Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Charles

123456
nickyfury01/04/2007 14:32
bonsai
Charles, tambem perdi alguns arquivos de fotos no Megagaleria. Eles enviaram um email, explicando que houve problemas no servidor, mas que haviam resolvido, embora o material perdido não possa mais ser recuperado. É algo lastimavel, é bem verdade, mas fazer o quê, né? 🙁

Quanto a postar fotos de suas plantas, embora voce não faça disso um modismo, é muito útil termos a oportunidade de ver, nas fotos, o resultado de seu trabalho, bem como sabermos a maneira que ele foi feito, algo que certamente nos auxilia a todos, pois com suas preciosas informações, podemos tentar melhorar tambem a qualidade daquilo que fazemos. 😄

Eu concordo com voce, quando diz que é prazeiroso compartilhar, aqui no forum, seus conhecimentos. O pouco que sei, tambem sinto-me quase que num certo sentido, em dever orientar, aconselhar ou ceder dicas, que sei que, como serviram para mim anteriormente, certamente poderão vir a ajudar alguem a fazer melhor com o material que possuem. 😄

Creio que esse desprendimento é que nos torna melhores, pois ao oferecermos uns aos outros o conhecimento que temos sobre determinado assunto, estaremos formando para nós e para todos aqui, como que um "livro" ou "manual" de instruções, do qual sempre poderemos lançar mão naquela hora em que nada mais temos. 😄
Charles26/04/2008 21:03
Re: bonsai
Charles escreveu:
Essa calliandra agora está novamente toda enfolhada e, no final do ano, talvez em novembro, pretendo fazer:
1- Desfolhamento total para nova aramação. Pretendo reduzir um pouco os espaços vazios entre os galhos mais baixos e os mais altos...
2- Poda de raízes e replantio. Ela está nesse vaso há cerca de 2 anos, já bastante enraizada 🙄 🙄
3- ao replantar, penso em fazer uma pequena rotação da planta no vaso, no sentido horário, visando desviar um pouco aquele galho mais baixo (que se bifurca), e que hoje aponta diretamente para o observador... 🙄
4- Talvez eu elimine (ou arame) alguns galhos menores, próximos da copa, alguns porque se cruzam, outros porque apresentam linhas muito retas...
Assim que tiver feito este trabalho, colocarei novas fotos!

Oi pessoal...

As idéias acima eu havia postado em set/2006 !!!... 😲 😂
Vou postar algumas fotos do trabalho que estou fazendo com esta caliandra, visando cumprir alguns dos ítens acima... 🙄
Um dos meus principais objetivos foi fazer uma simplificação da estrutura que, embora me agradasse, eu sabia que parte dela só existia devido à uma certa "poluição visual", galhos se cruzando.. etc.. 🙄

Aqui o ponto de partida, onde se pode notar perto do ápice, um nó de galhos que parte em direção ao observador. Este nó me incomodava porque vários galhos que partima de lá, embora compusessem a copa, também faziam cruzamentos pouco estéticos...
No Bonsai 2007 em Ribeirão, as irmãs Teresa e Ana Paula me reforçaram a opinião da "poluição" daquele nó, enfatizando que Hidaka era de mesma opinião... 🙄 😉

Galhos retirados, predominantemente do nó citado acima...

Aqui os nós, propriamente ditos, retirados depois de podados os galhos que partiam deles, facilmente visíveis de onde partiam....

Podas menores....

Resultado das podas citadas acima, onde se pode ver o local de onde foi retirado o nó... 😉

Nova aramação visando uma nova redefinição de copa, ocupando parte dos espaços vazios, resultantes dos galhos eliminados...

Aqui a caliandra já está enfolhando, após troca de vaso, substituindo um de Bryan Albright por um "by Sami"... 😉 Fiz também a pequena rotação da planta citada no ítem 3 acima, além de uma muito pequena inclinação para a esquerda, tentando re-estabelecer o equilíbrio, após a retirada dos galhos...

