Charles
Uibirá Piaia Bernardi09/10/2006 23:04
Daê Charles...
Tu tem fotos atualizadas daquela primavera que inicia o curso de bonsai em vídeo do marcelo miller....naquela oportunidade vc e sérgio siqueira apresentaram plantas muito bacanas....como sei q devem fazer uns 8 anos que vi aquele vídeo e tô curioso pra saber como ela está...se puderes mostrar ficarei grato...
abraço....parabén pelos trabalhos...
uibirá
Régis Bonalume10/10/2006 11:29
Re: Charles
Bom dia Charles fiquei com uma duvida após ler seu texto como que vc a partir de uma muda de 50cm conseguiu reduzir em um bonsai de 24cm , sera que foi só com poda radical e se foi quando vc reduziu logo no começo posso fazer podas radicais na muda ;obrigado pela atenção um abraço Régis
Charles10/10/2006 22:15
Oi Uibirá, tudo bem?
Infelizmente as notícias sobre aquela primavera não são boas... Ela morreu há cerca de 4 anos... de causas desconhecidas... 😢
Ela simplesmente começou a definhar, perdendo sucessivamente os galhos e, por mais que eu tenha tentado tudo que julguei possível, não consegui reverter a situação... 😢 Faz parte do jogo.. fazer o que?😉 Hoje não tenho nenhuma primavera... 🙄
Oi Régis, tudo bem?...
Sim, fiz apenas uma poda no tronco de 50cm, deixando cerca de 15cm de altura.
A partir desse "toquinho" de 15cm começaram novas brotações que fui usando para definir os galhos hoje existentes.
No toquinho inicial não havia absolutamente nenhum galho, mas devido à característica da calliandra de brotar com intensidade e em vários locais, foi possível definir toda a estrutura dela.
Voce pode fazer poda radical na sua muda, mas seria recomendável fazer isso apenas quando o tronco tivesse a grossura próxima do que voce pretende no bonsai mais desenvolvido. Se fizer como eu, podando com o tronco fininho, o tempo de formação do bonsai será bem maior do que seria num tronco mais grosso e a tendência é que se defina um bonsai de pequeno porte. Fica a seu critério... 🙄 😉
Abraço,
Charles
Angela Fernandes27/12/2006 22:30
Alô !!!!!! 😂 😂 😂
Subindo o tópico porque preciso saber do MEU GAROTO como anda esta belezura.....
Escreve aí MEU GAROTO !!!!!
Poste fotos MEU GAROTO !!!!
Inté cheia de intimidades
Angela Fernandes
bergson28/12/2006 00:20
Charles,
Estamos ansiosos para saber como anda esta planta... 😂
Charles02/01/2007 21:49
Menina Angela amigo Bergson... tudo bem?
Minha calliandrinha vai muito bem, mas sem grandes novidades!
Desde a ultima foto, a que usei no Concurso Shohin Bonsai, ela apenas enfolhou e está como na primeira foto desde tópico... 😉
Ainda não fiz o trabalho de ajuste fino de estrutura e replantio, como disse que faria... mas isso será feito antes do outono... 😉
Abraço..... e nos vemos no Bonsai 2007... 😉
Charles
Angela Fernandes03/01/2007 15:51
Alô meninos !!!!!! 😂 😂 😂
Charles - MEU GAROTO - obrigada por nos dar notícias sobre "NOSSA" calliandrinha.
Valeu e inté vendo a chuva que cai
Angela Fernandes
Charles23/01/2007 10:57
Oi menina Angela.... tudo bem?
No Bonsai 2007 pretendo levar esta calliandrinha. Não sei se vou trabalhar com ela.... 🙄 .. mas com certeza vou te apresentar a ela!.... 😉 😄
Abraço,
Charles
nickyfury24/01/2007 05:28
bonsai
Charles, espero que não leve a caliandra apenas para mostrar para a Angela, hein? 🙄
Pretendo participar do evento e gostaria de ver esse e outros trabalhos seus por lá. 😉
É incrivel o que podemos fazer com uma caixa de mudinhas hoje em dia, depois de ver sua dedicação e entusiasmo ao construir uma planta assim. Realmente estimulante!!! 😄
Nelmar24/01/2007 23:12
E aí Charles?
Muito pertinentes os comentários do nickyfury, pois o tempo e dedicação são as verdadeiras ferramentas do bonsai.
A propósito Charles, já usou a fresa? Mostra aí os trabalhos de peso que mencionou.
