Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Charles

123456
Cláudio C. Ratto06/10/2005 16:07
Da-lhe Charles!

Como sempre a sua aramação é primorosa, legal mesmo de ver!
Com certeza você conseguiu chegar ao objetivo com relação à naturalidade dos movimentos dos galhos .............. Parabéns !!

Grande abraço,
Charles07/10/2005 08:28
Fala Ratto.... tudo bem?

Há qto tempo cara!
Olha, quando iniciei esta aramação visualizava apenas uns poucos galhos. Mas mexe daqui, mexe dali.... e acabei tranformando esta caliandra quase numa antena parabólica. 😲
Afinal, sempre acabava achando que os galhos mais retos não combinavam mais com os aramados e "dei uma geral".

No início de 2006 vou retirar a aramação e acho espero que a estrutura geral esteja definida. Daí prá frente imagino apenas podas de excessos e pequenos ajustes. Vamos ver.....

Bom falar de novo com voce!

Abraço,
Charles
Alexandre S. Coelho07/10/2005 10:32
Oi Charles

Também não vou perder a oportunidade de lhe dizer pelo menos... PARABÉNS ❗ ❗ ❗

abraços
Cláudio C. Ratto07/10/2005 12:03
Fala Charles !

Pois é, estou mais enrolado do que carretel, mas sempre que posso dou uma conferida no fórum para rever os amigos !
Legal mesmo ver todo o trabalho de manutenção e também a evolução desta sua Calliandra !
Bem, ficamos aguardando as próximas fotos dela, ok ?

Grande abraço,
Charles10/10/2005 08:06
Oi Alexandre, tudo bem?
Agredeço o elogio! É sempre uma bela motivação!

Grande Ratto,
Valeu cara!... Tendo novidades eu coloco aqui, ok?

Abraços,
Charles
sergioturbo1018/01/2006 19:04
aprendi mais um pouco hoje. parabens
Cláudio C. Ratto21/01/2006 12:56
APAREÇA CHARLES !!

NÃO DEIXA DE EXPOR SEUS BELÍSSIMOS TRABALHOS !!
ENRIQUEÇA O NOSSO FÓRUM, FALOU ?

GRANDE ABRAÇO,
Tecnolobo26/01/2006 08:31
Putzgrilaaa

Poxaaa eu não encontro essa especime de caliandra por aqui 😲

Mandou muito bem Charles. 😂
Charles06/02/2006 10:15
Grande Ratto.... tudo bem?

Estou retornando, ainda em "slow-motion", mas logo retomo o ritmo... 😂
É muito gostoso e enriquecedor trocar figurinhas com voce e o pessoal deste forum!...

Grande abraço,
Charles

Grande Tecno...
Parece que estas caliandras estão disponiveis por aí sim!.... Não me recordo com certeza mas parece que no ultimo encontro do Recife foi trabalhada uma caliandra! Não teria sido por voce mesmo??? Ou estou "viajando"?..... 😲 😂

Grande abraço,
Charles
Cláudio C. Ratto06/02/2006 12:57
Fala Charles !

Tudo bem comigo amigo !
Legal revê-lo por aqui !
Mesmo que esteja ainda em slow motion, por favor, vai preparando umas fotos ai pra gente, falou ?
E os pitecos, como vão ?

Grande abraço para você também,
Charles07/02/2006 08:45
Oi Ratto...

Os Pithecos estão "mamando"!... 😄
Como eram um pouco longos, fiz alporquia em alguns deles e já retirei!
Logo vou decidir o que fazer com eles, mas imagino fazer um bosque pequeno usando 7 pithecos e separar os demais para trabalhos individuais.
Seja como for, ainda tá muito crú prá mostrar fotos aqui! 🙄

Abraço,
Charles
Cláudio C. Ratto08/02/2006 22:57
Tudo bem Charles, paciência é o princípio na arte do bonsai.
Tenho certeza que sairão ótimos trabalhos de suas mãos.

Ficaremos aguardando !

Grande abraço,
Charles01/08/2006 11:24
Oi pessoal...

Aí vai a mais recente foto da calliandra. Foi exatamente a que usei no concurso shohin, cujo resultado me alegrou bastante! 😄 😄 😄 😄 😄

Olhar esta foto já me fez enxergar algumas possíveis melhorias na estrutura! 🙄 🙄

Penso no seguinte:
1- preencher, na medida do possível, um pouco dos espaços vazios acima do primeiro patamar. Isto seria tentado com aramações de galhos secundários.
2- fazer um pequeno ajuste na frente, com uma mínima rotação da planta no sentido horário, evitando que aquele galho importante do primeiro patamar (que se bifurca), aponte diretamente para o observador.
3- talvez esta pequena rotação possa também trazer alguma melhoria ao visual do nebari, reduzindo a evidência da cicatriz e da raiz lateral esquerda que se projeta para a frente... 🙄

Gostaria de saber as opiniões dos colegas quanto a fazer ou não o que pensei acima, ou ainda, outras sugestões que não visualizei.

Abraço,
Charles
Angela Fernandes01/08/2006 14:39
Olá meu "GAROTO" !!!!!

Que bom ver "MINHA" Calliandra de volta ao topo.

Seu olho clínico vê coisas na planta que nós aprendizes não conseguimos visualizar.

Para mim a planta está perfeita, ou melhor quase perfeita.

Quase perfeita porque nunca conseguiremos chegar a perfeição, não é mesmo ????

Bom ver novamente esta formosura.

Abraços

Angela Fernandes
darkaso01/08/2006 20:57
Charles,

ela já está ótima, mas se quiser opiniões dos colegas acho que deveria colocar no fórum Minha árvore sua opinião, já que o centro de expsição não é para isso, deixando pouco à vontade os colegas para opinar.

