste as fotos novamente para uma eventual correçao.
abraço
Ve se Fiz corretamente ?
não sei se está correto, Elio você colocou uma imagem não muito boa para eu cortar aonde foi pedido, muito embolado, mais acho ue ficou certo, se faltar algo use a primeira imagem desse post, que dará pra ver com maior nitidez os galhos, noa aguardo, agora ela vai crescer definitivamewnte para formato de bonsai não é?
curioso ela nunca floresceu, está comigo a 8 meses. estranho.
no aguardo de respostas.
😉 Oamit, e isso mesmo! Apenas corte um pouco mais curto, bem junto as forquilhas, no primeiro galho.
Agora ela ira adensar bastante com as novas brotaçoes e ainda em novembro devera ter uma nova poda para so dai ter o formato final. Ela nao floresceu porque podamos e porque agora e que a calliandra começa a florescer.
abraço faz traços em uma foto pra eu saber ao certo aonde cortar Elio.
🙁 já foi feito, agora aguarda até final de novembro?
😕 Isso, até lá ira rebrotar muito. Aí é diminuir de tamanho as novas brotações (ramos secundários e terciários) e transplantar com uma inclinação para a direita.
Aquele último galho, da esquerda, está muito longo. Corte mais uns 5 cm.
abraço pode acinalar o galho que quer que corte mais 5 cm elio? pois na esquerda tem mais de 1 OK!
Com essa consultoria não da pra sair nada menos que um bonsai de 1ª, ainda mais com um bom material nas mãos!
muito bem encaminhado!
abraços to numa expectativa enorme voc~e não tem idéia. Elio ta por ai, quando voltaremos aos trabalhos novamente?
😎
já estava com saudades do mestre das caliandras. Elio ta por ai, quando voltaremos aos trabalhos novamente?
😎
já estava com saudades do mestre das caliandras. Oamit, já está bastante enfolhada? bota foto aí!
abraço Uma aula realmente! Boa sorte! Imagens Atualizadas :
HOje ela está assim Elio, podemos fazer algo?
😉