Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Adubação

12345678910
bergson01/02/2007 22:28
Andre,

Então com certeza estamos no lugar certo, pois aqui é sempre despejado um caminhão de informações.
Uibirá Piaia Bernardi02/02/2007 22:28
Senhores...
Venho acompanhando com muito gosto este tópico e gostaría de que alguém pudesse completar ou responder as seguintes questoes:

1.) Para coníferas
Uso químico ou orgânico, que NPK é recomendado, qual a proporção de TM+FO, osmocote?, foliar

2.) Para perenes
Uso químico ou orgânico, que NPK é recomendado, qual a proporção de TM+FO, osmocote?, foliar

3.) Frutíferas e com flores

No caso do uso da TM+FO em pastilhas ou bolotas...sempre q perceber q esta se desmanchou eu devo colocar mais..ou qual seria a melhor frequencia para isto...

Grato pela atenção...
EBREO08/02/2007 08:19
resposta
VALENTINI, Estamos esperando tua manifestaçao! ATT. LUCIANO.
Tiaraju09/02/2007 18:32
Fishfertil
Pessoal,

O assunto fertilização também me interessa muito.
Estava dando uma olhada no site da Fishfertil e li que um dos produtos deles (o Fishfertil Indure) libera QUITOSANA. Lembro que há algum tempo se vendiam cápsulas de quitosana para consumo humano. Não sei bem qual era o efeito, mas lembro do nome.
Pelas informações constantes da descrição do produto, vejo boas possibilidades de ser um produto de muita utilidade para uso no bonsai. Principalmente, como já foi dito aqui, porque, sendo as concentrações extremamente baixas, o risco de dano por sobredosagem fica praticamente eliminado.
Vou ficar acompanhando o tópico, para saber mais informações técnicas e práticas, incluindo a dica de onde e como adquirir o produto.

Abraços

Tiaraju
Antonio Castro09/02/2007 18:58
Re: resposta
EBREO escreveu:
VALENTINI, Estamos esperando tua manifestaçao! ATT. LUCIANO.

Amigo Luciano

Quem deve estar esperando é o Valentini, mas que o pessoal se resolva a responder prontamente à sua solicitação, referente á tal experiência nos vários Estados, que estão em falta.

O assunto parece-me importante, mas para além disso, deveria ser também efectuado uma Sintese do tema "adubação" no tópico "matérias" ...conforme foi também sugerido pelo amigo Uibirá Bernardi ( que sejas bem aparecido :wink🙂 tipo à imagem do que foi elaborado anteriormente pelo amigo Olavo Pastor ( outra grande ausência) no tema dos Substratos.

Penso que o Sr. Valentini, pela sua experiência pessoal e profissional me parece se alguém, que poderia estar mais á vontade para efectuar um texto desse genero, e que de alguma forma poderá servir de matriz ( embora não absoluta) do que se pode e deve fazer, no que toca a esse capitulo.

Portanto topico a subir...e aos respectivos Estados que faltam...um passo em frente...Hé, Hé...parece a tropa LOLOLOL 😄 😄

