Arzivenko - Reabrindo o tópico
Bruno Lopes23/09/2013 22:28
Arzivenko escreveu:
Das azaléias, esta é a única que sobreviveu a meu tempo sem dedicação ao bonsai. Agora é recuperar o vigor para trabalhar na primavera.

Arzivenko esse tronco lindo é mais de uma planta que se entrelaçou?
Arzivenko24/09/2013 10:06
Renato Rodrigues Roehrs eu até filmei a caixa, queria montar um vídeo, mas não manjo nada de edição, quando fui renderizar saiu uma porcaria. Vou ter que fazer umas fotos mesmo.
Bruno Lopes esta azaleia é fruto de yamadori, passou 20 anos crescendo no pátio da minha finada avó antes de ser coletada (a casa foi alugada e resolvi salvar a planta). Como foi formada esta estrutura de raízes só podemos ponderar, certeza mesmo é difícil, fato curioso é a presença de um massivo prego de ferro encravado na madeira.
Havia uma outra azaleia, irmã desta planta, ainda mais bonita, que infelizmente não suportou o meu período de mudanças. Mas pelo menos coletei outras duas ainda melhores recentemente.
Bruno Lopes24/09/2013 12:14
Arzivenko escreveu:
Renato Rodrigues Roehrs eu até filmei a caixa, queria montar um vídeo, mas não manjo nada de edição, quando fui renderizar saiu uma porcaria. Vou ter que fazer umas fotos mesmo.
Bruno Lopes esta azaleia é fruto de yamadori, passou 20 anos crescendo no pátio da minha finada avó antes de ser coletada (a casa foi alugada e resolvi salvar a planta). Como foi formada esta estrutura de raízes só podemos ponderar, certeza mesmo é difícil, fato curioso é a presença de um massivo prego de ferro encravado na madeira.
Havia uma outra azaleia, irmã desta planta, ainda mais bonita, que infelizmente não suportou o meu período de mudanças. Mas pelo menos coletei outras duas ainda melhores recentemente.
Esse periodo de mudança causou uma catastrofe ein.... mas felizmente já passou e agora é só paz e alegria!!!
Seph190330/09/2013 17:05
Arzivenko, tuas guajuviras estão show de bola.
Qual o substrato que vc fez pra elas?
Algo diferente ou procurou manter o tipo em que ela estava plantada?
Abraço.
Arzivenko01/10/2013 13:47
Seph1903 o melhor substrato que testei foi uma mistura de 50% areião e 50% substrato orgânico.
Não consigo mais areião por aqui, procurei mesmo e não encontro mais. Então estou usando só o substrato orgânico, tem um fornecedor aqui que oferece um produto melhor do que os outros, tem uma permeabilidade razoável, então estou me virando assim por enquanto, mas tendo a noção de que preciso outra alternativa para melhorar as propriedade físicas da minhas mistura.
Alexandre S. Coelho01/10/2013 20:32
As famosas guajuviras do sul continuam bem... Parabéns Arz!!!
Arzivenko01/10/2013 23:27
Grande Alexandre S. Coelho, que bom te ver aqui! Estamos com saudades do senhor!
Arzivenko05/10/2013 13:45
Esta pitanga tem uma história triste, mas vou contar...
Aqui quando coletei o toquinho em 2009:
Em treinamento ela foi ficando com uma cara melhor...
Um tempo depois, durante meu hiato, a planta caiu e quebrou metade da estrutura que eu estava construindo.
Chateado a deixei em um canto, sem coragem de retomar o projeto.
Agora resolvi dar uma olhada nela.
Desfolhada e podada:
Meu projeto já era, dificilmente conseguirei retomar a forma que eu tinha planejado.
Por enquanto não tomei nenhuma decisão, apenas fiz a manutenção e transplante.
Agora eu vou olhar ela todo dia, como faço com as outras plantas, até me surgir uma nova ideia. Se não surgiu, vou podar toda a estrutura construída e começar o projeto do zero.
Bruno Lopes05/10/2013 14:50
muito legal ela ein!
Seph190305/10/2013 16:40
Mas pitangas são fortes e aguentam as intervenções.
Mas é realmente uma pena, Arzivenko...ela já estava tomando o formato...
Mas vi que logo que começou as intervenções nela, vc aramou com os galhos novos ainda... é possível começar daí, se aparecerem novas brotações.
É realmente um bom exercício, observar diariamente, mudando a posição dela. Eu não tenho um bom olho ainda, para antever algo, mas sempre surgem algumas visões diferentes quando a gente gira e vê de outro ângulo...
E talvez forçando algum corte nela? Funciona bem com durantas...mas não sei se fica legal com pitangas (para a emissão de galhos!)...
Para esclarecer duas duvidas minhas:
A partir de quanto tempo, após a poda radical você começou a aramação dos galhos novos? Me refiro às fotos 2 e 3....
Para evitar que os galhos novos cresçam demais em comprimento e difucultem a estrutura, como você procedeu?
Cortou as pontas?
Abraço e boa sorte.
Bruno Lopes05/10/2013 16:42
Sei que não é pertinente ao topico mas como você alcança essa boa resolução de foto sem ter uma imagem muito pesada?
JOICIMAR MAGGIONI05/10/2013 17:51
Olá
Arzivenko também tenho uma pitangueira com uma bitola um pouco maior que essa sua e estou com duvidas não sei se corto ou deixo ela como esta se quiserem ver segue o link da postagem em meu blog:
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/2013/08/pitangueira-gigante-evolucao-inicio.html
T+ abraços!!!!!!!
Arzivenko05/10/2013 19:10
Seph1903 eu não fico toda hora trabalhando as plantas porque isto as estressa. Prefiro alternar períodos de crescimento livre e vigoroso entre as intervenções. Pode ver que quando vou trabalhar uma planta ela está bastante cabeluda. Pois Bem, a aramagem eu sempre faço após o ramo lignificar (quando começa a formar madeira mesmo), no caso da pitanga se percebe isto quando o ramo passa de verde para esbranquiçado, começando a endurecer.
Novamente, eu não restrinjo o crescimento da planta, faço o contrário, deixo que ela cresça sempre o máximo possível. Os ramos que eu pretendo engrossar, deixo uma guia de sacrifício, crescendo bem mais do que o resto que normalmente desfolho, podo e aramo.
Bruno Lopes eu uso uma Nikon d70 que mesmo tendo apenas 6 megapixel é uma reflex. Tenho um conjunto de lentes e escolho a melhor para cada circunstância. Além disto, fotografo sempre em NEF que é um formado cru, sem compressão.
JOICIMAR MAGGIONI já tinha visto tua planta, acho até que comentei em outro tópico. Se fosse minha deixaria crescendo livremente o primeiro ano, para engrossar os ramos primários. Depois disto podaria-os bem curtos, só então começaria a trabalhar a ramificação.
Seph190307/10/2013 11:45
Ok, Arzivenko, obrigado pelas dicas.
Abç
Arzivenko08/10/2013 09:20
Esta planta é uma unha-de-gato (
Acasia bonariensis), espécie pioneira bem conhecida aqui na região. Esta em particular eu plantei no chão dois anos atrás, agora me sobrou um tempo eu fui buscá-la. Agora encontra-se em um pote de treinamento.
Ainda falta conicidade e tem dois galhos paralelos mal posicionados que me incomodam, mas é a partir de agora que começa a brincadeira.

