Charles
Charles03/05/2005 10:58
Charles
Oi pessoal....
Estou postando 2 fotos de um shohin bonsai de Calliandra selloi, estilo hokidashi, com 24cm de altura (sem o vaso).
Cultivo este bonsai há 12 anos, a partir de "mudinhas" que comprei no Ceagesp.
As mudinhas tinham em média 0,5cm de diâmetro de tronco e 50cm de altura.
Essa caixa de mudinhas (com 12 unidades) foi uma grande lição para mim! As que sobreviveram ao meu aprendizado estão começando a ficar com jeito bonsai! 😄
Eu faço podas intensivas nela, o que prejudica a floração, mas é a contra-partida para eu conseguir aprimorar o estilo.
Na primavera farei um desfolhamento total para revisão da estrutura e postarei novas fotos.
Abraço,
Charles
tomas.nogueira03/05/2005 11:16
Lindona, Charles. Muito bonita a copa dela bem cheia!
Parabéns!!! ❗ 😛
Mário A G Leal03/05/2005 11:24
Charles, um trabalho primoroso que mostra a sua dedicação à Arte Bonsai.
Alexandre S. Coelho03/05/2005 11:34
LINDA, LINDA, LINDA !!!
Parabéns Charles... mais uma mostra do seu requintado trabalho !!!
abraços
Felipe Frango Zappala03/05/2005 12:25
Parabéns Charles, realmente muito bonita.
Aqui eu tenho uma certa dificuldade com essa espécie... na sombra as folhas ficam feias e sem pedaços, no sol a mesma coisa... acredito que ela prefira lugares mais umidos.
Abração
PINO03/05/2005 13:04
😄 muito legal charles,
muito bonita...
gostei da foto de cima
esta espécie é uma das minhas favoritas...
Lando03/05/2005 15:03
Que encanto, Charles!
Você trabalha muito bem suas plantas.
Muito bom gosto, visão e tato.
Parabéns pela arte...
Um abraço.
Até mais,
Antonio Castro03/05/2005 16:31
Olá Charles 🙂
Mtos parabéns, por mais esse belo exemplar que temos o prazer de admirar, rica colecção deve ser essa, hein 😄 😄.
A solidez e a copa com aquela coloração linda, tão compacta, revela bem os cuidados que tem obtido.
Gostei 😉
[ ]s
Castro
Serginho03/05/2005 17:08
Lindo Charle!!!
Fico muito feliz em você compartilhar seus trabalhos conosco.
Parabéns pelo belo exemplar.
[]'s.
Charles03/05/2005 21:16
Oi Pessoal.....
Agradeço demais seus comentários!!! 😄 😄
É extremamente gratificante receber de voces essas manifestações. Elas me são muito estimulantes!!!
Tomás:
A foto acabou mostrando algo que no dia-a-dia me passava quase despercebido. Achei mesmo que esta copa vista por cima ficou bem legal !
Mário:
Suas palavras sempre jogam a gente prá cima!! Valeu mesmo!
Alexandre:
É muito bom quando vemos nossos bonsai respondendo aos nossos cuidados, mas as vezes penso que o "requinte" de fato é a busca pela simplicidade e neste sentido, este bonsai tem um estilo bem tradicional, simples mesmo. Valeu demais!
Felipe:
Olha, as calliandras aqui se dão muito bem em pleno sol e detestam sombra. Acontece que elas são muito beberronas e no verão as vezes são necessárias 3 regas ao dia! Quando o sol está quente demais elas fecham as folhas como defesa. Apenas imagino que o sol daí seja mais impiedoso, mas não creio que ambiente umido seja condição para ela. Talvez um sombrite 50% resolva... quem sabe?
Pino:
Empatou !!! 😄 ... eu também gosto muito desta espécie. Me divirto um bocado com elas!
Lando:
Obrigado cara!.... gentis demais seus elogios!
