Adubação
Sergivaldo02/02/2008 10:29
Outro detalhe: as garrafas têm tampas.
Sergivaldo
PS.: Srs. Moderadores: seria bom se pudéssemos ter de volta a opção "EDITAR".
darkaso02/02/2008 19:18
Sergivaldo,
nas minhas mensagens aparece a opção. Acho que deve aparecer apenas para moderadores. Pode ter sido depois da atualização do programa do fórum. A nova versão pode ser que não tenha a opção.
T+
Elio04/02/2008 10:36
Olá Leo!
Como vai essa linda Salvador?
Confirmo o que o Sergivaldo disse. Guardei em potes transparentes, bem fechados e assim ficaram mais de ano, sem problemas.
Um amigo meu guardou em uma lata de biscoito (que não dá uma boa vedação, a tampa estava amassada) e o osmocote liberou um líquido misto de vermelho e azul.
Abraço
dusantos07/02/2008 01:58
Finalmente consegui acabar de ler o tópico
Fantástico tantas duvidas foram tiradas tantos conflitos resolvidos.
Agora me sinto mais preparado para adubar minhas plantinhas 😂
Obrigado a todos
tmiziara17/02/2008 22:40
Eu tenho 5 Pre-bonsais...pra falar a verdade 4 sao praticamente mudas..e uso o ADubo 10-10-10...organico akele de caixinha...quando adubo minhas plantas eu boto uma colher de cafe de adubo..3 pre bonsais meus estao naqueles vasos ..que se encontra no supermecado..akele retangulo..e outros 2 no escorredor...
queria saber com que frequencia adubar eles.
suhzks19/02/2008 10:17
Olá Du!
Estou a procura de um tópico sobre adubação, vc pode me passar esse q vc tem?
Obrigada.
Sueli
Sambarilove19/02/2008 12:28
Sueli,
O tópico é este!
suhzks20/02/2008 11:34
Sambarilove, eu penso q não apareceu o tópico, se possível, mande novamente.
Obrigada
Sueli
fabianoscosta20/02/2008 12:38
Sueli, o tópico em questão, é este q vc está participando!! 😲
Leia desde a 1a página, e vc terá uma boa base de adubação...
Abraço,
Fabiano
Caio Augusto20/02/2008 16:46
Divido meus afazeres em duas cidades: Guaruja e Bebedouro. Nesta ultima possuo um inicio de coleçao de bonsais, mais especificamente varias mudas e pre-bonsais.
Aqui vão dados do local onde cultivo:
cidade=bebedouro
altitude= 573 metros
clima= subtropical cfb
temperatura anual :
media das minimas= 22,42C
media das maximas=26,83C
Em meus bonsais tenho usado o fertilizante especifico para bonsai da Murer. E, alternadamente, para estimular minhas frutiferas e floriferas uso o biofert floracao via foliar. Excelente produto.
Como forma preventiva utilizo semanalmente e alternadamente o Combat da biofert e Oleo de Neem, que acho na Natural Rural. De novo, excelentes produtos.
Em minhas mudas e pre-bonsais, que estao plantadas no chão, eu adotei o sistema de adubacao do Michael Persiano, da Bonsai Today. Fiz as adaptações necessárias para nosso clima, principalmente para meu micro clima que não possui inverno rigoroso, não necessitando tamanha estimulação pós-inverno igual propõe Persiano. Consigo manter a mesma adubação durante o ano todo, apenas diminuo a concentração dos mesmos no outono e inverno. Consigo as proporções de NPK que necessito através de uma revenda de fetilizantes aqui na cidade. Que além de montar o NPK da forma que preciso, utiliza um produto chamado Kimcolt que possui um sistema de liberação controlada do adubo. Gostei muito até agora.
É sempre bom lembrar, ao ler artigos, livros e matérias para clima temperados, que será necessário rever muita coisa quando for colocar na prática na região que você more. Bonsaistas em Campos do Jordão, Gramado e demais que morem no clima de altitude não passam por isso. Mas no meu caso preciso me precaver em não faltar com minhas plantas, por isso é sempre bom conversar com alguém da área agrícola e perguntar como se pratica o sistema de adubação nas plantações predominates em sua região.
Meu foco principal na forte adubação está na preocupação em conseguir rebrotar minhas plantas após fazer podas radicais. Quanto mais saudável, mais forte e alimentada, mais sua planta rebrotará. Parece até ingênuo citar isso, porém o que mais vale apontar aqui é que se você tem um numero bem maior de brotos, a chance de conseguir aquele broto sempre necessário, aquele broto no lugar que você fica torcendo torcendo torcendo para aparecer é infinitamente maior. Então, até do ponto de vista estratégico a forte adubação se faz necessária.
