Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Minha Caliandra Menina de 10 Anos (EM 30/01/2012)

123456
Elio06/11/2011 00:05
Oamit, desfolha ela todinha. Pode ser com a mão mesmo.
Aí, veremos onde cortaremos os galhos para induzir ramificações secundárias e terciárias.

abraço
oamit07/11/2011 16:18
Ai está deu um trabalhão e sinceramente Elio gostei das novas brotações não.....

➡️

Elio07/11/2011 19:36
Oamit, não tem problema essas brotações porque serão todas cortadas.
Vc tem os galhos primários. Já tem os secundários. Agora a poda vai induzir às brotações terciárias e finais.

Essa foto é a frente da planta.
Pode onde assinalei e poste uma nova foto, com essa frente, porém, tirando de uma posição em que a planta fique ao nivel dos olhos, não de cima nem de baixo. Não precisa tirar fotos de outros ângulos.
Com isso veremos se há galhos verticais, para cima e para baixo, a serem podados.

Depois é só aguardar a nova folhagem e não precisará mais fazer podas radicais, apenas as de manter a forma da planta. Com isso os botÕes que surgirem serão preservados e teremos flores.

abraço

oamit08/11/2011 11:50
Ta ai ELIO...

➡️

deixei algumas brotações novas que estão saindo para ver se servirão de alguma coisa.

🙄
Elio08/11/2011 12:57
Oamit, faça e últimos cortes. Novas intervenções será lá por final de janeiro/fevereiro.
Ah, retire esses raminhos novos que vc deixou pois, como serão tirados mesmo mais tarde, se deixar, originarão cicatrizes desnecessárias no tronco.

Muita adubação!
Que adubo vc está usando?

Oamit, a partir de agora deveremos focar a planta somente pela frente, pois é a visão que devemos ter para aprimorar o conjunto.
Assim, como não haverá mais podas drásticas, apenas de refino, quando voltar a fotografar ano que vêm, faça somente uma foto de frente mas, bem ao nível dos olhos, ou seja, o substrato quase não deverá ser visto pois estará bem na horizontal com a lente da máquina.

Assim.........inclusive vc pode ver como deve ser uma poda. Sem galhos para baixo e galhos bem curtinhos para cima. Somente na copa é que podem haver galhos para cima.

oamit08/11/2011 15:48
Ta Ai ....

Ve se ficou correto.

ADN08/11/2011 16:29
Ninguem melhor que o nobre Elio para falar sobre caliandra muito bom as explicações, estou até pensando em adquirir uma depois de ver esse tópico
incrivel como essa caliandra se desnvolveu de março pra cá muito bom, vai ficar uma bela planta
Elio08/11/2011 18:45
Vai nessa, ADN! É uma espécie fantástica para se trabalhar.

Oamit, e isso aí, véio!

Agora, quando começar as brotações seria interessante e adiantaria em muito a formação, que vc fizesse o seguinte:

1. Somente nos 3 primeiros galhos ( o da direita, o da esquerda e o de fundo), e somente nesses, vc cortasse TODA brotação que nascesse embaixo dos galhos.

2. Os brotos que nascessem pra CIMA cortasse deixando um toquinho de 2 cm, não mais que isso.

3. Os brotos que nascerem na horizontal, não mexer.

Porque isso? Porque assim vai adiantar a formação dos patamares.

até !

Ah, detalhe: Futuramente, vc poderá dizer que modelou uma calliandra somente na poda, sem arame!
oamit08/11/2011 23:14
Uia Sô, não vAMOS ARAMA-LAS?
Anderson Neuhaus17/11/2011 00:36
acompanhando!
oamit27/01/2012 23:37
Elio ela esta linda, bem vistosa sabado agora postarei novas fotos, 28/01/2012 quase 1 ano de trabalho já.

😉
Elio28/01/2012 15:54
Estou curioso, Oamit!
Tire uma foto de frente, com a borda do vaso bem ao nível dos olhos.
É o suficiente para começarmos a dar o acabamento.

abraço
Ricardo L C28/01/2012 16:09
MAIS UMA - PIRACANTA
PIRACANTA COMPRADA ONTEM

ABÇ
oamit30/01/2012 14:00

infelizmente acho que vou ter que vender todos os meus bonsais vou ter que ir trabalhar em macaé, aqui em casa ninguem fica em casa pra cuidar.

interessados mande e-mail para mauriciocesar@globo.com

moro no grajaú - RJ . de repente eu fico com essa, ja que trabalhei nela tanto tempo.

ai está Elio.
marcio gabiatti30/01/2012 19:01
Que pena amigo Oamit eu tambem passei por isso mas fazer oque né, quando vc se reestabelecer la acredito que voltara a possuir outros exemplares.
Essa caliandra teve uma boa evolução com a ajuda do prof Elio boa sorte na sua empreitada abraços..
Elio30/01/2012 22:59
Oamit, pena que terá que se desfazer das suas plantas.
Caso permaneça com essa, agora começa as podas de refinamento para adensar.

abraço

Alcides Junior31/01/2012 08:40
Cara, deve ser muito complicado ter que se desfazer dos bonsai assim...eu não consigo nem me desfazer de pequenas mudinhas....espero que não precise se desfazer....leva eles junto...hehehehe
oamit31/01/2012 15:19
já parei ficou mais bonita, elio vc sabe alguem que compra bonsais?

de repente eu fico com essa se tiver alguem pra regar ela, só não posso ser irresponsável de ficar com ela e ela morrer.
Elio31/01/2012 16:28
oamit escreveu:
já parei ficou mais bonita, elio vc sabe alguem que compra bonsais?

de repente eu fico com essa se tiver alguem pra regar ela, só não posso ser irresponsável de ficar com ela e ela morrer.

Oamit, aí no Rio não sei quem possa comprar!
123456