[ ]s

Castro
anaestela14/02/2007 21:35
Olá. Vai aí uma dúvida de iniciante.
Tenho uma muda de tuia nana que foi para o escorredor recentemente. Comprei este osmocote:
Composição:
- N😛:K (Nitrogênio, Fósforo e Potássio):15-09-12
- Micronutrientres (1%Mg/ 2,3%S/ 0,02%B/ 0,05%Cu/ 0,06%Mn/ 0,45%Fe/ 0,05%Zn/ 0,02Mo)
Modo de usar:
- Aplicar diretamente sobre a superficie do solo, próximo às bordas do vaso
- Fazer reposição após 5 meses de aplicação
Dosagem:
- 4 a 5 gramas para cada 10 cm de vaso
Minhas dúvidas:
1) 10 cm de vaso se refere a o quê? Ao diâmetro?
2) coloco o osmocote só na mamadeira, certo? Não vou pôr no escorredor, não é?
3) Continuo regando a parte do escorredor com metade da dose de adubo líquido, como fazia antes?
Obrigada,
Ana
Marcio Garcia15/02/2007 00:48
As vezes tentamos melhorar as coisas e acabamos complicando o que e muito simples, o interessante e o seguinte, os micro sao muito importantes, osmocote, adubos com formulacao pronta, granulados , liquidos, foliares, so que se usar COCO DE VACA, vai da na mesma entende, TORTA DE MAMONA + FARINHA DE OSSO, tbem vai da na mesma. a planta vai responder beleza do mesmo jeito.
E importante sabermos isso pra nossa orientacao com relacao a adubacao e necessidades das plantas, mas nao e necessario tbem arrancarmos nossos cabelos porque nao conseguimos comprar osmocote pra por em nossa plantas, ou porque estamos usando um adubo 10-1010 , quando deveriamos usar um 5-5-5 , ou um 14-14-14 .
O segredo e quanto mais simples melhor. Assim eu penso.
anaestela15/02/2007 10:44
Não pretendo complicar nada, ao contrário, achei que esta era a forma mais fácil de fazer a adubação, pois a liberação é controlada e só preciso fazê-la de seis em seis meses.
Minhas dúvidas são mais pontuais, mesmo.
Obrigada,
Ana
Charles15/02/2007 12:04
Oi Ana... tudo bem?

Voce colocou sua tuia recentemente no escorredor, certo?... E já colocou o escorredor sobre a mamadeira?... 🙄
Pergunto isto porque a mamadeira passa a ser eficaz apenas após as primeiras raizes começarem a sair no parte de baixo do escorredor, o que leva alguns meses. Apenas a partir desse ponto elas começam a se desenvolver na mamadeira, acelerando o crescimento da planta.
Antes das raízes aparecerem sob o escorredor, não é necessária a mamadeira, ok?

Voltando as suas duvidas:
1. Acho muito imprecisas essas referencias sobre "cm de vaso" ou "gramas de adubo"... 🙄 🙄
Uma adubação típica que faço com osmocote num escorredor é algo como 4 colherinhas de café de adubo. Faço 4 furinhos perto das bordas, em distâncias iguais, coloco o osmocote dentro e cubro com pedrisco ou substrato, para evitar que sejam retirados nas regas...

2. Antes de saírem as raízes sob o escorredor, a adubação deve ser feita no próprio escorredor, e não na mamadeira que, como disse acima, até este ponto é desnecessária e sem efeito.
Entretanto, aguarde de 30 a 45 dias após ter replantado a tuia na mamadeira, antes de adubar. Este seria o prazo para as raízes estarem reestabelecidas após o stress do replantio. Antes disso, há o risco da adubação "queimar" as raízes... 🙄 😉

3. Pelos mesmos motivos, elimine o adubo liquido das regas neste período. Aliás, usando osmocote, considero dispensável usar adubo liquido nas regas, mesmo passados os 45 dias (eu nao uso)... 😉

Depois de começar o enraizamento na mamadeira, voltaremos a falar sobre adubaçao, ok?... 😉 😂

Marcio...
Entendo sua colocaçao no sentido de "simplificar a vida"... mas da forma como voce colocou acima, me pareceu uma simplificação quase temerária!.... 😲 🙄 😂
De fato, coco de vaca, torta e mamona e farinha de osso, adubos organicos e quimicos, etc.. etc.. etc... estão longe de "dar na mesma"...
Cada caso é um caso e as particularidades das plantas, momentos, trabalhos, expectativas recomendam uma análise mais cuidadosa dos prós e contras de cada alternativa de adubaçao!.... 🙄 😉

