Estaremos aguardando ansiosamente.... 😮ops:
Adubação
super feeding
AMIGOS, Estou tentando localizar o artigo e a revista! LITERATURA e assim mesmo , JEGUE, e quem empresta , ESPERTO, nao devolve! Ja localizei o MICHAEL PERSIANO na NET.. So me falta , localizar a materia! A materia tratava de como conduzir uma super alimentacao na planta sem causar danos. DIficil sera achar componentes como , FISH OIL, SANGUE SECO e etc... Como diz o meu amigo VALENTINI, a planta se alimenta diariamente! Estou atirando para todos os lados em relacao a isto! Att. luciano.
michael persiano-super feeding
AMIGOS , TA NA NET!!! Se voces tiverem a GOOGLE TOOL BAR, basta escrever , minusculo mesmo! michael persiano- super feeding. Aparecem dezenas de foruns discutindo o metodo. ATT. LUCIANO.
Luciano,
Faça igual a mim, são duas regras:
1.Não emprestar, pois normalmente que sabe pedir não sabe devolver;
2.Se emprestar, anote e principalmente cobre, em último caso vá buscar.
Dessa maneira não mais ficará sem suas matérias... 😂
PS.:Vou aproveitar e verificar na internet sobre adubação.
Faça igual a mim, são duas regras:
1.Não emprestar, pois normalmente que sabe pedir não sabe devolver;
2.Se emprestar, anote e principalmente cobre, em último caso vá buscar.
Dessa maneira não mais ficará sem suas matérias... 😂
PS.:Vou aproveitar e verificar na internet sobre adubação.
bonsai
Luciano,
Pesquisar na net, principalmente no google, certamente é fácil a todos que possuem um PC. Mas como voce foi quem levantou a lebre, eu acho que cabe deixarmos para voce o primeiro tiro. 😄
É uma questão de foro intimo, e sei que voce entende bem como os demais colegas foristas compreenderão o que estou dizendo. Então, vamos ficar aqui, tranquilamente aguardando por sua matéria, nos moldes que voce prestimosamente disse que deve ser feito. 😄
Pesquisar na net, principalmente no google, certamente é fácil a todos que possuem um PC. Mas como voce foi quem levantou a lebre, eu acho que cabe deixarmos para voce o primeiro tiro. 😄
É uma questão de foro intimo, e sei que voce entende bem como os demais colegas foristas compreenderão o que estou dizendo. Então, vamos ficar aqui, tranquilamente aguardando por sua matéria, nos moldes que voce prestimosamente disse que deve ser feito. 😄
Endosso as palavras do nobre colega Nicky, quem planta a semente deve cultivar e colher o fruto.
Estaremos aguardando..
Estaremos aguardando..
bonsai
Amigos, subamos esse tópico e o mantenhamos ativo, para que o grande Luciano não se perca no cipoal de informações e postagens e esqueça de seu compromisso em agilizar essa tão importante matéria para ser aqui divulgada. Há muito que aprender, carissimos, e tenho certeza que o Luciano não nos deixará na mão, mas é sempre bom lembrar-mos o colega, vez que é da natureza humana esquercermos algo, de vez em quando. 🙄 🙄 😉
adubação
A respeito do sangue seco, ou sangue calcinado, riquíssimo em Ferro(Fe),
segundo nosso bioquímico não convém manusea-lo, apesar de passar em forno a 1500 graus, se for de origem suína, poderá carregar alguma substancia que se aderida na pele humana, esta será absorvida e retida pelo organismo. Não sei as consequencias, mas uma vez alertado, é melhor ser prudente , eu utilizo e funciona bem, quantidade pequena, coisa de 100 gramas em uma massa total de 10 quilos. O Ferro é essencial ao metabolismo energético da planta, atua na fixação do nitrogênioe e ainda atua fortemente no desenvolvimento do tronco e na formação de raízes.
Em adubação, vale ressaltar, o mais importante é a regularidade.
Abraço
Valentini
segundo nosso bioquímico não convém manusea-lo, apesar de passar em forno a 1500 graus, se for de origem suína, poderá carregar alguma substancia que se aderida na pele humana, esta será absorvida e retida pelo organismo. Não sei as consequencias, mas uma vez alertado, é melhor ser prudente , eu utilizo e funciona bem, quantidade pequena, coisa de 100 gramas em uma massa total de 10 quilos. O Ferro é essencial ao metabolismo energético da planta, atua na fixação do nitrogênioe e ainda atua fortemente no desenvolvimento do tronco e na formação de raízes.
Em adubação, vale ressaltar, o mais importante é a regularidade.
