Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Arzivenko - Reabrindo o tópico

1234567891011
Arzivenko24/11/2013 10:10
Elio Luis Secchi seria bem legal trazer o Wu para nos ensinar a trabalhar os Umbu e Paineiras!

Hoje as fotos são da nova intervenção feita na figueira, olhando as primeiras imagens dá para imaginar que é um mame sendo treinado?

Setembro 2013:

Novembro 2013 (antes):

Novembro 2013 (depois):

Bônus - Hibisco na tardinha
Arzivenko27/11/2013 09:16
Olá colegas, hoje vou apresentar uma guajuvira que está em cultivo por alguns anos, mas nunca fiz nada além de seleção de ramos. Quem me deu esta planta foi o amigo Afonso Fengler de São Miguel das Missões. Agora que ela respondeu bem depois da última poda, está na hora da desfolha e aramagem, pretendo realizar o trabalho no decorrer desta semana, veremos.

Renato Rodrigues Roehrs27/11/2013 22:13
Aguardando.

Abraços.

p.s.: Arzi, recebo no meu e-mail algumas notificações do fórum, mas não todas. Sabe o que está acontecendo? Valeu.
Victor Ghirotto28/11/2013 12:40
Também estou com o mesmo problema, muitas notificações nao aparecem no email.
Arzivenko05/12/2013 15:15
Algumas imagens para atualizar meu pátio.

Nova composteira em sistema de telado (a melhor, mais simples, bonita e barata que tenho conhecimento):

Visão parcial das bancadas:

As plantas grandes coletadas no Outono, todas em recuperação:

Detalhe para as azaleias:
Hugo Perticarati05/12/2013 17:59
Que belo jardim!

Essa azaleia tá show hein? que beleza =]

Abraço!
Arzivenko07/12/2013 09:12
Algumas plantas em andamento.

Hibisco se recuperando perfeitamente depois da poda:

Umbu antes e depois da poda:

Sakura antes e depois da poda:

Victor Ghirotto07/12/2013 12:43
Legal os trabalhos Arzivenko! Gostei da sakura!

Deixa eu te perguntar... Em que ocasiões você efetua a poda deixando folhas, e porque opta, na maioria das vezes [pelo menos nessas postagens, hehe], em desfolhar a planta inteira?

Obrigado!
Arzivenko07/12/2013 16:06
Victor Ghirotto acho que cada um tem um jeito de trabalhar. Bom, eu não faço intervenções seguidas na mesma planta, sempre deixo tempo para que ela possa crescer com vigor e criar reservas de fotoassimilados. Quanto mais intervirmos em uma planta, menor será sua capacidade de recuperação, sem as folhas para produzir alimento a planta tem que deslocar as reservas dos outros tecidos, se podarmos novamente, ela fica sem folhas e sem reservas, e é isso que as leva à morte.

Sobre a desfolha, ela é fundamental para podermos ver a estrutura dos ramos. Primeiro removo todas as folhas, corto os ramos mais compridos e estudo bem a planta, removendo galhos paralelos, cruzados, mal posicionados ou que me pareçam "estranhos", tento sempre imaginar uma árvore crescendo "para fora" com seus ramos afastando-se do tronco em direção ao espaço disponível.

Uma vez desfolhada e podada, realizo a aramagem, que de preferência deve ser total, mesmo que um ramo já esteja como queremos. Isto para evitar que os ramos fiquem com movimentos diferentes, alguns muito retos e outros muito sinuosos, aramando a planta toda damos o mesmo tipo de movimento para todos os ramos.

Depois que desfolhei, podei e aramei, é tempo de férias, água, sol direto e nada de novas intervenções até que o arame comece a marcar. Então removo o arame e deixo mais um tempo crescendo livre. Quando ela está no ponto, repito todo o processo.

Pelo menos esta é a minha forma de trabalhar.
Victor Ghirotto07/12/2013 16:18
Legal, muito obrigado!!!
Com certeza cada um tem seu jeito, mas eu queria saber disso pra aprender um pouquinho. Valeu as informações!
Renato Rodrigues Roehrs09/12/2013 22:54
Umbu, exótica!

E este hibisco, ainda vai dar o que falar!

Abraços.
Máikal01/01/2014 23:26
kit de ferramentas
Olá Arzivenko, acompanho o seu tópico e um tempo atrás estava para chegar o um kit de ferramentas para bonsai que você ganhou no sorteio. Gostaria de saber maiores informações sobre as ferramentas e se vale a pena comprar um kit desse, pergunto isso por estou pensando em fazer esse investimento.

Abraço.
Arzivenko13/03/2014 11:35
Máikal as ferramentas são ótimas, se tiveres a oportunidade de comprar e o valor ficar dentro do teu orçamento, nem pense duas vezes. São todas feitas no japão, em aço inoxidável, e revendidas sob a marca americana Tineroots. O fio e a durabilidade das ferramentas são fantásticos. Eu particularmente uso mais os alicates (bola e lateral) e as tesouras, mas o kit oferece praticamente tudo o que é preciso para a manutenção das plantas.

Já que o assunto é este, posso falar também sobre as minhas outras ferramentas. Se for de interesse posso inclusive fotografar cada uma delas.

Ferramentas pesadas:

Tesoura de poda: Por muito tempo foi minha principal ferramenta, uma tesoura de poda de mão, normalmente utilizada para jardinagem ou para poda de parreiras.

Podão: Comprei ano passado um podão de cabo longo, uso para yamadori, assim consigo me livrar rapidamente de todos os galhos que não quero.

Pá de corte: Tenho uma pá feita sob encomenda, própria para yamadori, com lâmina curva e curta, facilita bastante.

