Adubação
valentini01/03/2007 14:05
adubação
E isso aí, João
Conheço e utilizo os produtos da Biofert. São produtos sérios cujos resultados são excelentes.
Por serem genuinamente brasileiros, penso que todos deveriam experimentar e comprovar a eficácia dos produtos, assim após a comprovação estariam ajudando uma empresa gerar novos empregos e a se expandir, investir ainda mais em pesquisas para lançar novos produtos no mercado.
Quando fui admitido em janeiro de 1998 na Biokits, empresa que produz a linha Biofert e Combat, éramos 5 funcionários, hoje somos 18.
Prova que os produtos receberam o aval dos usuários e também de um bom trabalho de toda nossa equipe. Obrigado João, voce é um destes usuários, não se esqueça de continuar elogiando os produtos.
Abraço
Valentini
Leo05/03/2007 23:05
Ufa finalmente cheguei ao fim desse tópico,evidentemente salvando em um documento de Word as partes mais importantes.
Valentini prazer em conhece-lo e tenna certeza que a sua presença neste forum tem acrescentado muito em qualidade.Vou aproveitar a oportunidade para tirar algumas dúvidas.
Inicialmente vou dizer como venhom agindo quanto à adubação nesses quatro anos que venho tentanto cultivar bonsai.
Na maioria das minhas plantas(em bacias,escorredores,e vasos grandes):
Adubação organica- 1 vez por mes.Iniciei com TM+FO apenas misturados(sem curtir),passei pelo adubo Rattanico(mt bom)depois usei TM+FO+adubo químico curtido por 1 ano(nunca mais vou fazer o preparado)e atualmente tenho feito uma pasta de TM+FO+cinza de madeira misturados com agua +Biofert plus,faço os bolinhos secados ao sol e coloco nos vasos.
Adubação Qúimica- Biofert Plus 2 vezes mais diluido que a recomendação do fabricante de 15 em 15 dias Foliar.em algumas oportunidades ao invés deste usei o Extrato Pirolenhoso conseguido pelo João Porto e disponibilizado a todos os participantes do forum da BB.
Nas poucas plantas em envasadas (algumas precocemente):
Biofert floração:1/2 da concentraçao foliar de 15 em 15 dias e há mais ou menos coloquei algumas bolinhas de osmocote(não sei concentração).De vez em quando rego com HB101.
Dúvidas:
1- Este regime está razoável?
2- O Biofert Floração deveria ser usado semanalmente como recomenda o fabricante?
3-Esses fertilizantes Biorfert podem/devem ser usadaos na rega ou só foliar? principalmente se forem escolhidos como adubo único.
4-Alguma consideração sobre o Extrato Pirolenhoso?
5-Alguem conhece o Fertilizante BONSAI da VITAPLAN?
Diz no rótulo se um fertilizante mineral misto,especialmente elaborado para o cultivo de "bonsai"( com "s" é F.....) N 8%,P 9% ,K 9%mais micronutrientes,Natureza física farelado.Ë um pó cinza eserdeado.
6- João como é que vc usa essa associação de Birfert raiz e o Biofert plus?
Abraço a todos,
Leo
Leo09/03/2007 20:17
Trazendo o tópco de volta a primeira página.
Valentini,João Porto ❓ ❓ ❓
Estou aguardando as respostas.
Leo
valentini12/03/2007 16:12
adubação
Olá Léo,
Vamos lá:
Dúvidas / Respostas
1- Sua adubação tá mais que razoável, tá tudo em cima.
2 e 3- Biofert Floração pode ser utilizado tanto via foliar quanto regado, e a periodicidade pode ser semanal ou quinzenal, voce decide, a planta vai se adaptar aos seus cuidados.
4- O Pirolenhoso é fantástico como indutor, deve ser utilizado imediatamente após seu preparo, segundo informações que possuo ele é volátil.
5- ainda não utilizei este farelado da Vitaplan, mas fiz algumas perguntas: ele é químico, portanto só entra em ação em contato com a umidade, deve ser utilizado logo abaixo da superfície do substrato, com critério e cautela, utilize pouca quantidade, pois eu não tenho experiência.