T+
Sergivaldo01/08/2006 21:39
Meu prezado amigo Charles,

Dá gosto ver suas plantas....

A distribuição dos galhos evidencia que o trabalho foi feito minuciosamente, com muito carinho e por quem entende muito bem de bonsai.

As suas observações são mais que coerentes e também demonstram a consciência do trabalho que ainda poderá ser feito para tornar seu bonsai ainda mais bonito.

Parabéns pela planta!!!

Parabéns pela merecida classificação no concurso shohin!!!

Um grande abraço,

Sergivaldo
duprat02/08/2006 01:55
Tálinda linda linda, Foi um prazer conhecer está árvore. Parabéns sobretudo pelo primoroso trabalho com os ramos. Super natural.
Serginho02/08/2006 08:51
Parabéns Charles mais uma vez pelo belíssimo trabalho.

[]'s
Sérgio Barbosa.
Charles02/08/2006 12:13
Oi Angela...
É isso mesmo menina!... é muito bom saber que tem um monte de coisas a serem feitas nela!... é isso que nos coloca prá frente, né?... 🙄

Darkaso... tem razão quanto ao fórum adequado para sugestões! Foi um pequeno deslize! 😮ops: Valeu... Vou abrir um topico lá...

Amigo Sergivaldo... êta palavras agradáveis!.. obrigado cara!.. 😄

Oi Duprat... Cara muito legal ouvir isso de voce! Primeiro porque vejo em seus desenhos de árvores uma naturalidade impressionante! Segundo, porque na ultima aramação que fiz nela eu tinha exatamente isto em mente.. tentar mais naturalidade nos galhos, que me pareciam meio retos!.. Obrigado cara! 😄

Oi Serginho... valeu cara!.. muito legal! 😄

Agora vou abrir um tópico em "minha árvore sua opinião"... para que as críticas e sugestões dos colegas possam ser feitas sem melindres!!! 😈 😉 ...

Abraços,
Charles
Antonio Castro02/08/2006 19:27
Olá Charles tudo bem??

Palavras para quê 🙄 , a imagem fala por si, e o seu espaço então faço ideia, é cada uma melhor que a outra 😄 😄

Muitos parabéns, está um espectáculo e ainda irá ficar bem melhor, com o passar do tempo.

[ ]s

Castro
taffarel02/08/2006 22:00
Re: Calliandra
Angela Fernandes escreveu:
Lindo trabalho CHARLES, fiquei maravilhada !!!!!!!
Você já experimentou podar cada folha pela metade ?????????
Estou fazendo esta experiência e quando faço.... a próxima folha nasce menor. Minha experiência está sendo feita em duas plantas e tem dadio certo.
Quero acompanhar a evolução de sua planta.
Abraços
Angela 😉

Amiga Angela,,,
Poderia explicar melhor esse procedimento?
Quanto tempo a nova folha brota?
Qual a melhor época para a mesma ?

Abraço
😂
Charles03/08/2006 20:56
"Antonio Castro"
Olá Charles tudo bem??
Palavras para quê 🙄 , a imagem fala por si, e o seu espaço então faço ideia, é cada uma melhor que a outra 😄 😄
Muitos parabéns, está um espectáculo e ainda irá ficar bem melhor, com o passar do tempo.
Oi Castro, tudo bem?

Faz tempo que não falamos, não?.... 🙄
Muito gentis suas palavras.... mas os comentários dos colegas sempre trazem aquele ponto-de-vista que nossos olhos ainda não viram!... 😲 .. por isso são sempre bem vindos!...
Logo colocarei esta planta no topico "minha árvore sua opinião", pois, por falha minha, abri para comentários no topico errado! 😮ops:

Logo colocarei uma foto do meu pequeno espaço... que é de fato pequeno... mas uma imensa diversão!... 😄 😄

Um grande abraço,
Charles
Antonio Castro04/08/2006 21:41
Olá Charles, tudo bom, e consigo??

É verdade por vezes mal dá para ler as "msg" direito, é sempre a correr 😉

Concordo plenamente, os comentários serão sempre muito importantes, pois visam aspectos ocultos pela "imagem fotográfica" que registramos no nosso cérebro, durante os trabalhos que executamos nela.
Essa imagem retida, não nos deixa ver outros pormenores, estando estes mesmo á frente do nosso nariz 🙂 😄 .
Ao fim de algum tempo, com ela arrumada num canto, por um motivo qualquer olha-se de relance, e ai é que se fica com a ideia de está/ficou alguma coisa por melhorar.

[ ]s

Castro
Charles25/08/2006 11:32
Oi Castro...

Confirmando nossa "correria", passaram-se dias sem que eu lesse sua mensagem! 🙄
Concordo com voce...é assim mesmo que acontece comigo! Este concurso me fez preperar e olhar este bonsai com outro olhos... e acabei enxergando o que não vai antes. 🙄
Agora ele está novamente enfolhado e penso em fazer as alterações talvez em dezembro ou janeiro, quando devo fazer nova desfolha total. Nesta ocasião vou também replantar pois as raizes já estao ocupando o vaso todo!

Abraço,
Charles
Nelmar31/08/2006 21:16
Charles,
foi muito bom conhecê-lo e as suas plantas, que são belíssimas e SUPER bem cuidadas e demonstram por sí só sua paixão pela arte do bonsai.

Parabéns mais uma vez. Creio que vc poderia postar fotos de outras plantas, para que todos possam apreciar a sua arte

Abraços
Nelmar
123456