Castro:
Interessante que algumas calliandras da mesma espécie e com os mesmos cuidados apresentam as vezes variações grandes nas tonalidades de verde. Não sei o que provoca isso, ou se é apenas uma característica da planta.
Minha coleção não é grande não!!... mas as calliandras tem presença garantida!... 😄
Agradeço seus comentários....
Serginho:
Obrigado! Valeu !.... a intenção do forum é partilhar... trocar.... então, assim que meus bonsai permitirem, estarei fazendo isso! 😄
Valeu demais Pessoal!!!
Abraços a todos,
Charles
Felipe Frango Zappala03/05/2005 22:08
É, e a gente por aqui já fica curioso para ver a estrutura dela...
Valeu Charles.
Abração
Sergivaldo03/05/2005 22:44
Olá Charles,
Cada vez mais me impressiona seu trabalho: dedicação e talento são suas marcas registradas.
Aos pouquinhos vamos tendo a oportunidade de conhecer e nos deliciar com seus belos bonsai e já começo a imaginar qual deverá ser o próximo... 😂 😂 😂 ❓
Parabéns!!!!
Sergivaldo
Angela Fernandes04/05/2005 00:44
Calliandra
Lindo trabalho CHARLES, fiquei maravilhada !!!!!!!
Você já experimentou podar cada folha pela metade ?????????
Estou fazendo esta experiência e quando faço.... a próxima folha nasce menor. Minha experiência está sendo feita em duas plantas e tem dadio certo.
Quero acompanhar a evolução de sua planta.
Abraços
Angela 😉
Charles04/05/2005 10:04
Grande Sergivaldo... tudo bem?
Cara, agradeço demais seus elogios! 😄
Gosto de trabalhar bonsai pequenos e este é um deles.
Calliandras são plantas fáceis de se trabalhar e sempre que posso recomendo prá turma que tá chegando. São uma ótima escola e me divirto e aprendo com elas!
Como sempre, este também tem lá o seu "dark side of the moon"..., 😮ops: ou seja, um olhar mais cuidadoso vai revelar que tenho ainda um bom trabalho de aperfeiçoamento a fazer nele.
Afinal, é isso que nos diverte não é mesmo? 😄
Um garnde abraço,
Charles
Charles04/05/2005 10:10
Re: Calliandra
Oi Angela, tudo bem?
Neste universo quase que predominantemente masculino (não sei porque !!!), nada como uma manifestação feminina alegre como a sua prá jogar a gente pro alto !!! 😄 😂
Nunca fiz essa poda de folhas como voce faz. Vou experiementar numas "cobaias" prá ver o resultado. Mas desconfio que voce deve ter um certo gen chinês, porque cortar as folhas, uma-a-uma, pela metade!!!!.... uau ! 😲
Tendo novidades eu posto aqui, ok?
Abraço,
Charles
Angela Fernandes04/05/2005 13:40
Caliandra
Oi Charles !!!!
O Universo do Bonsai já foi muito masculino, hoje mudou bastante. Claro que há coisas que nós temos dificuldades, principalmente quando a força tem que ser usada. Mas de outro lado, há coisas que os homens não têm muita paciência. Este é o caso da poda das folhas. Eu faço folha a folha... com muuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitttttttttttttttttaaaaaaaaaaaaaa paciência, mas tem sido bem recompensado.
Abraços missssss
Angela 😂 😎
Charles04/05/2005 16:15
Re: Caliandra
Oi Angela....
Antes de mais nada, quero deixar bem claro que sou absolutamente a favor de uma maior feminilização (é isso mesmo???) na arte bonsai!!! 😉
Voce é a prova que, se não fosse assim, talvez jamais nos passasse pela cabeça podar as folhas da calliandra ao meio !!! 🙄
Longe de se limitar a isso, de verdade, creio que a sensibilidade feminina é um componente importantíssimo e o bonsai (e seus praticantes) só têm a ganhar com isso.