Afirmo que em adubação vale tudo, desde que a planta responda bem aos produtos utilizados.
Preste bem atenção nas brotações de suas plantas, se tiver tudo normal, beleza, caso contrário, a distância dos entre-nós nos ramos estiver muito longa, é o aviso da adubação super nitrogenada.
qualquer coisa, manda ver, estou a disposição.
Abraço
Valentini
valentini@biofert.com.br
EBREO12/03/2007 16:24
biofert
AMIGOS, Eu sei o poder do produto , agora com esta formula 4-14-8, e que a coisa esta terrivel! Muito poderoso, as vezes eu entendo o riso do amigo VALLENTINI, quando vem aqui e pergunta sobre o reultado da coisa! TERRIVEL!!!! Antes eu olhava , os adubos foliares como PLACEBOS, agora aprendi a minha liçao! ATT. LUCIANO.
Leo12/03/2007 22:44
Valentini meu caro,muito obrigado pelas dicas.Esse foi realmente um dos tópicos mais instrutivos que já encontrei em foruns.Seria muito bom ter lido algo semelhante há alguns anos atrasNo mais ,quero tb parbenizar o Luciano por ter trazido você ao nosso Forum.
Um grande abraço,
Leo
valentini20/03/2007 13:39
adubação
Valeu Léo,
estamos aqui para tentar ajudar naquilo que já aprendemos e dominamos.
O que ainda virá, só o todo poderoso sabe, mas de uma coisa tenho certeza, aprendemos a cada dia, a natureza é muito sábia, não passa tudo de uma vez, nos dá a oportunidade de observar e respeitar o seu ciclo.
Abraços
Valentini
Glauco Bastos21/03/2007 21:14
Valentini, quero aproveitar para saber se vc conhece a argila vulcânica que é usada em aquários para plantio de plantas naturais, acabei de adquirir 02 kg e estou pensando e utilizar nos bonsais. Outra coisa, pode me informar se a BIOKTIS ainda fabrica o Hormônio enraizador concentrado(o que vc usa uma gota para um litro), não tenho conseguido encontrar no mercado, apenas o comum (40gotas para 01 litro). Abraços.
nickyfury24/03/2007 10:16
bonsai
Glauco, que tal fotografar esse substrato vulcânico e mostrar em fotos aqui no forum, para que todos possamos estar conhecendo? 😄
Um material usado em aquario, que tenho feito uso, é a LATERITA, com minério de ferro. Seu aporte visa combater a CLOROSE FÉRRICA, que ataca as plantas, amarelando suas folhas. Em consequencia desse ataque, ocorre gradativamente a morte da planta. 🙁
valentini29/03/2007 14:14
adubação
Olá Glauco,
se este material vulcanico não apresentar nenhuma composição que venha adicionar ao meio alguma propriedade que acidifique, creio que somente com a experiencia é que realmente saberá, principalmente se tiver mais de uma planta da mesma especie, então poderá comparar o comportamento, brotação e reação da planta. O ideal é utilizar apenas em uma planta a aguardar. por não conter matéria orgânica, atente para a adubação, afinal este tópico é pra se falar sobre nutrição de plantas e seus meios cultivares.
Aqui em Minas Gerais, temos utilizado com enorme sucesso a caqueira de tijolo/telha moídos, para todas as especies, umas com mais outras com menos quantidade de matéria inorgânica e tem funcionado muito bem, toda opção é válida. boa sorte e depois nos dê o caminho das pedras, onde encontrou e onde tem mais.
Abraço
Valentini
joaoporto03/04/2007 16:28
Re: adubaç
valentini escreveu:
Caro André,
Eu trabalho na Industria Biokits que produz e comercializa a linha de produtos BIOFERT, e a pouco mais de 2 anos lançamos um produto que se chama Biofert Floração, que tem o seu NPK em 04-14-08 e contém ainda mais 10 nutrientes sendo 1% de Enxofre que utilizado via áerea combate ácaros e ainda propicia a planta uma boa formação radicular.
Pois bem, sua intenção é fertilizar diariamente suas plantas. Todo nutriente para ser absorvido é levado às plantas pelo Nitrogênio que funciona como "cavalo" para levar os demais nutrientes.