Abraço
Valentini
bonsai
Valentini, sempre surpreendendo com suas formulações complexas. (pelo menos para nós, leigos) 😄
Num evento no Rock Junior, lembro que alguem, não lembro quem, passou uma relação de componentes para formar um composto que seria o ideal:
-torta de mamona
-farinha de osso
-farinha de peixe
- farinha de sangue
- farinha de ostra
Devido a imensa dificuldade em conseguir outros compostos além da conhecidissima dobradinha farinha de osso + torta de mamona (ou de cacau, que o Rock ganhara), não restou outra alternativa que não a de manter o que era mais facil de se conseguir. 🙄
Num evento no Rock Junior, lembro que alguem, não lembro quem, passou uma relação de componentes para formar um composto que seria o ideal:
-torta de mamona
-farinha de osso
-farinha de peixe
- farinha de sangue
- farinha de ostra
Devido a imensa dificuldade em conseguir outros compostos além da conhecidissima dobradinha farinha de osso + torta de mamona (ou de cacau, que o Rock ganhara), não restou outra alternativa que não a de manter o que era mais facil de se conseguir. 🙄
adubação
Qualquer que for a matéria orgânica, seja ela qual for, ela se decomporá.
Ao se decompor ela se transforma em algum tipo de sal, este sal alimentará a planta, pois a planta só se alimenta de sais minerais.
A mistura famosa, dobradinha de lei(mamona e osso), mais ou menos 5,4% de nitrogenio na Mamona, porém se colocada na superfície do vaso, ao sabor do calor, água e vento ele se volatiza e não sabemos quanto se perde, portanto fica o único defeito da adubação orgânica, não sabemos o quanto a planta realmente comeu. A farinha de osso contém mais fosforo e também potassio, porisso temos o casamento perfeito, pois são os macronutrientes mais utilizados pelos vegetais. As demias farinha tanto peixe (ferro mais calcio) a de ostra contém bastante cálcio, deve-se tomar cuidado para com as quantidades da mistura, quantas partes de uma e quantas de outra. Dependendo da temperatura da região, a mistura tem um tipo de comportamento, portanto tem que se prestar atenção nas plantas para perceber alguma mudança relevante, tipo, uma distancia maior entre as brotações dos entrenós, etc..
Té mais
Valentini
Ao se decompor ela se transforma em algum tipo de sal, este sal alimentará a planta, pois a planta só se alimenta de sais minerais.
A mistura famosa, dobradinha de lei(mamona e osso), mais ou menos 5,4% de nitrogenio na Mamona, porém se colocada na superfície do vaso, ao sabor do calor, água e vento ele se volatiza e não sabemos quanto se perde, portanto fica o único defeito da adubação orgânica, não sabemos o quanto a planta realmente comeu. A farinha de osso contém mais fosforo e também potassio, porisso temos o casamento perfeito, pois são os macronutrientes mais utilizados pelos vegetais. As demias farinha tanto peixe (ferro mais calcio) a de ostra contém bastante cálcio, deve-se tomar cuidado para com as quantidades da mistura, quantas partes de uma e quantas de outra. Dependendo da temperatura da região, a mistura tem um tipo de comportamento, portanto tem que se prestar atenção nas plantas para perceber alguma mudança relevante, tipo, uma distancia maior entre as brotações dos entrenós, etc..
Té mais
Valentini
bonsai
Valentini, obrigado pela excelente explanação. É sempre gratificante receber respostas de quem entende bem do assunto tratado. 😄
Gostaria que voce tecesse comentários, se possivel, sobre um produto que informaram ser parecido com o osmocote, da basacolt, não sei se é esse o nome correto, cuja formulação é 13-6-16, com decomposição prevista para tres meses. 😄
Gostaria que voce tecesse comentários, se possivel, sobre um produto que informaram ser parecido com o osmocote, da basacolt, não sei se é esse o nome correto, cuja formulação é 13-6-16, com decomposição prevista para tres meses. 😄
Alô !!!!!! 😂 😂 😂
Visitar este tópico é aprender cada vez mais com quem sabe.....
Obrigada amigos e
Inté
Angela Fernandes
Visitar este tópico é aprender cada vez mais com quem sabe.....
Obrigada amigos e
Inté
Angela Fernandes
Meus amigos,
É admirável a riqueza de conhecimentos sobre adubação, temos muito a aprender.
