Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Arzivenko - Reabrindo o tópico

1234567891011
Arzivenko11/10/2013 12:44
Cereja do Rio Grande (Eugenia involucrata DC). Foi cultivada no chão por dois anos e agora transplantada para o pote de treinamento.

JOICIMAR MAGGIONI11/10/2013 12:57
Belo material, acompanhando!!!!

T + abraços!!!!!!

Nova postagem trabalhando bougainvíllea no sábado a tarde utilizando retífica.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/2013/10/bougainvillea-trabalhada-com-retifica.html
Arzivenko12/10/2013 09:10
Este Hibiscus rosa-sinensis L. eu coletei em 2009 (primeira foto), era apenas um tocão. Deixei largado no fundo do pátio no meio de outras plantas sem futuro. Nunca aramei nem fiz trabalho na madeira morta, que como é muito macia, as brocas fizeram todo o trabalho por mim.

Agora está num ponto que me surpreendeu, então vou me dedicar mais à ela.

JOICIMAR MAGGIONI12/10/2013 23:00
O tempo e a paciência faz todo o trabalho, acompanhando!!!!!!!!

T+ abraços!!!!!!!!!!

Nova postagem trabalhando bougainvíllea no sábado a tarde utilizando retífica.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/2013/10/bougainvillea-trabalhada-com-retifica.html
Alexandre S. Coelho13/10/2013 21:01
Ei Arz, no ângulo da 2ª foto este hibisco deve ficar muito bom!!! Adorei a planta... Sempre tive desejo de um dia encontrar um parecido 😄
Bruno Lopes14/10/2013 12:06
ual!!!! ficando otimo! a madeira foi esculpida pelos insetos e ação do tempo mesmo? sem nenhuma intervenção sua?
Arzivenko15/10/2013 09:15
Alexandre S. Coelho agora que vem o desafio, não me parece fácil conduzir a espécie, veremos como se comporta.

Bruno Lopes pois é verdade, não posso nem dizer que ficou assim porque trabalhei a madeira morta. O hybiscus tem uma madeira muito macia, alguns nem o consideram uma árvore verdadeira, então o apodrecimento foi galopante, ocorreu muito rápido e até pensei que a planta morreria. Encontrei larvas e brocas, mas então estabilizou nesta forma como está, o que me agradou profundamente!
Arzivenko15/10/2013 10:54
Eis aqui um fato interessante que aconteceu esta semana, tudo começa com uma floresta de pinheiros brancos japoneses pertencente a Walter Pall:

O que acontece é que ele comprou este conjunto já fazem vários anos, mas vendo algumas fotos antigas expostas em um painel do "Penjing Convention" na China, eis que lá estava ela em uma das fotos, provavelmente da década de 1970:

Com uma ajuda de Todd Ellis, do International Bonsai Club, descobriu-se a mesma planta em um livro de bonsai de Yoshio Takayanagi, de 1986:

Primeiro, é fabuloso conseguir recapitular o histórico de uma planta, através de registros em livros, fotos ou murais. Imagino eu daqui muitos anos quais de nossas plantas estarão vagando por aí sem que se saiba sua origem! Não é legal imaginar o bonsai como um legado que fica mesmo que nós mesmos partamos?

Segundo, vejam como as regras dos japoneses são "escritas em pedra" para nós, mas não para eles mesmos. É só contar quantas árvores tem nesta floresta! Repito, o que vale mesmo é a estética do produto final. O que importa, a receita do bolo ou se o bolo é gostoso?

fonte
Elio15/10/2013 17:38
Certamente! Entre a harmonia e a regra....prevalece a harmonia!
Arzivenko05/11/2013 10:32
As últimas semanas tem sido uma correria por aqui, mal dá tempo de regar as plantas. Enquanto não retomo as participações periódicas no forum deixo uma azaleia para ser admirada, com mais de 125 anos (imagem da internet).

Simba05/11/2013 10:49
Isso seria um pecado, mas imaginem fazer um yamadori dessa árvore!

Trabalho para batalhão! Mas é melhor nem pensar nisso, ela tá linda do jeito que ela tá!

