Charles
Cláudio C. Ratto14/05/2005 12:07
Oi Fábio !
Acesse esse tópico antigo para conhecer um pouco mais sobre as espécies de Calliandras, falou ?
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=241
Um abraço,
Fábio14/05/2005 12:28
Tópicos
Ratto,
Obrigado pela ajuda! Agora estou conhecendo um pouco melhor sobre as Calliandras.
Abraço!
Fábio
Charles15/05/2005 21:30
Re: Calliandra
Oi Fabio, tudo bem?
Cara.... obrigado pelos seus elogios empolgados!.... 😄
Sem dúvida eles são muito estimulantes.
Esta calliandra tem as flores rosa. Tenho apenas uma vermelha e nenhuma branca. Preciso conseguir uma!..... 😄
Legal voce estar também cultivando calliandras. Eu sou suspeito, mas acho que são plantas muito boas de se trabalhar e os resultados acabam nos supreendendo.
Embora as suas ainda tenham aparência de mudas, elas desenvolvem bem e logo estarão com cara de arvores....
Abraço,
Charles
sergiofilipi16/05/2005 19:06
Charles escreveu:
Oi Filipi... tudo bem?
Sua calliandra tá bem bonita!... Parece que tem uma estrutura bem legal prá se trabalhar.
Vou te falar o que eu faço quanto às podas..... porém, conhecer mais opiniões é sempre interessante.
- Faço duas desfolhas totais ao ano. Uma no início da primavera e outra em janeiro/fevereiro. Nestas ocasiões faço limpeza, revisão de estrutura, aramação e as podas mais importantes de estrutura secundária.
Replanto a cada 2 anos.
- Nos demais meses, faço uma poda simples dos novos galhos, apenas eliminando aqueles que excedem muito a estrutura geral da planta. Isto também estimula as novas brotações, compactando a massa verde do bonsai.
Quanto aos demais cuidados básicos, voce já conhece bem....
Abraço,
Charles
Oi Charles, a minha está meia feia porque, como eu te falei ela se fechava toda no sol e eu com medo de perde-la deixava a meia sombra direto, agora que segui o seu conselho e coloquei no sol ela está brotando bem legal, coisa que não acontecia com ela na sombra.
Obrigado pelas dicas, vou seguir a risca.
VIVENDO E APREENDENDO.
Abração
FILIPI
Charles19/05/2005 13:51
Oi Filipi....
É isso mesmo.... sua calliandra vai se adaptar bem com o sol.
Se voce quiser, pode podar um pouco aqueles galhos novos, reduzindo o volume geral da planta. Isto vai estimular novas brotações que aumentam a compactação da massa verde.
Como a temperatura ainda está boa, as brotações vão ocorrer antes do frio maior chegar...
Abraço,
Charles
Angela Fernandes19/05/2005 14:03
Calliandra
Oi Charles !!!!!!
Estou de olho todo dia nesta sua calliandra ( 😉 😉 🙄 🙄 🙄 )
Pena eu não morar próximo... senão..... 😈 😈 (eu roubaria).
A calliandra que dei para o Fábio, possui o tronco muito fininho, eu tenho algumas que florescem, mas com um tronco igual a sua planta ...........É D++++++++++.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Charles19/05/2005 14:28
Oi Angela.... tudo bem?
Legal saber que voce tá todo dia de olho nela..... 😄
Bem... se voce morasse perto, não precisaria chegar a tanto !!!!!!.... 😲
Poderia vê-la ao vivo qtas vezes quisesse.... E ainda poderia cortar todas as folhinhas dela pela metade !!! 😈
Olha Angela, mesmo que eu tenha feito poucas vezes, a calliandra engrossa muito rapidamente se colocada no escorredor e mamadeira. Tendo espaço, faça isso....
De novo... agradeço demais seus elogios...
Abraço,
Charles
Angela Fernandes21/05/2005 01:04
Calliandra
Oi Charles !!!!
Onde moro, anualmente há sorteio de vagas de garagem e agora estou num local que na frente onde fica meu carrinho tem um jardim, com 3 bugainvileas lindíssimas, troncos grossos, pequeninas e florindo, pensei até em colocar um pézinho numa delas e trazê-la para minha casa.....mas .... estou pensando em colocar lá algumas plantinhas para engrossarem... medo que roubem vou ter sempre, mas acho que vale a pena a tetativa;;;;;;;;MAS CONTINUO DE OLHO NA SUA
Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Fábio21/05/2005 02:51
Calliandra
Não me canso de vir aqui observar esse espetáculo de Calliandra. 😂
sergiofilipi21/05/2005 15:15
Valeu Charles, um abraço.