É admirável a riqueza de conhecimentos sobre adubação, temos muito a aprender.
michael persiano- superfeeding
AMIGOS, JA localizei na NET. ,O cara e o artigo. O que esta pegando e o meu ingles Adquirido nas edicoes EDIOURO. Ha ate mencao da tecnica no forum do BONSAI CLUB DE SINTRA. E que sao centenas de textos, e INGRES EU SO ARRANHO, NO PURTUGES , E QUE EU ME AGARANTO! ATT.LUCIANO . PS. Ja houve uma tentativa de produzir um similar ao(EL MATADOR) OSMOCOTE, no BRASIL. Pela empresa DURATEX, vinha sempre de brinde no saco do substrato RENDAMAX.
Re: michael persiano- superfeeding
Ola Luciano!
Tens como passar o link da materia?
Grande Abraco!
Tens como passar o link da materia?
Grande Abraco!
EBREO escreveu:AMIGOS, JA localizei na NET. ,O cara e o artigo. O que esta pegando e o meu ingles Adquirido nas edicoes EDIOURO. Ha ate mencao da tecnica no forum do BONSAI CLUB DE SINTRA. E que sao centenas de textos, e INGRES EU SO ARRANHO, NO PURTUGES , E QUE EU ME AGARANTO! ATT.LUCIANO . PS. Ja houve uma tentativa de produzir um similar ao(EL MATADOR) OSMOCOTE, no BRASIL. Pela empresa DURATEX, vinha sempre de brinde no saco do substrato RENDAMAX.
MICHAEL PERSIANO
AMIGOS, Usei a GOOGLE TOOL BAR, DIGITANDO, michael persiano- articles about superfeeding. Minusculo mesmo e apareceram varias paginas sobre o assunto. ATT. LUCIANO.
Re: michael persiano- superfeeding
EBREO escreveu:AMIGOS, JA localizei na NET. ,O cara e o artigo. O que esta pegando e o meu ingles Adquirido nas edicoes EDIOURO. Ha ate mencao da tecnica no forum do BONSAI CLUB DE SINTRA. E que sao centenas de textos, e INGRES EU SO ARRANHO, NO PURTUGES , E QUE EU ME AGARANTO! ATT.LUCIANO . PS. Ja houve uma tentativa de produzir um similar ao(EL MATADOR) OSMOCOTE, no BRASIL. Pela empresa DURATEX, vinha sempre de brinde no saco do substrato RENDAMAX.
Olá Luciano!
Só a titulo de curiosidade, o que vc quer dizer com EL MATADOR??
Abraço
adubação
Olá para todos,
a respeito do Basacot, também adubo em polímero de grande duração, garantido pelo fabricante de 90 a 180 dias. Ganhei meio quilo e estou fazendo minhas experiencias em plantas em formação. Eu uso tudo que sai no mercado, quero e preciso estar sabendo de tudo que acontece .
Adubos em polímeros , bolinhas que vão "suando" nutrientes, é sempre interessante porque os nutrientes todos os dias são disponibilizados para as plantas, carece portanto de muita atenção com os demais adubos que estamos utilizando, cuidado com a sobreposição de fertilizantes. A nossa observação deve obrigatoriamente ser a base de tudo, nossos olhos sempre atentos para o "comportamento" da planta, pois será ela que nos dirá, através da brotação, o que está se passando. O Osmocote, Basacot e mais um deles que o nome fugiu agora, são excelentes, mas como disse o Luciano, pode ser um grande matador, dependendo da quantidade utilizada.
Abraço
Valentini
a respeito do Basacot, também adubo em polímero de grande duração, garantido pelo fabricante de 90 a 180 dias. Ganhei meio quilo e estou fazendo minhas experiencias em plantas em formação. Eu uso tudo que sai no mercado, quero e preciso estar sabendo de tudo que acontece .
Adubos em polímeros , bolinhas que vão "suando" nutrientes, é sempre interessante porque os nutrientes todos os dias são disponibilizados para as plantas, carece portanto de muita atenção com os demais adubos que estamos utilizando, cuidado com a sobreposição de fertilizantes. A nossa observação deve obrigatoriamente ser a base de tudo, nossos olhos sempre atentos para o "comportamento" da planta, pois será ela que nos dirá, através da brotação, o que está se passando. O Osmocote, Basacot e mais um deles que o nome fugiu agora, são excelentes, mas como disse o Luciano, pode ser um grande matador, dependendo da quantidade utilizada.