Se vc tem uma planta nova, para crescer, teoricamente vc precisa de uma mistura mais rica em matéria orgânica no vaso, além de ser desejável uma adubação complementar com foliar mais rico em nutrientes com o Nitrogênio mais alto. Se vc já tem uma planta desenvolvida e quer apenas proporcionar sua manutenção, utilize fertilizante com NPK equilibrado, tipo 09-09-09 ou 20-20-20, sendo o primeiro o BIOFERT PLUS que é fabricado aqui na Biokits. Experimente e veja se te agrada, caso não agrade, procure produtos no mercado que sejam fabricados a base de sais minerais. O que importa é que voce seja regular na periodicidade, se começar diariamente voce acostumará suas plantas assim, se for semanal as plantas assimilarão e "dançarão" conforme a música..
Abraço
Valentini
Olá Valentini,
Existe embalagem de 1 litro do 4-14-8 floração ?
valentini03/04/2007 16:56
adubaçao
Ainda não temos. Estamos aguardando aprovação da embalagem pelo Ministério da Agricultura, pode demorar um mês, como pode demorar tres, assim que tivermos avisarei aqui no forum.
Obrigado pelo interesse. Este produto é terror do Luciano de Teresopolis, pois ele usou lá e segundo ele os "matinhos" se multiplicaram.
Abraço
Valentini
nickyfury03/04/2007 19:23
bonsai
Valentini, alguns bonsaistas japoneses estão aplicando em suas plantas produtos contendo N3-P6-K5 e N6-P5-K2. Agora o João Porto questiona sobre um produto com essa outra composição, 4-14-8. Adubações com essas concentrações realmente favorecem uma maior floração? 😲
Eu observei ainda que eles (japoneses), dão especial predileção pelo Biogold (www.biogold.co.jp), principalmente para coniferas. Usei esse adubo certa vez, mas como foi apenas uma aplicação, não pude perceber nenhuma grande vantagem com sua aplicação. Sua empresa fabrica algo semelhante? Qual seria a concentração ou distribuição NPK de um produto como esse? 😲
joaoporto04/04/2007 09:01
Olá pessoal,
Estou tentanto comprar farinha de sangue , alguem sabe de alguma empresa que vende através da net ?
valentini11/04/2007 11:28
adubaçao
Ola Nicky e João
Estes adubos japoneses com baixo NPK faz parte da cultura deles. E isso é inquestionável.
O Biogold é um mix de organicos peletizados, ou seja, um montão de materias organicas, já devidamente curtidas e devidamente "formatado" ou seja , com equilibrio dos materiais utilizados, que não apresentam uma quantidade muito expressiva de Nitrogênio-N-, acho, que já abordei aqui, o quesito de excesso de -N- , que ele é o "cavalo" para os demais nutrientes, portanto fundamental em qualquer formulação e é ele que leva os nutrientes para a Planta. O excesso de -N- causa o estiolamento(afina e fica mais comprida) das folhas, causa um maior espaçamento dos entrenós(espaço da brotação das folhas), sendo que o normal em uma jabuticaba por exemplo é de aproximadamente 01 cm de um casal de folhas para o outro, se este espaço estiver com mais de 02 cm, a adubação está ligeiramente mais nitrogenada(excesso), se estiver ainda maior, aí sim, está por demais nitrogenada. É assim que vamos controlando a quantidade de matéria orgânica. E o Biogold já é um produto bem estabilizado e equilibrado(só tem um defeito, é caro). Volto a ratificar, o que importa é a regularidade na adubação e não quantidade de adubação, o que importa é o equilibrio dos adubos utilizados. Toda experiencia é super válida, eu experimento tudo que me cai em mãos.
João, o sangue calcinado não deve ser tocado sem luvas, voce pode encontrar em frigorificos que têm fornos para isso, tanto bovino, quanto suíno, ou então "porquino", 100 gramas é suficiente para 20 quilos de massa pronta ( mistura), mais que isso, dá excesso de Ferro(Fe), e não é conveniente.