Já pensou em adubar com coco de vaca ou torta de mamona+osso bonsais num apartamento? 😲 😲
Ou adubar uma planta debilitada com adubo quimico 14-14-14 de disponibildade imediata? 😢 😢

Enfim, concordo com simplificar as coisas.... mas descuidos na adubação podem ser críticos... 😉

Abraços,
Charles
anaestela15/02/2007 13:56
Charles, obrigada.
Eu pus a tuia no escorredor há uns dois meses, mas já faz duas semanas que as raízes começaram a sair pelo fundo do escorredor, então eu a coloquei na mamadeira.
Então, acho que já cheguei no estágio 2, né? 😂 Vc pode me orientar sobre esta fase?
Tenho uma jaboticabeira e um ficus no escorredor e vou seguir suas indicações com eles.
Um abraço,
Ana
Charles15/02/2007 14:47
Oi Ana...

Verdade... sendo assim, voce já está mesmo no estágio 2... 😂
Neste ponto, eu sugiro voce fazer adubação da mamadeira, usando algo como 4 vezes mais a adubação que te sugeri no escorredor. Em resumo, algo como 8 furos no substrato da mamadeira, colocando 2 colheres de café de osmocote em cada furo....
Apenas como precaução (e economia... 😉 ), como a tuia ainda deve estar pouco enraizada na mamadeira, comece com metade dessa "receita", e reforçando a dose a cada 3 meses... 😉

Sugiro ainda, manter a adubação do escorredor como sugeria antes, uma vez que ainda há desenvolvimento de raízes naquele recipiente e, assim, voce estará contribuindo para a massa radicular estar melhor desenvolvida, quando for retirar da mamadeira e colocar a planta no vaso definitivo... 😉

Estas sugestões estão longe de serem receitas precisas, e muito mais próximo do que tenho praticado.... Caso os colegas sugiram algo diferente, vamos considerar... 😉

Abraço,
Charles
anaestela15/02/2007 15:25
Ueba, cheguei a um estágio 2!!! 😂
Charles, muito obrigada pelas dicas.
É ótimo contar com a ajuda de vcs no fórum.
Ana
Marcio Garcia15/02/2007 22:01
Ola Charles e anaestela, desculpem se me expressei mal, o que eu quis dizer com isto , foi apenas que o Nitrogenio, Fosforo e potassio , encontrados nos adubos quimicos e o mesmo do COCO DE VACA e tbem e o mesmo da TM e FO , porem so varia a quantidade, ou seja aquele percentual 14-14-14 ou qualquer outro numero padrao, so isso.
E logico cada um se adapta as suas proprias condicoes, realmente em AP nao da pra usar TM e FO, ai tem que apelar pros quimicos mesmo.
valentini16/02/2007 11:29
adubação
Olá pessoal,
voltei de férias e só hoje estou acessando o fórum.
Já melhorou por demais, já saimos dos 09 agora já temos São Paulo, mais uma galera nova, chique demais. E aí Ratto , tudo beleza, seja bem vindo.
Ao Andre Luiz, quero agradecer a apresentação do Fishfértil Organico, vou procurá-lo e adquirir um frasco para experimentar, como faço com todos os produtos que encontro.
Segundo nosso bioquímico/farmaceutico e Diretor Técnico da Biofert encarregado da produção de toda a nossa linha, o produto deve ser muito bom.
eu, em primeiro lugar, recebo muito bem qualquer produto organico, tenho utilizado bastante o que o RATTO faz, outro que eu mesmo misturo, e especificamente sobre esse último, estou entusiasmado, vamos ver e experimentar, apresento para o fórum a seguinte afirmação para que seja discutida: toda matéria orgânica NÃO é absorvida por folhas, SOMENTE pelas raízes, portanto este produto deve ser regado em toda a superfície do vaso.
Também sobre minha solicitação no início deste tópico e que quero discutir nacionalmente um GUIA DE CULTIVO POR ESPÉCIE. Mas com a participação de muitos colegas de vários estados (14) sem eles não conitnuarei a insistir neste assunto.
No mais estamos de volta..
Abraços a todos
Valentini
EBREO16/02/2007 12:49
experiencia
MEU DILETO AMIGO VALLENTINI, pensei que tu havias desistido do espaço nosso? Eu uso muito um tal de BIOFERT PLUS+ RAIZ combinados! Sem deixar de usar a formula do refrigerante que ja falamos! RATTANICO, tambem e muito bom! E muito bom observar que cada um acaba achando a sua formula de adubar, quando posso uso tambem o velho ESTERCO! Eu so tive pessimas experiencias com o OSMOCOTE! Mas cada caso e um caso! Muito bom ter voce de volta! ATT. LUCIANO. PS. Lembrou das minhas mudinhas da caliandra , da REGINA SUZUKI?
Glauco Bastos21/02/2007 20:02
Re: torta de cacau
EBREO escreveu:
NICKY, Ja ouvi falar muito bem deste produto. O dificil e acha-lo,e um produto raro! Na revista italiana, GIARDINI, ela e oferecida, junto com outros adubos organicos como, FARINHA DE OSTRAS E PEIXES, SANGUE SECO,e outros. QUEM FORNECE ELA NO BRASIL? ATT. LUCIANO.