FILIPI
Charles21/05/2005 16:24
Oi Angela...
Não dá prá fazer uma proposta ao condominio para voce ficar com essas 3 bugainvilleas e recolocar outras, maiores e floridas? Acho que os 2 lados ganham, porque as maiores fariam mais efeito lá... e as pequenas seriam perfeitas prá fazer bonsai....
Olha, eu já fiz isso com um buxinho que ficava na sede de uma empresa. A copa estava feia e e a base linda. Comprei um com a copa bonita e fizemos a troca!!!...
Bem... eu vejo o seu "de olho na minha" com um grande prazer!.... 😄
Agradeço de novo a voce e ao Fabio...
Abraço,
Charles
Angela Fernandes21/05/2005 21:28
Oi Charles !!!!!!
Aki onde moro é "tudo roda presa", difícil fazer algum negócio.
Acho que vou colocar umas estaquinhas para experimentar.
Abraços cheios de orgulho de poder ver sua calliandra e dormir achando que é minha
Elio23/05/2005 19:44
Charles escreveu:
Oi Filipi... tudo bem?
Sua calliandra tá bem bonita!... Parece que tem uma estrutura bem legal prá se trabalhar.
Vou te falar o que eu faço quanto às podas..... porém, conhecer mais opiniões é sempre interessante.
- Faço duas desfolhas totais ao ano. Uma no início da primavera e outra em janeiro/fevereiro. Nestas ocasiões faço limpeza, revisão de estrutura, aramação e as podas mais importantes de estrutura secundária.
Replanto a cada 2 anos.
- Nos demais meses, faço uma poda simples dos novos galhos, apenas eliminando aqueles que excedem muito a estrutura geral da planta. Isto também estimula as novas brotações, compactando a massa verde do bonsai.
Quanto aos demais cuidados básicos, voce já conhece bem....
Abraço,
Charles
Caro Charles !
Prazer em "falar" com você, pela primeira vez.
Fiquei muito impressionado com a tua caliandra. Realmente, uma beleza!
Aproveito e pergunto: A desfolha vc faz cortando o pecíolo rente ao galho? A vermelha tbém pode ser desfolhada assim?
Abraço
Elio
APB-Associação Paranaense de Bonsai
Charles23/05/2005 21:11
Oi Elio... tudo bem?
Prazer falar com voce também..... e agradeço muito seus elogios!
Sobre as desfolhas, se voce quiser ser bem detalhista, pode cortar deixando apenas algo como 1 ou 2 mm do pecíolo.
Como a calliandra é uma planta robusta, e caso voce tenha muitas, a desfolha pode ser feita apenas usando-se apenas os dedos. Com uma mão segura-se o galho a ser desfolhado e com os dedos da outra mão puxa-se as folhas, no sentido em que nascem. Não prejudica em nada a planta e é bem mais rapido. Mas faço isso apenas com a calliandra selloi (flor rosa).
A calliandra tweedii, flor vermelha, tem as folhas maiores e os pecíolos mais grossos, então faço a desfolha com tesoura.
Abraço,
Charles
Rodrigo de Matos09/06/2005 23:56
Parabéns!
Olá!
Muito bonito este bonsai. Sua dedicação é notável. Sua planta demonstra com vigor o resultado do seu empenho. Parabéns!!!
Abraço,
Rodrigo de Matos
Charles10/06/2005 08:47
Re: Parabéns!
Oi Rodrigo...
Agradeço muito seus elogios!....
É gratificante vermos nossos bonsai respondendo aos cuidados que lhes dedicamos.
E isso só nos faz crescer mais pois voce sabe como são (somos) os bonsaístas! Quando gostamos de um certo resultado atingido, percebemos outros pontos necessitando melhoria! 😕
Com todas as minhas plantas acontece isso!!! 😲
E é este ciclo sem fim que nos leva prá frente! 😄
Grande abraço...
Charles
Charles05/10/2005 09:07
Oi pessoal...
Estou fazendo um trabalho com esta caliandra, visando dar mais naturalidade aos movimentos dos galhos.
A desfolha total faço no mínimo 2 vezes ao ano, algumas vezes seguidas de alguma aramação para ajuste de estrutura.
Como achava que os galhos estavam saindo do tronco em linhas muito retas, desta vez fiz uma aramação mais detalhada e tentei dar uma sinuosidade um pouco mais natural.