Serrote de poda: Lâmina serrada curva, para galhos mais grossos, corta na puxada, mas na realidade quase perdeu a utilidade depois que comprei o podão.

Ferramentas leves:

Pinça: Extremamente útil na limpeza dos potes, arrancar as ervas daninhas com a piça é muito mais fácil do que os dedos.

Sonda: Peça a seu dentista uma sonda velha, aquele instrumento que ele usa para futucar em seus dentes. É ótima para alcançar aqueles locais que nenhuma outra ferramenta chega.

Garfo dobrado: É um rastelo em miniatura, serve para desembaraçar as raízes das plantas.

Tesoura: Uma simples tesoura de papel ou tecido basta para desfolha e corte de ramos finos.
AdrianoOliveira13/03/2014 19:06
Arzivenko,

Boas dicas de ferramentas, agora essa pá de corte como seria? tem foto? Abs
Arzivenko18/03/2014 19:05
AdrianoOliveira aqui está a foto da pá para yamadori. Veja que ela possui o cabo bastante pesado, a lâmina é curta, mas afiada.

AdrianoOliveira19/03/2014 14:29
Blz! Você a utiliza para cavar no barro? Por isso que a fez pesada?
Arzivenko19/03/2014 17:13
AdrianoOliveira a pá é para este tipo de yamadori:

Arzivenko22/03/2014 13:27
Compartilho com vocês a azaleia do post anterior. O yamadori ocorreu em julho do ano passado, portanto este é o resultado de 8 meses e cultivo.

Denis Araújo22/03/2014 15:40
Simplesmente incrível.
Como você fez para conseguir este Nebari? Ela já era assim quando foi feito o yamadori?
Arzivenko22/03/2014 21:39
Denis Araújo eu fiz o yamadori desta planta exatamente pelas qualidades dela. É por isto que devemos focar em plantas com bom potencial.

Eis outra foto dele, para dar noção do tamanho:

Arzivenko23/03/2014 10:18
Aqui está a segunda azaleia, minha preferida:

Stuw24/03/2014 02:04
Arzivenko uma duvida sobre esta ultima arvore, por acaso as raizes dela estão pregadas em uma madeira?
Arzivenko24/03/2014 08:26
Não Stuw, ela estava crescendo assim mesmo no local em que fiz o yamadori. Foi durante a demolição de uma casa velha de madeira, o casal de idosos j[a havia falecido e o comprador está construindo um edifício residencial. As azaleias devem ter lá seus 50 anos.
Arzivenko24/03/2014 13:33
Pessoal, vou pedir licença e fugir um pouco ao tema. Tenho uma história pra compartilhar:

Olá, meu nome é Willy, sou um gato siamês e minha história é meio estranha, cheia de reviravoltas. Não me lembro de meus pais, nem de onde eu nasci, minha lembrança mais antiga é de um tempo difícil que vivi. Eu era um gato de rua, já não enxergava bem com meu olho direito, acho que por isso era tão difícil achar meu lugar no mundo, mas aquele tempo eu prefiro não lembrar. Fui resgatado por uma gente legal, me levaram até uma clínica, foi lá que eu me tornei o gato que hoje sou, fui bem tratado e engordei, fiquei um bom tempo por lá, esperando que alguém fosse me buscar, mesmo que fosse bom por lá, eu queria uma casa só pra mim, todo dia entravam cães e outros gatos, todos olhavam feio para mim. Quando já tinha desistido de esperar me buscaram, chegou um dia que me levaram dentro de uma gaiola, mas eu fiquei firme, nem reclamei, já passei por tantas que não me assusto facilmente. Quando chegamos me deram água, comida e uma patente, como se eu ainda fosse um filhote, mas não fui mal agradecido e cuidei da minha higiene como já estava acostumado a fazer. Ali fiquei por três dias e três noites, em um quartinho, aproveitando o merecido descanso. Quando finalmente fiquei entediado eu subi na mesa, e da mesa fui para a janela, lá eu achei o que estava procurando, meu lugar no mundo. Era noite, e a noite foi feita para os gatos, aos poucos fui explorando aquele território. Quando ouvi um barulho me virei para olhar, estavam me procurando e me chamando, mas justamente agora que eu me achava em liberdade! É claro que fugi, passei o resto daquela noite vagando por ali, mais três dias e três noites se passaram, o vento, as plantas, os sons, tudo maravilhoso, voltava apenas para comer, então vagava novamente. Neste tempo conheci a Petisca, uma gatinha bonita que mora na casa ao lado, ela é difícil, mas aos poucos vou conquistando-a, tem também um gato amarelo de olho nela, é claro que a gente não vai com a cara um do outro, já brigamos algumas vezes e sei que vamos brigar muitas mais. Já fazia uma semana da minha chegada e eu comecei a sentir um arrependimento, eu estava sendo egoísta porque alguém estava cuidado de mim e eu não estava retribuindo. Quando ouvi o chamado de meu tratador resolvi dar as caras, conversamos um bocado, mas não cheguei muito perto porque não queria ser gato cativo novamente. Aos poucos nos tornamos amigos, me dou bem com ele, com a esposa dele e também com a vizinha, a tratadora da Petisca. Até pedi para entrar uma noite fria, só que gato que viveu na rua não gosta muito de conforto, eu prefiro é ficar ao ar livre, só assim me sinto realmente a vontade. Aprendi a atender os chamados de meus amigos, sempre que os ouço eu corro para ver o que querem, também porque sempre ganho uns afagos e uma comida gostosa. Gente, esta é minha história, por enquanto.

Stuw24/03/2014 15:47
aaaa ok Arzivenko parabéns cara as raizes dela estão muito lindas! tens um ótimo material ai!
1234567891011