Senhores, fico cada vez mais contente em ter acesso a tantas informações importantes, principalmente originadas de experiências de tantos bonsaístas reconhecidos. Alguém tem informação de como é produzida esta torta de cacau, seria da casca do cacau ? Moro em Salvador / Ba e nasci em Coaraci, cidade onde sua maior cultura é o cultivo de cacau e teria acesso a matéria prima para fazer tal produto,só depende de saber como se faz. Quais os benefícios reais deste produto ? Dependendo da situação, tvz eu possa fornecer este material para vcs. Valentini, estou na fila para saber tb se o osmocote 15-9-12 é bom, e principalmente, se tem problema sua utilização em Pinheiros Negros. Abraços fraternos a todos.
valentini22/02/2007 10:34
adubação
E aí pessoal, tudo beleza ?
A respeito da torta do cacau, já ouvi falar, mas nunca consegui uma quantidade deste material para realizar experimentos, já que a amigo Baiano, dono das terras do Cacau se manifestou, seria interessante que procure, e me consiga 500 gramas para experimentar. Vale apenas lembrar que toda matéria orgânica, após sua decomposição se transforma em sais minerais e só assim é absorvida pelas plantas, resta aqui, saber através de experiências em sempre verde, floríferas e frutíferas, em quanto tempo a torta de cacau começa a se decompor e prestar muita atenção na brotação seguinte; não tenho nenhuma informação sobre análise de nutrientes dela, como por exemplo, a torta de Mamona, através de análise contém 5,4% de nitrogêncio e mais alguma coisa.
Vamos em frente...
Abraços,
Valentini
Glauco Bastos23/02/2007 21:45
Torta de cacau
Oi Valentini,

Quem dera que eu fosse dono das terras do cacau, rsrsrs. Na realidade em Salvador não é fácil achar, terei que ir a Ilhéus ou Coaraci para coletar, mas sem problmas, assim que conseguir o material vou enviar para que vc possa testar e dar o veredicto. Vou te explicar qual a dificuldade, durante a colheita do cacau o côcos são quebrados e amontoados em um mesmo local, geralmente ao lado do amontoado das sementes que ficam para descansar e escorrer a polpa(extração do mel do cacau, matéria prima para se fazer licor e a geléia). Creio que este amontoado de cascas apodrecem e se desmancham, e este deve ser o material de nosso interesse, o problema é que tenho que esperar a colheita na safra ou na entre-safra para poder fazer a apanha. Me deixe seu e-mail de contato para que quando eu tenha a informação possa te comunicar. Abraços, e continuo na espectativa para saber se posso utilizar o osmocote 15-9-12 em meus Pinheiros Negros sem ter mêdo.
valentini26/02/2007 10:05
adubação
Olá Glauco,
O que importa é adubar.
A planta precisa se alimentar com regularidade.
como o Osmocote é de liberação lenta, não abuse, faça suas experiências e anote tudo, comece com pouca quantidade de bolinhas, e vpa observando, é a melhor maneira.