Um problema que é comum em alta adubação é fazer com que os galhos engrossem mais rápido e os entre-nós aumentem de distância. E isso não é nada agradavel na formação de um bonsai. Mas o uso que se faz desse tipo de adubação é sempre na fase de formação da muda , que após ter conseguido seu tronco desejado parte-se para a poda e começa-se a criar conicidade (taper) e os galhos novos. Então o problema da adubação forte, NESTE CASO, não se faz presente.
Quem quiser referências para estudo desse sistema dê uma busca por Superfeeding2 e por Michael Persiano. Também se fala muito disso na revista Bonsai Today. E ele está explicadinho no livro/coletânea Masters Series: Pines à venda na stone lantern, caso alguém tenha pinheiros e queira saber a forma correta de adubar.
Sou iniciante nessa arte e venho pesquisando e estudando o máximo que posso, espero ter coloborado um pouco que seja como forma de retribuição a todos vocês, com quem tenho aprendido muito.
Grande abraço!
suhzks21/02/2008 14:50
Obrigada Fabiano, vou fazer a leitura. 😄 😄
Sueli
Diego Lima29/04/2008 23:30
a planta pode ser adubada na parte da manha apos a rega normal???
Marcos Castilho30/04/2008 13:11
Zé li aqui no fórum que é melhor adubar à tarde, e regar em seguida.
lubisomem0114/08/2008 12:46
up
Alcides Junior10/11/2008 16:28
extrato pirolenhoso
Pessoal, relendo este maravilhoso tópico, gostaria de saber se alguem usou ou usam o extrato pirolenhoso em bonsai....li algumas coisas a respeito e achei muito interessante e pelo que parece pode ser de muita utilidade no mundo bonsai.
TARCISIO DIAS04/02/2009 16:06
Uma adubação nas épocas corretas e dar pra planta tudo o que ela realmente decessita é o primeiro passo para o sucesso de qualquer planta!
Josiane lemos08/03/2010 20:54
Adubação de Jabuticabeira em escorredor.
Oi pessoal
Estou com uma jabuticabeira e serissa em escorredor, elas estão crescendo super bem, más os troncos não, estou com dúvidas sobre a adubação, não sei oq usar nem quanntidade, alguém pode me ajudar?
obrigada!
Josiane lemos08/03/2010 21:29
e tbm, como colocar o adubo, sei q a FO e TM, pode-se fazer bolotas e colocar longe no tronco, ou pode esfarelar pela superficie mesmo???
Chaddad14/03/2010 19:22
É muito melhor vc colocar um adubo soluvel, usando doses mais fracas e muito mais frequentes.
Tm e farinha de ossos são opções ecológicas, mas são de liberãção lenta do fosforo.
Mas é uma opção complementar para quem cultiva plantas de solo acido, pois essa farinha somente se solubiza lentamente em solos bem ácidos, normalmento abaixo de 5. São indicados para camélia´, azaléia e éricas, as vezes jaboticabas e plantas do cerrado.
Sergio Batalini16/03/2010 17:44
Ufa ... cabei de ler ... 😲
Deve ser o topico mais longo de todo o forum ... ou alguem conhece outro maior ?? 😄
E o mais importante , um conteudo otimo , parabens a todos que participaram com dicas e explicações ... especialmente ao criador do topico .
Agora entendi pq minhas plantas parecem ficar estacionadas ..sem morrer , mas sem crescer tb ...
Obrigado .
Kappenberg19/03/2010 16:30
Sério! Jamais li um tópico tão grande em qualquer fórum! E isso não é uma reclamação! É um elogio!
Ótimo assunto! Bela discussão!
Trago as minhas contribuições, que, na verdade, são questionamentos/ideias:
1) farinha de casca de ovo (bater no liquidificador até ficar um pó) ajudaria em alguma coisa? Tipo cálcio?
2) li, não lembro onde, que antes de jogar a caixa de leite fora, aquele procedimento que deve ser feito de lavá-la por dentro resulta num líquido com ótimas propriedades para plantas. Alguém já ouviu falar de algo parecido?
Muito bom o tópico. Reforçou a minha convicção de que tratei muito mal meu pessegueiro.
Illex21/03/2010 18:29
Olá Amigos,
Para acrescentar mais a este tópico recomendo ler também este:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13451
Para alguns será incrivelmente interessante, para outros nem tanto, mas vem contribuir de forma geral, para nosso aprendizado.
Acredito que a análise feita pelo nosso amigo "Prumo" nos ajuda muito a refletir sobre a forma de adubação e/ou fertilização de nossas plantas.
E logicamente o assunto tratado no "Sou Principiante" também diz respeito ao assunto em questão neste.
Abraço amigos e obrigado:
Illex
Edmilson07/05/2010 00:18
ufaa
É muita informação
Abraço a todos
Edmilson11/05/2010 00:02
Informação
Sem duvida alguma é um tópico extremamente esclarecer e sugiro que todo forista leia atentamente.
Abraço fraterno
Pethrus Barros18/05/2010 15:16
|Show de bola