Abraço
Valentini
el matador
AMIGO , Tive experiencias e vi muita planta minha e dos outros morrer com a aplicacao do produto citado acima! Ja vi gente misturando ele ao substrato! Cara eu ganhei de graca um saco daquilo pela metade! Nunca matei tanta planta na minha vida de bonsaista! Depois, num programa de TV. ,num canal a cabo . Recebi uma aula de um tambem bonsaista da FLORIDA, ISRAEL SANDS,sobre o tempo de duracao e acao do adubo! 6 meses de atividade! Tem alguma coisa no rompimento da capsula do citado adubo, deve ser a forma usada para obter o NITROGENIO! O VALENTINI, pode explicar depois, que cada adubo usa uma forma de NITROGENIO. So sei que nao quero nem de graca ! AQui no RIO ,e muito barato,RS 38,00,o saco de dois quilos! NA CADEG. EM SAO CRISTOVAO. Eu prefiro usar BIOFERT,TM.,FO.,ou o RATTANICO! Esta foi minha experiencia! Eu observo que matematicamente, so vejo desvantagens! Mas nos no BRASIL,acreditamos mais em qualquer mentira AMERICANA,nunca nas nossas verdades e ou possibilidades! ATT. LUCIANO.
Caro Luciano,
Concordo com você, por vezes o que vem de fora tem mais valor do que o nosso.
Como pôde ver minhas plantas demonstram ser bem saudáveis e vigorosas, uso normalmente esterco e torta de mamona + farinha de osso, respondem a altura e com rapidez.
Sei que outros adubos são mais completos, porém é preciso analisar o custo, que é o gargalo para a maioria dos bonsaístas.
Concordo com você, por vezes o que vem de fora tem mais valor do que o nosso.
Como pôde ver minhas plantas demonstram ser bem saudáveis e vigorosas, uso normalmente esterco e torta de mamona + farinha de osso, respondem a altura e com rapidez.
Sei que outros adubos são mais completos, porém é preciso analisar o custo, que é o gargalo para a maioria dos bonsaístas.
adubacao
BERGSON, A adubacao que voce usa ,esta visivelmente correta! Agora eu so uso algo parecido com isto que voce mencionou! ATT. LUCIANO.
Luciano,
Esqueci de mencionar Urina de Vaca!!! 😂
Vamos tocando a vida e fazendo nossas estripulias.
Esqueci de mencionar Urina de Vaca!!! 😂
Vamos tocando a vida e fazendo nossas estripulias.
adubação
Existem diversas fontes de onde se pode obter o Nitrogênio:
sulfato de Amonio, Uréia(45% derivado de petróleo), fosfato mono amonico(MAP)e 100% dos Nitratos. Cada produtor de fertilizante utiliza algum destes, sendo a quase totalidade dos bioquimicos escondem qual é.
Dependendo da matéria prima utilizada ele vem muito forte. è sabido e bastante falado que a Uréia só é absorvida pela raíz, porisso os pecuaristas utilizam muito para "bombar" a pastagem, que logo nas primeiras chuvas brotam e encontram aquele montão de nitrogenio, o capim vem que é uma beleza.
Por enquanto é só.
Abraços
Valentini
sulfato de Amonio, Uréia(45% derivado de petróleo), fosfato mono amonico(MAP)e 100% dos Nitratos. Cada produtor de fertilizante utiliza algum destes, sendo a quase totalidade dos bioquimicos escondem qual é.
Dependendo da matéria prima utilizada ele vem muito forte. è sabido e bastante falado que a Uréia só é absorvida pela raíz, porisso os pecuaristas utilizam muito para "bombar" a pastagem, que logo nas primeiras chuvas brotam e encontram aquele montão de nitrogenio, o capim vem que é uma beleza.
Por enquanto é só.
Abraços
Valentini
ureia
BERGSON, A quantidade de ureia contida no esterco bovino , ja e altissima! Mesmo depois de curtido! VALENTINI , tem RAZAO! UREIA derivada de refinamento petroquimico! Mortal para as raizes de alimentacao! ATT. LUCIANO.
Valentini, boa tarde!
Suas explanações sobre adubação são de fato muito proveitosas, fica fácil aprender com explicações tão ricas em conteúdo e didática.
Lendo seus ensinamentos, achei muito interessante quando você diz que “é preciso observar o comportamento das plantas” e dá o exemplo do espaçamento dos brotos da pitanga. Portanto, gostaria de saber se você poderia falar um pouco mais sobre esse comportamento e dar algumas dicas sobre os principais?
Giulliano Carneiro Costa
Suas explanações sobre adubação são de fato muito proveitosas, fica fácil aprender com explicações tão ricas em conteúdo e didática.
Lendo seus ensinamentos, achei muito interessante quando você diz que “é preciso observar o comportamento das plantas” e dá o exemplo do espaçamento dos brotos da pitanga. Portanto, gostaria de saber se você poderia falar um pouco mais sobre esse comportamento e dar algumas dicas sobre os principais?
Giulliano Carneiro Costa