Pretendo retirar os arames talvez em março de 2006, quando farei nova desfolha e, desta vez, uma lavagem completa da estrutura, que já está bastante "encardida"! 🙄
Abraço,
Charles
Illex05/10/2005 09:45
Olá Charles,
Seu Bonsai vai alcaçar seu objetivo tranquilamente, esta muito bonito. Ele me faz lembrar das tecnicas do Senhor Ernie Kuo, que consegue uma naturalidade nos galhos dos Bonsai incivel, acho muito belo e importante conseguirmos essa naturalidade. Sua planta esta ficando muito boa amigo, parabens. La pra fevereiro posta novas fotos pra gente ver como esta ficando. T+.
Abraços:
Illex
Mário A G Leal05/10/2005 10:28
Charles, foto didática, é uma aula de modelagem com arame; para os mais novos, informação; para os mais velhos, admiração.
A todo momento você nos surpreende mostrando a dedicação que se espera de todo bonsaísta.
Complemento: mais que uma aula, é uma escola.
Hai!
Charles05/10/2005 14:03
Oi Illex, tudo bem?
Acho que a busca da naturalidade deve ser um objetivo permanente! Mesmo se não a conseguirmos atingir plenamente, vale pelo simples exercício da busca!
Agora, sua comparação foi só prá me fazer sorrir né???... 😲 😂
OK.. atingiu seu objetivo! 😄
Grande abraço,
Charles
Charles05/10/2005 14:29
Oi Mário, tudo bem?
Sempre gentis seus comentários! Muito motivadores também!
Mas um grande mérito deste fórum é o fato de nos sentirmos estimulados a partilhar nossas experiências.
Aramação é um trabalho que eu gosto bastante. Só lamento não gostar tanto de fotografar! Prá isso, me confesso um preguiçoso! 🙄
Mas o prazer de partilhar com os colegas do forum acabam me fazendo fotografar, ao menos um pouquinho!
Quando for retirar os arames, também vou fazer algo que me dá preguiça... lavar o bonsai... tronco e galhos! Mas que fica bonito... isso fica! 😲 😄
Mais uma vez, agradeço suas palavras.
Grande abraço,
Charles
Sergivaldo05/10/2005 17:49
Meu amigo Charles,
Como é bom ver seus trabalhos. Cada pequeno detalhe demonstra uma sutileza ímpar, sua marca registrada.
Sou um grande admirador da sua arte e fico muito feliz e agradecido por você dividir conosco maravilhas como essa calliandra. Fica difícil dizer quando ela está mais bonita, com a copa totalmente cheia ou da maneira acima.
Parabéns, meu velho, e um grande abraço!!!
Sergivaldo
Angela Fernandes05/10/2005 22:06
Querido Charles !!!! 😂 😂 😂
Olha eu aki mais uma vez falando da calliandra com a qual penso noite e dia !!!! 🙄 😛 🙄 😛 🙄 😛
Todos já disseram tudo, mas não posso perder a oportunidade de tocar num assunto quando do início das conversas sobre esta bela planta.
Já experimentou o corte de folha a folha pela metade ???? Trabalhinho bom para uma anciã !!!!!!
Só ainda não deu certo com a calliandra de cor vermelha, mas vou continuar tentando.
Abraços e esta planta aramada está divina !!!! 😄 😄 😄
Charles06/10/2005 08:43
Oi Sergivaldo, tudo bem?
Pessoalmente, gosto muito dos bonsai sem folhas. Também fico em dúvida, mas as vezes os prefiro assim.... nus...
A flexibilidade da caliandra nos dá essa alternativa de, após muitos anos, permitir aramar e redirecionar os galhos. Com isso, me divirto analisando e testando alguns ajustes na estrutura.
Muito obrigado por seus elogios e esteja certo que admiro muito seu trabalho também. Qaundo vejo temas ligados a plantas nativas, lá vou eu citando voce como uma bela referência!
Grande abraço,
Charles
Charles06/10/2005 08:57
Oi Angela, como vai menina?
Acho que minha caliandra vai bem porque tem captado suas vibrações positivas... 😂
Eu experimentei sim cortar as folhas pela metade numa caliandra bem pequena que tenho! Olha, mais que trabalho para ancião... diria que é para ancião chinês!!! 😲 É muuuuito trabalhoso!.... 😄
Uma coisa que não gostei muito ao fazer isso é que as folhas perdem aquela forma arredondada nas pontas. Fica interessante, folhas mais curtas, mas com o final meio "truncado". Acho que é uma alternativa, mas acho que me acostumei com o formato longo e final arredonadado.
Grande abraço,
Charles