Adubação
valentini27/12/2006 16:40
adubação
Olá Giulliano,
o espaçamento que se apresenta quando há excesso de nitrogênio é assim:
na pitanga, jabuticaba por exemplo entre cada brotação dos pares de
folhas quando está tudo bem é de 5 mm, (meio centimetro) e depois quando o ramo fica adulto, deixa de ser verdinho(tenro-tecido jovem) e passa a ficar marron este espaço vai para até 20mm(2 cm). Agora quando na brotação já apresenta mais do que já mencionei é quando a planta está "avisando" que tem alguma "coisa" errada.
Portanto Giulliano, prefiro que voce seja bem objetivo e pode perguntar especificamente, pois, se for genelarizar demais, posso me esbarrar em alguma particularidade que em sua região não ocorre, pois voce está em Rondonia, e, eu não conheço seu "microclima". O que voce precisar e eu souber, respondo na hora, caso eu não saiba, vou lá para a EMATER e consigo a resposta para mim, para você e quem mais desejar.
Espero ter atendido sua expectativa.
Abraço
Valentini
bergson28/12/2006 08:06
Luciano,
Como a urina de vaca é diluía na proporção de 1 para 100 quando foliar e 5 para 100 quando no solo, não causa problemas.
Elio28/12/2006 09:46
Re: el matador
EBREO escreveu:
AMIGO , Tive experiencias e vi muita planta minha e dos outros morrer com a aplicacao do produto citado acima! Ja vi gente misturando ele ao substrato! Cara eu ganhei de graca um saco daquilo pela metade! Nunca matei tanta planta na minha vida de bonsaista! Depois, num programa de TV. ,num canal a cabo . Recebi uma aula de um tambem bonsaista da FLORIDA, ISRAEL SANDS,sobre o tempo de duracao e acao do adubo! 6 meses de atividade! Tem alguma coisa no rompimento da capsula do citado adubo, deve ser a forma usada para obter o NITROGENIO! O VALENTINI, pode explicar depois, que cada adubo usa uma forma de NITROGENIO. So sei que nao quero nem de graca ! AQui no RIO ,e muito barato,RS 38,00,o saco de dois quilos! NA CADEG. EM SAO CRISTOVAO. Eu prefiro usar BIOFERT,TM.,FO.,ou o RATTANICO! Esta foi minha experiencia! Eu observo que matematicamente, so vejo desvantagens! Mas nos no BRASIL,acreditamos mais em qualquer mentira AMERICANA,nunca nas nossas verdades e ou possibilidades! ATT. LUCIANO.
Amigo Luciano!
A bem da verdade se faz necessário alguns esclarecimentos:
1. Vc fala em rompimento da cápsula, talvez ´pelo fato de haver misturado e movido o substrato. NUNCA A CÁPSULA PODE SER ROMPIDA, visto que liberará instantaneamente o que deveria liberar em 6 a 9 meses, daí mata mesmo.
2. A liberação do osmocote é por OSMOSE ou seja à medida que a água penetra na cápsula os sais se diluem e fazem a perfusão pela casca da cápsula.
3. Eu tenho apenas 15 meses de uso de tal produto e estou satisfeito. Porém meu tempo de uso não me recomenda como EXPERIENTE no assunto.
4. Contudo, temos aqui em Curitiba o ZEZÃO que usa quase que exclusivamente o Osmocote e com sucesso.
5. Enfim, cada um com sua experiência. Assim como vc não se adaptou ao produto eu me vi no direito de defendê-lo por achá-lo bom, seja americano ou não (isso é de menos importância)
Um grande abraço
EBREO28/12/2006 12:55
el matador
AMIGO, Devo ter dado azar com o produto, eu e centenas de BONSAISTAS! Nao quero nem que venha acompanhado de um saco de ouro! UREIA de origem quimica, nao rompi as capsulas,elas se rompem ao final do sexto mes! Ai mora o perigo! Prefiro as solucoes daqui mesmo. ATT.LUCIANO.