Abraço e valeu por compartilhar essa imagem!! 🙂
Edson M. Mori06/11/2013 10:30
Arzi, realmente é uma árvore belíssima e já não é mais um arbusto como toda azaleia.
Outro comentário que gostaria de fazer com relação a floresta do Walter Pall, não dá para afirmar que tem 8 arvores (pares) como os japoneses NÃO preconizam por questões filosoficas, religiosas, supertisão, etc, pois essa Arte de floresta pode ter na época iniciado pelo seu autor com 9, 11, 13,etc plantas e ao longo dos anos ter perdido algumas e se tornado pares ao inves de impares como já aconteceu comigo, só que nem por isso deixa de ser BELO
abraço
Arzivenko06/11/2013 11:17
Edson M. Mori penso que as regras são como uma receita, quem as segue acerta o bolo. Mas isto não significa que elas sejam imprescindíveis, é possível obter belas plantas ignorando algumas regras. É exatamente o que ocorre em yamadori, a natureza não segue a maioria das regras do bonsai, então devemos depenar a planta para encaixá-la nas regras e perder aquilo que a faz única, que a torna bela?

Veja que se alguém apresentar uma planta artificial, feia ou sem sentido, alegando que "não sigo as regras", a planta não será mais bonita por isto.

Tampouco uma planta feia, de aspecto artificial, mas que siga todas as regras será mais bonita que a anterior.

No final das contas, o que nos atrai são noções de estética e harmonia que no subconsciente de nosso cérebro são interpretadas como beleza. As regras do bonsai são formas racionalizadas de buscar a harmonia que admiramos, concordo plenamente com isto e aplico várias das ditas regras em minhas plantas e no dia-a-dia. Mas para mim, o que pesa mais é a estética, se eu tiver que optar por uma planta bela e desregrada ou uma planta ruim mas regrada, vocês já sabem com qual eu fico.
edson060508/11/2013 09:20
Olá amigos,
com relação aos bosques eu não teria 100% de segurança para afirmar que são os mesmos olhando as imagens. A menos que essa informação tenha sido dada pelo próprio dono da planta.
Independente disso, eu concordo com o Arzivenko e o comentário do Elio; eu também sempre privilegio a harmonia.

Quanto à foto da Azaléia postada; eu não queria dizer para os amigos não acharem que eu fico me vangloriando...
Mas essa azaléia é minha!!
Só que vou mandar arrancar pois está escondendo a fachada da minha casa e atrapalhando eu passar com minha camionete! 😂 😂 😂 😂 😂 😂

Abraço.
Edson.
Seph190309/11/2013 09:42
Azaleia
edson0605, olha só...acho que nem precisa retirar ela...
Se olhar bem a foto, daqui a dois ou três anos ela deve estar fazendo sombra para a casa
e o carro fica embaixo do primeiro nível de galhos primários.
Você nem vai precisar colocar na garagem rsrsrs...
Perspectiva é tudo rsrsrs
Arzivenko12/11/2013 13:41
Este final de semana trabalhei com o hibisco (Hibiscus rosa-sinensis L.), seguem as fotos da desfolha e primeira aramagem do exemplar.

Hugo Perticarati12/11/2013 14:20
Belo trabalho até agora Arzivenko!

Qual o tamanho aproximado dele?

Grande abraço!
Arzivenko12/11/2013 14:26
Hugo Perticarati eu teria que medir pra dizer com exatidão, mas podes ver por esta foto a largura da base é inferior ao tamanho total:

Hugo Perticarati12/11/2013 15:12
Ah sim, realmente a planta vai ficar com um belo porte!

Obrigado pela informação =]
Arzivenko18/11/2013 13:43
O site boredpanda publicou uma sequência de imagens de árvores moldadas pelo vento na Nova Zelândia. Vejam clicando aqui.

Renato Rodrigues Roehrs18/11/2013 23:06
Belas imagens!

Morei neste país por 10 meses entre 2002 e 2003.

Naquela época eu não tinha uma máquina digital.
Vou procurar entre as minhas fotos reveladas, imagens de árvores e paisagens interessantes para escanear e postar aqui, com a idéia de complementar o post.

Abraços e obrigado pela postagem, Arzi!
Hugo Perticarati19/11/2013 12:38
Sensacional!

Ótimas refs! Obrigado por postar =]
Arzivenko19/11/2013 23:30
O hibisco começou a responder.

Arzivenko21/11/2013 11:25
Atualizando o umbú.

Setembro:

Novembro:

A plantinha é rústica e se recupera rápido, já está na hora de outra intervenção.
SEKI - Elio Luis Secchi21/11/2013 16:42
Está indo bem. De fato a recuperação é rápida e o crescimento dos novos brotos, mais ainda. Ainda não pegamos o jeito certo de trabalhar esta espécie. Ela dá resultados muito bons se bem trabalhada. Tríamos que dar um jeito de importar as técnicas do Bonsai Wu da Argentina. Ele tem trabalhos magníficos com esta espécie e também com a paineira (palo borracho). Para quem ainda não viu, segue aí o link para dar uma espiada.
http://www.bonsaiwu.com.ar/galeria/autoctono/

abraço
1234567891011