Abraços
Nelmar
nickyfury27/01/2007 15:29
bonsai
Nelmar, por falar em fresas, voce irá ao evento do Mário? Se for, daria para levar algumas das fresas que fabrica, talvez possamos fazer negócio, hein? 😉
Charles29/01/2007 15:32
Re: bonsai
Oi Nick... tudo bem?
Vai ser legal finalmente nos conhecermos no Bonsai 2007!... 😄
E com certeza, vai ser legal ouvir comentários e sugestões de todos, pois esta calliandrinha, apesar de ser um bonsai q gosto muito, é um verdadeiro celeiro de "defeitos"... 😲 😂 ...
Particularmente, acho muito didático comentarmos em grupo, não apenas os pontos fortes, mas pricipalmente os pontos fracos de um bonsai!... Para mim, esta é a verdadeira matéria-prima para o desenvolvimento ... 😉
O fato de se originar de uma caixa de mudinhas, quando iniciei neste hobby, é outro ponto que torna este bonsai especial para mim... 😉
Nelmar....
É isso mesmo amigo, seja com bonsai, seja com o que for... tempo e dedicação fazem milagres... 😉
Sobre as fresas, é quase uma vergonha, mas ainda nào fiz fotos dos trabalhos que fiz com elas, até porque, trabalhei plantas que um dia... quem sabe... poderão vir a ser um esboço de bonsai... 😲 😂 😂
Mesmo assim, vou fotografar apenas para mostrar o resultado!... A fresa funcionou muito bem!... 😉 😄
Abraços... e nos vemos no Bonsai 2007... 😉
Charles
Angela Fernandes29/01/2007 16:37
Alô crianças !!!!!! 😂 😂 😂
Charles - MEU GAROTO - quero ver ao vivo e em cores esta belezura para admirá-la mais e mais.
Nelmar - MEU IRMÃO - já definiu se vai estar no encontro em maio ????
Preciso saber e
Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
nickyfury31/01/2007 20:35
bonsai
Charles, realmente vai ser muito bom poder conhecê-lo pessoalmente e colher ao vivo e a cores as informações excelentes que tenho certeza voce irá apresentar para nós. 😄
Aliás, esse evento está prometendo ser algo memorável, inesquecível, não só pela quantidade de pessoas que estão se comprometendo a estarem presentes, mas tambem pela excelencia do nível dos demonstradores, nacionais e estrangeiro. 😄 Uma oportunidade única, imperdível, que vale o esforço e o cansaço, para desfrutar e aprender, muito. Alem, é claro, das novas amizades e do reencontro com os velhos amigos, algo sempre ótimo num grande encontro como esse. 😄
Charles19/03/2007 21:40
Re: bonsai
Oi pessoal...
Revendo minhas antigas fotos ainda em papel, achei algumas de 1998 desta calliandra, quando já trabalhava nela há alguns anos... 🙄
Na verdade, me vi fazendo coisas que ainda hoje faço com ela... ou seja, desfolha total e trabalho de estrutura...
Escaneei as fotos abaixo para mostrar que, há 9 anos, ela já " me dizia para onde queria ir"... 😉 😂
Aqui ela enfolhada, num vaso bem raso...
Aqui desfolhada e com algumas podas de galhos em excesso...
A frente nas fotos acima, são as costas do bonsai atual, na foto abaixo... 🙄
Como sempre manti este bonsai em vasos pequenos, seu desevolvimento acontece muito lentamente, mas vendo a foto atual, nota-se o efeito das aramações visando:
1. "abaixamento" da estrutura
2. maior naturalidade nos movimentos dos galhos
Gosto bastante deste bonsai, mas uma coisa que sempre me motiva nêle é que continuo vendo-o com dos meus favoritos "jogos dos 7 êrros"... 😂 😂
Abraços... e nos vemos no Bonsai 2007... 😉
Charles
EBREO19/03/2007 22:06
liçao
CARO AMIGO CHARLES, A terceira foto vem a ser , apesar de tua opniao, uma LIÇAO de BONSAI. LIKE A TREE!!! ATT. LUCIANO.
duprat19/03/2007 23:27
Não custa agradecer mais uma vez o fato de você postar esta bela árvore.
Me anima continuar tratando minhas estacas de piteco. 12 anos é? 🙄 já desanimei
jogo dos sete erros.
que mal lhe pergunte, ❓ como conseguiu novos grandes galhos na parte mais baixa da árvore?
Charles20/03/2007 10:49
Oi pessoal...
Luciano...
Legal saber que essa calliandrinha te passa essa sensação...Valeu!... 😄
Duprat...