bergson28/12/2006 20:46
Vamos equalizar essa questão:
1.Sergivaldo(Paraíba) e Martins(Natal)praticamente só tem usado osmocote, estamos vendo pelas plantas que estão vigorosas e vistosas;
2.Luciano não teve bons resultados com este adubo, é de direito recusar qualquer nova tentativa;
3.Eu uso basicamente adubos de origem animal, evito os químicos pelo simples fato do custo, minhas receitas buscam o baixo custo e alta eficiência;
4.Valentini testa tudo, pois busca o domínio do conhecimento;
Concluimos então que as opções são todas válidas, mostram realidades diferentes, em condições diferentes.
O válido neste fórum são as divergências de opiniões, o que é a mola mestra no andamento de nossas descobertas e afirmações.
Portanto tudo deve ser aceito, entendido e respeitado, pois antes de tudo formamos uma grande família na arte bonsai.
Elio28/12/2006 21:23
Bergson.............disse tudo !!!
Abraços
EBREO29/12/2006 07:58
diversidade
MEU GURU, FALOU TUDO!!!!ATT.LUCIANO.
valentini29/12/2006 11:10
adubação
chique demais !
É isso aí, Bergson.
Está ótimo, tudo isso.
Se todos nós em todo o Brasil, chegassemos aqui no fórum, deliberada e espontaneamente e simplesmente passar o seguinte depoimento:
em minha cidade a tantos metros de altitude , média de umidade relativa do ar em "x"%, eu adubo assim e assado, e a coisa tá funcionado, teríamos uma enorme informação sobre o comportamento das planta tal e planta "y", poderiamos por exemplo escolher uma espécie brasileira, poderiamos escolher inicialmente uma frutífera. Que tal ?
Espero todos, não se omitam, vamos falar do assunto.
Abraços a todos
Valentini
Que 2007 venha com muita saúde, serenidade e muito bom humor !
EBREO29/12/2006 11:43
NA MINHA CIDADE A 1,000 MTS. DE ALTITUDE, O 4-14-8, DA BIOFERT. FEZ UMA LENHA! ATT. LUCIANO. EM LUGARES BAIXOS E A NIVEL DO MAR, PELO QUE ESTOU SABENDO. FEZ O MESMO!
bergson29/12/2006 15:45
Valentini,
Podemos abrir um tópico específico com estas informações, lembra da questão da sazonalidade que Fábio Antakly disse em Mandaguarí? Isto serve para os efeitos dos adubos e para a adaptabilidade das plantas.
bergson29/12/2006 15:46
Luciano,
Me desculpe a ignorância, o que é fazer Lenha? por acaso é matar as plantas?
EBREO29/12/2006 20:50
lenha
BERGSON, Desculpe-me, e uma giria, lenha quer dizer uma explosao! E que as vezes eu sirvo de campo de testes para nosso amigo VALENTINI! O adubo e bom demais, feito para derrubar o DINAGROW! ATT.LUCIANO.
bergson29/12/2006 21:03
Luciano,
Vivendo e aprendendo, já estou curioso para ver como reagirá em minhas plantas, vou encomendar algum produto do Valentini.
EBREO30/12/2006 09:17
turbinado
BERGSON, O custo-beneficio e gigantesco! Tu vai ver o que acontece com as FLORIFERAS, e em geral!!! A formulacao dos adubos da BIO FERT, obrigou as outras industrias reformularem os seus produtos, SENAO! A embalagem maior e rentavel para quem possue muitas plantas! ATT. LUCIANO.
bergson30/12/2006 10:05
Luciano,
Na próxima semana providencio este adubo, creio que será muito útil para mim, agradeço a dica.