Com essas podas eu reduzi a altura em cerca de 2cm... 😉
Hoje ela tem perto de 22cm, a copa está um pouco mais cheia e, no final do inverno pretendo retirar os arames e reavaliar os resultados...
Sei que o efeito desejado acontecerá no longo prazo, mas se eu conseguir o que imagino, talvez esta caliandra tenha um visual um pouco mais compacto e simples.... 🙄 🙄
Hoje a planta já está um pouco mais enfolhada... mas não tenho fotos ainda... 😉

Abraço,
Charles
darkaso26/04/2008 22:01
Charles,

você conseguiu melhorar muito algo que já era muito bom. Se não me engano esta caliandra já foi premiada em concurso. Agora com esta grande modificação que deu a ela uma nova copa e uma estrutura muito mais refinada. Gostei do vaso, ficou melhor e mais apropriado. talvez uma pouco mais largo, mas ficou muito bom.

Parabéns.
Marcos Castilho27/04/2008 13:37
Não tinha visto esse tópico ainda que coisinha mais linda. Em pensar que tudo começa com uma semente para se transformar nessa obra de arte. Parabéns mesmo.
Charles30/04/2008 10:56
Oi pessoal...

Darkaso...foi essa caliandrinha mesmo que partcipou do Shohin Bonsai 2006 e ficou bem posicionada... 😉
Ela ainda vai demorar um pouco prá ficar como imagino, mas eu tinha que fazer essa mexida nela... 🙄
Esse vaso é menor que o outro e mais baixo... apenas é redondo, enquanto o outro era oval... Eu reduzi o tamanho porque também abaixei um pouquinho a altura da planta...

Marcos... legais seus comentários... 😉 De fato essa caliandrinha foi uma das primeiras plantas que trabalhei e, no inicio, ela era só uma varetinha longa.... daquelas caixinhas do CEAGESP que a gente compra por R$ 10,00, com 12 mudinhas... algo assim... 😂 😉

Abraço,
Charles
Marcos Paulo Duarte02/05/2008 00:23
oi Charles

òtimo trabalho que fez nessa calliandra, já era boa e ficou melhor

ps: acho que vou seguir essa dica das mudinhas da CEAGESP 😂
Charles03/05/2008 21:33
Oi Marcos....

Legais seus comentários... valeu... 😉 Com mais tempo espero chegar onde imagino!... 🙄

Eu recomendo mesmo "garimpar" mudas na CEAGESP e chácaras em geral!... As vezes encontramos plantas muito interessantes por verdadeiras pechinchas!...

Abraço,
Charles
Marcos Castilho23/01/2009 12:49
Como será que está esse bonsai heim???
flavio bonsai07/02/2009 15:52
show de bola adora as caliandras.
carlos claro29/08/2009 00:30
muito linda sua planta Charles tenho uma caliandra como posso densificar + pois ela tem poucas folhas

e novamente linda planta estou empolgado com a minha abraço.
Charles31/08/2009 20:03
Oi pessoal...

Marcos... Flavio... desculpem a demora, mas me passaram despercebidos seus comentários... 😮ops:
Infelizmente, numa viagem mais prolongada, outra pessoa ficou encarregada das regas e houve um problema sério com esta calliandrinha e outras 3, que quase morreram... 🙁
Embora tenha conseguido salvá-la, ela perdeu muito galhos importantes q estou tentando recomeçar praticamente do zero com ela!... Menos mal nao ter morrido, mas seu estilo nao voltará a ser o mesmo. Estou acompanhando as novas brotaçoes e buscando enxergar outro caminho... mas será longo... com certeza!... 🙁 🙄

Abraço,
Charles
Charles31/08/2009 20:13
Oi Carlos, tudo bem?

Para densificar sua calliandra acho interessante fazer o seguinte:...
1) antes de qualquer trabalho, ter certeza de que ela está saudável... 😉
2) sem fotos, nao sei se os galhos dela estao curtos ou longos. Caso estejam longos, eu faria uma poda de encurtamento de galhos, com um duplo objetivo... a) compactar a estrutura... b) estimular novas brotaçóes mais próximas ao tronco..
3) fazer uma desfolha total no inicio da primavera, estimulando novas brotaçoes de galhos em locais onde hoje nao existam...
4) reforçar a adubaçao a partir de agora, acelerando a processo de novas brotaçoes....
5) após poucos meses os novos galhos já podem receber uma aramaçao fina e serem reposicionados em locais onde haja maiores espaços vazios na sua planta... 😉

