Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Arzivenko - Reabrindo o tópico

1234567891011
maket3108/09/2013 00:03
hummmm... valeu pela dica man... agora ja sei como proceder quando for fazer meus primeiros yamadoris... kkkkkkkkkkkkkk

Abraços!!!!
Arzivenko09/09/2013 19:31
Alguém já viu qual foi o resultado da promoção do Bonsai Empire? Que sorteou três caixas de ferramentas com 11 peças em aço inoxidável?

Arzivenko09/09/2013 21:26
Há!!!!!!!

Bonsai Empire ‏@bonsaiempire 6 h
#bonsaiempire contest has closed, congrats to the winners (Sandra, João and Jose) and thanks to our generous sponsor @BonsaiOutlet #bonsai
Arzivenko10/09/2013 08:07
Bonsai Empire
Compartilhada publicamente - Ontem à(s) 14:33
#Bonsai

And the contest has finished!

The three 11-piece toolsets, generously sponsored by +Bonsai Outlet , are:

Google+: João Pedro Arzivenko Gesing
Twitter: Jose G. Ortuño
Facebook: Sandra McCarty

To all those who participated, thank you for participating. And I like to take the opportunity to thank Bonsai Outlet once more for their sponsoring.

On behalf of Bonsai Empire,
Oscar
Sergio Batalini10/09/2013 08:45
Putz... Cara.... vc ganhou num sorteio lá das conchinchinas ... ou melhor.. dos istaduzunidus...

Eita cabra sortudo sô...

Parabens.. quando receber as ferramentas mostra pránóis....

😄
Arzivenko10/09/2013 09:31
Bonsérgio eu compartilhei a promoção com todos meus contatos do G+, vi mais de 200 pessoas incritas, dei sorte!
Moreno10/09/2013 14:52
fala Arzivenko! parabéns pelo premio hem! muito legal,,
ahh queria te parabenizar pela tradução no site do Walter Pall, muito legal hem!
abração!
Arzivenko10/09/2013 15:12
Moreno, valeu cara, agora to na ansiedade pra receber o kit.

Sobre a matéria do WP, fica ligado, teremos mais artigos em breve.
Arzivenko10/09/2013 20:57
Erik Wigert no 4º Encontro Regional de Bonsai do RS:

Arzivenko11/09/2013 10:30
Quero compartilhar uma das minhas primeiras plantas pequenas:

É uma figueira mata-pau (Ficus luschnathiana) que estou treinando como um mame sumô.

Simba11/09/2013 11:24
Eu achava que a figueira mata pau era a Ficus clusiifolia... Agora numa pesquisa mais ampla que acabei de fazer no Sr. Google, vi que cada um chama uma espécie diferente de Figueira mata pau. Acho que do jeito que as figueiras crescem, quase todas poderiam se enquadrar nessa categoria de "mata pau"! Hehehe! Vão crescendo por cima das outras árvores e suas raízes até parecem coisa de filme de terror, sufocando qualquer coisa que esteja ali entremeada! Mas enfim, este mesmo codinome para diferentes espécies pode ser regionalismo né?
Arzivenko11/09/2013 11:27
É isso mesmo Simba, por isto a importância da nomenclatura científica.
Simba11/09/2013 11:32
De noite quando chegar em casa posto uma foto do meu Ficus e vc me auxilia na classificação dela, se é clusiifolia mesmo, pois agora já estou na dúvida. É uma estaca grossa tipo um pulso, aproveitada do amigo Dirceu, de Tijucas-SC, no nosso último encontro aqui em Florianópolis. Aí posto aqui o link.

A propósito, seu mame tá ficando bem bacaninha! Pequeno e bojudinho ali, legal mesmo!

Abraço
CARLOS PEREIRA11/09/2013 17:52
Feira em Ijui
Eai Arzivenco, soube que vai ter exposiçao de orquideas na feira ai de Ijui, será que haverá alguma coisa de bonsai?
Se estiver nos planos me da um toque, que pretendo aparecer por ai.
Abraço.
Renato Rodrigues Roehrs11/09/2013 19:09
Bom, várias coisas nos últimos posts, mas vamos lá.

Arzi, quando receberes o kit, fotografa e posta pra gente ver, por favor?

Quando falas em estômato da planta, a que te referes?

Esta fícus pequeno que tu postou, lembra uma das primeiras árvores que vi no fórum... o treinamento está massa!
Legal que as plantas recém coletadas e que foram todas podadas, podem ficar a pleno sol, não sabia disso!

E por fim, sempre li aqui tua admiração pelos trabalhos do Walter Pall, mas até semana passada nunca tinha procurado por nada dele.
Nesta busca, encontrei o canal do Sandev, que pelo que entendi, é Ucraniano.
Fica a dica para os demais colegas do fórum para admirarem o trabalho deste cara e os muitos vídeos do Walter Pall que ele postou no You Tube.
São simplesmente incríveis e as lições do Sr. Walter Pall então, nem se fala! Assistam os vídeos intitulados "Academy", vocês vão gostar!

Neste atalho: http://www.youtube.com/user/SandevBonsai/videos

Abraços.
Arzivenko11/09/2013 19:29
CARLOS PEREIRA mesmo que Ijuí seja um pólo viveirista, um pólo orquidófilo, o bonsai é insipiente. Não tem nada aqui, meia dúzia que está acomodado com as plantas que tem e eu.. incomodado... hahaha.