nickyfury30/12/2006 10:47
bonsai
Bergsom, eu costumo misturar (diluido em agua, conforme recomendação escrita do fabricante) adubo liquido da biofert quando misturo a torta de mamona e a farinha de osso. Faço uma pasta, a qual formo pequenas bolotas, que após devidamente "curtidas", coloco sob copinhos plasticos perfurados (fundo de frasco de agua mineral), sobre o solo dos vasos, escorredores e bacias. Uma carga maior no caso das bacias usadas como "mamadeira". 😉
A adição do adubo liquido supre as deficiencias de micronutrientes. O uso da torta de mamona é relativo, vez que as plantas definidas (bonsai), recebem apenas osmocote. Atualmente estou testando com a carga 15-9-12, mas dependendo da espécie e da época, uso tambem a formulação 8-14-8, descrita pelo Luciano como "bombástica" demais!!!(detona tudo) 🙄
bergson30/12/2006 13:17
Caro Nicky,
Antes de tudo o que aconteceu? você sumiu por alguns instantes.
Agradeço as dicas, vou testar e ver os resultados em minhas plantas.
nickyfury30/12/2006 16:25
bonsai
Bergsom, sabe como é morar na roça, né garoto? De vez em quando os problemas se acumulam e ficamos sem muito tempo para resolver todos. A caixa de agua nos fundos apresentou vazamento, tive que refazer toda a estrutura de alvenaria, com impermeabilização das paredes internas e externas. A dificuldade? arranjar um pedreiro decente que faça um serviço razoável. 😈
Estou tambem montando uma estrutura para acondicionar uma outra caixa dagua, dessa vez próxima do viveiro, de 1000lts, preventivamente. Quando ficar sem agua (falta de luz, frequente), usarei essa reserva para regar minhas plantas. 🙄
Esses probleminhas são um entrave, mas felizmente estou conseguindo aos poucos resolver. 😉
O único problema ainda sem solução é uma operadora que forneça banda larga em sistema de rádio, para melhorar minha conexão. (discada). 😢
bergson31/12/2006 00:57
Nicky,
Tenha fé meu amigo e muita paciência que tudo irá se acomodar em seus devidos lugares. 😂
nickyfury31/12/2006 01:00
bonsai
Bergsom, certamente tenho isso de sobra em minha pessoa e com meu viveiro adquiro cada vez mais, né? 😂 😂 😂
Do contrário, perco até os cabelos brancos, e isso não emplaca. 😢
bergson31/12/2006 01:18
Meu amigo,
Gordo, barrigudo e careca já é demais! 🙄
EBREO31/12/2006 09:47
adubacao
AMIGOS, Tudo e relativo a adubacao( DIETA), no ano que vem teremos que rever nossa adubacao! Em certos pontos nos e as plantas temos similaridades. Dieta muito acida , encurta a vida delas e a nossa. Provoca mudancas de comportamento, gerando doencas advindas dos estresses. Pode parecer conversa de MALUCO, porem depois de muito observar , as coisas em comum , entre nos e elas. Os humores alterados,por falta de certos minerais e etc.. A DIETA , nossa e das plantas e fundamental, para nossa saude presente e futura! ATT. LUCIANO.
bergson31/12/2006 12:29
Luciano,
Controlar as plantas é bem mais fácil do que nossa fúria devoradora, tomar uma decisão é fácil, complicado é seguir firme neste propósito.
Só para lembrar.
Meus propósitos para 2007:
Gastar menos com Bonsai e emagrecer!
Seus propósitos para 2007:
Emagrecer e parar de FUMAR, lembre que 2007 é amanhã!!!
darkaso31/12/2006 14:37
Bergson,
que maldade, deu um susto no Ebreo. Assim de supetão o caboclo fica traumatizado. Mas o engraçado é que acontece assim mesmo. AS pessoas se esquecem que o ano novo é daqui umas horas e fazerm promessas sem se preparar para realizá-las.
T+
EBREO31/12/2006 20:28
susto
AMIGOS , Susto nada , tenho que cumprir estas resolucoes! ATT. LUCIANO.