A base é linda.
Arzivenko - Reabrindo o tópico
Agora já trouxe quase todas plantas, faltam "apenas" as grandes, uma guajuvira, quatro pitangas e uma erva mate.
Por hora, sem podas ou aramagem, o frio de verdade ainda nem chegou, estou aguardando a geada sapecar tudo.
Fim de agosto, começo de setembro, aí sim as tesouras vão cortar...

Por hora, sem podas ou aramagem, o frio de verdade ainda nem chegou, estou aguardando a geada sapecar tudo.
Fim de agosto, começo de setembro, aí sim as tesouras vão cortar...

Olá Arzivenko, em que pese o seu aniversário, realmente queremos comemorar juntos, em Rolante...rsrsrsrs
E pode trazer os suiski sim...
abraço
E pode trazer os suiski sim...
abraço
Arzivenko, que madeira você utilizou para fazer as caixas?
Valeu.
Valeu.
Elio Luis Secchi vou fazer o possível pra comparecer!
Ricardo Paiva nestas caixas maiores é madeira de pinus, agora estou fazendo caixas para as plantas pequenas, usando restos de madeira que encontro pela rua, principalmente estrados para transporte de cargas com empilhadeira. Em breve mostro aqui.
Ricardo Paiva nestas caixas maiores é madeira de pinus, agora estou fazendo caixas para as plantas pequenas, usando restos de madeira que encontro pela rua, principalmente estrados para transporte de cargas com empilhadeira. Em breve mostro aqui.
Os pré começam a ganhar novas caixinhas de madeira.

Para compartilhar, minha cisterna:

E minha composteira:

E minha composteira:

Acabo de realizar a tradução de um dos artigos de Walter Pall.
Tradição em Bonsai - Walter Pall
Tradição em Bonsai - Walter Pall
posta mais sobre a cisterna! de onde vem o cano? e como faz pra tirar água dela?
se eu morasse em um lugar isolado como este acho que teria muito medo.
de qualquer maneira, boa sorte nessa nova morada.
de qualquer maneira, boa sorte nessa nova morada.
maga_andreati em breve eu mostro melhor de onde vem a água da cisterna. Ela é canalizada a partir da drenagem da rampa da garagem, não é fácil de explicar, mas prometo fotos que mostram bem.
josecarlosbarros, minha esposa pensa assim também, só por isso que eu moro na cidade e não em uma propriedade rural.
josecarlosbarros, minha esposa pensa assim também, só por isso que eu moro na cidade e não em uma propriedade rural.

Praticamente todas plantas já vieram de mudança. Faltam ainda 03 pitangas e 01 erva mate.

Guajuviras em treinamento, todas replantadas.

Todas estas ainda precisam de trabalho. Pretendo replanta-las em caixas de madeira antes de setembro.

Outro ângulo da bagunça.
Que inveja. Se morasse num lugar assim ia ser difícil de me tirar do jardim.
Parabéns. Está ficando lindo.
Parabéns. Está ficando lindo.
Denis Araújo é o que eu sempre digo, eu moro no jardim e durmo na casa!
ALERTA DE FRIO !!!!
A partir de domingo sofreremos a ação da terceira massa de ar polar, a mais fortes dos últimos anos, desde 2000 só 4 eventos de frio tiveram força semelhante à indicada pelos modelos pra próxima semana: 7/2000, 7/2007, 7/2009 e 6/2012.
Destaque para o aviso da METSUL:
"Enfatizamos que o frio da primeira metade da semana, a julgar pelos dados de hoje, será excepcional e fora da normalidade climatológica pela sua intensidade, com potencial de rivalizar com as mais poderosas ondas de frio da nossa história recente e gerar danos à agricultura e trazer vítimas por hipotermia no Cone Sul."
Preparem-se, previsão de geada, geada negra, graupel e neve !!!!
Imagem com a anomalia de temperatura esperada:

Possibilidade de neve para o domingo 21/07/2013:

Cubram suas plantas sensíveis !!!
A partir de domingo sofreremos a ação da terceira massa de ar polar, a mais fortes dos últimos anos, desde 2000 só 4 eventos de frio tiveram força semelhante à indicada pelos modelos pra próxima semana: 7/2000, 7/2007, 7/2009 e 6/2012.
Destaque para o aviso da METSUL:
"Enfatizamos que o frio da primeira metade da semana, a julgar pelos dados de hoje, será excepcional e fora da normalidade climatológica pela sua intensidade, com potencial de rivalizar com as mais poderosas ondas de frio da nossa história recente e gerar danos à agricultura e trazer vítimas por hipotermia no Cone Sul."
Preparem-se, previsão de geada, geada negra, graupel e neve !!!!
Imagem com a anomalia de temperatura esperada:

Possibilidade de neve para o domingo 21/07/2013:

Cubram suas plantas sensíveis !!!
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Vamos recolher as plantas sensíveis sim...na serra não adianta só cobrir...
Abraço
Vamos recolher as plantas sensíveis sim...na serra não adianta só cobrir...
Abraço
Aí...
Eu tenho pitanga, limão, rosmarin, ficus, abelia, juníperus (azul e procumbens),
caliandra, liquidambar, eugenia, pingo de ouro, piúna e acer.
Qual seria a "escala de sensibilidade"? rsrs
PS.: Estou pensando em acender a churrasqueira na madrugada...
Eu tenho pitanga, limão, rosmarin, ficus, abelia, juníperus (azul e procumbens),
caliandra, liquidambar, eugenia, pingo de ouro, piúna e acer.
Qual seria a "escala de sensibilidade"? rsrs
PS.: Estou pensando em acender a churrasqueira na madrugada...
Seph1903 o ficus é o mais sensível, se ficar na geada morre.
Fiz uma nova bancada e consegui economizar bastante espaço. Praticamente todas plantas estão em caixas de madeira, logo chego aos 100%. Enquanto isso, o pátio continua feio e embarrado, a grama só vai desenvolver na primavera.

E aqui a floresta de pitangas trabalhada no final de semana passado.

E aqui a floresta de pitangas trabalhada no final de semana passado.

Legal cara...
Ano passado eu tirei uma pita yamadori, vai fechar um ano em setembro/outubro.
Com um dos galhos tentei uma estaca sem saber que não rolava.
Se desse certo ela seria parecida com essa...
Posta uma foto quando estiver brotado os galhos.
A propósito, pitanga rola tranquilo uma desfolha agora certo?
Até por que com esse frio ela deve perder quase todas não é mesmo?
Abraço
Ano passado eu tirei uma pita yamadori, vai fechar um ano em setembro/outubro.
Com um dos galhos tentei uma estaca sem saber que não rolava.
Se desse certo ela seria parecida com essa...
Posta uma foto quando estiver brotado os galhos.
A propósito, pitanga rola tranquilo uma desfolha agora certo?
Até por que com esse frio ela deve perder quase todas não é mesmo?
Abraço
Seph1903, se você não fez reenvase, nem podou muito, da pra fazer a desfolha. Mas o ideal é esperar ela deslocar os fotoassimilados para as gemas, fica de olho, quando a gema começa a inchar (ficar entumecida), faz a desfolha que ela reage rápido e fica uma beleza.
Resgatando o breve histórico da planta:

Resgatando o breve histórico da planta:

Que beleza, Arzivenko!
Quando tu retiraste a planta do barranco? Faz muito?
Quando tu retiraste a planta do barranco? Faz muito?
Após muito tempo sem fazer um yamadori, fui até um terreno que vai ser terraplanado, pra ver se salvava alguma coisa.
Dentre várias plantas, a maior parte pouco interessante, achei duas acerolas. Uma delas já coletei ontem, a outra vou tentar coletar hoje.
Segue a foto, a caixa de madeira tem 50cm de lado, para fins de escala.

Dentre várias plantas, a maior parte pouco interessante, achei duas acerolas. Uma delas já coletei ontem, a outra vou tentar coletar hoje.
Segue a foto, a caixa de madeira tem 50cm de lado, para fins de escala.

Agora sim, as duas acerolas coletadas:

Seph1903 a floresta foi coletada em 2009.