Quando vieres a Ijuí avisa no forum, minha casa fica quatro quadras da BR, bem fácil de achar.

Renato Rodrigues Roehrs assim que eu gosto, um monte de coisas pra conversar.

Quanto ao Kit, sim, sem dúvida fotografo, estou na angústia e não faço a mínima ideia de quanto tempo vai levar pra chegar.

Sobre os estômatos, são como "poros" que as plantas possuem em suas folhas, eles são a porta de entrada (e saída) para as trocas gasosas dos vegetais. Por eles que a planta perde vapor de água e oxigênio, absorvendo o gás carbônico da atmosfera. Dá uma pesquisada em qualquer livro de fisiologia vegetal, ou mesmo na internet.

Prometo que vou preparar uns artigos básicos de fisiologia vegetal.

Sobre deixar as plantas podadas a pleno Sol, uma boa notícia, minhas duas acerolas de yamadori começaram a brotar. Ainda não fotografei porque as gemas são bem pequenas, semana que vem já vai dar pra ver bem. Adivinha? mantive as duas plantas a pleno Sol depois do yamadori.

Sobre o WP, sou fan mesmo, a gente tem que se inspirar em alguém. O Sandev é da Croácia, diga-se de passagem o país que adotou o WP. Têm um bom pessoal que segue a risca o naturalistic por lá, não é a toa que o WP vai bem seguido pra lá.

Sobre os vídeos, são aulas mesmo, quem entende bem inglês não pode perder. Aliás, estou fazendo a transcrição e tradução do audio (já deve ter percebido), vou colocando aqui neste tópico conforme faço.

Abraços.
Arzivenko11/09/2013 20:21
Compartilhando convosco um Umbú (Phytolacca dioica) que estou treinando baixinha.

Arzivenko11/09/2013 20:37
Esta espécie é muito usada pelos hermanos argentinos. É uma árvore muito grande e volumosa, mas de madeira extremamente macia, parece um papel. As folhas são enormes de grandes, mas com treinamento diminuem bastante. Eu tenho uma matriz no terreno vizinho ao lado de casa, vou tirar alguns alporques porque acho que ela responde bem. É relativamente rústica, esta aqui já está comigo um ou dois anos, passou alguns mal bocados mas ta aí.

Algumas fotos da internet.

Um umbu da coleção do Sr. Wu:

Bosque de umbu de Sérgio Luciani:
Renato Rodrigues Roehrs11/09/2013 20:39
Arzi, bela Umbu!

Quanto aos vídeos, o inglês do WP é de fácil entendimento e ele fala devagar também, o que é ótimo para entender!

Vou aguardar teus artigos mas em paralelo vou procurar na internet assuntos sobre a fisiolgia vegetal.

Ah, os vídeos de yamadori do Sandev são um sarro! Eles e os amigos se divertem!

Virás ao evento de Canoas neste finde? Não poderei participar, infelizmente, devido a um problema na coluna que estou tratando.
Foi o que impossibilitou minha ida à Rolante, também.

Os fícus do Carlos que foram lá trabalhados pelo Wigert, é que foram
os culpados! hehehe! Minha crise de ciático estourou quando carregávamos eles pro carro. hehehe!

Abraços.

p.s.: dia desses quero ver se chego pros lados de Ijuí. Se der e se tu puder, gostaria de conhecer teu canto! Abraços.
CARLOS PEREIRA11/09/2013 20:43
Blz então, com certeza eu te avisarei, será um prazer conhecer o amigo e suas plantas é claro...hehehehe
Abraço
Arzivenko11/09/2013 20:52
Renato Rodrigues Roehrs não vou poder apreciar o Liporace, gastei todo meu dinheiro indo para Rolante, dai fiquei apertado. Mas ano que vem quero ir no Quinto encontro, se tudo der certo.

Renato Rodrigues Roehrs e CARLOS PEREIRA ainda não tem muita coisa bonita para mostrar, mas o pátio está aberto, passando pela região é só prender o grito.
Edson M. Mori12/09/2013 11:42
Arzivenko não conhecia esse Umbú, mas como vc mesmo disse ele tem folhas grandes, não seria melhor fazer bonsai de tamanho maiores?
Não sei o tamanho que é essa que vc essa trabalhando....
abraço
Arzivenko12/09/2013 12:37
Edson M. Mori concordo plenamente, para se obter uma árvore com proporcionalidade o ideal seria uma planta grande.

Mas, no meu ponto de vista, os mames são abstrações, muitas vezes deliberadamente desproporcionais.

Exemplos da internet:

Deixam de ser bonitos por este motivo? Nem sempre. Então vou trabalhar o umbú como uma planta pequena, mesmo tendo grandes folhas. O resultado pode ser péssimo, mas pode também ser agradável aos olhos, mesmo que se perca a proporcionalidade pelo caminho.
Victor Ghirotto12/09/2013 15:37
Sem contar que se vc tá feliz com a planta, mesmo se não for um bonsai, acho que não importa muito... Eu tô fazendo que nem você: to cultivando alguns Ficus elastica [aquele que tem apenas 30 cm de folha, rsss]

Bela coleção, parabéns!
Arzivenko12/09/2013 21:39
Primeira lição: Bonsai não é mausai!

1234567891011