Abraço
Valentini
joaoporto11/04/2007 16:45
Obrigado Valentini, pelas informações e não deixe de avisar aqui no forum quando tiver disponivel a embalagem economica do floração 4-14-8 , me responda outra coisa, o biofert raiz é vendido em várias concentrações ou não ?
obrigado
valentini25/05/2007 13:53
adubaçao
joaoporto escreveu:
Obrigado Valentini, pelas informações e não deixe de avisar aqui no forum quando tiver disponivel a embalagem economica do floração 4-14-8 , me responda outra coisa, o biofert raiz é vendido em várias concentrações ou não ?
obrigado
Olá João,
Assim que lançarmos o produto avisarei aqui no item - adubação-
Em breve não muito perto estaremos lançando produtos novos, e certamente, será pensando no bonsai e nas orquideas. Te agradeço o interesse e espero sinceramente que indique nossos produtos 100% nacional para seus amigos e conhecidos. continue ajudando a prestigiar a industria brasileira, continue ajudando a gerar empregos aqui no Brasil.
Forte abraço
Valentini
EBREO25/05/2007 19:09
produto nacional
Valentini, Eu tenho falado e recomendado a maioria das pessoas os teus produtos. Sabes que eles substituem , ate com ganho, o Dynogrow e outras coisas importadas! O 4-14-8, e fenomenal, e deve ser usado em todas as floriferas e frutiferas! Quanto ao terror , e porque meu substrato nao e esterilizado! Att. Luciano.
Alcides Junior26/05/2007 13:40
Como diz o Luciano, FELOMENAL este tópico, anotei tudo o que não sabia e vou botar em prática. 😉
fabianoscosta26/05/2007 18:29
Amigos
Gostaria de agradecer por subirem este tópico, q coisa maravilhosa!
Estou há algumas horas lendo e n consegui parar até terminar, como aprendi!
Obrigado à todos e quem sabe aprenderemos muito mais, subindo ele de novo!
Grande abraço
Fabiano
EBREO27/05/2007 08:06
adubaçao
Valentini, Sem duvida, varias duvidas tecnicas foram solucionadas aqui! E certas lendas cairam tambem! E muito bom ter a assistencia de um profissional costumado a proferir conferencias sobre o tema! E de quebra Bonsaista! Att. Luciano.
valentini28/05/2007 14:42
adubação
Valeu pela força...
Pra mim é um enorme prazer falar sobre o assunto.
Recentemente fui questionado sobre a desfolha em jabuticabeira, qual seria a melhor época do ano?
Respondi quem, aqui em Belo Horizonte, em meu caso, Contagem(RMBH), já fiz em meados de julho, funcionou muito bem, pois pegou a brotação da entrada da primavera, ressalvando que, a planta estava muitíssimo bem alimentada, forte e saudável - não aconselho fazer desfolha em plantas debilitadas. Também sugiro que se conheça bem o microclima local, pois a mesma época do ano boa para mim, pode não ser uma boa época para sua região. Como o assunto é pertinente ao item adubação, fica aqui meu depoimento.
Abraço a todos
Valentini
Sambarilove06/01/2008 18:11
Re: torta de cacau
Glauco Bastos escreveu:
Valentini, estou na fila para saber tb se o osmocote 15-9-12 é bom, e principalmente, se tem problema sua utilização em Pinheiros Negros.
Glauco,
Lendo este tópico hoje, encontrei sua pergunta acima, de longo tempo atrás.
Tenho um osmocote 15-8-12, da Bonsai Mizuno, em cuja embalagem consta a recomendação expressa "NÃO USAR EM PINHEIROS NEGROS".
Leo02/02/2008 09:47
Caros Valentin e outros que tenham condições de responder.
Como devemos guardar o OSMOCOTE ? Principalmente se temos estocado uma quantidade superior a que vamos usar no ano.
Leo
Sergivaldo02/02/2008 10:25
Grande Léo!!!
Eu tenho guardado meu Osmocote em garrafas plásticas. Há mais de um ano que tenho estocado, sem nenhum problema aparente. As garrafas ficam em uma prateleira, à sombra.
Um grande abraço,
Sergivaldo