Elio08/10/2013 13:01
E daí, Arzivenko. Já tive uma dessa espécie. Os espinhos são piores do que das Piracanta.
Eu vejo na 2ª foto uma poda naquele galho bifurcado à esqueira, como uma boa solução.
abraço
Arzivenko08/10/2013 13:18
Oi Elio, de fato os espinhos são tenebrosos. Se não for pedir demais, edita a foto e me mostra tua proposta, quero ver a solução que você viu!
JOICIMAR MAGGIONI08/10/2013 14:23
Ola
Arzivenko gostaria de saber uma coisa, sou aqui do sul também essa espécie se comporta bem para fazer yamadori ou é meio enjoada para esse tipo de trabalho, tem algumas na propriedade de meu pai no interior sempre tive curiosidade em ter um bonsai da espécie pois ela possui um tronco muito bonito.
T + abraços!!!!!
Nova postagem trabalhando bougainvíllea no sábado a tarde utilizando retífica.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/2013/10/bougainvillea-trabalhada-com-retifica.htmlArzivenko08/10/2013 14:32
JOICIMAR MAGGIONI é uma espécie bastante rústica, aguenta bem as intervenções. É pouco exigente em termos de nutrição, por ser uma leguminosa ela fixa nitrogênio da atmosfera. A principal dificuldade é a presença dos espinhos, tornam o yamadori uma tarefa realmente árdua.
LUIZ ARTHUR08/10/2013 22:10
Arzivenko,
Por aqui chamamos essa planta de Nhapinda tambem, segundo se fala no interior e uma das formas de saber se a terra e boa ou nao. Caso tenha o Nhapinda a terra e muito fertil.
Abraco
Arzivenko09/10/2013 19:51
LUIZ ARTHUR este é o problema com os nomes populares, variam muito de lugar para lugar.
Eis agora outra planta que tirei do chão, onde estava crescendo livremente por dois anos. É uma guabirova (
Campomanesia xanthocarpa).

JOICIMAR MAGGIONI09/10/2013 19:57
Bom material, planta muito comum aqui em nossa região, o único problema dela é na hora de comer seu frutos, se abrir e olhar dentro não come nem um, eles sempre vem com brinde, hehehehehehehehehe, mas é muito gostoso, se não me engano ficam maduras por aqui próximo do mês de dezembro.
T + abraço!!!!!!
Nova postagem trabalhando bougainvíllea no sábado a tarde utilizando retífica.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/2013/10/bougainvillea-trabalhada-com-retifica.htmlVictor Ghirotto09/10/2013 20:23
olá arzivenko.. Vejo duas opçoes legais na minha opiniao pra sua acacia, um deles creio ser parecido c/ o do elio. aqui vao:

Elio10/10/2013 11:27
Arzivenko, nem precisei editar, o Victor fez conforme está nessa segunda foto. Só com um ápice.
Abraço
Arzivenko10/10/2013 15:28
Victor Ghirotto e Elio obrigado pelas críticas, vou considerar as propostas enquanto converso com a planta. Daqui uns 3 meses quando ela estiver recuperada do transplante eu tomo a decisão.