De concreto.... lá vou eu podar essas folhinhas prá ver que bicho dá!!! 😄
Beijo,
Charles
Angela Fernandes04/05/2005 17:55
Caliandra
Oi Charles !!!! 😉
Realmente hj em dia as mulheres estão praticando mais Bonsai. Aliás a Presidência da Sociedade Brasileira de Bonsai está tendo a honra de ter uma mulher de grande fibra a frente.
Faça a experiência, eu aki em Niterói, sou EXPLORADA pelos companheiros quandose trata de limpas troncos, passo horas fazendo isso e sempre com muita calma. Quando eles fazem Yamadori, logo me chamam para ajudar.... é ótimo. Eu bem que gosto !!!!
Abraços e depois me conta noque deu a experiência.
Angela 😂 😂 😂 😂 😂
Cláudio C. Ratto06/05/2005 22:42
Charles,
Muito, mas muito legal mesmo....parabéns !
E se eu não estiver enganado......diria que o vaso foi você quem fez, não ?
Grande abraço,
Charles07/05/2005 20:19
Grande Ratto.... tudo bem?
Obrigado cara!.... valeu! 😄
Olha Ratto, estou com aproximadamente 35 vasos feitos por mim em uso, mas desta vez lamento dizer que voce se enganou!... 😂
Esse vaso foi feito por um ceramista de bonsai inglês, Brian Albright, acho que voce conhece.
Abraço,
Charles
sergiofilipi09/05/2005 17:58
MAGNIFICA, PARABÉNS, SERÁ QUE UM DIA EU CHEGO LÁ.
FILIPI
Charles12/05/2005 20:05
Oi Filipi....
Obrigado cara.... é estimulante saber sua opinião!
Diria que voce "já chegou lá", com seu pingo de ouro....
Esta calliandra diria que foi se definindo quase que por si só, ao longo destes anos. O que eu faço é simplesmente correr atrás do que ela me mostra!.....
Abraço,
Charles
sergiofilipi13/05/2005 14:53
Oi Charles, coloquei a minha Caliandra no sol e ja percebi uma melhora ja começou a aparecer brotos novos. Qual a melhor maneira de se trabalhar com a Caliandra, qual a melhor época para se podar e como podar para que ela fique mais cheia que nem a sua.
FILIPI
Charles13/05/2005 16:04
Oi Filipi... tudo bem?
Sua calliandra tá bem bonita!... Parece que tem uma estrutura bem legal prá se trabalhar.
Vou te falar o que eu faço quanto às podas..... porém, conhecer mais opiniões é sempre interessante.
- Faço duas desfolhas totais ao ano. Uma no início da primavera e outra em janeiro/fevereiro. Nestas ocasiões faço limpeza, revisão de estrutura, aramação e as podas mais importantes de estrutura secundária.
Replanto a cada 2 anos.
- Nos demais meses, faço uma poda simples dos novos galhos, apenas eliminando aqueles que excedem muito a estrutura geral da planta. Isto também estimula as novas brotações, compactando a massa verde do bonsai.
Quanto aos demais cuidados básicos, voce já conhece bem....
Abraço,
Charles
Fábio13/05/2005 21:26
Calliandra
A sua planta me deixou tão maravilhado que nem reparei no vaso, rs. Só fui perceber a existência dele depois do comentário do Ratto. Sua planta me hipnotizou!
Parabéns, muitos parabéns! Você merece!
Gostei muito da copa dela, é FANTÁSTICA!
Tenho duas calliandras vermelhas que ganhei da Angela e mais uma que consegui ao plantar um galho que podei de uma dessas mudas.
Estou gostando de trabalhar com elas, apesar de ainda estarem com aparência de muda.
De qualquer forma, já comecei o trabalho de aramação e poda das folhas da forma como a Angela mencionou.
Elas já deram duas flores cada uma. Lindas!
Estarei recebendo em alguns dias umas sementes de calliandra rosa também.
A sua Calliandra é de qual tipo? Rosa, branca, vermelha...?
No mais, parabéns pelo lindo trabalho!
Um abraço!
Fábio