Eu repetiria o mesmo processo em janeiro ou fevereiro... 🙄

Acho que em pouco tempo ela estará com uma massa verde bem mais compacta..... 🙄

Boa sorte,
Charles
Angela Fernandes01/09/2009 22:41
Olá !!!!!!!!!!
Charles - MEU GAROTO - continuo daki torcendo pela NOSSA calliandrinha....era a minha preferida dentre todas que já havia visto...
E como ela está agora ?
MARCIO ROLDÃO07/10/2009 00:53
Charles acompanho seu trabalho desde da época do Marcelo Miller e o acho como um dos maiores bonsaístas do Brasil.
Mas vem cá passa ai para nós algumas dicas das suas experiências como desfolha, formação de copa cheia , porque tenho varias caliandras e gostaria de obter dicas . Que tal vc dar uma canja ?
Valeu Charles. Abraços
Paulo H Lima14/10/2009 12:58
Lindo trabalho
Olá Charles!

Sou novo no fórum, mas já pude perceber o quanto é bonito o seu trabalho. 12 anos de dedicação a esta Caliandra. A árvore "mostra" isso com muita beleza. Parabéns. Bom trabalho.

Nos meus 5 meses de estudo e busca incessante por aprender mais, vejo que ainda preciso estudar muito. Mas fico feliz de ver trabalhos bonitos como os teus. Uma grande inspiração para todos nós.

Abraços Charles.
Charles26/10/2009 11:07
Oi pessoal....

Menina Ângela, sua torcida por esta "nossa" caliandrinha é muito importante!... Ela está saudável, mas isso é tudo por enquanto! Só estou esperando mais brotações para recomeçar o trabalho, mas certamente será um "extreme make-over", pois naquela "seca" ela perdeu mesmo toda a estrutura que era sua marca registrada! Quero ver de Fênix me dá uma inspiração!.... 🙄 😂

Márcio, agradeço muito suas palavras!... 😉 Embora eu já tenha falado várias vezes o que faço com minhas caliandrs, a coisa é bem simples!... Fora as recomendações básicas para todo bonsai tais como substrato, adubação, insolação, talvez eu faça uma coisa com mais frequencia:.... 🙄
1- No mínimo 2 vezes ao ano, basicamente em setembro e janeiro, eu faço desfolha total delas, assim como podas de refinamento e redução de galhos. Com isso, eu consigo total visibilidade da estrutura e refaço aramações com mais facilidade...
2- Durante o ano eu faço podas frequentes simplesmente para manter a copa nos limites que desejo...

Fazendo isso, eu estimulo novas brotações que acabo usando para aumentar a compactação da massa verde... 😉
O ponto negativo do que faço é que acabo reduzindo bastante as florações delas, as vezes até mesmo aliminando, mas isso pode ser atenuado caso eu reduza a frequencia das podas...

Enfim, segredo nenhum, apenas definir suas opções e colocar em prática!... 😉

Paulo, muito legais seus comentários.. valeu! 😉
Sobre seus estudos, certamente se voce está curtindo essse hobby, voce não para mais de estudar... e praticar!... 😉
Depois de 20 anos praticando e estudando, tenho agora, mais do nunca, uma imensa clareza do quanto NÃO sei !... 😂 😂
Ao contrário de parecer desestimulante, é claro que estamos sempre aprendendo, mas a arte bonsai, como a própria vida, a cada dia nos mostra (se procurarmos...) algo novo e motivador!!...

Abraço a todos,
Charles
Elio26/10/2009 13:43
Olá amigo Charles!
Você disse uma coisa que, para mim, tem muita importância. Pelo fato de pouco sabermos, constantemente estamos aprendendo coisas novas. Dicas, técnicas, caracteristas particulares de cada espécie, enfim, é revigorante, chega a ser emocionante.
Isto só é possível quando vc está "disposto" a aprender.
Tenho valorizado muito o aprendizado!
Um abração
DigoF301/11/2009 17:47
ola Charles, vi o poste só agora.
Esta caliandra esta espetacular

boa sorte...
Sergio Batalini05/01/2012 09:31
As vezes gosto de garimpar pelo forum e ler tópicos antigos como este ..

E como estaria hoje esta caliandra... 🙄
Anderson Neuhaus05/01/2012 14:07
trabalho digno de mestre! parabens
Angela Fernandes05/01/2012 22:55
Alô !!!!
Continuo aguardando o desenvolvimento da "nossa calliandrinha" MEU GAROTO.
Aliás, parabéns pelo niver. BJKS
123456