Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Minha Caliandra Menina de 10 Anos (EM 30/01/2012)

123456
oamit13/05/2011 22:36
Então não coloquei imagem pq a maquina que eu tenho aqui e muito ruim, mais ela já tem muitas folhas e tá até meio embolando já, queria saber o que eu posso retirar de ante mão.

🙄
oamit25/05/2011 12:49
Voltei, E bem acompanhado com a Minha Lindissima Caliandra, sem dúvida é um xodô, muitos galhos já grossinhos, muitas folhas, porém a ponta de algumas estão queimando, seria por causa do outono, ta pegando sol brando toda manha umas 4 horas, arrumei uma laje aqui no meu predio aonde estão ficando os bonsai, só que lá só tem 4 horas de sol por manhã, a tarde não pega sol lá.

Se recuperou bem? POde Aramar? Aguarda Mais?

Help !

FOTOS ->

Segundo o Profº Elio essa Seria a Frente

Pessoal Caliandra è ótima para se trabalhar, 1 mês e 15 dias após sua pelagem TOTAL ele está totalmente renovada e ainda tem galhos que não saberiam que poderiam aparecer.

Aliás eu não sabia né, porque tudo que o Elio preveu acho que ocorreu para a nossa alegria.

😉

No Aguardo Pelos Post´s Dos Amigos.
Elio25/05/2011 15:37
Legal Oamit!
Está bem vistosa. Sinal que vc tem cuidado bem.
Então, por ora é só admirar.
Em outubro deverá desfolhá-la totalmente e aí dá pra fazer nova poda visando formação de ramos secundários e terciários.

abraço
oamit25/05/2011 17:03
só outubro?

então deixo crescer a vontade sem aparar galhos?
Elio25/05/2011 22:53
Isso! Os galhos precisam engrossar. Depois poda-se curtinho.

abraço
Fernanda Gonçalves26/05/2011 22:37
Amei a aula, acho que vou querer uma.
oamit27/05/2011 08:34
Caliandra? Pode acreditar teria de ser a sua primeira, essa histórioa aqui dará com certeza um belo exemplar e até mesmo um livro.

😂
Fernanda Gonçalves27/05/2011 09:18
Oamit, estou na duvida:

Caliandra, primavera, reseda, dama da noite.

Estive na Chacara Tropical e foi o unico lugar que vi plantas que me agradaram, mas o preço é um pouco salgado.

Vou continuar procurando
oamit27/05/2011 10:53
opta pelas 2 primeiras....certeza de sucesso.
oamit05/06/2011 21:57
Elio estou com muitos galhos, to até com dificuldade de seleciona-los, estou com medo que embole, não há nada que possa ser feito no outono?

OBS: A branca está florindo está com 4 botões, essa e a época certa de florir?

😉
Mcdonald06/06/2011 00:29
Fernanda Gonçalves escreveu:
Amei a aula, acho que vou querer uma.

Olá.. se estiver interessada em fazer um misho de calliandra, tenho algumas sementes que ganhei da Dona Ângela e sobraram depois que plantei...
Qualquer coisa me manda uma mp.
abraço
Elio06/06/2011 15:03
oamit escreveu:
Elio estou com muitos galhos, to até com dificuldade de seleciona-los, estou com medo que embole, não há nada que possa ser feito no outono?

OBS: A branca está florindo está com 4 botões, essa e a época certa de florir?

😉

Oamit, lembra-se que foram deixados os 3 primeiros galhos? Um a direita, outro à esquerda e outro de fundo.
Qualquer galho que tenha nascido NO TRONCO entre esses 3, pode retirar.
Os que nasceram na copa, DEIXE.

No mais, deixe como está. Ótimo que ela está se desenvolvendo bem. Isso dará boas opções de poda na primavera, após uma desfolha total.