Aproveito o espaço e informo meu novo endereço de e-mail :
valentini@biofert.com.br

Até mais,
Valentini
EBREO26/02/2007 12:25
resultados
Glauco Bastos26/02/2007 19:21
Caro Valentini,

Muito obrigado pelos conselhos, vou tentar seguí-los à risca, começarei colocando pequena quantidade e vou esperar a reação das minhas plantas, e tão logo eu consiga o material para a torta de cacau eu te envio pelo menos 500gramas, o problema é que eu tenho que esperar uma colheita na região pois não está na época ainda. Vou tentar encomendar na Biokits um vasilhame de 5litros de Biofertil plus (por sinal não encontrei à disposição no sistema) e me informe se tem o hormônio enraizador concentrado(se não me engano é uma a duas gotas por litro de água), pois por cá estou tendo dificuldades em encontrar. Abraços.

Luciano,

Desculpe irmão, mas é muita provocação colocar uma foto destas sem colocar do bonsai inteiro, ficamos todos imaginando como fica a obra completa (por acaso é seringuela ?). Abraços a todos.
EBREO26/02/2007 21:24
marmelo
GLAUCO AMIGO, E um MARMELO JAPONES ( BOKE)! O VALLENTINI, tem razao quanto a alimentaçao! Adubar com os tres minerais, sem usar MICRO e MACRO, ela sobrevive! Mas nunca e plena! ATT. LUCIANO.
valentini27/02/2007 14:18
adubação
é isso aí Luciano.
Na natureza , o poderoso tudo nos dá.
Para as plantas também. Quando tiramos a planta de habitat é que tudo começa. Que o desafio apenas se inicia, porisso propus um amplo debate nacional sobre cultivares.
O fato de se se adubar somente com TM e FO com o passar do tempo a própria planta começa a delatar que algum nutriente está faltando, aí é que entra a sensibilidade de cada para perceber este momento. Quando falamos certa vez sobre o desfolhamento, não sei se voce se lembra, se a planta estiver debilitada certamente ela não aguentará a rebrota, portanto é aí que precisamos ampliar essa conversa. Estarei em Teresópolis na próxima semana.
Abraços a todos
Valentini
nickyfury28/02/2007 09:59
bonsai
Sobre a torta de cacau: vi esse produto uma única vez, no viveiro do Rock Junior, Terra Bonsai, na ocasião da reinauguração de sua loja. Ele disse, na oportunidade, que havia ganho o produto de um amigo, e estava experimentando fazer a adubação de suas plantas com essa torta. A vantagem era obviamente o cheiro, muito melhor que o da torta de mamona. A composição quimica não sei informar, pois não tive acesso a essas minucias, mas visualmente parecia muito com a torta de mamona, apenas que a cor era mais para o marrom.

Quando uso TM+FO, sigo uma dica do "MESTRE" Hidaka: ao preparar a pasta, ao invés de usar agua pura, uso Biofert Plus liquido ou Ouro Verde, diluído na agua, acrescentando, dessa forma, micros e macros nutrientes, enriquecendo um pouco mais a dobradinha. 😄

Ainda dentro do que aprendi, costumo variar a adubação, usando alternadamente TM+FO e Osmocote. 😄
joaoporto01/03/2007 10:03
Estou usando uma mistura de hormonio enraizante da biokits e biofertil plus para recuperar plantas atingidas por alguma enfermidade e também para fazer estacas, é muito bom, principalmante quando fazemos yamadori de plantas grandes.
12345678910