Amigo... tenho 2 pontos prá te falar:.... 🙄 🙄
1. valeu pelo seu elogio!... 😉
2. refletindo sobre seu questionamento quanto aos galhos mais baixos, estava observando as fotos para te responder...mas... 🙄 🙄 ... imagina... 🙄 🙄 ...tenho uma pequena desconfiança de que me equivoquei com as fotos antigas!... 😮ops: 😮ops: 😮ops: ...
Olhando nao só os galhos aos que voce se refere na foto atual, mas 2 outros mais altos nas fotos antigas, estes me parecem mais grossos que os da árvore atual... 😮ops: 😮ops:
Prometo que vou verificar uma outra calliandra que tenho, cuja estrutura atual me parece mais compatível com as fotos antigas... 😮ops: 😮ops:
Credito este provável equívoco a 2 fotôres...:
1. a idade das fotos antigas... 🙄 🙄
2. a minha idade!.... 😂 😂 😂
Logo trarei luz este terrível eclipse... ou ecLapso... 😂 😂
Abraços,
Charles
EBREO20/03/2007 12:53
beleza
CHARLES AMIGO, Esta planta tem que ser vista e revista ate que o desenho dela e o exemplo de BELEZA SINGELA, seja aprendida! E aquele lance: ENTENDEU OU QUER QUE EU DESENHE?. O desenho dela e fantastico e simples ao mesmo tempo! ATT. LUCIANO.
duprat20/03/2007 18:37
kkkk 😄
foi você que sugeriu o jogo dos sete erros. Já estava crente que você tinha feito um enxerto muito bem sucedido....😂
😛 😉
Charles22/03/2007 13:34
Oi Duprat...
Este fim de semana verifico minhas outras calliandras, e te dou um retorno sobre minha suspeita!.... 🙄 😮ops:
Independente disto, as vezes consegue-se nas calliandras, novos galhos no tronco que, ao longo dos anos, assumem uma proporçao bem legal, mesmo em relaçao aos mais antigos...
Vou procurar uma foto de algumas das calliandras que trabalho, logo após o momento da coleta, para dar uma noção dessas brotaçoes... 🙄 😉
Abraço,
Charles
EBREO24/03/2007 18:51
exemplo
AMIGO CHARLES, Ja vi este topico quase uma centena de vezes! A palavra que me vem sempre a cabeça e : GENIAL!!!! ATT.LUCIANO.
nickyfury28/03/2007 22:42
bonsai
Charles, creio que voce deveria pensar seriamente em enviar essas fotos para a revista de bonsai, para que o pessoal possa estar fazendo uma matéria sobre tão apaixonante trabalho de refinamento. 😄
Certamente, isso é algo que iria agradar não somente a nós, foristas, mas a todos quanto amam o bonsai, além de ser uma ótima oportunidade de outras pessoas, mesmo leigos, estarem conhecendo um verdadeiro bonsai, construido em todos os pormenores, por um grande nome do bonsai nacional. 😄
Essa última foto me lembra a construção que visualizamos naqueles bonsai fenomenais na pagina do Bonsai Shari Sidiao:
Creio que um trabalho altamente técnico como esse, fruto de sua pericia e paciencia, merece ser destacado, ainda que por uma publicação nacional, mas que tem um grande alcance, possibilitando a todos admirar o verdadeiro bonsai nacional. 😄
Angela Fernandes28/03/2007 23:54
Alô crianças !!!!!!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂
Charles - MEU GAROTO - o Nicky está coberto de razão....pense nisso com carinho, todos vão sair "ganhando".....
Aprendizagem é aprendizagem e todos somos ávidos e
Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
Charles30/03/2007 20:32
Nick, menina Angela...
Me agrada partilhar meus trabalhos aqui no fórum, não apenas para dividir o pouco que sei, mas muito pelo retorno que recebo dos colegas.... e que muitas vezes me fazem refletir e enxergar coisas que não via!.... 🙄 😉
Talvez seja uma questão pessoal mas, se eu consigo passar algo aos colegas, por mínimo que seja, partilhando tanto nos meus êrros como acertos, isso faz sentido prá mim.... 🙄 🙄 😉
Por outro lado, não me vejo vindo aos fóruns apenas para divulgar fotos de meus bonsai.... não me sentiria bem fazendo isso.... 🙄 🙄 ... e nao faria para mim o sentido que me motiva.... 🙄 🙄
Compliquei demais ou me fiz entender!??... 🙄 🙄 😄
Abraços,
Charles
P.S.... perdi toda uma galeria de fotos no Megagaleria, inclusive fotos desta calliandrinha e de outras postagens que fiz... Comuniquei o fato a eles, mas até o momento nao tiver retorno... 😢 🙄