Quanto á floração de Calliandra, elas florescem ano todo. Algumas floradas são intensas, outras são bem ralas.

abração
Jair Flores06/06/2011 22:08
Bonita sua cali, oamit.
Elio, existe alguma técnica para insentivar brotações no tronco de cali mais baixas?Tenho uma que fiz poda radical, e criou vários galhos, mas só na parte de cima do tronco. Talves fazer incisões ajudaria?Está com os galhos enormes mas estou aguardando, conforme suas recomendações.
Um abraço!
oamit07/06/2011 01:19
Elio onde seria a copa. por favor identifique numa foto qualquer dela, porque se for bem em cima nasceram muitos galhos pelo menos uns 5, voltando a querer formar o NÓ que retiramos recorda?

tem uma galho já grossinho com quase 30 cm atravessando toda a planta

comtinuo deixando esse galho crescer livremente?

Pra ficar melhor o entendimento aqui está uma foto

➡️
Elio07/06/2011 13:12
JAIR FLORES escreveu:
Bonita sua cali, oamit.
Elio, existe alguma técnica para insentivar brotações no tronco de cali mais baixas?Tenho uma que fiz poda radical, e criou vários galhos, mas só na parte de cima do tronco. Talves fazer incisões ajudaria?Está com os galhos enormes mas estou aguardando, conforme suas recomendações.
Um abraço!

Jair, pode-se conseguir sim, Eu consegui um 2º galho assim.

Na primavera, desfolhe toda a planta e faça várias incisões, bem profundas no local que vc quer um galho. Pincele hormônio, e borrife água diariamente, mantendo úmido o local.
Depois deixe o galho crescer livremente até atingir a espessura condizente com a sua posição na planta.
Pelo menos foi assim que consegui.

COMO ERA. FALTAVA UM GALHO NA ESQUERDA

DEPOIS DA INTERVENÇÃO. O AMARRADO DE RÁFIA É PORQUE O GALHINHO NASCEU MAIS BAIXO DO QUE ESPERAVA, ASSIM, POSICIONEI-O PARA CIMA E AMARREI.

COMO FICOU

Elio07/06/2011 13:16
Oamit, esse de 30 cm pode retirar pq está dentro da curva.
Esse nó de ramos na copa, agora estão na altura desejada para a planta, assim, pode deixar. A copa precisará de muitos galhos pois deve ficar densa.

No mais, vc está dando o que para a planta comer? Feijoada? De manhã, de tarde e à noite?
Cara, como está desenvolvendo bem!!

abraço
oamit07/06/2011 14:35
tiro o galho todo ? não e melhor sonete diminuir o seu comprimento, já está até bem grosso.

coloquei 2 colher e meia de farinha de osso e torta de mamona e alguns osmocote, a 1 mês e meio atrás, posso por mais TM e FO?

aqui está bem frio já, estamos no outono.

o que mais me espantou elio e que ficou bem igual as brotações da propecção passada por vc. lembra dela?

acho que está ficando dentro do projeto.
Elio07/06/2011 16:29
Oamit, pode tirar o galho todo. Esse que está dentro da curva. Não coloque mais TM e FO mas pode deixar o Osmocote.

Um abraço
Jair Flores07/06/2011 21:30
Valeu, Elio,
Como sempre muito atencioso.Muito obrigado.
Oamit, desculpas por intervir no seu tópico, mas foi por uma justa causa.Mais uma que aprendemos.
Um abraço!
oamit08/06/2011 00:36
da nada sussa 🙂
oamit18/07/2011 10:24
Atualizando comprimento muito grande dos galhos elio........

IMAGENS :

➡️

➡️

➡️

podemos fazer alguma coisa?

no aguardo.
😮ops:
Elio18/07/2011 12:42
Oamit, esse comprimento dos ramos, muita folhagem, tudo isso está engrossando a planta.

Final de agosto vc deverá desfolhá-la totalmente e aí selecionaremos ramos primários e secundários a serem podados, já para dar um formato aos patamares.

abraço
oamit18/08/2011 23:42
fala elio como vai?

então os galhos estão grossos e enormes, em que dia de agosto podemos começar os trabalhos?

no aguardo

a minha branca já floriu bastante
Otoniel Santos19/08/2011 07:08
muito linda barabéns pela aquisição!!!
Renan Leite Gaigher19/08/2011 09:16
Caramba Elio que massa sua tecnica para força o aparecimento de um novo galho!!!
Como vc a fez, as incisões que vc fala é o que tipo da uma escavada no troco, como se fizesse um buraco nele?
123456